Destaques
QI – Qualidade e Inovação

QI – Qualidade e Inovação

O principal objetivo do projeto ‘QI: Qualidade e Inovação’ é a otimização do desempenho das empresas, de forma a garantir e incrementar a sua competitividade nos mercados em que atuam. Num universo cada vez mais competitivo, esta otimização só será possível pela garantia de eficácia e eficiência das suas metodologias de trabalho e pela inclusão de elementos diferenciadores, tais como atividades de inovação.

O ‘QI: Qualidade e Inovação’ baseia-se em intervenções de consultoria para implementação de Sistemas de Gestão de Qualidade e de Investigação, Desenvolvimento e Inovação, de acordo com os referenciais normativos ISO 9001:2015 e NP 4457:2007.

O projeto atuará na reformulação dos processos das empresas, organizativos e/ou tecnológicos, por forma a promover a eficácia e eficiência das metodologias de trabalho e a inclusão de atividades de inovação, enquanto elementos diferenciadores essenciais à competitividade.

 

Principais etapas de implementação do projeto

> Diagnóstico orientado para a identificação de oportunidades de melhoria e caraterização de processos chave da Organização e definição de plano de ações;

> Definição dos processos chave da Organização e elaboração do suporte documental associado;

> Identificação, análise e avaliação de Riscos de Negócio / Produtos e Serviços prestados (ameaças e oportunidades), definição e implementação de medidas de resposta;

> Implementação de ferramentas de gestão do conhecimento;

> Definição e implementação de painel de indicadores de Gestão e implementação de atividades de benchmarking;

> Realização de auditoria interna;

> Avaliação de Resultados alcançados;

> Apoio à Certificação (ISO 9001:2015/NP 4457:2007)

 

Resumo das etapas principais

 

Apoio

O programa “QI – Qualidade e Inovação” é apoiado pelo Compete 2020 no âmbito do Sistema de Incentivos à Qualificação de  PME - Projetos Conjuntos, envolvendo um Investimento Elegível de 1.911 mil euros, o que corresponde a um Incentivo FEDER de 1.038 mil euros.

Para mais informações consulte a brochura:                         

 

Fonte: AIP

19/08/2016 , Por Célia Pinto