Missão Comercial ao Panamá e Costa Rica

Março de 2017 - Cidade do Panamá e São José da Costa Rica

A AEP está a organizar uma Missão Empresarial ao Panamá e Costa Rica que decorrerá em março 2017. Estas ações têm como principal enfoque o agendamento de encontros de negócios para as empresas participantes, através de reuniões B2B previamente agendadas e em função do perfil de cada empresa.

A opção da AEP por estes mercados reflete a sua avaliação quanto às potencialidades identificadas para as empresas nacionais, quer pelo perfil da economia de cada país quer pelos setores mais adequados à economia nacional. 

O Panamá é a segunda maior economia da América Central, estando em destaque no panorama latino americano e global pelo seu crescimento, sendo também o maior consumidor per capita da região. O sistema bancário e económico está entre os mais sólidos e fiáveis do continente, com grandes incentivos fiscais para atração de investimento, e com muitas e claras oportunidades para as empresas portuguesas, até porque tem a segunda maior zona livre de comércio do mundo. Existem claras oportunidades nos setores dos moldes, nas infraestruturas para a construção, nos têxteis lar e no agroalimentar. Os modernos portos e o seu Canal, em constante crescimento, contribuem também para um panorama propicio à exportações nacionais.

O Panamá tem também potencial para se converter no "ponto digital das Américas", porque conta com sete dos principais cabos submarinos de fibra ótica, que garantem banda larga e segurança para serviços de telecomunicações e informática.

A Costa Rica é uma das democracias mais consolidadas das américas. O dinheiro economizado pela inexistência de despesas militares foi canalizado para as áreas que os costa riquenhos consideram o vértice da sociedade: a saúde e a educação. Sendo um país com uma taxa de alfabetização na ordem dos 96%, valorizam muito os assuntos relacionados com eficiência energética, transportes, sistemas de informação e tecnologias orientadas para a sustentabilidade dos processos industriais. 

Prevendo-se um crescimento do PIB na ordem dos 4%, existem oportunidades em todas as atividades económicas designadamente aquelas que gravitam próximo dos setores identificados. Sendo um país com pequeno peso demográfico, apresenta uma base de consumo com extrema apetência pelos produtos europeus em geral, e portugueses em particular. 

Uma iniciativa que conta com o financiamento no âmbito do PORTUGAL2020  através do Programa COMPETE 2020 e do Projeto Business On the Way 2016-2017 submetido no âmbito do Programa Operacional da Competitividade e internacionalização, Eixo II – Projetos conjuntos– Internacionalização, ao abrigo do Aviso nº01/SI/2014, de 30 de Dezembro.

Neste contexto, a AEP convida as empresas a integrar a representação portuguesa e a participar neste evento, para o qual se solicita o envio do Formulário de Inscrição.

Consulte as Condições de Participação. - Prazo de inscrição: até 17 de fevereiro de 2017. Inscrições limitadas.

Para qualquer informação adicional, poderá contactar: AEP Internacionalização, Miguel Ângelo Matos, Mercados Internacionais, Tel.: 22 998 17 84; Fax: 22 998 17 74 ou através do E-mail Miguel.matos@aeportugal.pt​

 

Fonte: AEP

17/02/2017