Convenção Internacional "O Valor Económico do Mundo Português”

A AGAVI – Associação para a Promoção da Gastronomia, Vinhos, Produtos Regionais e Biodiversidade realiza no próximo dia 20 de novembro, no Auditório I da Universidade Lusíada de Lisboa, a Convenção Internacional "O Valor Económico do Mundo Português”.

A Convenção debruça-se sobre a temática da globalização e pretende trazer para a discussão a importância de cada um dos países lusófonos para a afirmação do Valor Económico do simbólico Mundo Português.

PROGRAMA

10h00 Sessão de Abertura

A sessão de abertura conta com a presença de Fernando Medina, presidente da Câmara Municipal de Lisboa, António de Souza-Cardoso, presidente da AGAVI, e Hélio Loureiro, Chefe e Comissário das Mesas do Mundo - Saberes de Portugal.

10h30 "Os 600 Anos da Expansão Marítima Portuguesa - Significado no Contexto de uma Nova Afirmação geopolítica

O primeiro painel contará com Maria João Veiga Gomes, diretora do AICEP, Mário Filipe, diretor adjunto do Instituto Camões e Carlos Motta, professor de Política Externa Portuguesa Atual, tendo como moderador António de Souza-Cardoso, presidente da AGAVI.

15h00 "Um Novo Impulso para uma Nova Globalização Colaborativa e de Comércio Justo"

Segundo painel, debatido por Ricardo Castilho, editor chefe da revista Prazeres da Mesa, Vítor Ramalho, secretário-geral da UCCLA - União de Cidades Capitais de Língua Portuguesa -, Luís Reto, reitor do ISCTE Business School e João Machado, presidente da CAP – Confederação de Agricultores de Portugal*, com moderação do conhecido apresentador e Comissário da Mesas do Mundo – Saberes de Luanda, Júlio Magalhães.

16h30 "O Valor do Património Português - uma Nova Aposta na Globalização 600 Anos depois"

O terceiro painel é moderado por Carlos Martins, um dos Comissários do projeto "De Portugal para o Mundo”. O debate ficará a cargo de nomes como Carlos Morais, diretor do Jornal “O Mundo Português” e diretor do SISAB - Salão Internacional do Setor Alimentar e Bebidas, Catarina Gonçalves, diretora da Consultora SPIRA e Margarida Vila Nova, atriz e empresária*.

Esta convenção está integrada no projeto Mesas do Mundo – Saberes de Portugal que tem as primeiras ações nos dias 20 e 21 de novembro, em Lisboa, e pretende destacar o nosso país, realçando alguns dos seus melhores atributos, como é o caso da gastronomia, do turismo, da cultura e dos negócios.

 

LOCAL Auditório 1 da Universidade Lusíada de Lisboa | Rua Da Junqueira 188-198, 1349-001 Lisboa

INSCRIÇOES Entrada livre mediante inscrição. Inscreva-se aqui.

 

Fonte: AGAVI

 

 

 

 

20/11/2015