16/11/2017
FibreInSurface: Inclusão de fibras em materiais plastificados para utilização visível em superfícies no interior automóvel

TMG Automotive aposta em criar produtos inovadores de elevado valor acrescentado, com base em três pilares principais: sustentabilidade, reciclagem e redução de peso, sendo o foco do projeto FibreInSurface o desenvolvimento de um acabamento de um painel de instrumentos e de um componente estrutural do painel de porta para o sector dos transportes.

16/11/2017
Projecto Exhaust2Energy quer converter calor dos gases de escape em eletricidade

“Pretendemos desenvolver um protótipo que possa ser adotado por empresas de automóveis e seus componentes, mas também a outros processos industriais onde existe desperdício de calor de alta temperatura, como é o caso da indústria cimenteira, cerâmica, têxtil e calçado, incineração de resíduos sólidos urbanos, entre outros”, comenta o coordenador Francisco Brito, numa entrevista ao COMPETE 2020.

13/11/2017
Novos sistemas de fechadura e ignição de veículos com predomínio de eletrónica e de tecnologia de nova geração

A HUF Portuguesa irá, por via deste projeto, iniciar-se ao nível da produção de um conjunto de produtos que constituirão a nova geração dos sistemas de fecho e ignição das viaturas.

10/11/2017
BOP - Projeto de Investigação para nova Bomba de Óleo com componentes em Polímero

O BOP - Projeto de Investigação para nova Bomba de Óleo com componentes em Polímero visa responder às novas necessidades económicas e ambientais do mercado de componentes para automóvel, promovendo a investigação e desenvolvimento sobre polímeros de elevado desempenho para aplicação em componentes de bombas de óleo.

09/11/2017
HapticControl: Uma nova geração de comandos para novas formas de consumo de media

Leia a entrevista com Márcio Harpa Barata, Chief Technology Officer na Tech4Home, empresa responsável, em parceria com o Instituto Politécnico de Leiria, de lançar uma nova geração de comandos remotos altamente diferenciados no âmbito do entretenimento doméstico e que recentemente ganhou o prémio Red Dot Award na categoria de Product Design.

09/11/2017
weWallet: Timwe cria uma forma inteligente de pagar

Este projeto visa desenvolver soluções que permitam aos utilizadores usar e gerir pagamentos, identificação pessoal, bilhética digital, e por outro lado permitir aos comerciantes implementar e gerir estratégias de marketing móvel de forma segura, fazendo-os diferenciarem-se da concorrência por uma shopping experience otimizada.

07/11/2017
Empresas satisfeitas com deslocação ao Irão organizada pela NERLEI

Foram cinco as empresas que integram a missão da NERLEI e que desenvolvem atividades nos setores de: fabricação de maquinaria para indústria da cerâmica estrutural; extração e transformação de mármores; moldes; eletricidade, automação de processos e manutenção técnica; e ainda software.

06/11/2017
Dynamic Standards Management Systems

O Dynamic Standards Management System consiste numa completa reformulação, na arquitetura, na tecnologia de suporte e na introdução de novos modelos de negócios baseados em cloud computing, no produto UEBE.Q, destinado à implementação de sistemas de gestão normativos.

03/11/2017
APTUS - Centro de Desenvolvimento de Software e Inovação em "Machine Driven Big Data & Connected Media Services"

O projeto APTUS tem como objetivo desenvolver e implementar as melhores soluções inovadoras incidentes em áreas como Big Data & Analytics e Connected Media.

02/11/2017
KnowLogis: Glintt agiliza gestão da logística hospitalar com plataforma inteligente

Desenvolvida em parceria com o INESC TEC, esta nova solução monitoriza e acompanha a gestão hospitalar, com foco na vertente logística, sendo um projeto estratégico para a empresa portuguesa de tecnologia de informação para a saúde.

30/10/2017
Physio@Home: uma solução inovadora nos tratamentos de fisioterapia e reabilitação

Com o apoio do COMPETE 2020, a Plux, em consórcio com a Fraunhofer Portugal AICOS, cria novo sistema para auxiliar as sessões de fisioterapia feitas nas clínicas e em casa do paciente, visando, melhorar a qualidade dos tratamentos e acelerar o processo de reabilitação.

30/10/2017
Promoção da autonomia de idosos frágeis através da melhoria da cognição e capacidade de marcha e utilização de produtos de apoio

O MIND&GAIT propõe promover a vida independente da população idosa fragilizada, através da melhoria da cognição, capacidade de marcha e de equipamento específico.

26/10/2017
SOCIALITE - Arquiteturas, Soluções e Ambiente para uma Internet das Coisas Orientada para as Pessoas

Entrevista com Fernando Boavida, investigador do projeto SOCIALITE. Um projeto que pretende criar uma definição de uma arquitetura de IoT que possa ser utilizada como base de aplicações centradas nas pessoas, em vários domínios como, por exemplo, aplicações em áreas sociais ou aplicações para apoio de pessoas com problemas de saúde, contemplando diversos tipos de utilizadores, possibilitando diferentes formas de comunicação e interação, e garantindo privacidade e segurança.

26/10/2017
FoodNanoSense: investigação portuguesa quer tornar alimentos saudáveis mais apetecíveis

“O sabor dos alimentos é a chave na escolha do consumidor: não interessa o quanto saudável um determinado alimento ou bebida possa ser, se o seu sabor não agradar ao consumidor é pouco provável que tenha sucesso e seja escolhido/consumido”, comenta Susana Soares, investigadora responsável pelo projeto, numa entrevista ao COMPETE 2020.

26/10/2017
FunctionalTuna: Ramirez inova e lança conservas de atum funcionais

A conserveira mais antiga do mundo em laboração aposta em alimentos funcionais ao desenvolver uma conserva de atum que permite dar uma resposta fisiológica na proteção cardiovascular.

23/10/2017
BioClarVino II: Desenvolvimento de extratos proteicos de levedura desidratados para estabilização e clarificação de vinhos

O projeto BioClarVino II pretende atingir a investigação industrial e o desenvolvimento final de um produto que irá munir os operadores do sector dos vinhos com uma ferramenta única, biológica e não alergénica com efeito preventivo e curativo a nível de oxidações nos vinhos, e com aplicabilidade a outros segmentos de vinho.

23/10/2017
Programa de Valorização & Promoção Internacional da Gastronomia Portuguesa e dos seus Produtos Endógenos

A Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP) pretende, com este Programa, valorizar e promover a gastronomia portuguesa a nível internacional.

19/10/2017
CerWave: a inovação da Costa Verde na cozedura de porcelana

Promovido em parceria com a Universidade de Aveiro e o CTCV - Centro Tecnológico da Cerâmica e do Vidro, o objetivo deste projeto visa a otimização de um protótipo de forno híbrido gás/micro-ondas destinado à cozedura de porcelana com vista à poupança energética e à diminuição de gases de efeito de estufas.

19/10/2017
Inovação fundamental do processo produtivo, da gestão organizacional e do marketing

Com o grau de inovação do processo produtivo a empresa pretende uma inversão de 180 graus do paradigma produtivo e tecnológico da empresa, diferenciando se da concorrência, ao levar a cabo uma inovação de rutura do paradigma produtivo atual apostando na automação de todo o processo de produção.

19/10/2017
Aposta no reforço internacional da ALMAS DESIGN SA

A Almas Design, SA apostou num projeto de internacionalização delineando um plano de investimentos que teve como grande objetivo a criação de uma estrutura de marketing com uma maior orientação para o mercado através da adoção de uma postura mais direcionada para o cliente e para as suas necessidades

19/10/2017
FLOWARE Investigação e desenvolvimento de linha de produtos de Grés de Chama (flameware)

Com a realização do projeto FLOWARE, pretende-se desenvolver e fabricar um produto cerâmico capaz de suportar as tensões termomecânicas resultantes da ação direta da chama dos queimadores dos fogões domésticos e industriais.

12/10/2017
3D Yarn Design: Clariause lança fios tingidos inovadores

Cofinanciado pelo COMPETE 2020, este projeto conta com a colaboração da Universidade do Minho e visa a produção de fios 3D tingidos para uso têxtil (vestuário e têxtil-lar) com características adicionais de design, sofisticação e funcionalidade. Trata-se de um produto inexistente no mercado atualmente, estando prevista a criação de 7 Postos de Trabalho.

12/10/2017
Cotesi Ultra Mesh

Nova tecnologia na fábrica da Cotesi permitirá a produção de um novo e mais resistente tipo de malha para enfardamento agrícola, uma inovação pioneira a nível mundial.

06/10/2017
PetraMAX

O projeto PetraMAX está inserido na estratégia de crescimento da PETRATEX através de uma aposta sustentada no reforço das suas capacidades de inovação, organização, produção e pela introdução de novas tecnologias e métodos inovadores nos processos de forma a aumentar a presença internacional dos seus produtos para os mercados moda, desporto e high-tech.

04/10/2017
Polopique: Aposta em fios inovadores

Atenta às necessidades e às solicitações do mercado, a Polopique identificou a oportunidade de desenvolver novos fios têxteis incorporando novas matérias-primas e novas combinações que que vão ao encontro da procura sentida a nível internacional.

03/10/2017
Consolidação da Internacionalização da Marca própria FLEX&GO

André Oliveira é o rosto ... da FLEX&GO, calçado em couro, baseado na construção stitch and turn, confortável, mas com design atrativo.

03/10/2017
Internacionalização da nova marca PERKS

António Fernandes Tavares é o rosto ... da Fábrica de Calçado Evereste, Lda. A PERKS é uma marca de calçado destinada ao segmento alto/luxo da qual já existe registo em Portugal, Europa, e diversos países da Ásia, USA, e América Latina.

03/10/2017
Internacionalização da marca própria Friendly Fire para mercados de maior valor acrescentado

Desenhada e fabricada em Guimarães, numa fábrica com mais de 25 anos de experiência na produção de calçado, a Friendly Fire surge com a ambição de se tornar líder no segmento do calçado de luxo português pelo que o/a convidamos a ler a entrevista de Rita Fernandes, sócia e diretora geral da marca, ao COMPETE 2020.

03/10/2017
Dinamização e projeção da Marca GLADZ nos mercados internacionais

Fernanda Oliveira é o rosto ... administradora com uma vasta experiência no setor do calçado que em 2014 decidiu arriscar e lançar a Gladz, uma marca própria de sapatos no segmento alto/luxo, orientado sobretudo para os mercados externos. Cofinanciado pelo COMPETE 2020, o projeto prevê a criação de 7 Postos de Trabalho.

02/10/2017
Dez PME portuguesas entre as mais inspiradoras da Europa

Há dez empresas portuguesas entre as pequenas e médias empresas mais inspiradoras da Europa, de acordo com a análise da London Stock Exchange (LSE). Numa selecção que procura distinguir as empresas com uma facturação de até 300 milhões de euros com a maior velocidade de expansão, há três companhias nacionais que repetem agora o lugar conseguido em 2016: a Vision-Box, a Iguarivarius e a Carvalhos (Couro Azul).

29/09/2017
Tirar partido da globalização: regiões beneficiarão de novo apoio da UE na construção de economias resilientes

As regiões de todos os Estados Membros podem apresentar a sua candidatura a dois projetos-piloto da Comissão, até 31 de outubro. As regiões selecionadas podem beneficiar de um apoio financeiro e de consultoria personalizados, prestados pela UE, para transformar as suas economias e modernizar as suas indústrias.

26/09/2017
SIG HABITAT: promotor da cadeia de valor do Habitat

Esta plataforma visa ser um meio de partilha de ações de conhecimento e processos de cooperação na cadeia de valor do Habitat, representada pelo Cluster Habitat Sustentável, através da divulgação de oportunidades de negócio e desenvolvimento de projetos de investigação nas temáticas da construção sustentável.

26/09/2017
Revidry: Desenvolvimento sustentável de porcelânico técnico por via seca

Desenvolver um novo processo de produção de pavimento e revestimento cerâmico em grés porcelânico, recorrendo ao método de preparação de pasta por via seca, tornando o processo ambientalmente mais sustentável é o objetivo deste projeto promovido pela Revigrés com o apoio do COMPETE 2020.

26/09/2017
PCMs for buildings

Desenvolver uma metodologia de análise do comportamento térmico de sistemas com cavidades retangulares com materiais de mudança de fase (PCMs) para o aproveitamento de energia solar térmica em edifícios.

25/09/2017
Depois de Nova Iorque, Londres, Milão, a moda nacional na Paris Fashion Week

Uma campanha promocional integrada promove a temporada SS18 Portugal Fashion, que teve início em Nova Iorque, dia 11 de setembro, e culmina em outubro com a 41ª edição nacional, nas cidades de Lisboa e Porto. E volta a ser complementado pela ação do seu "braço comercial”, o projeto Next Step.

20/09/2017
Acordo comercial UE-Canadá entra em vigor

Entra em vigor dia 21 de setembro ,a título provisório, o Acordo Económico e Comercial Global (CETA) entre a UE e o Canadá. O acordo oferece novas oportunidades para que as empresas da UE de todas as dimensões exportem para o Canadá. A partir de 21 de setembro, o CETA suprime os direitos sobre 98 % dos produtos (posições pautais) que a UE comercializa com o Canadá. O acordo entrará em vigor de forma definitiva e completa quando todos os Estados-Membros da UE o tiverem ratificado. A Comissão irá trabalhar com os Estados-Membros e o Canadá para assegurar a sua implementação gradual e eficaz.

19/09/2017
Cutinov: investigação portuguesa aposta na inovação estética para a cutelaria

Cofinanciado pelo COMPETE 2020, o projeto promovido pela Belo Inox e pela Universidade do Minho visa criar texturas superficiais atrativas através de duas novas tecnologias: laser e spray plasma.

19/09/2017
“INOVBORDALLO” inovar a cerâmica caldense mantendo o ADN

O projeto “INOVBORDALLO” aposta na inovação e na automação dos processos existentes, de modo a permitir o aumento da capacidade produtiva, através de uma maior flexibilidade, eficiência e diferenciação nos produtos, fortalecendo a competitividade e reforçando a cadeia de valor. Uma ação das FAIANÇAS ARTISTICAS BORDALO PINHEIRO, cofinanciada no âmbito do Programa COMPETE 2020.

