14/12/2017
ABSOLAR: uma aposta no enorme potencial da energia solar

Entrevistámos Luis Rebouta, investigador responsável pelo projeto ABSOLAR que visa “o desenvolvimento de um revestimento de 4 a 5 camadas para absorção seletiva da radiação solar para aplicações que utilizem a tecnologia solar térmica concentrada”.

14/12/2017
SmartCore: a inovação em painéis multifuncionais com núcleo isolador

Cofinanciado pelo COMPETE 2020, o projeto SmartCore - promovido pela Vicaima, ITeCons e Universidade de Coimbra - visa o desenvolvimento de um novo conceito de painel, multifuncional, que incorpore soluções de isolamento acústico e térmico, inovadoras a nível mundial, com diversas aplicações, nomeadamente como elementos de separação e compartimentação de espaços, ou de encapsulamento de equipamentos.

11/12/2017
ECOLIVES - Gestão sustentável em olivais mediterrânicos

Pretende-se estimar o valor do controlo biológico natural em função do tipo de gestão de pragas aplicado sobre duas das principais pragas da azeitona - a mosca-da-azeitona e a traça-da-azeitona.

07/12/2017
ClimTestE+: Uma nova geração de câmaras climáticas

Promovido pela empresa Aralab em parceria com o ITeCons, com o cofinanciamento do COMPETE 2020, o projeto ClimTestE+ visou a criação de uma nova geração de câmaras climáticas altamente competitivas e energeticamente eficientes, mantendo a flexibilidade de produção.

07/12/2017
UniRCell: Parceria portuguesa consolida investigação em tecnologias do hidrogénio e pilhas de combustível

​Em declarações ao COMPETE 2020, Filipe Figueiredo, investigador coordenador do projeto UniRCell, sumaria o caminho percorrido no âmbito desta parceria liderada pela Universidade de Aveiro – em parceria com a FEUP, REQUIMTE e UTAD - e a importância do apoio do COMPETE 2020, que “permitiu a criação direta de 15 bolsas de investigação e 5 empregos científicos qualificados”.