Destaques
Corticeira Amorim comercializa piso inovador de cortiça

A Corticeira Amorim desenvolveu o Hydrocork, da Wicanders, um pavimento flutuante que, pela combinação de reduzida espessura, resistência à água e incorporação de cortiça, posiciona-se como uma solução diferenciada e de elevado valor acrescentado.

Concebido no âmbito da Unidade de Negócios Revestimentos, o desenvolvimento de Hydrocork resulta de uma aposta estratégica da Corticeira Amorim em I&D e Inovação e foi feito ao longo de dois anos, num investimento de cerca de 700 mil euros.

Constituído por um núcleo de compósito de cortiça aglomerada de reduzida espessura, este novo conceito de pavimentos assegura todos os benefícios deste material natural - nomeadamente em termos de isolamento térmico e acústico, conforto ao caminhar, resistência ao impacto e alívio de tensões corporais (tecnologia Corktech) - a que se juntam agora as mais-valias da resistência à água, ou seja, sem riscos de uma eventual dilatação do pavimento, e de uma rápida instalação. O resultado é um produto que, comparativamente com as soluções atualmente existentes no mercado, se apresenta com um desempenho técnico e uma garantia superiores.

António Amorim, Presidente e CEO da Corticeira Amorim, destaca a importância desta solução: "Hydrocork é um produto diferenciador, de grande valor acrescentado para o segmento dos pavimentos. Esta coleção vai ao encontro da missão da Amorim Revestimentos de garantir uma oferta alinhada com as tendências do design de interiores, respondendo a requisitos como funcionalidade, sustentabilidade e superior performance técnica, potenciados pela utilização de cortiça."

Com apenas 6 mm de espessura, Hydrocork pode ser facilmente cortado e instalado em praticamente todo o tipo de superfícies, apresentando-se como uma solução ideal para projetos de reabilitação.

Em simultâneo, o novo sistema de compressão PressFit, agora apresentado, permite uma instalação fácil, rápida e eficaz. Beneficiando das propriedades da cortiça - elasticidade, flexibilidade e compressibilidade - PressFit funciona na mesma lógica de uma rolha de cortiça, ou seja, as placas instalam-se através de uma simples pressão, que faz com que macho e fêmea fiquem sob tensão interna, criando uma vedação estanque.

No total, Hydrocork é uma coleção composta por 12 visuais premium de madeira, que replicam o realismo natural e a textura deste material nobre, estando disponíveis nas dimensões 1225 x 145 mm. Todos os produtos Hydrocork apresentam uma camada de desgaste de 0,55 mm e prevêem uma garantia de mercado de 15 e 25 anos para os segmentos comercial e residencial.

Descrição do Projeto Hidrocork

Síntese

Este projeto pretende apresentar a cortiça como um material competitivo para a resolução de problemas ambientais, nomeadamente a eliminação de gorduras hidrossolúveis ou dispersas de águas.

Os métodos convencionais de tratamento, os quais incluem, processos físicos/químicos, são muito eficientes na remoção de óleos e gorduras em concentrações elevadas, mas são ineficazes quando usados na remoção de óleos e gorduras presentes em baixas concentrações, sendo necessário utilizar tecnologias dispendiosas de membranas ou carvão ativado.

O projeto HidroCork procura encontrar o melhor material de cortiça, tendo em conta uma ampla diversidade de fontes e granulometrias, para esta aplicação, com intuito de obter um efluente final com qualidade exigível para reutilização da água, reduzindo os custos associados ao consumo de água e taxas de descarga do efluente no emissário, sem falar do benefício ambiental de toda a comunidade pela redução de consumo de água das indústrias que utilizem esta tecnologia.

Pensamos com este projeto poder apresentar um sistema sustentável e economicamente mais interessante do que aqueles que correntemente existem, como seja a utilização de carvão ativado como adsorvente de gorduras.

O sucesso deste projeto encaixará dentro de uma nova área de negócios que está a ser desenvolvida pela Corticeira Amorim para dinamização da capacidade de adsorção da cortiça, sendo para tal necessário o conhecimento aprofundado do seu desempenho e o seu comportamento numa escala que não se limite à escala laboratorial.

Apoio do COMPETE

Apoiado pelo COMPETE – Programa Operacional Fatores de Competitividade no âmbito do Sistema de Incentivos à Investigação e Desenvolvimento Tecnológico (SI I&DT), o projeto Hidrocork envolveu um investimento elegível de cerca de 387 mil euros, correspondendo a um incentivo aproximado de 268 mil euros.

26/01/2016 , Por Cátia Silva Pinto
COMPETE