18/09/2017
OptimizedWood – Optimização de recursos florestais na construção

O principal objetivo deste projeto é desenvolver e validar, em ambiente industrial, um produto de construção inovador em madeira que consiste num painel compósito com diversas funcionalidades inovadoras.

18/09/2017
LEDinTEX: a aposta da Penedo em têxteis com LED

Com o apoio do COMPETE 2020, a Têxteis Penedo está a desenvolver um projeto - em parceria com o CeNTI e o CITEVE – que visa a industrialização e validação de têxteis com sistemas de iluminação (LED) integrados.

18/09/2017
Portugal reforça presença na maior feira de calçado do mundo

Portugal continua a reforçar a presença na maior feira de calçado do mundo. 96 empresas nacionais estão presentes na MICAM, que se realiza de 17 a 20 de setembro , e na MIPEL (feira de acessórios).

13/09/2017
AMCLASSIC: Expanding Global Horizons for Tailor Made Furniture

A Armando Ferreira da Silva & Filhos, Lda. (AFS), criadores de mobiliário para o lar, considera que a única forma de crescer no mercado internacional é reforçando a sua posição nos mercados onde já está presente e penetrando em novas geografias, através do reforço da prestigiada marca de mobiliário AMClassic.

12/09/2017
Promoção Internacional Integrada do Destino Portugal - Visit Portugal !

O projeto “Promoção Internacional Integrada do Destino Portugal” pretende promover Portugal enquanto destino turístico e as marcas regionais. Uma iniciativa do Turismo de Portugal para a criação de uma imagem internacional atrativa e para o sucesso da estratégia comercial das empresas e dos agentes junto dos turistas, cofinanciada no âmbito do Programa COMPETE 2020.

07/09/2017
Mais Competitividade : 27 milhões de euros para apoiar a formação em processos de Inovação

Publicado a 3 de julho o Aviso n.º 18/SI/2017 apoia projetos de formação integrados em processos e inovação porque as competências permitem às empresas inovar e ganhar mercados nas novas cadeias de produção mundial.

06/09/2017
“Why Portugal” ? porque está na hora de internacionalizar a música portuguesa...

O projeto “WHY Portugal” visa a internacionalização do sector da música nacional, através de diversas atividades, ações e missões, no exterior e dentro do país. Iniciativa que conta com o cofinanciamento do Programa COMPETE 2020 no âmbito do Sistema de Apoio a Ações Coletivas (Internacionalização).

06/09/2017
FashionUP.pt

O projeto assume uma estratégia de posicionar as mais dinâmicas e inovadoras empresas e marcas portuguesas de vestuário nos mais prestigiados espaços de negócio e promoção internacional, tendo em vista o crescimento sustentando das exportações.

05/09/2017
PREMIUM PRODUCTS FOR EXCLUSIVE MARKETS 2018 - 2ND EDITION

O projeto surge em continuidade do PREMIUM PRODUCTS FOR EXCLUSIVE MARKETS e visa acelerar os processos de internacionalização das PME pertencentes aos setores da Gastronomia, Produtos Regionais, Vinhos e Comércio de Portugal, através de um conjunto de ações de presença e comunicação internacional.

05/09/2017
Já ouviu falar do EduPARK: Mobile Learning, Realidade Aumentada e Geocaching na Educação em Ciências?

Trata-se de um projeto inovador de investigação que visa compreender como uma app, dirigida a professores e alunos, em contextos de visitas de estudo ao ar livre, poderá ter impacte a nível de: valor educativo; motivação; empenho; aprendizagem autêntica e ao longo da vida; e hábitos de conservação e sustentabilidade.

05/09/2017
UniversitiesPortugal.com

Encontrar as razões certas para ter uma experiência de estudos superiores no estrangeiro e para escolher Portugal. Encontrar também informações sobre 15 universidades, incluindo todas as universidades públicas e a Universidade Católica Portuguesa. É o propósito deste website, que promove o Ensino Superior de Portugal.

29/08/2017
Poli Entrepreneurship Innovation Network (PIN)

A maior rede de empreendedorismo nacional no ensino superior politécnico, concebida com o objetivo de promover a cultura empreendedora, motivando o desenvolvimento da criatividade e ideias inovadoras.

29/08/2017
Empreende+

Iniciativa destinada a jovens empreendedores que pretendam criar um negócio por conta própria numa das seguintes áreas: arquitetura, design e publicidade, e software.

29/08/2017
Improve It

Atuar de forma concertada na qualificação de empreendedores, empresas e startups é a missão do projeto promovido pela ANJE.

23/08/2017
NAUTILUS reforça a presença no mundo digital e internacional

O projeto “Nautilus no mundo digital e internacional” pretende reforçar a presença da empresa nos mercados externos, através de uma estratégia de internacionalização estruturada, com uma forte aposta na economia digital. Iniciativa com cofinanciamento do Programa COMPETE 2020 no âmbito do Sistema de Incentivos Qualificação e Internacionalização PME.

22/08/2017
Waste to Value: A aposta da Compta no setor dos resíduos

Cofinanciado pelo COMPETE 2020, o projeto visa lançar uma solução inovadora para a gestão de recolha seletiva de resíduos sólidos urbanos, dotado de uma tecnologia diferenciadora que irá alavancar esta indústria.

21/08/2017
Louropel: líder mundial na produção de botões ecológicos e biodegradáveis

O projeto de “Ampliação e inovação da Louropel” pretende manter a liderança num setor em que os fornecedores e clientes trabalham em just in time em qualquer parte do mundo, tendo que para isso, continuar a investir na investigação de novos materiais e em novos processos de produção de botões ecológicos.

16/08/2017
Magical Industry Tour, o estímulo à invenção e empreendedorismo

O projeto “Magical Industry Tour” pretende promover o espírito empresarial facilitando a criação de empresas inovadoras capazes de atuar no mercado global. É promovido pela Associação Industrial Portuguesa - Câmara de Comércio e Indústria (AIP-CCI).

16/08/2017
Inovar na diversificação e flexibilidade operacional do setor dos refrigerantes e cervejas

FONT SALEM é o fabricante líder em Espanha e Portugal em Marcas de Distribuição e co-packing de cervejas, refrescos e águas. Em Santarém ampliou a fábrica, estando esta preparada para produzir cerca de 2.200.000 Hectolitros, um aumento de aproximadamente 47% da capacidade produtiva inicial.

16/08/2017
ALMENCOR2020

Visa a criação de raiz de uma unidade industrial destinada ao descasque de amêndoa e tem como objetivo garantir o fornecimento de miolo de amêndoa que responda aos mais elevados padrões de exigência a nível internacional.

16/08/2017
Craveiral | Farmhouse by Belong staying and feeling, uma interpretação holística do turismo de natureza

O projeto “Craveiral | Farmhouse by Belong staying and feeling, criação de turismo de natureza”, pretende criar e oferecer um empreendimento de tipologia Hotel-Apartamento de 4**, onde os clientes vivam e interajam, de modo, a que desenvolvam sensações e experiências de diversão e evasão únicas em pleno Alentejo.

16/08/2017
GreenEdge ECO PELETES

A empresa irá operar no aproveitamento e valorização de material das podas de vinhas e olivais para a produção de briquetes e pellets de biomassa. Atualmente em construção, a unidade da Greenedge será a primeira da Península Ibérica a laborar com recurso a material lenhoso proveniente das podas.

11/08/2017
Empreender 2020 - Regresso de uma geração preparada

O projeto procura dar resposta a um problema nacional traduzido na ausência de um ambiente favorável à fixação no País, de uma geração de jovens qualificados, no reduzido estímulo empreendedor da envolvente, que favorece uma forte aposta desta geração na procura de outros destinos mais atrativos.

11/08/2017
FAMEST é na essência um Cluster do Calçado e Moda

O projeto “FAMEST Footwear, Advanced Materials, Equipment’s and Software Technologies − Calçado e tecnologias avançadas de materiais, equipamentos e software”, é na essência um Cluster do Calçado e Moda que pretende apostar na internacionalização do calçado português, resultado de um consórcio liderado pela KYAIA.

11/08/2017
reGrafitti - da grafite resíduo ao grafeno reforço - um novo caminho para o fabrico de nanocompósitos

O objetivo é recuperar elétrodos de grafite (resíduos) transformando-os em matéria-prima secundária, de modo a reutilizá-la sob outra forma em produtos finais, ou seja, peças poliméricas injetadas.

08/08/2017
Labesfal - Aumento da capacidade produtiva para produção de penicilinas

Novo edifício de 6.000 m2 construído para albergar duas novas linhas, que vão produzir penicilina para administração intravenosa. Esta expansão levará à criação de cerca de 114 novos postos de trabalho em Santiago de Besteiros.

03/08/2017
CASA - Ceramic Alternative Strong Article, é esta a sigla do novo produto cerâmico lançado pela Vista Alegre Atlantis

No âmbito de uma investigação em consórcio com a Mota II Soluções Cerâmicas, S.A., o projeto CASA resultará na criação de uma linha de produtos cerâmicos, que apresentam a riqueza cromática e a leveza da faiança, associada a um desempenho superior ao nível de resistência e durabilidade, mediante um processo produtivo melhorado e ajustado, com menores consumos.

01/08/2017
11 recomendações apresentadas à Comissão Europeia numa nova visão para a investigação e a inovação da UE

A Europa deve capitalizar melhor o conhecimento que produz e transformar o seu potencial de inovação em crescimento económico. A pesquisa e a inovação devem ser priorizadas nos orçamentos da UE e nacionais, com uma duplicação do orçamento para o sucessor do Horizon 2020, o atual programa de pesquisa e inovação da UE. E deve envolver os cidadãos no enfrentamento dos desafios globais através de missões de inovação amplamente mobilizadoras.

01/08/2017
GreenSolarShade

Pretende-se com este projeto desenvolver um sistema inovador e sustentável de coberturas verdes assentes em estrutura metálica para sombreamento de parques de estacionamento com capacidade de produção de energia e aproveitamento das águas pluviais.

01/08/2017
Leica continua a apostar em Portugal

Miguel Ferreira, responsável pelo Departamento de Gestão de Projetos & Desenvolvimento na empresa comenta a mais-valia do apoio do COMPETE 2020 no âmbito do projeto que visa desenvolver, pela 1.ª vez em Portugal, objetivas e binóculos com elevada performance e alta fiabilidade mecânica.

31/07/2017
SOMEMA IPB, a nova unidade industrial

O projeto “SOMEMA IPB” assenta na criação de um novo estabelecimento industrial, que permita a produção de moldes de grandes dimensões para peças plásticas de interiores e exteriores para automóvel, como Painéis de instrumentos e Para-choques.

31/07/2017
"Ultra-Light Felts" - Nova geração de feltros leves da FEPSA

O projeto “Ultra-Light Felts - nova geração de feltros leves” promovido pela FEPSA, visa o desenvolvimento de uma nova geração de feltros leves com gramagens abaixo dos 80 gramas (referência feltro leve - copa B / aba 8 cm), reforçando as características e os níveis de qualidade, tendo como objetivo atingir as 40/50 gramas.

25/07/2017
INNOVCAR e o iFACTORY: A Bosch a investir em inovação

INNOVCAR e o iFACTORY são dois grandes projetos promovidos pela Bosch em parceria com a Universidade do Minho, uma estratégia integrada de aquisição de conhecimento científico e de desenvolvimento de tecnologia.

25/07/2017
Pillow2Bed

O projeto Pillow2Bed pretende, através de um design criativo e inteligente e a combinação de materiais e estruturas têxteis, desenvolver uma almofada decorativa que seja facilmente convertida numa cama confortável e adaptável a diferentes condições de utilização.

25/07/2017
Smart Cover Pool & Deck

Com o apoio do COMPETE 2020, uma PME portuguesa aposta em soluções inovadoras para piscinas inteligentes, seguras e sustentáveis.

25/07/2017
AQUAFALLS NATURE HOTEL & SPA - 5**

Requalificação e ampliação do Hotel que apostará num conceito diferenciador: ‘Nature-Hotel’, baseado na natureza e nos costumes e tradições locais - Caniçada-Vieira Do Minho – Vila Do Geres. Será este o tema que terá expressão nas edificações, na decoração de cada piso e, em particular, no núcleo museológico a ser instalado na unidade. Um Hotel que proporcionará uma experiência turística que evidencia o património imaterial associado ao lugar, a vivência do rio e da montanha e todas as atividades que deles dependem.

20/07/2017
Divulgação documento da EMCE | Sessões públicas de apresentação do Programa Capitalizar

Divulgamos o documento da Estrutura de Missão para a Capitalização das Empresas - EMCE*, resultado de em trabalho rigoroso e exaustivo das medidas e apoios disponíveis às empresas através do Programa Capitalizar, apresentado nas sessões públicas

19/07/2017
Parque dos Dinossauros da Lourinhã

O objetivo deste projeto passa pela criação de um parque temático associado aos dinossauros, que será como um museu ao ar livre, repleto de atividades associadas à descoberta dos dinossauros.

19/07/2017
Royal Óbidos Spa & Golf Resort, sinónimo de turismo de luxo diversificado

O projeto “Royal Óbidos Spa & Golf Resort” - ROS&GR visa promover um conjunto de produtos turísticos de luxo diversificados, tendo em vista o incremento da competitividade e apostando em modelos empresariais inovadores assentes numa forte aposta de internacionalização.

18/07/2017
Qimono Value for life

O projeto promovido pela VYGON compreende a criação de uma nova unidade industrial, criada de raiz, no concelho de Paredes, para produção de uma gama de dispositivos médicos que incorporam uma inovação tecnológica designada QIMONO.

18/07/2017
Inovgrass: a inovação nos tapetes de relva artificial

Cofinanciado pelo COMPETE 2020, e no seguimento de projetos de I&DT bem-sucedidos, a Exporplás visa a produção de novos monofilamentos poliméricos para tapetes de relva artificial com características inovadoras.

