Inovcluster participa na Expo Alimentaria 2017 no Peru

A InovCluster - Associação do Cluster Agroindustrial do Centro, irá participar pela primeira vez na Feira Expo Alimentaria, que decorrerá em Lima, entre os dias 27 e 29 de Setembro.

Com o objetivo de promover o setor agroalimentar português e de afirmar os produtos portugueses no mercado peruano, a Inovcluster participará num certame que é apresentado como uma das principais feiras Américo-latinas do setor agroalimentar, e que se afirma como o ponto de encontro internacional de empresas exportadoras e importadoras de 5 continentes. Esta feira consegue reunir produtores, vendedores e importadores ao nível Mundial e irá contar com mais de 683 empresas expositoras provenientes de 15 países. Na última edição registaram-se um total de 43.613 visitantes de 77 países.

No contexto da América Latina, o Peru posicionou-se em 2016, como a 7ª maior economia e o 4º país com maior superfície e população, sendo assinalável a mudança estrutural que o país viveu nas três últimas décadas.

Esta participação na Expo Alimentaria 2017 no Peru, insere-se no projeto Agriexport, promovido pela Inovcluster e pelo Agrocluster, que tem como objetivo central incrementar o reconhecimento internacional coletivo dos bens produzidos no setor agroindustrial português. É financiado pelo Portugal 2020, no âmbito do Programa Operacional Competitividade e Internacionalização, no montante de 795.554 mil euros, dos quais 676.221 mil euros são provenientes do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.

 

InovCluster

A InovCluster – Associação do Cluster Agroindustrial do Centro, tem sede nas instalações do Centro de Apoio Tecnológico Agro Alimentar em Castelo Branco e visa contribuir para o aumento da competitividade dos sistemas produtivos locais e regional e para a afirmação da Região Centro de Portugal ao nível nacional e internacional. Para isso, estabelece uma plataforma de concertação entre os principais atores deste sector, e apoia as empresas em processos de inovação, IDT, transferência de conhecimento, formação, desenvolvimento de novos produtos, serviços e processos, marketing e internacionalização.

Conta, à data, com 181 associados, dos quais 147 empresas, e entidades como: Associações/Cooperativas, Instituições de Ensino Superior, Instituições de I&D ligados ao sector agroindustrial e agroalimentar e vários municípios da região Centro. A InovCluster tem sido apoiada pelo Município de Castelo Branco.

 

Fonte: Inovcluster

27/09/2017