Exposição Temporária "2 em 1 - Jovens e Criadores" no Museu Nacional do Traje

 

A exposição estará patente de 15 de julho a 1 de outubro, no Museu Nacional do Traje, em Lisboa, e tem como titulo “2 em 1 | Jovens e Criadores”.

 

No ano em que comemora o seu 40º aniversário, o Museu Nacional do Traje olha para as novas gerações de #designers e, com o apoio da Moda Lisboa e da Associação Selectiva Moda, apresenta criações de 13 novos nomes da moda nacional:

Ana Duarte, Ana Segurado, Beatriz Bettencourt, Carolina Machado, Catarina Oliveira,

Cláudia Garrido, Cristina Real, Mariana Almeida, Nair Xavier, Olímpia Davide, 

Pilar Pastor, Sara de Andrade e Tiago Loureiro.

 

A inauguração do Museu Nacional do Traje deu-se a 26 de julho de 1977, com a abertura da exposição "História do traje civil e urbano (da Antiguidade a 1925)", completada com "Trajo Popular".

"E, nesse longínquo ano de 1977, a moda portuguesa já tinha voz nacional, recorda Clara Vaz Pinto, a diretora do museu. Durante os quarenta anos que se seguiram, "quer o Museu Nacional do Traje quer a moda portuguesa ganharam identidade, conteúdos, presença e voz", sublinha ainda. 

No final destas quatro décadas de existência do Museu, a direção decidiu olhar para as novas gerações de criadores de moda e, com a ModaLisboa e a Associação Seletiva Moda, criar um momento para assinalar a data para conhecer os novos criadores.

"Para (re)conhecermos a contemporaneidade do trajar: a criação e o mundo que a envolve, a qualidade e condições em que se concretiza, a inovação e a modernidade em que se inscreve e como se inscreve nos nossos gostos, estilos e culturas", justifica ainda, no comunicado do museu.

Os jovens criadores selecionados para a mostra nasceram nas décadas de 1980 e 1990, e formaram-se, na sua maioria, em escolas portuguesas.

 

Uma iniciativa cofinanciada no âmbito do Portugal 2020 através do COMPETE 2020. 

 

 

Fonte: Museu do Traje e Diário de Notícias

RCC/VCP 13.07.2017

 

 

 

01/10/2017