18/07/2017
J&J Teixeira aposta em mobiliário hospitalar inovador

Denominada Wooden, a nova linha de mobiliário terá funcionalidades antibacterianas e antiestáticas, de nível permanente (mantém-se com o uso), um design apelativo, com formas em 3D e a possibilidade de entrega rápida.

12/07/2017
3 ways to care: innovation, security and comfort

O projeto da Dorel PT pretende reforçar o seu posicionamento num mercado com altos níveis de concentração e de competitividade e encontra-se assente em três vetores-chave: inovação, qualidade e segurança dos produtos.

11/07/2017
Grupo Premium requalifica Hotel em Chaves

Apoio do COMPETE 2020 alavanca investimento do grupo hoteleiro português que visa requalificar o Aquae Flaviae, hotel que a marca detém em Chaves, através do aumento da classificação de 3** para 4** e do novo serviço de SPA, valendo-se da sinergia ímpar com as termas de Chaves, proporcionando assim um serviço diferenciador, focado no setor de saúde e bem-estar.

11/07/2017
CREATOUR: Desenvolver Destinos de Turismo Criativo em Cidades de Pequena Dimensão e Áreas Rurais

CREATOUR é uma iniciativa de investigação multidisciplinar com o formato de demonstração baseada em processos colaborativos envolvendo cinco centros universitários que trabalham com organizações culturais / criativas e outras partes interessadas localizadas em pequenas cidades nas regiões Norte, Centro, Alentejo e Algarve.

11/07/2017
Essence Inn Marianos Hotel

O Essence Inn Marianos nasce da ampliação e requalificação de um empreendimento turístico com elevação da classificação para um hotel de 4 estrelas, é um empreendimento de referência em Fátima que, pela sua estrutura e modo de funcionamento, assenta a sua estratégia numa oferta de bem-estar e lazer inclusiva e diversificada.

04/07/2017
CRIAÇÃO DO OPORTO BOEIRA GARDEN HOTEL 5**

O projeto do OPORTO BOEIRA GARDEN HOTEL 5**, promovido pela QUINTA DA BOEIRA - ARTE E CULTURA, LDA., visa a construção de um empreendimento turístico de raiz, localizado na Quinta da Boeira, uma propriedade cuja existência remonta ao ano de 1850. Além dos 3 hectares de harmoniosos jardins existe, no centro da propriedade, um majestoso palacete de rara beleza, sendo reconhecida como a sala de visitas de Vila Nova de Gaia.

04/07/2017
Ceramics Portugal Does It Better

É esta a mensagem chave da campanha promovida pela APICER - Associação Portuguesa das Indústrias de Cerâmica e de Cristalaria e cofinanciada pelo Portugal 2020 no âmbito do COMPETE 2020 através do projeto que visa implementar ações de promoção da cerâmica portuguesa em mercados internacionais, de forma fundamentada e validada pelos stakeholders.

04/07/2017
Intercork III - Campanha Internacional da Cortiça

Promover a cortiça e os seus produtos nos principais mercados de destino, gerando mais informação junto do trade e consumidores, criando as condições de reforço e aumento das exportações, são os grandes objetivos do Intercork III.

30/06/2017
Portuguese Fashion News

O projeto Portuguese Fashion News consubstancia-se num plano de ações integradas, direcionadas transversalmente à área da Moda, com repercussões que se estendem dos tecidos, à confeção e, em especial, aos têxteis técnicos com as suas múltiplas e crescentes aplicações seja em produtos especializados, náuticos, de segurança, para criança, seja para Casa, Arquitetura ou Design Urbano, Automóvel, etc.

28/06/2017
Jewellery 2020: The Global Shift

A Jewellery 2020: The Global Shift visa reforçar a capacitação da ourivesaria portuguesa na sua internacionalização e no acesso ao mercado global, e tem como objetivos gerais robustecer a marca internacional da ourivesaria portuguesa a nível global, alargar a base geográfica dos intercâmbios comerciais, dotar o setor de uma maior capacidade exportadora e incentivar a participação em dinâmicas de competitividade e internacionalização.

26/06/2017
“Fundos dinamizam mais de 1/4 do investimento industrial do país”

Em entrevista ao Expresso, Jaime Andrez, gestor do Compete 2020 destaca a importância dos fundos na dinamização do investimento da indústria transformadora e a necessidade de crescente seletividade na atribuição dos apoios às empresas. Artigo in #Expresso by Joana Mateus.

26/06/2017
O COMPETE 2020 apoia a indústria aeronáutica em Portugal e atribui 23,5 milhões de euros à EMBRAER.

A Política de Coesão da União Europeia investe na modernização industrial da região portuguesa do Alentejo apostando na indústria aeronáutica.

20/06/2017
NEXTSTEP - NEXT distribution SubsTation improvEd Platform

Liderado pela Efacec Energia, este projeto visa desenvolver um inovador Posto de Transformação e efetuar a sua demonstração na rede de distribuição em Baixa Tensão, agregando a experiência e a expetativa da indústria com o conhecimento e a capacidade científica que as entidades do consórcio aportam.

20/06/2017
Casas inteligentes: Bosch e Universidade de Aveiro apostam em soluções inovadoras e eficientes

No âmbito do projeto Smart Green Home, cofinanciado pelo COMPETE 2020, será feita uma investigação integrada em conectividade, energias renováveis, eficiência energética, reciclagem e materiais inteligentes para soluções disruptivas em residências sustentáveis com o máximo conforto e segurança.

20/06/2017
PAVENERGY - Soluções de Geração de Energia nos Pavimentos

O objetivo geral deste projeto é o desenvolvimento e a implementação de um sistema eletromecânico ou piezoelétrico inserido no pavimento para a produção de energia elétrica através do movimento dos veículos.

10/06/2017
Exposição Resistance com 11 projetos em Pedra Portuguesa na Art Basel 2017

O Primeira Pedra promovido pela Assimagra, marcará presença com 11 obras de arquitectos/escultores portugueses na Exposição Resistance, no Vitra Campus, durante a Art Basel 2017, de 12 de junho a 2 de julho, Alemanha.

08/06/2017
CAER Industrialization

A Caetano Aeronáutica S.A. perspetiva dotar-se da capacidade técnica e tecnológica que lhe permita angariar novos pacotes de fornecimento junto dos principais fabricantes da indústria aeronáutica, nomeadamente a Airbus e a Boeing.

07/06/2017
Já ouviu falar do Elevar: Estudo Localizado de Estruturas Verticais com Aeronaves Robotizadas?

Liderado pela Tekever ASDS (Aerospace, Defense and Security), num consórcio com o IST - Instituto Superior Técnico e o LNEC - Laboratório Nacional de Engenharia Civil, I.P., o projeto Elevar visa obter um protótipo funcional de uma aeronave autónoma equipada com sensores e algoritmos de navegação por visão, que colmata insuficiências já identificadas, permitindo, assim, disponibilizar um serviço que não existe a nível internacional.

06/06/2017
Portuguese Shoes X The Coolest Shoes In The World

Agora é a vez dos coolest kids...Em 2017, depois de Iconic, a APICCAPS lança a campanha The Coolest Shoes in the World, para promover a progressão do crescimento do calçado de segmento infantil a nível internacional. Uma estratégia que os instrumentos de apoio do COMPETE 2020 querem alavancar e disseminar.

06/06/2017
FASCOM: um novo conceito de negócio com soluções avançadas de fabrico e formas inovadoras de comercialização

Fábrica de Calçado Sozé, S.A. lidera projeto que visa criar condições necessárias para uma nova forma de negócio de artigos de moda, baseada numa resposta rápida às preferências do consumidor.

06/06/2017
Reforço da Internacionalização da Marca WOCK

Aposta na consolidação e crescimento da Marca WOCK nos mercados Internacionais. A empresa explora segmentos de mercado específicos, o calçado técnico para diversas aplicações, das quais se destaca a área médica/hospitalar, que assenta nos seguintes fatores de competitividade: inovação, diferenciação e design.

05/06/2017
Museu Nacional do Calçado já é Candidato ao Prémio Melhor Museu do Ano 2017

Museu Nacional do Calçado já é Candidato ao Prémio Melhor Museu do Ano 2017, um espaço de cultura que se traduz num instrumento de competitividade!

05/06/2017
FLEXCRAFT - Flexible Aircraft

O projeto FLEXCRAFT, visa aprofundar um dos conceitos de aeronaves gerados pelo projeto newFACE, financiado pelo QREN, e está assente num novo conceito de uma aeronave de pequena dimensão, de asa fixa, com pilotagem remota, para uso pessoal e/ou transporte de mercadorias e de cabine não pressurizada. Durante o projeto, o consórcio irá realizar o desenvolvimento e avaliação deste conceito de aeronave em três linhas principais, nomeadamente: 1) Voo e Operação; 2) Usabilidade e Versatilidade; e 3) Materiais e Processos de Produção.

02/06/2017
GREEN TEXTILES CLUB: Conclusões do Seminário Final

Realizou-se no passado dia 31 maio, o Seminário Final do Projeto Green Textiles Club, promovido pela ATP - Associação Têxtil e Vestuário de Portugal, sob o tema "A sustentabilidade no presente e futuro da indústria têxtil e vestuário portuguesa". Este projeto é cofinanciado no âmbito do #Portugal2020, através do Programa #Compete2020.

31/05/2017
ALIR_mcs – Advanced Lightweight Impact Resistant: materials, components and structures

O projeto ALIR_mcs – Advanced Lightweight Impact Resistant: materials, components and structures, visa conceber uma solução compósita de baixo peso com capacidade de resistir a solicitações de impacto de baixa, média e alta energia. Pretende-se que esta solução venha a obter a certificação aeronáutica civil (EASA CS-VLA), de modo a poder aplicar-se a aeronaves não tripuladas.

30/05/2017
Internacionalização da marca própria EXCEED para mercados fora da Europa

A Fábrica de Calçado DURA vai, com a sua marca própria EXCEED, apostar em novos mercados fora da Europa, de grande potencial e dimensão, nomeadamente os Estados Unidos, Canadá, Austrália e Nova Zelândia, e vai reforçar a sua posição com a imagem de marca associada à obtenção da Certificação da Qualidade segundo a Norma ISO 9001.

30/05/2017
AI MIOPO - Alchemy Innovation

Desenvolver a marca MIOPO a nível nacional e internacional, introduzindo modelos de roupa eco-inovadoras e com um design revolucionário. Tudo isto acompanhado numa eco embalagem criativa.

30/05/2017
GRLF: Conceção e caracterização de coberturas verdes e fachadas vivas construídas com sistemas estruturados em cortiça

Cofinanciado pelo COMPETE 2020, este projeto visa desenvolver de sistemas de coberturas verdes e fachadas vivas que façam uso de aglomerado de cortiça expandida, possibilitando a melhoria do desempenho ambiental e energético em conformidade com os requisitos funcionais e de durabilidade impostos pelas guidelines internacionais.

30/05/2017
Eco Wood & Furniture – Competitividade pela Gestão Florestal Sustentável

Projeto promovido pela aimmp que visa apoiar o desenvolvimento de produtos e serviços “verdes” inovadores por parte das empresas, transformando as preocupações ambientais em valor acrescentado.

29/05/2017
Projeto FoodNanoSense quer tornar alimentos saudáveis mais apetecíveis

Como podem ser apetecíveis os alimentos cujo sabor não é agradável? A resposta está a ser estudada pelo grupo de investigadores ligados à U.Porto, responsável pelo projeto “FoodNano Sense”.

26/05/2017
FIRE-C-BUDs – Efeitos indiretos de incêndios florestais nos fluxos e no balanço de carbono

O projeto FIRE-C-BUDs – "Efeitos indiretos de incêndios florestais nos fluxos e no balanço de carbono", pretende avaliar os efeitos indiretos de incêndios florestais no ciclo de carbono, em plantações de pinheiro bravo, quantificando os fluxos por escorrência superficial, respiração do solo e fotossíntese, e vórtice turbulento.

23/05/2017
VinylGreen – Produção de tubos de PVC isento de ftalatos

O projeto VinylGreen - Produção de tubos de PVC isento de ftalatos, pretende desenvolver uma nova gama de plastificantes de base naturais que serão sintetizados de forma a maximizar o seu efeito plastificante, que permitirá aumentar a biodegradabilidade dos materiais, e encontrar uma solução definitiva que não envolve a utilização compostos tóxicos.

23/05/2017
Turismo de Portugal apresentou o Centro de Inovação do Turismo

O Turismo de Portugal apresentou no passado dia 22 de maio, o Centro de Inovação do Turismo, um projeto no âmbito do Programa do Turismo 4.0, que quer transformar Portugal num "hub global de inovação e desenvolvimento digital".

23/05/2017
SLMXL: A aposta da Adira no fabrico aditivo de peças metálicas de grande dimensão

Apoio do COMPETE 2020 alavanca investimento da empresa de Vila Nova de Gaia em nova tecnologia SLM que, com a incrível liberdade de design proporcionada pelo método de adição sucessiva de material, permite criar geometrias únicas, com elevada precisão, até hoje impossíveis de realizar.

23/05/2017
INOV_LAMI

Desenvolvimento de sistemas de reforço inovadores e aperfeiçoamento dos modelos de cálculo em lajes mistas aço-betão

23/05/2017
EUROCAST AVEIRO, S.A.

Nova fábrica do Grupo francês metalomecânico GMD - a Eurocast, já está a funcionar em Estarreja e irá criar mais de 170 novos postos de trabalho direto. A unidade industrial destina-se à fundição de peças de alumínio a alta pressão para a indústria automóvel.

18/05/2017
Já ouviu falar do coMMUTe - Multifunctional Modular Train Floor?

Liderado pela MCG mind for metal, num consórcio com a Amorim Cork Composites, ITeCons e Critical Materials, este projeto visa criar um pavimento flutuante modular e multifuncional para interiores ferroviários com um sistema de aquecimento elétrico inteligente, garantindo conforto em termos de isolamento térmico, acústico e de vibrações.

