Gran Cruz, uma aposta constante na inovação

No ano em que celebra o 130.º Aniversário, a líder em exportações do vinho do Porto aposta na diversificação dos seus vinhos, direcionando-os para um mercado internacional cada vez mais competitivo e exigente. GinDouro, o mais recente projeto cofinanciado pelo COMPETE 2020 visa desenvolver um GIN português feito com produtos da Região Demarcada do Douro e, mais concretamente, da Quinta de Ventozelo.

Em 2017 nasceu assim o VENTOZELO Premium dry GIN, o primeiro GIN associado a uma quinta do Douro, inspirado na tradição de destilação das grandes quintas e na riqueza aromática da vegetação mediterrânica da Quinta de Ventozelo.

Com base num projecto de investigação cofinanciado pelo COMPETE 2020, e desenvolvido pelo Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar, da Universidade do Porto, com a parceria com o Cantinho das Aromáticas, foram identificados, estudados e seleccionados os aromas da Quinta de Ventozelo utilizados então na produção deste GIN. Elegeram-se 8 espécies botânicas que foram maceradas em álcool proveniente da destilação de vinhos de Ventozelo e lotado com aguardente também proveniente de vinhos da Quinta de Ventozelo. 

Resultou num GIN que reflecte muito bem as características aromáticas do bosque, dos pomares e da horta de Ventozelo e apresenta um perfil vínico acentuado, fruto da origem do álcool utilizado. Em 2017 produziram-se 5.000 garrafas, sendo 40% destinadas à exportação, sobretudo para França, Dinamarca e Suíça. 

 

Breve Histórico da Gran Cruz

A Gran Cruz Porto vai buscar as suas origens à Sociedade Manuel R. d’Assumção & Filhos, fundada em 1887.

Em 1975, face aos problemas que o sector do Vinho do Porto atravessava, a sociedade francesa La Martiniquaise decidiu adquirir a Manuel R. d’Assumção & Filhos, redenominando-a para a actual firma Gran Cruz Porto.

Com esta aquisição, a La Martiniquaise para além de garantir o aprovisionamento de Vinho do Porto para o mercado Francês – que já então era o principal mercado deste produto – e de melhor controlar o processo produtivo, decidiu fazer o engarrafamento da marca Porto Cruz exclusivamente em Vila Nova de Gaia, antecipando em 20 anos a medida que havia de ser tomada pelo Estado Português, em 1995, de proibir a exportação de Vinho do Porto a granel.

A visão estratégica do fundador da La Martiniquaise, havia de se repercutir na condução da Gran Cruz Porto e na gestão da marca PORTO CRUZ, sendo a empresa de Vinho do Porto que mais investia e investe em promoção, tendo em 2001 atingido o primeiro lugar do ranking das marcas de Vinho do Porto, posição que mantém. Hoje, com mais de 11 milhões de garrafas vendidas sob a marca CRUZ em mais de 50 mercados, é líder de mercado em França, Alemanha, Espanha e Rússia, entre outros.

Hoje o Grupo Gran Cruz é composto por oito empresas, tendo começado por assumir uma posição no Vinho da Madeira em 1993, ao adquirir a empresa Justino’s Madeira Wine, que consolidou em 2010 com a aquisição da Henriques & Henriques, passando a deter cerca de 60% da comercialização de Vinho da Madeira. 

No Vinho do Porto, em 1996 cria a Companhia União dos Vinhos do Porto e Madeira para comercializar vinhos com marcas dos compradores e, em 2007, adquire a empresa C. da SILVA (Vinhos), cujo portfolio integrava as prestigiadas marcas DALVA E PRESIDENTIAL. 

Em 2010 cria a Gran Cruz Turismo para lançar o projecto do Espaço Porto Cruz, no Cais de Gaia e, em 2011, adquire a totalidade do capital da empresa de produção Vale de S. Martinho, que em 2014 promoveu em a construção, em Alijó, da mais moderna adega e centro logístico de armazenagem do país.  Ainda em 2014 adquiriu a Quinta de Ventozelo, uma das maiores e mais antigas quintas do Douro, passando dessa forma a estar presente em toda a fileira dos vinhos do Douro e do Porto, permitindo-lhe melhor controlar todo o processo produtivo e aproveitar todo o potencial qualitativo desta propriedade, reforçando a posição do grupo no segmento premium dos vinhos do Porto e do Douro.

Em 2015, visando a consolidação do tecido empresarial do sector do Vinho do Porto, adquiriu os activos da Companhia Comercial de Vinho do Porto, passado a deter uma quota de mercado de cerca de 30% do total de Vinho do Porto comercializado, adquirindo a produção, directa e indirectamente, a mais de 7.000 viticultores e mais de 40 milhões de euros injectados anualmente na economia regional duriense.

 

> Alguns números do Grupo GRAN CRUZ

Com 160 colaboradores e um volume de negócios consolidado de cerca de 90 milhões de euros, dos quais mais de 85% provêm da exportação, a Gran Cruz é uma das mais dinâmicas empresas vitícolas portuguesas e líder dos mercados do Vinho do Porto e do Vinho da Madeira.

Fruto da política de reinvestimento, desde 2009 o Grupo investiu mais de 70 milhões de euros na melhoria dos processos produtivos e em aquisições, refletindo o total compromisso do grupo Gran Cruz no desenvolvimento das suas atividades no Douro e na Madeira e na afirmação do sector vitivinícola português nos mercados internacionais.

 

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21/12/2017 , Por Cátia Silva Pinto
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