Bolsa de Investigação para Mestre | Engenharia Eletrónica

Encontra-se aberto concurso para a atribuição de uma Bolsa de Investigação para mestre, no âmbito do projeto PRODUTECH II SIF - Soluções para a indústria do futuro, referência financiado pelo FEDER através do COMPETE 2020.

Período da candidatura: 8 a 31 de Julho 2019.

Requisitos de Admissão: Os candidatos deverão possuir o grau de Mestre em Engenharia Mecânica, Engenharia Eletrónica e Telecomunicações ou afim. São fatores preferenciais: Experiência em robótica, visão artificial, familiarização com sistemas embutidos, familiarização com sistemas de comunicação óptica em meio livre, conhecimentos aplicados de programação (C, C++, Python), conhecimentos de ROS e ambientes Linux, domínio oral e escrito da língua portuguesa e da língua inglesa, capacidade de comunicação / espírito de equipa e atuação pró-ativa.

Plano de trabalhos: O trabalho enquadra-se na tarefa T.6.3.3 - Desenvolvimento de sistema de Localização e Navegação flexível e de baixo custo, do PPS6 do projeto Produtech II SIF 24541. Esta tarefa consiste em: o Levantamento das soluções de localização de AGVs baseados em informação visual, ativa e passiva. o Desenvolvimento de um sistema de localização por trilateração e/ou triangulação que explora a perceção de marcadores artificiais de baixo custo e de fácil produção colocados num ambiente de dimensões compatíveis com infraestruturas industriais. Para a produção e estudo dos marcadores será necessário desenvolver uma aplicação interativa para o operador proceder à definição, seleção e geração (impressão) desses marcadores. o Desenvolvimento de uma unidade de perceção direcional de informação modulada nas fontes de iluminação do ambiente (Visual Light Positioning – VLP). Este sistema conta com a existência de emissores luminosos ativos que codificam em frequências impercetíveis para o ser humano informação sobre a sua localização que será detetada pelo AGV. o Desenvolvimento de uma aplicação que combina as duas fontes de localização baseada nos marcadores visuais e na informação VLP para obtenção de uma localização mais robusta.

Local de trabalho: O trabalho será desenvolvido no âmbito do Instituto de Engenharia Eletrónica e Informática de Aveiro (IEETA) e/ou no Laboratório de Automação e Robótica da Universidade de Aveiro

Duração da bolsa: A bolsa terá a duração de 12 meses, a iniciar logo que possível.

08/07/2019 , Por COMPETE 2020