16/05/2017
MareCom: Redes e Serviços Marítimos Comunitários

Desenvolvimento de uma solução de comunicações marítimas de elevada disponibilidade, banda larga e baixo custo, que permita servir as comunidades que operam em ambiente marítimo com ligações fiáveis e de banda larga.

15/05/2017
U-Safe, a boia salva-vidas totalmente inovadora

Noras Performance desenvolveu e patenteou a U-Safe, uma boia autopropulsionada e controlada remotamente que permite salvar um náufrago sem pôr em risco a vida de quem salva.

11/05/2017
Investigação portuguesa inovadora no combate à bio-incrustação marinha

Desenvolver novas substâncias, através de produtos de origem marinha, capazes de impedir a bio-incrustação nos barcos e com um reduzido risco ambiental são os objetivos do projeto liderado pela Universidade do Porto e cofinanciado pelo COMPETE 2020.

09/05/2017
SIDENAV: Smart infrastructure for deep sea navigation

O projeto SIDENAV visa a validação e aplicação de uma tecnologia que foi desenvolvida no âmbito do projeto TURTLE (financiado pelo QREN) que possibilita a exploração de recursos biológicos e geológicos (recursos minerais) a grandes profundidades marítimas, quer na coluna de água quer no solo e subsolo sob jurisdição Portuguesa (por exemplo da Dorsal Meso-Atlântica).

09/05/2017
Balanço do evento anual "A Caminho do Portugal 2020 – Resultados e Oportunidades de Financiamento"

A sessão quase lotou, no evento anual "A Caminho do Portugal 2020 – Resultados e Oportunidades de Financiamento" para a apresentação de resultados do programa de fundos comunitários, realizado no passado dia 8 de maio, no Grande Auditório do Convento São Francisco.

09/05/2017
26 de maio "Dia de Portas Abertas" no Citeve

No dia 26 de maio poderá conhecer o trabalho do CITEVE na promoção dos têxteis e na diversidade de aplicações que os têxteis têm em vários outros setores. Neste dia, os visitantes terão a oportunidade de visitar as instalações do CITEVE e saber quais os resultados de alguns dos projetos desenvolvidos pelo sob o apoio da UE.

09/05/2017
25 de maio "Dia de Portas Abertas" da Aquatropolis

No dia 25 de maio poderá conhecer os desenvolvimentos e as novidades da indústria da aquacultura no contexto do advento da Industria 4.0. De portas abertas à sociedade, os seis parceiros do projeto Aquatropolis irão promover um conjunto de ações de esclarecimento dos produtores e sensibilização da comunidade relativamente às aquaculturas inteligentes e processos produtivos sustentáveis.

09/05/2017
15 de maio "Dia de Portas Abertas" da Mendes Gonçalves

No dia 15 de maio 2017 a Mendes Gonçalves abre as portas para dar a conhecer a fábrica onde se produzem inúmeros molhos e temperos. É também uma oportunidade para conhecer os projetos em curso.

09/05/2017
13 de maio "Dia de Portas Abertas" no CIIMAR

No dia 13 de Maio o CIIMAR - Universidade do Porto estará de portas abertas através da iniciativa “An Open Sea for Innovation”, inserida na campanha “Europa na Minha Região”. No 2.º piso do Terminal, o CIIMAR vai expor vários módulos de Ciência que abordam exemplos do percurso da investigação em curso no CIIMAR.

09/05/2017
10 de maio "Dia de Portas Abertas" da Crioestaminal

No dia 10 de maio será possível visitar o laboratório de referência mundial e conhecer em detalhe o percurso da Crioestaminal, projetos em curso e perspetivas futuras.

09/05/2017
18 de maio "Dia de Portas Abertas" da Frulact

No dia 18 de maio o FRUTECH - Centro de Investigação, Desenvolvimento e Inovação da Frulact está de portas abertas para mostrar como a Investigação, Desenvolvimento e Inovação desempenham um papel crucial na vida da empresa.

04/05/2017
A Caminho do Portugal 2020 – Resultados e Oportunidades de Financiamento

As Autoridades de Gestão dos Programas Operacionais do Portugal 2020 promovem, no próximo dia 8 de maio, no Convento de São Francisco, em Coimbra, o Evento Anual 2017 das que terá lugar sob o tema "A Caminho do Portugal 2020 – Resultados e Oportunidades de Financiamento".

02/05/2017
Inauguração da unidade Fabril da Eurocast Aveiro S.A.

Dia 2 de maio pelas 16:00 é inaugurada a unidade fabril da EUROCAST Aveiro S.A, no Eco Parque Empresarial de Estarreja.

02/05/2017
EasyFloor: Painéis sanduíche para a reabilitação de pisos de edifícios

O objetivo do projeto EasyFloor consiste no desenvolvimento de painéis sanduíche inovadores em polímero reforçado com fibras para a reabilitação de pisos degradados em madeira de edifícios antigos.

28/04/2017
Slimframe: uma fachada sustentável inovadora

Sabia que o COMPETE 2020 está a apoiar um projeto que visa criar um kit de fachada sustentável assente num sistema modular com características térmicas e energéticas otimizadas, ajustada aos requisitos técnicos e climáticos do espaço europeu?

26/04/2017
à conversa com ...

Fernando Alfaiate, Vogal da Comissão Diretiva do COMPETE 2020

26/04/2017
à conversa com ...

Alexandra Vilela, Vogal da Comissão Diretiva do COMPETE 2020

26/04/2017
à conversa com ...

Jaime Andrez, Presidente da Comissão Diretiva do COMPETE 2020

20/04/2017
NanoPlus Window

O projeto NanoPlus Window propõe a criação de uma nova janela inteligente, reunindo num único sistema vertentes essenciais para a eficiência energética e melhoria da qualidade do ar interior em edifícios.

18/04/2017
IntegraCrete : Estudo avançado do comportamento em serviço do betão armado

O projeto “IntegraCrete” Estudo multi-físico e multi-escala dos efeitos combinados de cargas aplicadas e deformações devidas a variações de temperatura e retração em estruturas de betão armado é um projeto de investigação alargada que incorpora caracterização experimental, ensaios à escala real com monitorização, e a correspondente simulação com recurso a simulações com abordagens mutli-escala e multi-física.

18/04/2017
Cork.a.Tex-Yarn: Fio com elevada incorporação de cortiça

Promovido pela Sedacor em parceria com a Têxteis Penedo, o objetivo primordial deste projeto é a escalabilidade, otimização e validação industrial do conceito inovador de fio revestido com aditivos de cortiça obtido no projeto anterior "Cork.a.Tex", aumentando assim a capacidade produtiva através da construção de uma linha piloto, com vista à sua utilização comercial.

18/04/2017
wiiGO Retail

Carrinho de compras que identifica e segue uma pessoa. O carrinho, é completamente autónomo e tem inteligência artificial para reconhecer as pessoas e o meio ambiente e foi desenhado para facilitar a vida a cidadãos com mobilidade reduzida.

18/04/2017
FlexStone: Novas Tecnologias para a Competitividade da Pedra Natural

O Projeto FlexStone, liderado pela CEI, consiste no desenvolvimento e demonstração em ambiente real de dois equipamentos totalmente inovadores para a Pedra Natural: um Equipamento para fabrico de tampos de cozinha por medida e um Equipamento multifuncional para “fábrica de amostras em Rocha Ornamental”.

13/04/2017
A Política de Coesão da UE pode ajudar as regiões com baixos rendimentos e com baixo crescimento

No relatório publicado sobre as regiões mais atrasadas da UE em termos de crescimento ou de riqueza, a Comissão identifica caminhos claros para apoiar estratégias de crescimento regional, com o apoio dos fundos da UE.

12/04/2017
P4SERT – Power for a Safe and Efficient Rail Transport

O projeto P4SERT tem como principal objetivo a demonstração, a certificação e a homologação de um conjunto de soluções autónomas que promovem o incremento da segurança de operação em infraestruturas ferroviárias não eletrificadas.

11/04/2017
Já ouviu falar do projeto "mcRICE: Compósitos multifuncionais sustentáveis"?

Amorim Isolamentos lidera projeto inovador centrado no desenvolvimento de novos materiais - a partir de compósitos que incorporem resíduos de casca de arroz e cortiça ou casca de arroz e borracha - capazes de responder às exigências da arquitetura moderna e da construção sustentável.

11/04/2017
Bicafé quer maximizar a extração de cafeína de resíduos no processo de torrefação de café

De olhos postos na economia circular, a empresa torrefatora de café nacional testa tecnologia para obter extratos ricos em cafeína de uma forma eficiente, mais rápida e sem recurso a solventes orgânicos, para possível aplicação em produtos alimentares, cosméticos e de higiene corporal.

11/04/2017
POTATOPLASTIC – Desenvolvimento de um composto bioplástico biodegradável à base dos subprodutos de batata

O projeto POTATOPLASTIC visa desenvolver um composto bioplástico biodegradável, à base dos subprodutos de batata, para substituir o plástico tradicional.

11/04/2017
MultiBiorefinery

Estratégias multiuso para a valorização de uma gama alargada de subprodutos e resíduos agroflorestais e das pescas: Um passo em frente na criação de uma biorrefinaria integrada.

04/04/2017
Iniciativa «Alfândegas digitais» cofinanciada pelo COMPETE 2020

A criação de um ambiente sem papel para as alfândegas e o comércio constitui o objetivo do projeto “ASP - Alfândegas sem papel”, da Autoridade Tributária e Aduaneira, visando assegurar a facilitação do comércio e, simultaneamente, a eficácia dos controlos aduaneiros, reduzindo, deste modo, os custos para as empresas e os riscos para a sociedade.

04/04/2017
TeleGEOM - Telemedicina, Georreferenciação e Gestão de Meios

O TeleGEOM destina-se a gerar, proteger e disponibilizar informação segura, fiável e em tempo útil aos intervenientes no processo de intervenção do INEM, por forma alcançar os melhores resultados possíveis com os recursos disponíveis.

04/04/2017
U.NORTE GATEWAY

Partilhando práticas e recursos entre as universidades do Consórcio U.Norte.pt. o projeto visa a modernização dos serviços administrativos, a consolidação de recursos adstritos à gestão, preservação da informação e a partilha de práticas e recursos entre as universidades daquele Consórcio.

04/04/2017
ADSE Mais e Melhor: Evolução dos Sistemas de Informação da ADSE

ADSE aposta nas TIC com um conjunto de serviços especialmente dirigido para os beneficiários, entidades empregadoras e prestadores da rede da ADSE. Uma resposta rápida e próxima às solicitações.

31/03/2017
Estudo sobre a utilização da Propriedade Intelectual pelos cidadãos europeus

O observatório da European Union Intellectual Property Office (EUIPO) publicou novo estudo sobre a utilização da Propriedade Intelectual (PI) pelos cidadãos europeus. Através deste novo estudo verificou-se um aumento generalizado, não só quanto ao apoio por parte dos cidadãos da EU aos direitos de propriedade industrial, como também uma crescente utilização legal do digital.

28/03/2017
Drive In do Empreendedor

Tem uma ideia para um negócio e pretende saber como a desenvolver? Está a pensar criar a sua empresa e gostaria de obter apoio adicional? Poderá encontrar resposta a estas e muitas outras questões através do “Drive In do Empreendedor”.

28/03/2017
Generation.mobi - Rede social de devices interativos para uma nova geração de mobilidade urbana

Investigação portuguesa desenvolve sistema de gestão de mobilidade dinâmico de nova geração, baseado no conceito de uma rede social de bicicletas interativas e interoperável com o ecossistema da cidade. Espera-se, assim, atingir um nível de inovação radical, a nível nacional e internacional, dos serviços e operações de mobilidade urbana inteligente.

28/03/2017
URBY.SENSE - Análise e previsão de mobilidade urbana fora da rotina com base em pegadas digitais

A utilização massificada de dispositivos interativos como telemóveis, cartões inteligentes, dispositivos GPS e câmaras digitais fornecem ‘pegadas digitais’ sem precedentes, revelando onde estão os utilizadores e quando. Neste projecto procura-se aproveitar este manancial de informação e estudar a mobilidade dos utilizadores através da conjugação de múltiplas fontes de dados por forma a permitir um melhor ajuste da mobilidade em geral dentro das cidades, com o ambicioso objetivo de alcançar viagens mais baratas, mais céleres e associadas a uma menor pegada de carbono.

28/03/2017
CobusLightWeight: Investigação e desenvolvimento de uma nova geração de autocarros de aeroporto

Desenvolvimento de uma nova geração de autocarros para aeroporto, denominada CobusLightWeight, mais leves e eco eficientes. Estes autocarros são o resultado do trabalho de I&D de novas soluções estruturais e da incorporação de materiais avançados.

24/03/2017
ID-Traction: Projeto nacional de engenharia e inovação ferroviária

A Nomad Tech e a FEUP (Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto) lançam projeto de engenharia “made in Portugal” na área da tração elétrica que visa criar uma solução de atualização tecnológica de “Plug&Play” do sistema-conversor de tração de comboios de alta velocidade de custo otimizado e melhor rendimento energético.

21/03/2017
Tecnologia portuguesa simplifica o desenvolvimento de dispositivos IoT

Otimizar o desenvolvimento e a produção de tecnologias na era da Internet das Coisas é o objetivo do projeto Internet of Things in Package (IoTiP), promovido pela Nanium S.A. em parceria com o Fraunhofer Portugal com o apoio do COMPETE 2020.

21/03/2017
PAR - PORTAL ARQUIVO RTP: A nossa memória coletiva à distância de um click

O arquivo da RTP é o repositório da memória coletiva nacional, com um património cujas origens remontam ao início das emissões regulares da Rádio e da Televisão. Atualmente está disponível online a todos os cidadãos de forma universal os conteúdos audiovisuais, sonoros e fotográficos, coligidos, descritos e classificados ao longo de sessenta anos pela RTP e pela Cinemateca Nacional.

