Seminário “Fi – Compass" em Lisboa

No próximo dia 18 de janeiro realiza-se o seminário “Fi – Compass: Financial Instruments devilering ESI Funds” que vai ter lugar em Lisboa, no Hotel Tivoli Oriente.

A iniciativa, organizada pela Comissão Europeia e o Banco Europeu de Investimento, faz parte de uma série de seminários abrangendo 25 Estados-Membros da União Europeia, sendo que os próximos estão agendados para os dias 21 em Ljubljana - Eslovénia,  25 de Janeiro em La Valletta – Malta e 27 de Janeiro em The Hague – Holanda.

O Fi-Compass é uma plataforma única para serviços de consultoria sobre instrumentos financeiros no âmbito dos FEEI - Fundos Europeus Estruturais e de Investimento, suportada pela Comissão Europeia em parceria com o Banco Europeu de Investimento, cujo ponto de contacto em Portugal é a AD&C – Agência para o Desenvolvimento e Coesão, IP.

No âmbito da sua atividade, o Fi-compass tem vindo a realizar seminários, dirigidos às Autoridades de Gestão e outros stakeholders na atribuição de FEEI através de instrumentos financeiros, para melhor compreensão das vantagens que estão associadas à sua utilização, divulgação do aconselhamento e apoio sobre a matéria que encontram nesta plataforma. É também possível a partilha de experiências na utilização de instrumentos financeiros pelos diferentes Estados Membros, permitindo o diálogo e aprendizagem entre todos os participantes.

O objetivo deste seminário, dia 18 de janeiro em Lisboa, é proporcionar às partes interessadas a oportunidade de aprender mais sobre as vantagens, características e adequação dos instrumentos financeiros para atingir os objetivos no âmbito dos FEEI, com um foco específico sobre as prioridades temáticas de Portugal. O encontro será composto por uma sessão plenária, incluindo a apresentação de estudos de caso, bem como por um workshop para aprender e discutir os desafios técnicos relativos à concepção e montagem de instrumentos financeiros.

Os representantes da Comissão Europeia, o Grupo Banco Europeu de Investimento, bem como peritos nacionais irão partilhar a sua experiência e know-how na implementação de instrumentos financeiros dos FEEI na prática.

Este evento de aprendizagem revela-se particularmente útil para as Autoridades de Gestão e outras autoridades públicas e as partes interessadas do setor privado que lidam com instrumentos financeiros no âmbito do FEDER – Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional, FC - Fundo de Coesão, FSE - Fundo Social Europeu, FEAMP - Fundo Europeu dos Assuntos Marítimos e das Pescas, e do FEADER – Fundo Europeu Agrícola de Desenvolvimento Rural.

A inscrição é gratuita e a principal língua do seminário será o Inglês, podendo ser fornecida interpretação em Português.

Consulte aqui o Programa preliminar e a página do evento  “Fi – Compass: Financial Instruments devilering ESI Funds” para mais informações.

 

 

Fonte: Portugal 2020

18/01/2016