Destaques
Craveiral | Farmhouse by Belong staying and feeling, uma interpretação holística do turismo de natureza

 

O projeto "Craveiral | Farmhouse by Belong staying and feeling, criação de turismo de natureza”, pretende criar e oferecer um empreendimento de tipologia Hotel-Apartamento de 4**, onde os clientes vivam e interajam, de modo, a que desenvolvam sensações e experiências de diversão e evasão únicas em pleno Alentejo. 

 

De acordo com o mentor do projeto Pedro Franca Pinto, “O apoio do Compete 2020 foi fundamental para a implementação do projeto Craveiral | Farmhouse by belong staying and feeling, um projeto que se encontra em desenvolvimento desde 2010 e que, no âmbito do Portugal 2020 acelerado, foi possível implementar neste ano prevendo-se a sua abertura para Dezembro de 2017.”

 

Projeto

O projeto “Craveiral | Farmhouse by Belong staying and feeling, criação de turismo de natureza”, tem como objetivo a criação de um empreendimento, com equipamentos e serviços inovadores, que funcionando em conjunto, consigam oferecer experiências e emoções de forma integrada, sendo este o ponto inovador e diferenciador, do projeto, único em São Teotónio, no concelho de Odemira.

O conceito deste projeto subentende-se como uma interpretação holística do turismo, apresentando uma abordagem integradora, onde se harmonizam o Ambiente, o Património, Cultura e Agroalimentar - Touring Cultural e Paisagístico, Gastronomia e Vinhos, tendo como proximidade o Mar.

 

As atividades que irão ser desenvolvidas no empreendimento turístico têm como objetivo, cativar os utilizadores para que não tenham necessidade de procurar fora do Craveiral qualquer outra atividade de animação turística. Pretende-se também que a oferta turística existente no empreendimento discipline a utilização dos recursos naturais existentes na região, em particular do Parque Natural da Costa Vicentina e do Sudoeste Alentejano, evitando um acréscimo de pressão humana sobre as praias do Parque Natural.

 

 

O empreendimento turístico

A Quinta do Craveiral submeteu à aprovação da C.M. de Odemira o empreendimento “Craveiral | Farmhouse by Belong staying and feeling, criação de turismo de natureza”, com as seguintes unidades de alojamento, equipamentos e instalações:

  • a) 38 Unidades de Alojamento do tipo apartamento (8 T0, 24 T1 e 6 T2)
  • b) Escritório
  • c) Loja
  • d) Bar
  • e) Restaurante
  • f) Piscina interior, sauna, banho turco, jacuzzi e ginásio
  • g) Piscinas exteriores (adultos e crianças)
  • h) Centro de Interpretação da Natureza
  • i) Canil
  • j) Estábulo
  • k) Zonas de diversão
  • l) Campo de jogos
  • m) Zonas de estar
  • n) Zonas de conservação da natureza.

 

Atividades a dinamizar

Após a conclusão do empreendimento ambiciona-se que o mesmo venha a ser reconhecido pelo ICNF como um empreendimento turístico de Turismo de Natureza.

A aposta da Quinta do Craveiral, com este projeto tem o intuito de dar resposta às insuficiências da região ao nível da oferta de produtos de turismo de natureza com a criação de um Centro de Interpretação da Natureza que promova animação de turismo de natureza e fomente a realização de passeios pedestres, equestres, de burro e de bicicleta pelo concelho de Odemira, tendo como ponto de partida e de chegada o empreendimento turístico.

O Centro de Interpretação da Natureza também terá condições para acolher a delegação ou a sede de uma organização não-governamental que tenha como objetivo a defesa do ambiente, vocacionada para o concelho de Odemira, bem como a produção de materiais de informação relativos à fauna, à flora e à geologia locais.

A lista alargada de atividades a dinamizar é a seguinte:

  1. Implementação de uma Horta biológica
  2. Criação de viveiro de plantas e árvores
  3. Plantação de árvores de fruto
  4. Implementação de projeto de conservação da natureza e da biodiversidade
  5. Disponibilização de serviços de informação, visitação e atividades de educação ambiental
  6. Passeios equestres
  7. Burricadas
  8. Criação de burros e ovelhas (em reduzida quantidade)
  9. Criação de rafeiros alentejanos
  10. Realização de reuniões
  11. Realização de eventos gastronómicos
  12. Realização de eventos familiares
  13. Realização de workshops e formações
  14. Passeios pedestres
  15. Cicloturismo
  16. Criação de um ponto de partida e de chegada a programas de visitação ao Parque Natural da Costa Vicentina e Sudoeste Alentejano
  17. Criação de programas de observação da natureza no concelho de Odemira (e.g. observação de aves)
  18. Promoção de animação turística dedicada a programas de turismo de natureza
  19. Criação de materiais informativos sobre a fauna, flora e geologia local
  20. Criação de um pequeno espaço multimédia
  21. Animação de crianças
  22. Comercialização de produtos locais.

 

 Como conclusão, o “Craveiral | Farmhouse by Belong staying and feeling, criação de turismo de natureza”, pretende preservar as áreas envolventes, de circulação e implantação do empreendimento turístico num estado natural, de modo a que a única ação humana seja a de promoção da biodiversidade. 

 

Apoio

O projeto “Belong Staying & Feeling - Quinta do Craveiral, criação de turismo de natureza” tem como promotor QUINTA DO CRAVEIRAL - TURISMO DA NATUREZA, S.A. e conta com cofinanciamento do Programa COMPETE 2020 no âmbito do Sistema de Incentivos Inovação Empresarial (Produtiva, Acelerador Investimento), envolvendo um Investimento elegível de 3,3 milhões de euros, que resultou num Incentivo FEDER de 2,4 milhões de euros.

 

 

 

Artigos relacionados

Site do Craveiral | Farmhouse by Belong staying and feeling AQUI

Vídeo Promocional do Festival de Mastros 2017 S. Teotónio AQUI

Artigo “O concelho de Odemira como Modelo Regional Europeu para a sustentabilidadeAQUI

 

 

16/08/2017 , Por Vanda Cardoso Pinheiro