21/03/2017
WISEN: Rede de Comunicação sem Fios com Eletrónica Inteligente Integrada

O projeto WISEN procura dar uma resposta transversal e eficiente no uso das tecnologias de comunicação sem fios e sistemas de sensorização com maior adaptabilidade, menor dimensão, menor impacto no processo de trabalho das diferentes indústrias produtivas.

20/03/2017
Campanha #investEU

Campanha #investEU sobre investimentos europeus e os seus benefícios para os cidadãos.

17/03/2017
Interreg Volunteer Youth

A iniciativa Interreg Volunteer Youth destina-se a envolver jovens voluntários europeus para apoiar, promover e comunicar as realizações concretas dos programas e projetos Interreg. Tendo por objetivo oferecer, na medida do possível, as mesmas vantagens que o Serviço Voluntário Europeu, nomeadamente em matéria de viagens, alojamento, alimentação e seguros.

15/03/2017
“AGATHA” Sistema inteligente de análise de fontes abertas

O projeto “AGATHA” - Sistema inteligente de análise de fontes de informação abertas para vigilância/controlo de criminalidade, é uma plataforma dirigida às polícias de investigação criminal e serviços de inteligência, e que facilita a recolha de indícios de práticas criminosas utilizando toda a informação disponível em fontes abertas e a analisa automaticamente.

15/03/2017
Conselho de Reitores lança página para apoiar estudantes internacionais

Cofinanciada pela COMPETE2020, a página lançada pelo Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas (CRUP) é a porta de entrada para todos os estudantes internacionais, disponibilizando informações sobre as várias universidades e cursos do país.

14/03/2017
Efacec aposta em soluções inovadoras para o carregamento de veículos elétricos

É esse o principal objetivo do projeto EVolution, cofinanciado pelo COMPETE 2020 e alinhado com os domínios prioritários da Estratégia de I&I para uma Especialização Inteligente, contribuindo, assim, para uma economia mais competitiva, sustentável, criativa e internacionalizada.

13/03/2017
DMM – Desenvolvimento, Maquinagem e Montagem

Fabrico de peças de alta precisão e exatidão para automóveis, de modo mais sustentável e amigo do ambiente.

09/03/2017
Breathe2Seat: projeto da TMG Automotive visa desenvolver pele artificial respirável para interior automóvel

Com o apoio do COMPETE 2020, este projeto pretende apostar num novo produto, com caraterísticas ímpares, usando um material comum - o PVC, levando a um impacto económico e à sua diferenciação em relação aos seus pares.

09/03/2017
CHROMIUM LIKE

O projeto visa o desenvolvimento de soluções inovadoras que permitam, sem utilização de crómio, produzir componentes plásticos para o interior automóvel, com efeito cromado para um visual estético mais apelativo e com performance melhorada na sensação ao toque, produzindo uma perceção de toque metálico (toque frio).

08/03/2017
Programa da Agência Espacial Europeia apela à apresentação de projetos de empresas portuguesas

O Instituto Pedro Nunes anuncia que está a decorrer uma nova call para projetos que incorporem tecnologia espacial em futuros serviços de outras áreas. Aproveitando a condição geo-estratégica de Portugal, apela-se à apresentação de propostas com aplicações práticas no universo dos PALOP e projetos relacionados com os oceanos.

07/03/2017
Leia a entrevista de Isabel Vasconcelos, diretora da Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica Portuguesa

Faz parte da equipa do projeto Smartwine, cofinanciado pelo COMPETE 2020 e que visa desenvolver novas culturas-mistas para produzir vinhos feitos à medida, satisfazendo as exigências dos consumidores.

07/03/2017
Joana Paredes, uma investigadora dedicada a melhorar o prognóstico e tratamento dos doentes com cancro

Joana Paredes, investigadora do i3S - Instituto de Investigação e Inovação em Saúde da Universidade do Porto coordena o "Cancel Stem", um projeto de 2,5 milhões de euros, cofinanciado pelo COMPETE 2020 e que visa explorar novas formas de entender e combater o cancro.

07/03/2017
Benedita Aguiar, a mentora do Projeto PT Creative Village em entrevista ao COMPETE 2020

O projeto PT Creative Village conta com o cofinanciamento do Programa COMPETE 2020 no âmbito da OT 3 - Reforçar a competitividade das PME, PI 3.1 - Promoção do espírito empresarial facilitando nomeadamente o apoio à exploração económica de novas ideias e incentivando a criação de novas empresas, designadamente através de viveiros de empresas - Sistema de Apoio a Ações Coletivas.

07/03/2017
Isabel Braga da Cruz, Executive Director na PortugalFoods em entrevista ao COMPETE 2020

Tem licenciatura em Engenharia Alimentar e doutoramento em Ciência e Engenharia Alimentar na área da Biotecnologia. Tem uma pós graduação em gestão onde foram desenvolvidas competências no desenvolvimento de ideias de negócio de base tecnológica. De 2010 a Março de 2016 desenvolveu trabalhos na área da gestão do conhecimento na PortugalFoods. Após Março 2016 até ao presente, desempenha funções de direção executiva na PortugalFoods.

01/03/2017
PortugalFoods - Internacionalização do setor agroalimentar 2015-2017

Cofinanciado pelo COMPETE 2020, este projeto visa reforçar e promover a vocação e o conhecimento internacional do setor agroalimentar nacional por via da implementação de processos coletivos de informação, da capacitação das empresas e da mobilização em ações de promoção internacional.

01/03/2017
Strawberry+: Novas abordagens para impulsionar a qualidade do morango desde o campo até à indústria

Apoiado pelo COMPETE 2020, este projeto visa aumentar a aptidão do morango para uma transformação tecnológica com menos aditivos e reduzir o seu desperdício pós colheita.

21/02/2017
Projeto ReStoragePear

O projeto “ReStoragePear - Desenvolvimento de estratégias na prevenção do escaldão superficial e acastanhamento interno na pêra Rocha e garantia da qualidade no armazenamento de longo prazo.

21/02/2017
CAL MAIS - Câmara Agrícola Lusófona - Associação Agrícola para os países de língua oficial portuguesa

Capacitar as empresas associadas para se internacionalizarem, dando-lhes ferramentas para responderem e estarem presentes ativamente no mercado PALOP e brasileiro, promovendo assim a sua competitividade

21/02/2017
Devan Micropolis, o centro de excelência de know how de microencapsulação lança projeto inovador nos têxteis

Chama-se TexBioPro e visa desenvolver um processo em contínuo para produção de micropartículas não tóxicas e biodegradáveis para posterior incorporação em substratos têxteis.

21/02/2017
CLEVERFIL: Inovando a Fiação, Acompanhando as Tendências com Produtos Diferenciadores

O projeto promovido pela CLEVERFIL prevê a criação de novas instalações dotadas da mais avançada e sofisticada tecnologia produtiva, organizacional e gestionária que possibilitará o crescimento da empresa pela elevada capacidade de resposta e pela capacidade de inovação que a mesma deterá.

21/02/2017
SMART CLOTHIUS

Linhas de vestuário técnico para os nichos de desporto e saúde, que possuirão funcionalidades avançadas através da utilização de novas matérias-primas, nomeadamente fios condutores e nova tecnologia, o que resultará num vestuário sem costuras, muito apreciado pelo conforto que proporciona.

16/02/2017
Ecotrophelia Portugal 2017

A PortugalFoods e a Federação das Indústrias Portuguesas AgroAlimentares (FIPA) vão lançar o prémio Ecotrophelia Portugal 2017. O prémio visa o desenvolvimento de um produto alimentar eco-inovador a ser desenvolvido por um grupo de alunos de licenciatura, pós-graduação e/ou mestrado, com menos de 35 anos e que integrem uma equipa de dois a dez elementos. O produto deve ter em conta critérios como sabor, cor e aroma, o seu potencial e relevância comercial e a sua reprodutibilidade industrial.

14/02/2017
"TERRY_Advance" Desenvolvimento de uma nova geração de estruturas de tecidos de felpos customizados

O projeto “TERRY_Advance – desenvolvimento de uma nova geração de estruturas de tecidos de felpos customizados” tem como objetivo o desenvolvimento de uma nova geração de estruturas de felpos de alto desempenho, com propriedades e funcionalidades orientadas para nichos de mercados de elevado valor acrescentado. A Mundotêxtil considera que qualquer pessoa poderá ser um potencial utilizador do seu produto.

14/02/2017
Peniche e a Reserva Natural das Berlengas, um mar de oportunidades

Liderado pelo Politécnico de Leiria, a equipa multidisciplinar de investigadores do projeto Red2Discovery acredita que a solução para o tratamento de algumas doenças poderá ser encontrada “debaixo de água”.

14/02/2017
OPWEC - Otimização de Conversores de Energia das Ondas

Liderado pela Universidade do Porto - Faculdade de Engenharia, o projeto tem dois objetivos muito claros: por um lado, desenvolver e avaliar duas tecnologias para converter a energia das ondas; por outro, projetar sistemas de amarração eficientes para os dispositivos quando instalados perto da costa e ao largo.

14/02/2017
Aquatropolis - Intelligent Management System for Sustainable Aquacultures

Um consórcio, composto por seis organizações públicas e privadas, une-se com a missão de promover a inovação, o desenvolvimento tecnológico e a internacionalização de tecnologia portuguesa inspirada no advento da Indústria 4.0 aplicado ao desenvolvimento sustentável do setor aquícola nos países da Bacia do Atlântico.

09/02/2017
A Comissão Europeia lança iniciativa para financiar projetos de infraestruturas de transportes

Mil milhões de euros para maximizar investimento privado na infraestrutura europeia de transportes. Novo convite à apresentação de propostas para combinar o Mecanismo Interligar a Europa (MIE) com outras fontes de financiamento, incluindo o Fundo Europeu para Investimentos Estratégicos (FEIE).

08/02/2017
DeepFloat Sistema de variação de flutuação para aplicações submarinas

O projeto DeepFloat consiste num sistema de variação de lastro flexível para aplicações submarinas com capacidades avançadas de controlo. Este sistema consiste num componente que permite variar a flutuabilidade de uma vasta gama de veículos e sistemas para operação em meio oceânico, em diferentes profundidades até aos 4.000m.

08/02/2017
FEIE mobiliza mais de 168 mil milhões de euros em novos investimentos nos 28 Estados-Membros

O Plano de Investimento para a Europa deverá mobilizar agora mais de 168 mil milhões de euros em investimento total.

07/02/2017
O Ministro da Economia, Prof. Manuel Caldeira Cabral, visitará a Prémière Vision Paris

A convite da ATP – Associação Têxtil e Vestuário de Portugal, que, conjuntamente com a Associação Selectiva Moda, organiza e apoia a participação de mais de 30 empresas de tecidos, malhas e acessórios, naquela que é considerada a feira internacional de plataforma das matérias-primas têxteis e das tendências, o Senhor Ministro da Economia, Prof. Manuel Caldeira Cabral, visitará a Prémière Vision Paris, na manhã do próximo dia 7 de Fevereiro.

07/02/2017
FlexiCover: estrutura electro têxtil inovadora

Desenvolver e validar, tecnologicamente e à escala industrial, uma estrutura electro têxtil inovadora, que funcionará como um normal resguardo de colchão, agregada num produto integrado que fará o registo de uma série de informação relevante.

07/02/2017
MedOn - Reconciliação Terapêutica

O projeto MedOn visa garantir a segurança na utilização de medicação do doente e a transmissão de informação correta sobre a mesma, minimizando os riscos associados à prestação de cuidados de saúde, com o desenvolvimento de uma ferramenta informática.

07/02/2017
Saúde: a caminho um novo dispositivo inovador para a administração endovenosa?

Promovido pela Muroplás num consórcio que integra o Pólo de Inovação em Engenharia de Polímeros (PIEP) e a Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC), o projeto Seringa DUO visa o desenvolvimento de uma nova seringa de dupla câmara de libertação sequencial, para melhorar a prática de administração endovenosa.

07/02/2017
Cancel Stem: projeto de 2,5 milhões de euros para tratamento do cancro

Trata-se de um projeto cofinanciado pelo COMPETE 2020, liderado pelo i3S - Instituto de Investigação e Inovação em Saúde da Universidade do Porto, ao qual se juntaram 75 investigadores de 18 equipas de investigação portuguesas, com um objetivo comum: explorar novas formas de entender e combater o cancro.

03/02/2017
1.º Certificado STeP entregue, no âmbito do GREEN TEXTILES CLUB

Foi hoje entregue o 1.º certificado STeP, concluído no âmbito do projeto GREEN TEXTILES CLUB, à empresa Têxteis Penedo SA que, também se certificou através da ISO 9001:2015.

02/02/2017
Livro "Cerâmica Portuguesa: Tradição e Inovação" | APICER

No âmbito da celebração dos vinte anos de atividade, a APICER apresentou o livro "Cerâmica Portuguesa: Tradição e Inovação", que será distribuída nos diversos certames e eventos internacionais em que a APICER venha a ter participação institucional.

31/01/2017
InovCluster levou Sabores Portugueses a Berlim

A InovCluster organizou a participação conjunta na 82.ª edição da Feira International Green Week, um certame internacional dedicado à Alimentação, Agricultura e Horticultura, que decorreu entre os dias 20 e 29 de janeiro, em Berlim.

31/01/2017
Já ouviu falar do projeto NANOCLEANLEATHER?

Cofinanciado pelo COMPETE 2020, tem como objetivo a investigação e desenvolvimento de pele natural com propriedades de limpeza melhorada - anti-soiling e self-cleaning - destinada ao interior automóvel, com recurso a aditivos nanoestruturados.

31/01/2017
Vieira de Castro lança novas categorias de bolachas e drageados

Apoiado pelo COMPETE 2020, este projeto visa o aumento da capacidade produtiva da Vieira de Castro, através da instalação de novas tecnologias que permitirão produzir novos e diferenciados produtos, otimizando a eficiência dos seus processos produtivos.

31/01/2017
Revi Clean Facade: Desenvolvimento de um sistema de revestimento com elementos cerâmicos auto drenantes para fachadas

Apoiado pelo COMPETE 2020, este projeto contribuirá para reforçar a presença da Revigrés em países mediterrâneos e sul-americanos, onde a utilização de elementos cerâmicos no revestimento de fachadas é uma solução com significativa expressão cultural e arquitetónica.

