I Encontro Viver o Tejo | Nersant

A NERSANT - Associação Empresarial da Região de Santarém, vai organizar no dia 15 de novembro, na sua sede em Torres Novas, um encontro entre as empresas e operadores turísticos do Ribatejo, com o objetivo de debater as problemáticas desta área e exponenciar o potencial do setor na região.

O programa do evento, para além de um enquadramento onde será feita uma caracterização da região em termos turísticos, contará ainda com seminários temáticos, onde serão abordados temas e problemáticas específicas. A primeira destas sessões tentará efetivamente responder à questão "Como potenciar a procura turística na região?", através de uma troca de ideias, moderada pelo vice-presidente da direção da NERSANT, Domingos Chambel, sobre o que deve ser feito para potenciar a procura turística na região, como podem as associações empresariais e o Governo contribuir para o desenvolvimento do turismo na região e qual o papel das regiões de turismo.


Falta de estratégia turística para o Ribatejo será tema em destaque no I Encontro Viver o Tejo

No âmbito da preparação deste encontro - que tem já cerca de 150 inscrições, de empresas e pessoas ligadas ao setor - a associação preparou um inquérito que remeteu a todos os participantes, onde os mesmos puderam desde já identificar os pontos fortes e fracos da região, mas também alguns desafios e necessidades do setor.

Analisados os inquéritos respondidos até ao momento, a NERSANT concluiu que uma das críticas mais marcantes dos operadores em relação ao mercado turístico da região, é a falta de estratégia turística para o Ribatejo, o que resulta, naturalmente, numa fraca promoção da região.

Tendo em conta esta necessidade manifestada pelas empresas do setor do turismo, esta discussão será um dos temas principais do Encontro Viver o Tejo, que tem este ano a sua primeira edição no dia 15 de novembro, em Torres Novas. De manhã, após uma análise estratégica do turismo da região, o tema estará em debate numa mesa redonda que contará com o Vice-Presidente da Direção da NERSANT, Domingos Chambel, como moderador, e com os contributos dos oradores Vitor Pais, Diretor Geral do Hotel dos Templários, Carlos Silvério, Diretor Técnico da Pontaventura – Desporto e Natureza, Lda. e José Ferreira, Diretor Geral da Solmourol – Sociedade Empreendimentos Turísticos, Lda., bem como de todas as empresas que pretenderem intervir. A sessão da manhã será encerrada por Joaquim Moura, da Confederação do Turismo Português, que intervirá sobre "A qualificação do potencial humano no setor do turismo".

Da parte da tarde, a plateia separar-se-á para participar em mesas temáticas: "Restauração / Gastronomia como fator de atração turística", "Hotelaria, turismo de habitação e turismo rural - novas tendências e desafios" e ainda "Animação Turística - como valorizar e potenciar".

No final do evento, serão emitidas as diversas conclusões do mesmo, que serão posteriormente compiladas em relatório.

As empresas interessadas em participar ainda podem efetuar a sua inscrição, que deve ser feita online no menu agenda do portal da NERSANT, em www.nersant.pt. Mais informações podem ser solicitadas junto do Departamento de Associativismo, Marketing e Eventos da associação, através dos contactos dame@nersant.pt ou 249 839 500.

 

Fonte: NERSANT

15/11/2017