Projeto CREATOUR | “Desenvolver Destinos de Turismo Criativo em Cidades de Pequena Dimensão e Áreas Rurais"

   

O projeto CREATOUR  “Desenvolver Destinos de Turismo Criativo em Cidades de Pequena Dimensão e Áreas Rurais”,  procura propostas de todos os tipos de organizações, entidades e profissionais em Portugal (Norte, Centro, Alentejo e Algarve) que tencionem desenvolver e implementar projetos de turismo criativo e que pretendam colaborar com investigadores da área.

 

Vinte propostas serão selecionadas: (a) para desenvolver iniciativas-piloto na área do turismo criativo, nos próximos três anos, com a colaboração do projeto CREATOUR;  (b) para participar em IdeaLabs (eventos) regionais e nacionais onde estas iniciativas-piloto deverão ser reajustadas, apresentadas e discutidas.

Desta chamada serão selecionadas 5 ideias de projeto de turismo criativo em cada região. Cada ideia será desenvolvida com mais detalhe durante um IdeaLab regional, na Primavera de 2017, apresentada num IdeaLab nacional, em Maio de 2017, e implementada no Verão de 2017.

Serão privilegiados os projetos que possam contribuir para os processos de desenvolvimento local sustentáveis e baseados nos recursos endógenos.

 

O projeto CREATOUR é financiado pelo Programa de Atividades Conjuntas (PAC) do Portugal 2020, através do COMPETE 2020, POR Lisboa, POR Algarve e pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia.

Tem como objetivo aliar atividades de investigação e atividades demonstrativas para desenvolver uma abordagem integrada sobre o turismo criativo em cidades de pequena dimensão e áreas rurais em Portugal.

O projeto organiza-se segundo dimensões-chave para favorecer a valorização e crescimento do sector criativo:

1 - criar conhecimento;

2 - promover o desenvolvimento de conteúdos e ligação da criatividade ao território;

3 - fortalecer a formação de redes e os fenómenos de aglomeração.

Esta oportunidade poderá trazer, simultaneamente, um valor para o tecido empresarial e para a revitalização de atividades relacionadas com a identidade local e regional.

 

Data Limite para Submissões: Domingo, 15 de janeiro de 2017

Informação completa sobre esta chamada 

Formulário de Candidatura 

Plataforma do projeto AQUI

 

©Proactivetur

 

+ info: Centro de Estudos Sociais (CES) da Universidade de Coimbra

 

RCC/VCP

15/01/2017