31/01/2017
Arroz-BIG

Desenvolvimento de produtos de arroz com baixo índice de glicémia.

24/01/2017
Shopview2Market

O Shopview é uma tecnologia inovadora, de visão computorizada e processamento de imagem, que serve para verificar os produtos à venda, de acordo com o planeamento do espaço, e também para identificar rupturas de stocks, entre outras situações.

24/01/2017
RoMoVi Robot Modular e Cooperativo para Vinhas de encosta

O projeto RoMoVi Robot Modular e Cooperativo para Vinhas pretende investigar e desenvolver uma solução modular de robótica terrestre para vinhas de encosta, o que permitirá uma profunda mudança de paradigma do setor vitivinícola no sentido da "automatização inteligente" das vinhas de encosta.

24/01/2017
MaxCut4Fish Investigação e desenvolvimento de sistema inteligente de corte automático e otimizado de pescado congelado

O projeto MaxCut4Fish Investigação e desenvolvimento de sistema inteligente de corte automático e otimizado de pescado congelado, pretende explorar e conjugar o potencial da visão computacional e automação sensorial, o que permitirá cortes ótimos para cada pescado em função das suas características morfológicas, volumétricas e de peso, permitindo uma maximização do aproveitamento do pescado.

24/01/2017
AdaptPack: a exploração de tecnologias robóticas avançadas em sistemas de paletização

Cofinanciado pelo COMPETE 2020 e promovido pela JPM - Automação e Equipamentos Industriais, S.A. num consórcio que integra o INESC TEC e o INEGI, este projeto visa desenvolver uma solução de paletização modular, adaptável e flexível para os vários tipos de indústrias e de setores produtivos.

21/01/2017
NERSANT promoveu visita à Casa Cadaval no âmbito do Ribatejo Empreende

A NERSANT – Associação Empresarial da Região de Santarém, promoveu no dia 19 de janeiro, uma visita à Casa Cadaval, uma das maiores e mais antigas herdades agrícolas do Ribatejo. A visita contou com diversas personalidades empresariais e institucionais e realizou-se ao abrigo do projeto Ribatejo Empreende.

19/01/2017
100% Internacional

A participação na Pitti Bimbo é a primeira incursão no âmbito do projeto 100% Internacional, uma iniciativa promovida pelo CENIT em parceria com a ANIVEC que tem como objetivo apoiar a internacionalização e fomentar as exportações das empresas portuguesas de vestuário.

17/01/2017
Investigação portuguesa estuda os efeitos do consumo moderado de vinho na saúde

A Aveleda S.A. implementou um projeto de I&D, com o apoio do COMPETE 2020, que consiste no estudo da capacidade antioxidante dos seus vinhos, a que se seguirá o desenvolvimento de uma nova bebida à base de vinho, com atributos funcionais para a saúde.

17/01/2017
Effi-WorldGlass

Novos conceitos e materiais para moldes utilizados na produção eficiente de embalagens de vidro. Este projeto é dedicado à seleção e desenvolvimento de novos materiais com melhores propriedades térmicas e mecânicas que permitam melhorar o desempenho dos moldes utilizados na indústria do vidro.

17/01/2017
DecorGlass: uma nova gama de peças em vidro decorado

Este projeto visa maximizar a produção, o uso e a exploração do conhecimento em novos materiais manufaturados com vista à valorização de produtos com aplicações, tanto nas indústrias tradicionais, como nas indústrias intensivas em tecnologia.

17/01/2017
Ach Brito: ‘Preservar o Passado, Estimular o Presente, Desafiar o Futuro’

Ach Brito, a primeira fábrica nacional de sabonetes e perfumes, e uma das mais antigas da Península Ibérica, tendo construído ao longo dos tempos uma imagem de especialista na conceção e produção de sabonetes.

12/01/2017
Metal Empreende

O Projeto METAL EMPREENDE, promovido pela ANEME em parceria com a AIDA, é dedicado aos empreendedores. Até 15 de fevereiro está aberta a 1ª Call para selecção de participantes para o programa de capacitação de empreendedores.

10/01/2017
R4Textiles: Riopele aposta na sustentabilidade ambiental

Através do projeto R4Textiles, cofinanciado pelo COMPETE 2020, e que visa desenvolver têxteis sustentáveis - reutilizados e funcionais - com base na valorização de rejeitados têxteis e agroalimentares de forma a pôr em prática o novo paradigma da economia circular.

10/01/2017
Tradição competitiva para as PME da região da Serra da Estrela

Cofinanciado pelo COMPETE 2020, o projeto visa reforçar as capacidades de organização e gestão das empresas desta região, bem como aumentar as competências de TIC e marketing digital.

10/01/2017
JETWARE 2.0 - Tecnologia de impressão digital em cerâmica utilitária

Desenvolvimento de um sistema, assente em tecnologia de impressão digital, para aplicação de decorações em louça cerâmica utilitária, orientado essencialmente para superfícies parcialmente curvas.

10/01/2017
Licor Beirão: Uma história mágica e secular

A empresa J. Carranca Redondo, Lda. pretende alavancar a sua posição competitiva nos mercados internacionais, através da internacionalização da marca por via da participação em feiras e certames da especialidade.

03/01/2017
Revigrés distinguida com o prémio internacional iF DESIGN AWARD 2016

A Revigrés foi distinguida com o prémio internacional iF DESIGN AWARD 2016, na categoria de Produto, tornando-se na primeira empresa portuguesa do setor de revestimentos e pavimentos cerâmicos a receber este prémio, atribuído à Coleção Cromática.

03/01/2017
TMG Automotive vence Prémio Produto Inovação COTEC-ANI

A TMG Automotive recebeu o Prémio Produto Inovação COTEC-ANI com o seu tecido plastificado ecológico e altamente resistente utilizado nos interiores dos automóveis da Daimler e da Toyota.

03/01/2017
The Navigator Company e AMORIM premiadas nos Prémios Exportação e Internacionalização

A afirmação da economia nacional e a melhoria da sua competitividade dependem, em muito, do incremento da capacidade exportadora e da aposta na internacionalização das empresas portuguesas. O Novo Banco e o Jornal de Negócios, numa parceria com a IGNIOS, lançaram a edição 2016 dos prémios supra, promovendo o sucesso daquelas empresas nacionais.

03/01/2017
ERT Têxtil Portugal, SA vence Prémio PME Inovação COTEC-BPI 2016

O Prémio PME Inovação COTEC-BPI distingue anualmente uma PME que se tenha destacado no panorama nacional pela sua atitude e atividade inovadoras. A ERT, empresa de têxteis técnicos de São João da Madeira, ganhou o mais prestigiado prémio de inovação de Portugal que é atribuído pela COTEC.

03/01/2017
Cachapuz conquistou o prémio BEFA na categoria de Empresa com Melhor Cultura Empresarial

Direcionados para as PME, os BEFA têm como objetivo premiar o que de melhor se faz nas empresas em Portugal. A Cachapuz, pioneira em Portugal na conceção e fabrico de equipamentos de pesagem, é a líder destacada de mercado no seu sector de atividade e é a Empresa com Melhor Cultura Empresarial.

02/01/2017
OLI conquista prémio do “Archiproducts Design Awards 2016”

O prémio do “Archiproducts Design Awards 2016” é um dos mais prestigiados prémios de Arquitetura e Design do mundo. A OLI conquistou este prémio com uma solução desenhada pelo arquiteto Álvaro Siza Vieira.

30/12/2016
Hydrocork da Amorim Revestimentos em Hannover na DOMOTEX

O best-seller à prova de água, da Amorim Revestimentos vai estar presente na DOMOTEX. A empresa reforçará a sua oferta de visuais em cortiça ao lançar três novas coleções.

29/12/2016
OLI presente no Hospital de Tel Aviv

A inovação portuguesa da OLI irá permitir que o Tel Aviv Sourasky Medical Center – a primeira instituição pública de Israel a adoptar uma inovação da empresa portuguesa -, diminuia a taxa de infeções hospitalares e evitar as mortes e complicações associadas a estas doenças.

27/12/2016
Proteus: Produtos e tecnologias para o sector do Eucalyptus globulus

Este projeto, enquadrado numa lógica da economia circular, visa desenvolver novos produtos, matérias-primas alternativas e tecnologias associados à valorização de subprodutos decorrentes da atividade de produção de pasta para papel.

27/12/2016
“Montanhas Mágicas”: a magia das serras de Montemuro, Arada e Gralheira

Apoiado pelo COMPETE 2020, o projeto de internacionalização desta marca turística, bem como das empresas que nela atuam, está a está a ter repercussões positivas num território desconhecido de muitos até há pouco tempo.

22/12/2016
Alteração ao Aviso N.º 20/SI/2016

O prazo limite para a apresentação de candidaturas ao Vale Incubação foi alterado para 31 de janeiro de 2017.

22/12/2016
Stone.PT – A Marca da Pedra Natural Portuguesa

A marca STONE.PT surgiu da necessidade de transmitir uma imagem de sofisticação e de qualidade, com garantia de origem, possibilitando o aumento do nível de credibilidade da pedra portuguesa certificada juntos dos consumidores de pedra natural.

21/12/2016
Governo anuncia o cumprimento da meta dos 450 M de pagamentos às empresas

No âmbito da visita que decorreu hoje, dia 21 de dezembro , à empresa Caetano Coatings, o Ministro do Planeamento e das Infraestruturas anunciou o montante de pagamentos de 460 M às empresas e apresentou uma nova meta : mil milhões de euros durante 2017.

20/12/2016
Tejo Wine Region - Defined by a river. Refined by tradition

Projeto promovido pela Comissão Vitivinícola Regional do Tejo – CVRTEJO com o objetivo de criar um maior conhecimento da Região do Tejo e dos seus Vinhos junto dos vários especialistas do setor, Media, Lideres Opinião, Importadores e Distribuidores e Público Geral nos diversos mercados.

20/12/2016
Casa da Prisca une esforços para um posicionamento forte no mercado internacional

António Santos, administrador da Casa da Prisca, considera que “o apoio do COMPETE 2020 contribuirá de forma determinante para o posicionamento da empresa no mercado internacional e para a sua divulgação juntos dos mercados alvo”.

19/12/2016
«Ações Urbanas Inovadoras»

Foi lançado convite à apresentação de projetos, no valor de 50 milhões de euros, no âmbito da iniciativa «Ações Urbanas Inovadoras».

16/12/2016
NetEffiCity

NetEffiCity é o nome do projeto que visa implementar um sistema de gestão inteligente e descentralizado de recursos energéticos, adaptado aos consumidores. A acção vai desenrolar-se durante os próximos 18 meses em comunidades de duas cidades portuguesas, Penela e Alfândega da Fé, e vai apostar na produção distribuída de energia eléctrica e flexibilidade das cargas, através de programas de demand response.

14/12/2016
Maçarico nas mesas do Mundo

Um modelo de internacionalização assente no conhecimento de cada mercado, no estabelecimento de relações comerciais sólidas com cada cliente e na capacidade de desenvolver produtos adaptados aos gostos e exigências de cada mercado.

14/12/2016
Port and Douro Wines, a Taste of Origin

Projeto promovido pela Associação das Empresas de Vinho do Porto com o objetivo de aumentar os níveis de notoriedade dos vinhos do Douro e Porto

13/12/2016
Roteiro da Ciência visita o Minho

O Comissário europeu Carlos Moedas leva a 3.ª edição do Roteiro da Ciência, nos dias 19 e 20 de dezembro, à região do Minho. Com uma agenda dedicada à investigação, ciência e inovação, o Comissário reúne com autarcas, representantes das universidades da região norte, investigadores e empresários.

13/12/2016
Empresas portuguesas recebem 39 distinções no ISPO Trend Fórum 2017

Sete empresas portuguesas arrecadaram um total de 39 distinções no ISPO Trend Fórum 2017 e terão os produtos premiados em exposição na próxima edição da maior feira de artigos de desporto do mundo que se realiza em Munique, de 5 a 8 de fevereiro próximos.

13/12/2016
Seis projetos portugueses recebem bolsas do Horizonte 2020

O CEI anunciou hoje os nomes dos 314 vencedores do concurso de bolsas de consolidação de 2016, onde constam 6 projetos portugueses. Estes cientistas de excelência, a meio da sua carreira, foram contemplados com um total de 605 milhões de euros, no âmbito do programa de investigação e inovação da UE, o Horizonte 2020.

13/12/2016
iCanSea: Conservas com macroalgas para diferenciação nutricional e sensorial

Desenvolver produtos alimentares de conservas de peixes e moluscos com integração de macroalgas da costa portuguesa, como alimentos seguros, saudáveis e com teor de sal reduzido

13/12/2016
MicroBioWine

Projeto único e inovador que estudará o impacto da inovação nos processos vitivinícolas nos consórcios microbianos e a sua importância na produção de vinhos diferenciados

13/12/2016
Já imaginou uma tinta com propriedades auto-desinfetantes?

A Barbot já e em breve vai lançar a B-Safecoat, um produto inovador, ecológico e com valor acrescentado e que responde às verdadeiras necessidades dos clientes.

13/12/2016
SHARP, é esta a sigla do projeto que visa desenvolver uma linha de produtos alimentares à base de algas

Cofinanciado pelo COMPETE 2020, o projeto envolve uma equipa multidisciplinar e visa desenvolver e lançar novos produtos alimentares de potencial nutricional superior aos existentes no mercado nacional e internacional, oferecendo soluções promotoras de uma melhoria do estado de saúde e de envelhecimento saudável.

07/12/2016
O COMPETE 2020 atinge a meta de 300 milhões de euros de pagamentos

Edição N.º 17 de 06 de dezembro de 2016 | 001-PAM-M-017-01, Propriedade da Autoridade de Gestão do COMPETE 2020

06/12/2016
RING - Ribatejo Inovação Na Gestão

Desenvolvimento de ações de modernização e melhoramento das metodologias e processos de gestão, nas áreas da Inovação Organizacional e Gestão, Qualidade e Otimização de Processos

06/12/2016
Como fomentar uma cultura de ecoeficiência e cooperação?

