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Shopview2Market

Shopview2Market

O Shopview é uma tecnologia inovadora, de visão computorizada e processamento de imagem, que serve para verificar os produtos à venda, de acordo com o planeamento do espaço, e também para identificar rupturas de stocks, entre outras situações.

 

Enquadramento

O consórcio do projeto ShopView2Market pretende disponibilizar uma solução inovadora que se aproxime da comercialização e podendo dar resposta a um dos problemas mais relevantes do dia-a-dia das empresas de comércio a retalho, o planeamento do micro espaço (planogramas) e do macro espaço (layout) das lojas e o controlo de execução dos mesmos.

 

Projeto

O projeto ShopView2Market pretende otimizar e tornar o ShopView numa solução de mercado que possa ser adotada e implementada por retalhistas nacionais e internacionais.

O projecto tem várias ferramentas tecnológicas, sendo a parte visível o Shopview buggy, um equipamento, por enquanto, ainda manobrado por um operador, mas futuramente poderá ser robotizado, que vai passando pelos corredores do hipermercado, e que através de câmaras vai fazendo uma auditoria às mercadorias expostas nas prateleiras. As principais funcionalidades são:

1 - Confirmar se os produtos estão bem expostos,

2 - Se há ou não ruptura de stocks,

3 - Se estão localizados nos locais contratados com os fornecedores,

4 - Se as etiquetas de preços estão em bom estado ou danificadas.

Esta informação, até agora recolhida manualmente, passa a ser enviada para os responsáveis de loja que, assim, pode rapidamente coordenar a reposição dos produtos em falta ou corrigir outros problemas reportados.

 

Resultados

A solução resultante será primeiro testada num retalhista nacional, o que constituirá um teste global,e depois demonstrada num retalhista internacional.

Em paralelo será trabalhado e executado um plano de disseminação e divulgação, assim como a definição da estratégia de exploração comercial.

Para já a nova ferramenta foi já apresentada no Continente de Matosinhos, o primeiro hiper-mercado do grupo Sonae.

Na demonstração feita foram recolhidas imagens na secção dos temperos e dos cereais de onde foram reportadas algumas situações. Esta informação é enviada ao responsável em tempo quase real que pode agilizar de imediato solução para as anomalias detetadas.

O sistema vai ser apresentado nos próximos dias na Áustria, na cadeia de distribuição Spar, uma das maiores a nível mundial.

Maria José Gonçalves, diretora da Wedo, tecnológica que também integra o grupo Sonae, destacou que “os resultados alcançados mostram que vale a pena investir em inovação para resolver problemas e optimizar soluções”.

 

Apoio

O projeto promovido em consórcio foi apoiado pelo COMPETE 2020 âmbito do Sistema de Incentivos à Investigação e Desenvolvimento Tecnológico na vertente de Co-promoção, com um Investimento elegível de 467 mil euros o que resultou num Incentivo FEDER de 230 mil euros.

 

Consórcio

A nova ferramenta foi desenvolvida por um consórcio que integra a Wedo Technologies, o Instituto Fraunhofer Portugal e a Sonae Center Serviços II. 

 

24/01/2017 , Por Célia Pinto