Ach Brito: ‘Preservar o Passado, Estimular o Presente, Desafiar o Futuro’

Ach Brito, a primeira fábrica nacional de sabonetes e perfumes, e uma das mais antigas da Península Ibérica, tendo construído ao longo dos tempos uma imagem de especialista na conceção e produção de sabonetes.

 

Enquadramento

A Ach Brito foi a primeira fábrica nacional de sabonetes e perfumes, e uma das mais antigas da Península Ibérica, tendo construído ao longo dos tempos uma imagem de especialista na conceção e produção de sabonetes. A empresa marca presença no mercado nacional através da marca Ach Brito, que atua no segmento Mass Market, e no mercado internacional, através da marca Claus Porto, que se posiciona no segmento premium.

A empresa é reconhecida pelo seu acervo histórico e valor simbólico, elevada qualidade e experiência ímpar, conseguindo satisfazer as necessidades dos consumidores mais exigentes e requintados e marcando presença nos canais de distribuição mais sofisticados.

A atuação nos mercados externos é feita, exclusivamente, por intermédio dos produtos Claus Porto que são comercializados num leque muito diversificado de canais (e.g. lojas de decoração e design elitistas, lojas gift e lojas gourmet).

A estratégia de diferenciação dos produtos Claus Porto, para além do acervo da marca, passa pela produção artesanal, pela recriação de rótulos antigos e por uma forte aposta no design.

A boa recetividade da marca nos mercados externos, onde já onquistou diversas personalidades internacionais e estrelas de Hollywood, e a elevada procura por produtos de elevada qualidade e valor acrescentado no segmento premium, são fatores motivadores para a expansão da marca Claus Porto para outras geografias, outros segmentos e outros canais de distribuição, que permitem ambicionar a transformação da marca Claus Porto numa marca de luxo lifestyle.

 

Projeto

A Ach Brito pretende com este projeto crescer nos mercados tradicionais, entrar em novos mercados de elevado potencial (China, Coreia do Sul e Japão), entrar em novos segmentos de mercado, em novos canais de distribuição e desenvolver novos produtos de elevado valor acrescentado, tendo definido como estratégia as seguintes ações:

1: Manutenção no Segmento de Mass Market (marca Ach Brito) e Intermédio

2: Crescimento e Reposicionamento da Claus Porto

3: Desenvolvimento de novos produtos de elevado valor acrescentado

4: Distribuição do produto em lojas exclusivas e sofisticadas

5: Associação do produto a uma verdadeira obra de arte

6: Entrada em novos segmentos e canais de distribuição

8: Entrada no segmento Amenities e canal Travel Retail

9: Operacionalização do canal e-commerce

10: Criação de um conceito próprio de retalho

11: Crescer nos mercados tradicionais de maior potencial (EUA, Reino Unido, Alemanha, França e Espanha)

12: Explorar ativamente novas geografias com abertura de novos mercados de enorme potencial (China, Coreia do Sul e Japão)

 

Apoio

O projeto promovido pela Ach Brito foi apoiado pelo COMPETE 2020 no âmbito do Sistema de Incentivos à Qualificação e Internacionalização de PME, com um Investimento elegível de 1.255 mil euros o que resultou num Incentivo FEDER de 500 mil euros.

 

Entidade Promotora

A Ach Brito é uma empresa centenária portuguesa que carrega um notável passado histórico. Sob o lema ‘Preservar o Passado, Estimular o Presente, Desafiar o Futuro’ a Ach Brito diferencia-se pelas várias décadas de experiência, pela qualidade dos seus produtos e pelo design das suas embalagens.

É uma empresa que produz produtos de higiene pessoal de qualidade, com aromas e texturas próprias, adotando e modernizando os métodos artesanais.

O sucesso da empresa deve-se à autenticidade e genuidade dos seus produtos, ao riquíssimo portfólio histórico que tanto tem marcado diversas gerações, às décadas de experiência na produção de sabonete e à extraordinária qualidade dos seus produtos, que resultam da utilização das melhores matérias-primas, de processos de fabrico tradicionais e do carinho colocado no embalamento manual de cada produto.

São estas características únicas que têm cativado diversas personalidades internacionais, como Kate Moss e Nicolas Cage, e são este tipo de referências que têm ajudado a promover a marca.

17/01/2017 , Por Célia Pinto