É este o desafio que a Associação Nacional dos Industriais de Papel e Cartão (ANIPC) quer superar ao criar uma metodologia de ecoeficiência que conduza à melhoria do desempenho ambiental e económico das empresas do setor, através da redução de custos e de impactes ambientais.

06/12/2016
Já ouviu falar do Portugal Bike Value?

Cofinanciado pelo COMPETE 2020, este projeto visa apresentar o potencial do território nacional para localização de indústrias, pela integração com centros tecnológicos, universidades, autoridades locais, e, também, ser um terreno para a experimentação com uma comunidade ampla de utilizadores.

06/12/2016
Associative Design - The Best of Portugal

Promover a inovação, a qualidade e o design dos produtos portugueses ao mais alto nível de uma forma integrada, passando a exportar todos os elementos que compõem a decoração de uma casa, de modo a contrariar a prática corrente de exportar móveis de forma isolada.

29/11/2016
Indústria 4.0 a Quarta Revolução industrial

A Indústria 4.0 ou a Quarta Revolução Industrial é impulsionada pelas tecnologias inovadoras que causam efeitos profundos, quer nos sistemas de produção quer nos modelos de negócio, fazendo com que as empresas tenham a capacidade de criar redes inteligentes ao longo de toda a cadeia de valor.

29/11/2016
ADIRA INDUSTRY 4.0

Desenvolvimento de soluções hardware e software implementando serviços de dados e comunicação entre máquinas no âmbito da Indústria 4.0

29/11/2016
RoboCer3D - Fabrico rápido de produtos em porcelana por “Robocasting 3D”

O projeto RoboCer3D tem como objetivo o desenvolvimento de uma tecnologia de fabrico aditivo para produtos em porcelana, nomeadamente a tecnologia de “Robocasting 3D” (R3D). Uma tecnologia que permite o fabrico de peças com geometrias e funcionalidades que não são possíveis obter por tecnologias convencionais.

29/11/2016
IMP_4.0: Integrated Management Platform

Desenvolvimento de uma plataforma inovadora de integração e interoperabilidade que capacite as organizações a adotarem práticas presentes no conceito de Fábricas Inteligentes

25/11/2016
Insolvência das empresas na Europa

A Comissão Europeia propõe uma nova abordagem sobre a insolvência das empresas na Europa: promover a reestruturação precoce para apoiar o crescimento e proteger o emprego.

25/11/2016
Desenvolvimento Sustentável

A Comissão Europeia apresentou uma abordagem estratégica para alcançar o desenvolvimento sustentável na Europa e em todo o mundo.

22/11/2016
Start-up and Scale-up é a aposta de UE nas empresas em fase de arranque

Esta iniciativa reúne uma série de ações novas e já existentes, a fim de criar um quadro mais coerente para que as empresas em fase de arranque possam crescer e exercer a sua atividade em toda a Europa.

17/11/2016
Valor acrescentado europeu dos FEEI em Portugal

Os Fundos Europeus Estruturais e de Investimento (FEEI) desempenham um papel crucial em Portugal ao promoverem a investigação, a inovação e o empreendedorismo e ao desenvolverem as competências necessárias para colmatar as lacunas em termos de qualificações e aumentar o emprego.

16/11/2016
Inovwall

Desenvolvimento de uma Nova Tecnologia de Produção para Sistema de Parede Pétrea Modular Multifuncional utilizada na Construção e Reabilitação Sustentável e Eco-eficiente.

16/11/2016
Construção: Nova plataforma visa esclarecer dúvidas sobre marcação CE

Apoiado pelo COMPETE 2020, o projeto acCEpt CE marking visa a conceção e operacionalização de uma Plataforma que apoie os fabricantes do sector da construção no processo de marcação CE dos seus produtos e, consequentemente, potencie a colocação de produtos inovadores no mercado europeu.

16/11/2016
HOME ZERO

Encontrar novas formas de construir, com elevada sustentabilidade ambiental, baseadas na aplicação dos conceitos da arquitetura bioclimática, introduzindo novos sistemas de produção, acumulação e gestão de energia.

16/11/2016
Taxa Base de Portugal desce para -0,05% no âmbito dos auxílios de Estado

Foi atualizada a taxa base para cálculos relacionados com os auxílios de Estado, sendo a nova taxa para Portugal de -0,05%, desde o dia 1 de novembro de 2016, conforme divulgado pela Comissão Europeia, através da Comunicação (2016/C 372/08), de 11 de outubro de 2016.

15/11/2016
MADE IN PORTUGAL de partida para a MEDICA

A feira internacional Medica Düsseldorf, dedicada à saúde e cuidados médicos, abriu as portas no dia 14 e prolonga-se até 17 de Novembro, para uma edição onde deverão marcar presença cerca de 4 mil expositores. As cores portuguesas estarão representadas por 4 empresas nacionais: Barcelcom – Custoitex – Fitor – MagicPharma – integradas na comitiva liderada pela Associação Selectiva Moda.

10/11/2016
Acordo de Paris sobre alterações climáticas entrou em vigor

O Acordo de Paris sobre alterações climáticas entrou em vigor a 4 de novembro de 2016, sendo uma luz verde à rápida ação climática, antecipada em quatro anos antes do prazo limite de 2020 e da COP 22 a decorrer até dia 18 novembro em Marraquexe, Marrocos e que terá como meta a ratificação do Acordo por todas as partes signatárias.

09/11/2016
AVIGAE: Assistente Virtual Inteligente para a Gestão Ativa da Energia em Edifícios

Desenvolvimento tecnológico de uma solução que permite desencadear ações de gestão ativa de consumos de energia, com vista a um aumento da eficiência energética e a uma melhor gestão de energia em Edifícios.

09/11/2016
Projeto OptimOdour - promoção da eficiência energética

O Projeto OptimOdour é um projeto de IDI empresarial com elevado cariz tecnológico que pretende desenvolver um produto inovador para controlo inteligente da ventilação em ETARs, visando atingir melhoria do desempenho energético e consequente redução de custos operacionais.

09/11/2016
greenURBANLIVING - Sistemas multifuncionais baseados em aglomerado de cortiça expandida para a construção de coberturas verdes

Apoiado pelo COMPETE 2020, este projeto tem como principal objetivo desenvolver novos sistemas de cobertura e fachada verdes estruturados em aglomerado de cortiça expandida, numa ótica de sustentabilidade, visando a proteção dos recursos, o aumento da eficiência energética dos edifícios e a mitigação de alguns efeitos das alterações climáticas no espaço urbano.

08/11/2016
Têxtil também entra no Web Summit

Um componente para o interior de automóveis com integração de sensores impressos e sistemas de luz que promovem a segurança do condutor desenvolvido no âmbito projeto ITechInovCar (na foto) irá estar patente na exposição que o Ministério da Economia vai promover durante a realização do Web Summit.

08/11/2016
Mercado Nipónico na mira portuguesa

De 14 a 16 de novembro, irá realizar-se a segunda edição anual da Jitac European Textile Fair, a feira de tecidos dedicada aos produtos europeus, conta com a presença de 5 empresas portuguesas – Burel Factory – Eurobotónia - Lemar – Tintex Textiles – Texser/ Têxtil Serzedelo - que viajam até Tóquio com o apoio da Associação Selectiva Moda.

08/11/2016
Tecnologia 100% nacional e pioneira mundialmente é finalista nos Prémios Europeus de Banda Larga 2016

Tem o nome de NG-PON2 e permite aumentar as atuais velocidades de fibra ótica em 16 a 32 vezes; viabilizando assim o compromisso de levar a fibra a 5,3 milhões de casas e empresas portuguesas até 2020. Apoiado pelo COMPETE, trata-se de um projeto de elevado interesse técnico-científico e económico, capaz de revolucionar o sector das telecomunicações, um sector fulcral para a economia portuguesa.

08/11/2016
Estudo para atrasar a progressão da doença de Machado-Joseph premiado na 1ª Edição do Prémio Janssen Inovação

O 2º PRÉMIO atribuido na área das Neurociências foi para a equipa do Centro de Neurociências e Biologia Celular da Universidade de Coimbra cujo trabalho poderá constituir a base do primeiro medicamento relevante para tratar ou, pelo menos, atrasar a progressão da doença de Machado-Joseph.

08/11/2016
REVIFEEL PLUS: Revestimentos cerâmicos com conforto térmico melhorado

Projeto, desenvolvido pela Revigrés, em parceria com o CeNTI, distinguido com o 1º Prémio Inovação. REVIFEEL PLUS é um sistema inovador de pavimentos cerâmicos com elevado conforto térmico, que suaviza as sensações de frio ou de calor.

07/11/2016
Bolsas de Investigação

Estão a decorrer diversos concursos para atribuição de Bolsas de Investigação apoiadas no âmbito de projetos apoiados pelo COMPETE 2020. Conheça algumas das Instituições, as áreas científicas requeridas e as habilitações necessárias para concorrer.

02/11/2016
Projeto PictoPharma vencedor do 2.º lugar no concurso “Born from Knowledge”

O projeto PictoPharma- Pharmaceutical Pictogram System consiste num sistema inovador de pictogramas farmacêuticos, sobre perigos, precauções e informações do medicamento, associado a várias aplicações na indústria para um vasto mercado que não oferece qualquer resposta idêntica. Um projeto apoiado pelo POFC – COMPETE.

02/11/2016
Rose4pack: Investigação portuguesa desenvolve embalagem biodegradável inovadora com propriedades antioxidantes

Apoiado pelo Programa COMPETE, o projeto “Rose4Pack” foi um dos vencedores da 7.ª Edição do Food & Nutrition Awards, na categoria de Investigação e Desenvolvimento, anunciados no passado dia 13 de outubro, no Centro de Reuniões da FIL.

02/11/2016
SOCIAL: Social Cooperation for Integrated Assisted Living

Apoiado pelo COMPETE 2020, o projeto supra incidiu no desenvolvimento de tecnologias e serviços de informação inovadores para apoio às redes de cuidados centradas no grupo etário acima dos 65 anos.

02/11/2016
FallSensing: projeto tecnológico português reduz risco de queda nos idosos

Com o apoio do COMPETE 2020, três instituições portuguesas criaram uma solução tecnológica capaz de avaliar o risco de queda dos seniores e estabelecer um plano personalizado de exercícios de prevenção.

02/11/2016
MT PORTUGAL: Medical Tourism in Portugal - Health, Wellness and Tourism in Portugal

Um projeto de internacionalização no domínio do Turismo de Saúde, focado no Turismo Médico. Afirmar Portugal como um destino de turismo médico de alta qualidade clínica e tecnológica, integrando unidades hospitalares e hoteleiras de excelência que garantem cuidados médicos do melhor nível e oportunidades de convalescença e recuperação num ambiente particularmente atraente e acolhedor.

31/10/2016
Programa de trabalho da Comissão para 2017: Realizar uma Europa que protege, capacita e defende

A Comissão Juncker adota o terceiro programa de trabalho, que se centra claramente na concretização das 10 prioridades enunciadas nas Orientações Políticas, visando dar resposta aos maiores desafios que a Europa enfrenta atualmente.

28/10/2016
200 Milhões de euros chegam às PME portuguesas

O Ministério da Economia, através da Instituição Financeira de Desenvolvimento, disponibilizou aos concorrentes da Linha de Financiamento a Fundos de Capital de Risco, os resultados da análise técnica das 25 candidaturas aceites a concurso.

27/10/2016
Empréstimo do BEI vai apoiar Emprego e Inovação em Portugal

O BEI - Banco Europeu de Investimento, assinou um empréstimo de 20 milhões de euros com a Caixa Económica Montepio Geral com vista a promover o Emprego e as Empresas em fase de arranque em Portugal.

26/10/2016
Plataforma “Talent Portugal” é apresentada hoje

É hoje lançada, no Centro Empresarial Lionesa, a plataforma “Talent Portugal”, uma comunidade que visa a atração de talento para trabalhar em território nacional.

25/10/2016
WaterSHAPE - Shape Adaptative Projetfile for High Performance Water Assisted Injection Moulding Process

Liderado pela Moldetipo II, o projeto combina tecnologias de injeção assistida por água assente na introdução de um elemento tecnologicamente avançado, o projétil 4D dinâmico e adaptativo, tendo em vista o desenvolvimento de novos e melhorados produtos, de elevado desempenho, mediante uma menor utilização de recursos e atividades.

24/10/2016
INTERMOLDE no Caminho da INDUSTRIA 4.0

O projeto iProcessApp na produção de moldes para vidro traduz-se na implementação de um novo processo de produção altamente inovador, resultado do projeto de IDT ToolingEDGE. Este processo inovador designado processo integral, permitirá reduzir drasticamente o número de operações necessárias para a produção de um molde para vidro traduzindo-se na redução do custo de produção.

22/10/2016
O seu projeto Portugal 2020 foi aprovado?

A Revista One World destaca um conjunto de conselhos práticos com vista não só a aumentar a celeridade do processo de acompanhamento e verificação da execução dos projetos por parte dos respetivos Organismos Avaliadores, mas também minimizar a ocorrência de eventuais irregularidades.

21/10/2016
Fraldas de criança 100% portuguesas ganham prémio europeu de inovação

Para Nuno Ribeiro, CEO da Nunex, o apoio dos fundos comunitários “já começou a dar frutos com o reconhecimento em Paris do carácter inovador e qualitativo dos nossos produtos projetando a empresa junto de vários dos principais compradores internacionais”.

21/10/2016
LaTCh II: Lightweight Thermoplastic Composites II

Produção de componentes estruturais para o setor automóvel que alia desempenho mecânico, redução de peso e redução do número de operações necessárias à obtenção do componente final.

20/10/2016
Bolsas de Investigação | Universidade de Coimbra

A Universidade de Coimbra tem a decorrer 3 concursos para atribuição de Bolsas de Investigação, no âmbito de projetos apoiados pelo COMPETE 2020. As candidaturas encontram-se abertas.

