Destaques
Labesfal - Aumento da capacidade produtiva para produção de penicilinas

Enquadramento

A Labesfal encontrava-se numa situação em que se aproximava do limiar de capacidade de produção na sua unidade de produção de penicilinas, atendendo aos compromissos atuais da Empresa e às previsões de crescimento da procura associada a estes medicamentos.

Verificava-se ainda que a evolução tecnológica dos últimos anos mostrava já a obsolescência dos meios e equipamentos atualmente afetos à produção de penicilinas, urgindo a necessidade de aquisição de meios tecnologicamente mais sofisticados.

A Labesfal cria uma nova unidade de produção de penicilinas, no seu estabelecimento atual, o que deverá traduzir-se num aumento da capacidade máxima de produção de penicilinas.

 

Projeto

O projeto prevê dotar a Labesfal das infraestruturas e dos recursos tecnológicos e humanos que permitam à empresa:

  1. dar resposta às crescentes solicitações do mercado, em particular ao nível da procura de penicilinas,
  2. acompanhar as exigências impostas pelo mercado, por via da otimização dos níveis de eficiência e flexibilidade produtivas, e
  3. incrementar os níveis de qualidade, segurança e eficácia associados aos seus processos e produtos,mais concretamente ao nível da produção de penicilinas, dando cumprimento aos requisitos de boas práticas de fabrico no setor e às normas aplicáveis à indústria farmacêutica, a fim de assegurar o acesso dos seus produtos aos exigentes mercados internacionais.

A Labesfal identificou a necessidade de criação do conjunto das condições produtivas e infraestruturais, subjacentes a uma nova unidade de produção, exclusivamente orientada para a produção de penicilinas.

O projeto, que terá uma duração de 24 meses, visa, assim, o aumento da capacidade produtiva da Empresa, de modo a dar resposta às crescentes necessidades do mercado, mais concretamente ao nível da procura de penicilinas.

Para alcançar este objetivo, o projeto contempla três áreas de intervenção principais:

  1. Realização de obras de construção da infraestrutura relativa à nova unidade de produção, envolvendo uma área de cerca de 5.920 m2, dotando-a das infraestruturas necessárias para o desenvolvimento da atividade proposta, incrementando a capacidade produtiva de penicilinas da Empresa em 189%;
  2. Implementação de tecnologias produtivas de última geração, essenciais ao alcance de superiores níveis de produtividade e eficiência do processo produtivo, contribuindo para a elevação da qualidade e segurança dos produtos;
  3. Recrutamento de 114 novos colaboradores, de modo a gerar a força de trabalho direta e indireta necessária para alcançar os níveis de produção objetivados, conjugado com a realização de ações de formação direcionadas aos novos e aos atuais colaboradores da área operacional/produtiva, com o objetivo de dotar estes elementos dos conhecimentos técnicos adequados para a correta operacionalização dos novos equipamentos.

 

Apoio

O projeto é promovido pela LABESFAL - LABORATÓRIOS ALMIRO S.A. e conta com o apoio do COMPETE 2020 no âmbito do Sistema de Incentivos à Inovação Produtiva, envolvendo um Investimento elegível de 21 milhões euros o que resultou num Incentivo de 9,5 milhões euros.

 

Entidade Promotora

A origem da Labesfal - Laboratórios Almiro, S.A remonta ao início da década de 50, com a constituição da Farmácia Almiro, em Campo de Besteiros, a partir da qual se desenvolveu um pequeno laboratório, que iniciou a produção de alguns produtos injetáveis e tópicos, como resposta às necessidades de vários sanatórios localizados na Serra do Caramulo.

Em resultado do seu projeto evolutivo, a empresa foi constituída sob a denominação ‘Labesfal - Laboratórios de Especialidades Farmacêuticas Almiro, Lda.’, a 18 de Março de 1981, tendo como objeto social o fabrico e comercialização de especialidades farmacêuticas.

Atualmente, a empresa assume a forma jurídica de sociedade anónima, e é detida na sua totalidade pela Fresenius Kabi Pharma Portugal, Lda.

A Fresenius Kabi é uma empresa global de cuidados de saúde especializada em medicamentos vitais e em tecnologias de perfusão, transfusão e nutrição clínica. Os produtos e serviços são empregues na terapêutica e no cuidado de doentes críticos e crónicos. A empresa compromete-se a disponibilizar aos profissionais de saúde medicamentos e tecnologias essenciais e em encontrar as melhores soluções para os desafios que enfrentam.

 

Artigos relacionados

Site: http://www.fresenius-kabi.pt/index.htm

Informações: http://www.fresenius-kabi.pt/4421.htm

08/08/2017 , Por Célia Pinto