Projetos Premiados
Herdade do Esporão

 

Projeto: Requalificação do Enoturismo da Herdade do Esporão para oferta turística premium

Promotor: ESPORÃO - VENDAS E MARKETING, SA

Sistema de Incentivos: SI Inovação (Geral)

Investimento Elegível: € 2.477.024,09 

Incentivo: € 1.114.660,84  

Aceda à síntese do projeto 

2013

7ª Edição do Concurso de Inovação

Menção Honrosa
2013 European Business Awards for the Environment Produtos e Serviços
2013

Green Project Award

Agricultura, mar e turismo
2013

The Drinks Business Green Awards 2013

Sustainability of the year award
2012

Turismo do Alentejo

Prémio de "Melhor Enoturismo"

 

O Enoturismo do Esporão é um espaço de contacto privilegiado com a Natureza e centra-se numa proposta de valor única, em que, a par dos vinhos e dos azeites da marca Esporão, se aposta na riqueza da gastronomia Alentejana. Os pratos refletem a riqueza de saberes e sabores do Alentejo de antigamente, aliados à criatividade e ao respeito pelos ingredientes. Uma das renovações da Herdade foi a plantação de uma horta com cerca de 2 hectares, que traduz esta preocupação com a qualidade e riqueza dos ingredientes naturais alentejanos, deste a fruta aos legumes, não esquecendo as ervas aromáticas. O investimento foi também canalizado para uma reformulação e ampliação dos espaços, onde se podem destacar um novo restaurante, vários jardins, um espaço multiusos e um wine-bar.

 

 

Prémios

2013 | "European Business Awards for the Environment na categoria de Produtos e Serviços

Iniciativa, promovida pela Agência Portuguesa do Ambiente (APA), que premeia as empresas públicas e privadas portuguesas que se destaquem pelo seu desempenho e práticas inovadoras no desenvolvimento sustentável. A marca alentejana irá agora representar Portugal nos prémios europeus EBAE (European Business Awards for the Environment), uma iniciativa da Comissão Europeia.

                                                                     

2013 | "Green Project Award  – Categoria de Agricultura, mar e turismo"

Desde a sua criação em 2008, o Green Project Awards tem vindo a distinguir o mérito dos projetos que têm contribuído para promover a partilha de boas práticas que fomentem o empreendedorismo, a inovação, o desenvolvimento sustentável e a economia verde. Organizado pela Agência Portuguesa do Ambiente, a Quercus e a GCI, a iniciativa já recebeu, em Portugal, mais de 1000 candidaturas e reconheceu mais de 50 projetos.

Na categoria Agricultura, Mar e Turismo, o vencedor é a empresa Esporão, pela produção em larga escala de vinha e olival biológicos, com certificação.

2013 |The Drinks Business Green Awards 2013” - Categoria de “Sustainability of the year award”

Este é um prémio internacional dos mais relevantes na indústria de bebidas alcoólicas.

O Esporão foi distinguido pela adaptação de uma gama de práticas sustentáveis inovadoras como a gestão de resíduos, a preservação de 189 castas de uva num campo ampelográfico (campo de identificação, classificação e estudo de classes de videira), a criação de corredores de vida selvagem, a recusa à utilização de pesticidas e fungicidas e uma gestão florestal para aumentar a biodiversidade.

A empresa portuguesa foi também elogiada pelo uso de materiais biodegradáveis nos edifícios e ainda por adotar um Código de Ética Empresarial, abordando a questão da sustentabilidade económica.

2012 | Turismo do Alentejo - Prémio de “Melhor Enoturismo”

O Enoturismo da Herdade do Esporão, foi considerado o melhor projeto de enoturismo da região pelo Turismo do Alentejo. Num conceito que alia vinho e gastronomia, num cenário idílico e em contacto privilegiado com a natureza, a Herdade do Esporão é, desde o primeiro dia, um dos projetos de referência de enoturismo em Portugal.

Promovidos pelo Turismo do Alentejo, os Prémios visam distinguir a oferta turística da região alentejana. Esta edição premiou sete categorias, disputadas por 57 projetos: Melhor Prometo Público, Melhor Evento, Melhor Gastronomia, Melhor Animação Turística, Melhor Enoturismo, Melhor Turismo Rural e Melhor Empreendimento Turístico.

01/02/2016 , Por COMPETE 2020