19/04/2018
Coded-FISH: Universidade do Minho desenvolve ferramenta inovadora

Cofinanciado pelo COMPETE 2020, este projeto visa combinar técnicas com análise/marcação combinatória para criar uma metodologia codificada por cores, permitindo assim uma detecção rápida, robusta e em multiplex de patogénicos e de genes resistentes a antibióticos.

19/04/2018
StrokeTherapy: investigação portuguesa usa células estaminais para tratamento de AVC

Cofinanciado pelo COMPETE 2020 e liderado pela Crioestaminal, o médico e investigador João Sargento-Freitas comenta que o projeto supra visa criar uma plataforma terapêutica para doentes de AVC através de uma “técnica inovadora em Portugal e a nível internacional” que irá “recriar novos vasos para voltar a dar sangue à zona lesada”, a “ser testada em 30 doentes”.

16/04/2018
2Bio4cartilage - Programa de intervenção integrado para prevenção e tratamento de lesões da cartilagem

O projeto 2Bio4cartilage conta com o apoio do COMPETE 2020, e tem como objetivo a prevenção e desenvolvimento de uma solução de tratamento de uma doença que afeta mais de 250 milhões de pessoas a nível mundial, a osteoartrose.

13/04/2018
SCZ_bioMark - Diagnóstico e prognóstico da esquizofrenia: a caminho de uma medicina personalizada

Promovido pelo Centro de Neurociências e Biologia Celular da Universidade de Coimbra, este projeto visa encontrar novos biomarcadores para o diagnóstico e prognóstico da esquizofrenia, construindo as ferramentas necessárias para uma medicina personalizada.

12/04/2018
Investigação portuguesa lança primeiro Gin com identidade Duriense

Chama-se “Ventozelo Premium Dry Gin” e resulta da vontade de inovação da Gran Cruz Porto - em parceria com o Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar e com o Cantinho das Aromáticas - em desenvolver um Gin com produtos da Região Demarcada do Douro. O projeto GINDOURO foi cofinanciado pelo COMPETE 2020.