Seminário “Dimensionamento de armaduras em elementos de betão armado”, Porto

O dimensionamento de armaduras em elementos de betão armado sob o efeito combinado de ações diretas e retração impedida é uma temática de grande complexidade, que ainda hoje se encontra em discussão aberta a nível internacional.

Com efeito, é importante a promoção de discussão de boas práticas nesta temática em face do insuficiente enquadramento regulamentar no que diz respeito ao dimensionamento.

O presente evento direciona-se à comunidade profissional (projeto e construção), bem como à comunidade estudantil e académica, pretendendo apresentar os mais recentes avanços científicos na área, bem como promover a discussão entre a comunidade projetista.

Esta iniciativa, no âmbito do Projeto da FCT "IntegraCrete - Estudo multi-físico e multi-escala dos efeitos combinados de cargas aplicadas e deformações devidas a variações de temperatura e retração em estruturas de betão armado", é promovido pela Escola de Engenharia da Universidade do Minho (Departamento de Engenharia Civil), em parceria com a Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (Departamento de Engenharia Civil) - ver detalhes em http://civil.uminho.pt/integracrete/.

O evento foi precedido de um desafio de dimensionamento proposto a vários gabinetes de projeto nacionais e internacionais (A400, AdF, CENOR, KHP Leipzig, Mott Macdonald, Newton e Streng), que será objeto de discussão detalhada, incluindo uma mesa redonda.

Assinala-se também a participação de um palestrante convidado, o Prof. Dirk Schlicke da 'Graz University of Technology', Austria, que apresentará uma nova metodologia de dimensionamento, incluindo exemplos práticos de aplicação e demonstração de desempenho em obras reais.

 

Público Alvo: Engenheiros Civis com atividade em projeto e/ou construção.

 

Programa (clique imagem para download)

 

 

+ info aqui

e ainda no site dedicado http://civil.uminho.pt/integracrete/ 

 

Fonte: Ordem dos Engenheiro (íntegra)

 

RCC/VCP 18-04-2017

 

 

19/05/2017