Concurso “O meu Postal de Férias!”

 

Tudo o que o verão representar de inesquecível pode servir como desculpa para concorreres ao "O meu Postal de Férias!", até ao próximo dia 29 de setembro. O Concurso é uma iniciativa lançada pela Agência Nacional para a Qualificação e o Ensino Profissional ANQEP.

 

Destinada a alunos de escolas públicas e privadas e de outras entidades formadoras que tenham frequentado, no último ano letivo (2016/2017), um curso profissionalizante (entendido como qualquer modalidade de dupla certificação que confira o 12.º ano de escolaridade, incluindo os cursos do ensino artístico especializado de música), esta iniciativa incentiva os jovens a desenvolverem o seu espírito crítico e a partilharem novas experiências vividas durante o verão, através da escrita e/ou da imagem.

 

E porque as férias de verão não têm de ser só "banhos" e "descanso" e podem servir para adquirir ou reforçar competências relevantes para um futuro profissional, este concurso visa, ainda, explorar as competências adquiridas em contextos não formais pelos alunos de cursos profissionalizantes durante este período.

Os alunos terão de participar individualmente e até 29 de setembro.

 

Regulamento do Concurso “O meu Postal de Férias!”  

1. Tema do concurso: O que tornou este teu verão inesquecível? Este concurso visa a partilha de novas experiências e de competências adquiridas durante as férias de escolares, considerando que a aprendizagem também acontece em ambientes informais e não formais.

2. Objetivo do concurso: Este concurso tem como objetivos: - Fomentar a partilha de competências adquiridas em contextos não formais e informais; - Estimular a partilha de “emoções” e “sensações” vividas durante as férias de verão pelos alunos dos cursos profissionalizantes; - Sensibilizar os alunos para a importância do desenvolvimento de competências de literacia ao nível da escrita; - Promover a expressão artística e desenvolver o espírito criativo.

3. Destinatários: O concurso destina-se a todos os alunos de escolas públicas e privadas e de outras entidades formadoras que tenham frequentado, no último ano letivo (2016/2017), cursos profissionalizantes destinados a jovens. Entendem‐se, para o efeito, como cursos profissionalizantes todas as modalidades formativas de nível secundário que proporcionam uma qualificação de nível 4 do Quadro Nacional de Qualificações, tais como cursos profissionais, cursos de aprendizagem, cursos do ensino artístico especializado e cursos vocacionais. Acrescem a estas ofertas, os cursos do ensino artístico especializado de música, de nível 3, também considerados no âmbito deste concurso. Os alunos terão de participar individualmente.

4. Categorias a concurso: Este concurso engloba duas categorias: A) Imagem e texto; B) Texto. Na categoria A, os concorrentes terão de construir um postal (através da uma imagem, desenho, fotografia, infografia ou outro elemento ilustrativo) e de redigir a mensagem que pretendem enviar à ANQEP, no verso do mesmo. Na categoria B, os concorrentes podem apresentar um postal adquirido, sendo avaliados apenas pela mensagem que pretendam enviar à ANQEP, inscrita no verso desse postal. Os concorrentes podem apresentar até um máximo de uma proposta por categoria. A mesma proposta pode ser remetida para as duas categorias.

5. Etapas do concurso: I - Participação

Para participarem, os concorrentes de ambas as categorias deverão enviar, até 29 de setembro 2017, um postal (criado ou adquirido) que evidencie o tema do concurso e responda aos objetivos do mesmo. Os postais poderão ser remetidos por correio, entregues em mão ou enviados por e-mail, em formato PDF (máximo 5 MB), para: - Gabinete de Comunicação e Imagem, Agência Nacional para a Qualificação e o Ensino Profissional, Av. 24 de julho, nº 138, 1399-026 Lisboa - E-mail: redessociais@anqep.gov.pt .

Para além do postal, é obrigatório anexar as seguintes informações: - Categoria ou categorias a que concorre; - Nome do autor;- Idade do autor; - Contacto telefónico do autor; - Endereço eletrónico do autor; - Escola frequentada pelo autor; - Identificação do curso que frequentou no ano letivo de 2016/2017.

II – Avaliação das propostas: O júri, constituído pela equipa que gere as redes sociais da ANQEP, elegerá três trabalhos vencedores, por categoria, durante o mês de outubro de 2017. A votação oficial, pelo júri, dos projetos a concurso ocorrerá sem aviso prévio dos concorrentes. A classificação das propostas será determinada, tendo em atenção os seguintes critérios:

Categoria A:

• Evidenciação de competências adquiridas em contexto não formal e informal no decorrer das férias; • Originalidade; • Criatividade; • Harmonia e estética; • Adequação ao tema; • Capacidade de redação; • Legibilidade.

Categoria B:

• Evidenciação de competências adquiridas em contexto não formal e informal no decorrer das férias; • Originalidade; • Criatividade; • Adequação ao tema; • Capacidade de redação; • Legibilidade.

Cada um dos critérios será avaliado por cada membro do júri, numa escala de zero (0) a cinco (5) pontos, sendo a categoria “Adequação ao tema” avaliada de zero (0) a dez (10) pontos. Em caso de empate prevalecerá o trabalho que obtiver melhor pontuação no item “Adequação ao tema”.

III – Comunicação dos vencedores Os autores dos trabalhos vencedores serão contactados, via e-mail ou telefone, pela equipa gestora da página do Facebook da ANQEP no prazo máximo de 10 dias úteis após a reunião de avaliação do júri. Se após três tentativas de contacto (e-mail e telefone) com o candidato não tiver sido possível estabelecer comunicação, o respetivo projeto será automaticamente desclassificado.

IV – Exposição dos postais vencedores: Os postais vencedores serão publicados na página do Facebook da ANQEP , no site da ANQEP e na Newsletter ANQEP.

6. Características do Postal: Os postais não poderão ter uma dimensão superior a A4. Todas as mensagens dos postais deverão indicar a designação do local ou locais em que ocorreu a aquisição das competências durante as férias escolares.

7. Direitos de Autor: Os concorrentes cedem à ANQEP os direitos de autor para utilização em fotografia e vídeo dos trabalhos realizados - nomeadamente para publicação em livros, sites e redes sociais - ou outro tipo de divulgação.

8. Prémios: Os três primeiros vencedores de cada categoria a concurso receberão um diploma de vencedores, uma caneta Like, um mosquetão com bússola e uma coluna de som portátil. O júri reserva para si o direito de poder vir a atribuir Menções Honrosas ou outro tipo de Prémios ainda que não previstos no presente Regulamento assim como à não atribuição de quaisquer prémios.

9. Informações adicionais: Os interessados poderão solicitar esclarecimentos durante os meses de julho, agosto e setembro para o júri do concurso, através do e-mail redessociais@anqep.gov.pt.

10. Casos Omissos: Os casos omissos ao presente Regulamento serão resolvidos pela entidade organizadora do concurso.

 

Consulte o regulamento do concurso, em formato pdf  AQUI 

 

 

Fonte: ANQEP

RCC7VCP 10.08.2017

 

 

29/09/2017