Destaques
Inovar na diversificação e flexibilidade operacional do setor dos refrigerantes e cervejas

FONT SALEM é o fabricante líder em Espanha e Portugal em Marcas de Distribuição e co-packing de cervejas, refrescos e águas. Em Santarém ampliou a fábrica, estando esta preparada para produzir cerca de 2.200.000 Hectolitros, um aumento de aproximadamente 47% da capacidade produtiva inicial.

 

 

Projeto

O projeto promovido pela Font Salem Portugal vai trazer um aumento substancial da capacidade de produção anual em hectolitros de refrigerantes e cervejas, passando de 1.500.000 hectolitros para 2.200.000 hectolitros no final do projeto, o que representa um aumento de aproximadamente 47%.

Para além deste aumento da capacidade de produção a empresa tem como objetivos principais:

- Transformar a unidade industrial de Santarém, como uma das unidades produtivas de maior relevância estratégica e de maior flexibilidade produtiva no contexto do Grupo;

- Aumentar decisivamente a capacidade de produção, reforçando ainda a eficiência produtiva;

- Aumentar o volume de negócios nacional e internacional;

- Incrementar o número de postos de trabalho na unidade industrial de Santarém em 57% até 2019.

O projeto irá, ainda, ter efeito direto relevante ao nível dos tipos de atividade de inovação de Produto, Processo e Marketing:

- Processo - Implementação de novos processos e melhorias tecnológicas nos processos produtivos existentes, que permitirá tornar a unidade industrial de Santarém numa das fábricas do Grupo com maior diversidade e flexibilidade operacional a nível internacional.

- Produto - Conceção e introdução de novas tipologias de bebida, em novos formatos e com novos formatos de packaging.

- Marketing - Aposta num novo panorama de marketing da FS Portugal com um aumento significativo do nível da intensidade comercial, nomeadamente pelo aumento de colaboradores afetos a esta área, pela participação em feiras, pela realização de ações de prospeção comercial e de contacto com o cliente e pela aposta em novos materiais promocionais.

Com uma estrutura que garante ser “competitiva” e trabalhadores com experiência, a Font Salem avançou para a segunda ampliação da fábrica dos últimos seis anos e investiu 8,6 milhões de euros, dois milhões dos quais garantidos por fundos comunitários. No próximo ano, poderá fabricar um milhão em 200 mil hectolitros de cerveja e dois milhões de litros de refrigerantes.

“Isto permite-nos competir com as maiores fábricas em Espanha e ficar muito equilibrados face a outros produtores. Os custos de entrada são muito importantes mas, se não tivermos capacidade de produção equivalente, dificilmente conseguimos um preço competitivo”, detalha o gestor Antoni Folguera, acrescentando que este é um investimento “estratégico” que permite reduzir as importações nacionais de refrigerantes.

 

Fábrica

A fábrica de Santarém está localizada a 78 Km de Lisboa e a 72 km do aeroporto de Lisboa. Destina-se à fabricação de refrigerantes e cerveja. Tem uma área total de 290.725 m2 distribuídos em diferentes áreas, receção de matérias-primas, Sala de Malte, Brassagem, Fermentação, Guarda, Xaroparia, Enchimento e Armazéns.

 

Apoio

O projeto é promovido pela FONT SALEM PORTUGAL, S.A. e conta com o apoio do COMPETE 2020 no âmbito do Sistema de Incentivos à Inovação Produtiva, envolvendo um Investimento elegível de 4 milhões euros o que resultou num Incentivo de 1,8 milhões euros.

 

Artigos relacionados

Fábrica da Font Salem amplia produção e vira-se para os refrigerantes in Público

Site | http://fontsalem.com

16/08/2017 , Por Célia Pinto