Feira GULFOOD MANUFACTURING 2017

Apostados em identificar novos mercados e oportunidades de negócio, com o objetivo claro de apoiar as empresas no seu processo de diversificação de mercados e conquista de quotas internacionais, a AEP, no âmbito do programa Compete2020, encontra-se a promover uma participação nacional na Feira GULFOOD MANUFACTURING 2017, que terá lugar no Dubai – Emiratos Árabes Unidos, entre os dias 31 de outubro e 2 de novembro.

A feira GULFOOD MANUFACTURING caracteriza-se por ser o certame de referência para toda a região do Médio Oriente e uma das mais importantes a nível mundial para a Fileira Equipamentos para Processamento e Packaging Alimentar, Logística e Tecnologias afins.

Contou em 2016 com mais de 1.560 expositores provenientes de 58 países, e com mais de 32.500 visitantes profissionais de 160 nações.

O valor do sector alimentar nos Emirados Árabes Unidos, a que aparece associada a fileira de equipamentos para a indústria da hotelaria e restauração, ultrapassa os 3,6 mil milhões de dólares anuais, sendo que nos mercados do GCC este número ultrapassa os 30 mil milhões de dólares, aparecendo a Arábia Saudita como um dos principais importadores.

Um dado importante que reforça o papel do Dubai enquanto plataforma logística para outros mercados, reside no facto de pelo menos 60% dos produtos importados serem reexportados para outros destinos, com particular destaque para os restantes países do Golfo, mas também para as antigas Republicas Soviéticas, para o Irão, o subcontinente Indiano, e os países do leste Africano. Na região do Golfo Arábico, em média, 55% das importações de produtos alimentares destinam-se ao retalho, sendo que o canal HORECA absorve cerca de 25%.

Os países do GCC importam atualmente 90% das suas necessidades alimentares e de equipamentos para a indústria, estimando-se que atinja os 50 mil milhões de dólares em 2020. A procura global de equipamentos e maquinaria para o processamento alimentar estima-se que cresça 7,6% até 2019 num valor a rondar os 73 mil milhões de dólares.

Esta região evidencia, igualmente, um significativo crescimento ao nível da indústria do turismo que tem vindo a ser um dos alicerces do seu desenvolvimento, o que significa importantes oportunidades na área da indústria e equipamento hoteleiro, processamento alimentar, packaging e logística para o setor, especialmente alavancado com a organização da EXPO 2020 que se realizará no Dubai e que se estima consiga atrair mais de 20 milhões de visitantes, sendo que se encontram em construção mais de 170 novos hotéis nos EAU e 550 novos projetos turísticos em todo o Médio Oriente, providenciando mais de 159.000 quartos.

Neste contexto, a AEP convida as empresas a integrar a representação portuguesa e a participar neste evento, para o qual se solicita o envio do Formulário de Inscrição.

Ação com financiamento no âmbito do PORTUGAL2020 | COMPETE 2020, a 50% dos custos elegíveis.

Consulte as Condições de Participação,  a Brochura da Feira e o Vídeo.

Para qualquer informação adicional, poderá contactar: AEP – Associação Empresarial de Portugal

Jorge Marcolino | Tel: (+351) 229981736 - Fax: (+351) 229981700 ou através do E-mail

 

Fonte: AEP

31/10/2017