Destaques
COMPETE 2020 já aprovou 110 milhões de euros de investimento para projetos no setor do Turismo .

 

Portugal tem no setor do Turismo a sua maior actividade exportadora. Representa 15,3% das exportações de bens e serviços, gera emprego e é um fator crucial de desenvolvimento regional e local, tendo impato numa multiplicidade de setores económicos.

A trajectória de crescimento é inegável quando analisamos os indicadores: número de hóspedes, número de dormidas, receitas… mas a descapitalização das empresas do setor e a diminuição das qualificações dos trabalhadores do setor são desafios cruciais para que Portugal mantenha a sua posição no TOP 15 dos destinos turísticos mais competitivos do Mundo (World Economic Forum).

Os fundos da União Europeia são fundamentais para estes desafios: investimento e qualificação profissional, sempre alinhados com a Estratégia que venha a ser delineada. De acordo com a monitorização mensal dos Sistemas de Incentivos (dados a 31 de julho 2016) foram aprovados no PT 2020, 160 milhões de euros de investimento para projetos do setor do turismo, representando os projetos apoiados pelo COMPETE 2020, 69% deste montante.

Estes projetos que apresentamos, como outros apoiados pelo programa, reflectem a preocupação em estimular modelos de negócios assentes numa arquitetura de diferenciais competitivos sustentáveis, quer a montante na cadeia de valor através da excelência de processos e produtos dificilmente replicáveis, quer a jusante numa orientação clara de mercado e entendimento dinâmico de requisitos de consumidores sofisticados com origem em mercados de forte poder aquisitivo que demonstram apetência por ofertas de elevado  valor agregado e pelas quais estão dispostos a pagar prémios de preço.  

Douro Azul diversifica oferta no segmento dos cruzeiros fluviais no Rio Douro
 
Monumental Palace Hotel um emblemático hotel de luxo na cidade do Porto
 
FeelViana Hotel vocacionado para o Turismo Ativo no Cabedelo
 

 

 

 

 

 

02/09/2016 , Por Paula Ascenção
Portugal 2020
COMPETE 2020