Campanha da União Europeia ‘A Europa na minha Região’

 

Campanha da União Europeia A Europa na minha Região edição 2017, uma iniciativa para aproximar os cidadãos aos projetos europeus "perto de si".

Nesta edição de 2017, a aposta em quatro iniciativas diferentes: Jornadas de portas abertas de projetos da UE; Caça aos projetos; Concurso de fotos e um Concurso de blogs - convidam o público a visitar projetos, compartilhar imagens e experiências através das redes sociais.

Conheça os projetos que podem ser visitados em Portugal no Mapa-interativo da Inforegio, dos quais destacamos:

      | Dia aberto no exploratório - 6 e 9 de Maio, Coimbra

| Quiroptário Fora de Portas* - 8 e 9 de Maio, Caldas da Rainha

| Projeto Escolhe Vilar-E6G - 8, 9, 10, 11 e 12 de Maio, Vila Nova de Gaia

| Centro Nacional de Apoio à Integração de Migrantes (CNAIM) - 8, 9, 10, 11 e 12 de Maio, Porto

| Visita ao Museu Oceanográfico do Portinho da Arrábida - 9 de Maio, Portinho da Arrábida (Setúbal)

| Casa dos Patudos - 9 de Maio, Alpiarça

| Projeto-ideias – sementes de negócio - 9 de Maio, Gouveia

| Crioestaminal compromisso com Investigação e Desenvolvimento - 10 de Maio, Cantanhede*

| Integrar na Sustentabilidade e Inovação (ISI) - 11 e 12 de Maio, Bragança

| An Open Sea for Innovation! - 13 de Maio, Matosinhos*

| Temperos de Excelência - 15, 16, 17 e 18 de Maio, Golegã*

| Complexo Vista Alegre - 16 de Maio, Ílhavo

| IDI – Investigação, Desenvolvimento e Inovação - 18 de Maio, Maia*

| 24 horas da Europa na Região de Aveiro – o filme - 22 de Maio, Aveiro

| Frutech / Frulact - 25 de Maio, Gemunde/Maia*

| Aquaculture 4.0 - 25 de Maio, Ílhavo*

| Textiles are Everywhere Everything goes to be textiles - 26 de Maio, Vila Nova de Famalicão*

* projetos #Compete2020

 

Saiba as Regras para os concursos da campanha 'A Europa na minha Região 2017' | no artigo in #Portugal2020 by #AD&C aqui

Lista de todos os projetos portugueses de portas abertas no mês de maio | no artigo in #Portugal2020 by #AD&C aqui

 


"Dias de Portas Abertas"  | calendário 2017 


10 maio
 
A Crioestaminal é o 1º banco de criopreservação de células estaminais do cordão umbilical em Portugal e conta com mais de 70.000 amostras de células estaminais criopreservadas.
 
Programa Operacional #COMPETE2020
 
 
Título: Criostaminal compromisso com Investigação e Desenvolvimento

A Crioestaminal é o 1º banco de criopreservação de células estaminais do cordão umbilical em Portugal,  promove open day de modo a dar a conhecer o seu compromisso com a Investigação e Desenvolvimento. No dia 10 de maio será possível visitar o laboratório de referência mundial e conhecer em detalhe o percurso da Crioestaminal, projetos em curso e perspetivas futuras.

+ info através do Email: ana.canha@crioestaminal.pt

Local: Biocant Park, Cantanhede, Portugal

 

 

 

 

 

 

 

 

 


 

13 maio

 

 
 
O CIIMAR - Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental, é uma entidades privada sem fins lucrativos de I&D com a missão de desenvolver investigação, promover desenvolvimento tecnológico e apoiar políticas públicas na área das Ciências Ambientais e Marinhas.
 
Programa Operacional #COMPETE2020

 

Título: E se fosse possível conhecer os laboratórios e os investigadores que trabalham para que possamos proteger o nosso Planeta?

No dia 13 de maio 2017 o CIIMAR promove o evento “An Open Sea of Innovaton” será um dia de portas abertas no CIIMAR. Na primeira parte do dia vão realizar-se workshops temáticos com investigadores em áreas relevantes. Durante todo o dia, os visitantes podem conhecer o Centro , localizado nas imediações do Terminal de Cruzeiros do Porto de Leixões , podendo observar os laboratórios e interagir com os investigadores do CIIMAR envolvidos nos vários projetos apoiados por Fundos Europeus em torno  das temáticas das Ciências Marinhas e Ambientais , como:

Seachange : http://www.seachangeproject.eu/

Nomorfilm : http://www.nomorfilm.eu/

AtlantOS : https://www.atlantos-h2020.eu/

+ info através do Email: vmvascon@fc.up.pt

Local: Porto de Leixões, Matosinhos, Portugal

Laboratórios do CIIMAR como porto de abrigo para novas oportunidades do mar

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


 

15 maio

 
 
Mendes Gonçalves é, de longe, o maior produtor de vinagres e temperos em Portugal e um dos maiores da Europa. Produz vinagres há mais de 30 anos e estão equipados para produzir todo e qualquer tipo de vinagre (desde vinho, frutos, sidra, etc).
 
Programa Operacional #COMPETE2020

 

 

Título: Mendes Gonçalves, S.A. - Temperos de Excelência

No dia 15 de maio de 2017 a Mendes Gonçalves abre as portas para dar a conhecer a fábrica onde se produzem inumeros molhos e temperos. É também uma oportunidade para conhecer os projetos em curso.

+ info através do Email: geral@mendesgoncalves.pt

Local: Golegã, Portugal


 

18 maio

A Frulact é uma empresa industrial especializada no desenvolvimento, produção e comercialização de preparados de fruta para aplicações alimentares. Atualmente com 8 unidades industriais em 5 paises, a Frulact opera numa posição chave na cadeia de valor, servindo diretamente os maiores clientes e marcas mundiais do sector.

Programa Operacional #COMPETE2020

 

Título: IDI - Investigação, Desenvolvimento e Inovação

No dia 18 de maio de 2017 o Laboratório da Frulact está de portas abertas para mostrar como a investigação, desenvolvimento e inovação desempenham um papel crucial na vida da empresa. A inovação é um factor de competitividade essencial para o crescimento sustentável do negócio em qualquer área de actividade, mas os desafios são acrescidos numa empresa industrial que actua no sector “tradicional” do agro-alimentar, onde inovar se associa à investigação para criar melhores processos de fabrico e produtos que sustentem políticas de consumo e alimentação equilibrada e saudável.

+ info através do Email: info@frulact.com

Local: Maia, Portugal


 

25 maio

 

Aquatropolis é o novo consórcio que nasce para promover o desenvolvimento sustentável da aquacultura. O Aquatropolis tem como objetivo desenvolver uma framework tecnológica disruptiva que permita a gestão, controlo e operação, inteligente, otimizada e automatizada das produções aquícolas multitróficas integradas em regime semi-intensivo, com especial enfoque na produção de peixes ósseos (Dourada e Robalo) e macroalgas.

Programa Operacional #COMPETE2020

 

Título: Aquaculture 4.0

No dia 25 de maio de 2017 poderá conhecer os desenvolvimentos e as novidades da industria da aqualcultura no contexto da industria 4.0. Os resultados do projeto Aquatropolis serão apresentados e serão discutidos na vertente da contribuição significativa que esta industria tem na competitividade Europeia.

+ info através do Email: hugo.diogo@compta.pt

Local: Ilhavo, Portugal


26 maio

No dia 26 de maio de 2017 poderá conhecer o CITEVE, um Centro Tecnológico que disponibiliza às empresas do Sector Têxtil e do Vestuário um portfólio de serviços que inclui ensaios laboratoriais, certificação de produtos, consultoria técnica e tecnológica, I&D+inovação, formação, e moda e design.

Programa Operacional #COMPETE2020

 

Título: Textiles are Everywhere Everething goes to be textiles

No dia 26 de maio de 2017 poderá conhecer o trabalho do CITEVE na promoção dos têxteis e na diversidade de aplicações que os têxteis têm em vários outros setores, como automóvel, habitat, desporto, saúde etc. Neste dia, os visitantes terão a oportunidade de visitar as instalações do CITEVE e saber quais os resultados de alguns dos projetos desenvolvidos pelo sob o apoio da UE.

+ info através do Email: ccastro@citeve.pt

Local: Vila Nova de Famalicão, Portugal

 

19/04/2017 , Por COMPETE 2020