19/10/2016
PRIMA - Primeira parceria de investigação no Mediterrâneo

A Comissão apresentou uma proposta para a criação de Parceria para Investigação e Inovação na região do Mediterrâneo, PRIMA. A primeira parceria deste tipo na bacia do Mediterrâneo procura desenvolver investigação conjunta que leve a novas soluções para a sustentabilidade de gestão dos recursos hídricos e de produção alimentar.

18/10/2016
SHARP: uma nova linha de produtos alimentares à base de algas

O COMPETE 2020 é um Programa decisivo para fomentar “a cooperação entre entidades, nomeadamente entre o tecido empresarial e a comunidade científica”, afirma Carla Monteiro, Administradora na Irmãos Monteiro S.A..

18/10/2016
UMinho cria plataforma “Ainda estou a aprender” para apoiar alunos com dificuldades de aprendizagem

“Ainda estou a aprender” é o nome da nova plataforma educativa, que tem como finalidade apoiar alunos com dificuldades de aprendizagem na leitura. Um projeto promovido pela Fundação Calouste Gulbenkian, e cofinanciado pela FCT e pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, através do COMPETE 2020, no âmbito do Portugal 2020.

18/10/2016
Smart Farming: Ferramenta avançada para operacionalização da agricultura de precisão

Desenvolvimento de uma ferramenta de gestão agronómica que irá proporcionar a simplificação e a otimização de processos agrícolas.

17/10/2016
PICASSo, arco-irís de corantes orgânicos multi-funcionais provenientes de cogumelos e plantas

Há milénios que o Homem conhece diversas espécies de fungos e as utiliza para os mais diversos fins, incluindo o tingimento. O projeto PICASSo, reúne 3 empresas e 2 entidades do Sistema Científico e Tecnológico para desenvolver uma linha inovadora de produtos têxteis coloridos recorrendo apenas a compostos de origem natural extraídos a partir de plantas e cogumelos.

16/10/2016
O sonho americano da ourivesaria portuguesa

Um sector que cresceu 500% e ganha novo fôlego às mãos de jovens autores que reinterpretam as tradições e dá a Milla Jovovich o papel de promover a joalharia portuguesa no mundo. A AORP promove a internacionalização da joalharia portuguesa com o apoio do COMPETE 2020.

16/10/2016
ANJE deseja alargar o "Portugal Fashion" para além do Porto e Lisboa

O presidente da Associação Nacional de Jovens Empresários tem como objetivo, alargar o Portugal Fashion a outros lugares do país, como por exemplo Coimbra ou Algarve, porque se trata de uma marca portuguesa de todos.

14/10/2016
NERSANT Business vai internacionalizar empresas com o apoio do COMPETE

O evento realiza-se este ano sob a alçada do Export Intelligence, novo projeto de apoio à internacionalização de empresas que a associação está a dinamizar.

13/10/2016
Ferramenta de autoavaliação para as PME

Com o objetivo de testar a ferramenta, que permite às empresas medir a sua eficiência de recursos, a Agência Europeia para as Pequenas e Médias Empresas está a recolher feedback sobre a utilização da mesma.

12/10/2016
Vencedores dos PRÉMIOS REGIOSTARS 2016

Na terça-feira à noite, teve lugar em Bruxelas, no âmbito da Semana Europeia das Regiões e dos Municípios, a cerimónia anual de entrega dos Prémios RegioStars da Comissão Europeia.

11/10/2016
Comissão Europeia lança plataforma para “abrir portas” a negócios no feminino

A WEgate é uma plataforma pan-europeia que promete "abrir portas" a mulheres que queiram avançar com um negócio próprio. Medida faz parte do plano da Comissão Europeia para dinamizar empreendedorismo.

11/10/2016
Resultados dos investimentos da UE em 2007-2013

A Comissão Europeia publicou os resultados de uma avaliação independente dos investimentos da UE feitos no período de 2007-2013, com relatórios específicos para cada Estado-Membro.

11/10/2016
Águeda: capital da bicicleta ganha player de peso

Com o apoio do COMPETE 20202, a FJ Bikes Europe vai produzir bicicletas de gama média-alta e eléctricas, criando 100 postos de trabalho diretos.

11/10/2016
COMPETE 2020 apoia a criação de empresa pioneira na prestação de serviços de injeção com recurso a magnésio

A Moldegama Injection visa lançar uma nova área de negócio e novos produtos/serviços para o Moldegama Industries Group, SGPS, complementando o portfólio atual com um serviço pioneiro, a nível mundial, na área de injeção multimaterial e magnésio.

11/10/2016
Balestrand Pharma: a nova start-up farmacêutica na região centro de Portugal

O projeto visa a criação de uma unidade fabril para a fabricação e lançamento de inovadores produtos farmacêuticos, criando 17 novos postos de trabalho, num investimento total de cerca de 3 milhões de euros, em parte cofinanciado pelo COMPETE 2020.

10/10/2016
Os 1215 projetos apoiados pelo Portugal 2020 garantem a criação de cerca de 13 mil novos empregos

As empresas que concorreram ao Portugal 2020 comprometeram-se a atingir resultados concretos, que vão dinamizar a criação de riqueza, as exportações e o emprego.

08/10/2016
Qualificar e Internacionalizar as empresas até 31 de Outubro

Reforçar a competitividade da economia portuguesa e a sua presença no mercado internacional é essencial para as empresas, recorrendo aos mecanismos que estão disponíveis no Compete 2020.

03/10/2016
O investimento em Portugal | Sessão 7 de outubro | Montijo

No dia 7 de outubro, às 10h, no Cine-Teatro Joaquim d’Almeida, no Montijo, participe no grande balanço da aceleração dos fundos estruturais direcionados às empresas, porque os instrumentos do Portugal 2020 são fundamentais para alavancar o investimento privado.

03/10/2016
COTTONANSWER diferencia, diversifica e incrementa capacidade produtiva

A empresa vai apostar em novas tecnologias para a área produtiva e organizacional, às quais associará investimentos em soluções inovadoras de marketing, num projeto que visa a introdução de novos produtos e novas formas de relação com o cliente.

03/10/2016
Quando o sucesso implica alargar a cadeia de valor a jusante

O projeto de investimento apoiado pelo COMPETE 2020, pretende capacitar a MD Engineering como uma empresa especialista e de excelência no desenvolvimento/produção de moldes técnicos para injeção.

03/10/2016
A inovação chega aos «E-Têxteis» e aos tecidos técnicos

Com o apoio do COMPETE 2020, a Tabel - Estamparia e Acabamentos Têxteis, Lda. vai criar uma unidade produtiva, com um novo layout, de artigos de vestuário com base em «E-Têxteis» e têxteis técnicos a partir de tecidos inteligentes.

03/10/2016
COMPETE 2020: “uma mais-valia de grandes proporções para o hotel e para a região”

Palavras de Marcel Silveira, diretor geral do Hotel São Lázaro, em Bragança, e que está a ser alvo de uma reformulação profunda, possibilitando, renovar a imagem e obter a classificação de 4 estrelas, de forma a requalificar a oferta a nível internacional para aquela região.

03/10/2016
O pavimento Wicanders, da Amorim Revestimentos, recebe Certificação F4 Star

A empresa portuguesa Amorim Revestimentos é o produtor líder mundial em soluções de pavimentos. A Authentica, premiada linha de produtos da Wicanders acaba de receber a sua certificação F4 Star, o mais elevado padrão de qualidade do governo japonês.

30/09/2016
Projeto High Speed Shoe Factory é o ponto de partida para projeto europeu BEinCPPS

O projeto, apoiado pelo COMPETE, High Speed Shoe Factory vai ser util na implementação de um projeto europeu que envolve 23 parceiros onde se incluem 4 entidades nacionais: o CTCP, a KYAIA, o INESC TEC e o CESE.

30/09/2016
Bolsas de Investigação | Universidade do Minho

A Universidade do Minho tem a decorrer 3 concursos para atribuição de Bolsas de Investigação, no âmbito de projetos apoiados pelo COMPETE 2020. As candidaturas encontram-se abertas.

28/09/2016
Recomendações para facilitar acesso das PME aos Fundos Europeus Estruturais e de Investimento

A Comissão fez o balanço do trabalho do grupo de alto nível para a simplificação em prol dos beneficiários dos Fundos Europeus Estruturais e de Investimento (FEEI).

28/09/2016
A volta ao mundo em 100 filmes

“Moov”, “The Ordinary Tasks of The Super Human, “Style”, “ícaro” e “Icarus” foram eleitos os melhores Fashion Films de 2016.

27/09/2016
UE apoia economia portuguesa com 300 milhões de EUR para financiar PME e 'Start-ups'

O BEI - Banco Europeu de Investimento, contratualizou ontem com os bancos portugueses BPI, Caixa Geral de Depósitos, Millennium BCP e Banco Santander Totta, a concessão de quatro empréstimos no valor de 70 milhões de EUR cada, com o objetivo de operacionalizar o programa da União Europeia (UE) para a promoção do Emprego e das Start-ups em Portugal.

27/09/2016
Panorama 58: Uma Agenda Urbana para a UE

A edição do outono de 2016 da revista Panorama está agora disponível em linha. O principal artigo desta edição analisa a Agenda Urbana da UE, estabelecida pelo Pacto de Amesterdão acordado durante o verão.

27/09/2016
Algarve já pode ter linha eletrificada

Integrada num pacote de apoios com €630,5 milhões, a eletrificação da ferrovia algarvia vai avançar.

27/09/2016
INJOVEM apoia a promoção do espírito empresarial jovem

Promovido pela Apemeta – Associação Portuguesa de Empresas de Tecnologias Ambientais, o projeto INJOVEM – Inovação, Jovens e Empreendedorismo foi criado para apoiar o empreendedorismo qualificado e inovador, através do estímulo à criatividade, experimentação e deteção de novas oportunidades e modelos de negócio.

27/09/2016
Regeneração ITV - Promover o Empreendedorismo Inovador, Qualificado e Criativo na Fileira Têxtil e Vestuário

Dinamizar o ecossistema empreendedor da fileira têxtil e vestuário, para facilitar o desenvolvimento de empresas inovadoras, qualificadas e criativas, com potencial de internacionalização.

26/09/2016
Portugal Ventures abre a 17ª Call for Entrepreneurship

Estão abertas as candidaturas à Décima Sétima Call For Entrepreneurship: de 26 de setembro a 27 de outubro.

26/09/2016
Lançada a 5ª edição do Boletim Fundos UE - QREN e Portugal 2020

Já se encontra disponível o Boletim Informativo dos Fundos da União Europeia - QREN e Portugal 2020 n.º 5, lançado pela AD&C – Agência para o Desenvolvimento e Coesão.

24/09/2016
Projeto “PT Creative Village” rumo à revitalização empresarial

A Associação Famílias está a dinamizar o projeto “PT Creative Village” conjuntamente com várias autarquias e universidades e pretende captar empreendedores qualificados e criativos, fixando e desenvolvendo conhecimento, criatividade e inovação. Uma iniciativa que conta com o cofinanciamento do COMPETE 2020.

23/09/2016
Brochura da Evolução da Indústria Têxtil e do Vestuário | ATP

Esta brochura é da autoria da ATP – Associação Têxtil e Vestuário de Portugal, desenvolvida aquando da comemoração dos seus 50 anos. Conta-nos a breve história da evolução da indústria têxtil e do vestuário, desde a Idade Média à Industrialização.

20/09/2016
Frulact desenvolve tecnologia para incorporar pepitas de chocolate em preparados para iogurte

COMPETE 2020 apoia projeto de investigação industrial “Chocobits” que pretende desenvolver um novo processo capaz de produzir e incorporar pepitas de chocolate microbiologicamente estáveis em preparados de fruta.

20/09/2016
Ribatejo Empreende: Apoios à criação de empresas no Ribatejo

A NERSANT tem um novo projeto, apoiado pelo COMPETE 2020, através do qual irá criar e dinamizar um conjunto de ferramentas e atividades de atração e fomento do empreendedorismo qualificado e criativo e de apoio à criação de novas empresas no Ribatejo, sobretudo em setores de alta e média-alta tecnologia, uso intensivo de conhecimento e indústrias culturais e criativas.

20/09/2016
Projeto promove café português em mercados internacionais

A Associação Industrial e Comercial do Café (AICC) quer que as marcas de café nacionais tenham um melhor acesso aos mercados internacionais e, nesse sentido, submeteu uma candidatura ao COMPETE 2020: “Portuguese Coffee Hub”.

20/09/2016
Peixes de aquacultura vão ter alimentação mais saudável e sustentável

O objetivo do projeto Alissa é criar ferramentas para tornar os peixes de aquacultura mais resistentes e saudáveis, através da alimentação.

19/09/2016
O COMPETE 2020 alavancou 113 milhões de euros de investimento no setor agro-alimentar, o 2.º maior empregador em Portugal

O setor agro-alimentar apresenta uma complexa da cadeia de valor: empresas diferentes, em mercados diferentes e para diferentes consumidores. No contexto dos diversos instrumentos de apoio do COMPETE 2020, foram aprovados 86 projetos correspondendo a 56 milhões de apoios de Fundos da União Europeia, alavancando o dobro de investimento.

14/09/2016
AEP volta ao Irão com 10 empresas para a quarta ação de promoção do “made in portugal” dos últimos 10 meses

Desde novembro de 2015 até agora, a associação abriu as portas do mercado iraniano a 44 operadores económicos nacionais.

14/09/2016
Estado da União 2016: Reforçar o investimento europeu em prol do emprego e do crescimento

«A Europa deve investir fortemente nos seus jovens, nos seus desempregados e nas suas start-ups. O Plano de Investimento para a Europa, dotado de 315 mil milhões de euros, mobilizou já 116 mil milhões de euros em investimentos no seu primeiro ano de funcionamento. Pretendemos agora alargá-lo a nível mundial.» – Presidente Juncker, Discurso sobre o estado da União de 2016

12/09/2016
O COMPETE 2020 já aprovou 146 milhões de euros para projetos de investigação .

Porque a aposta na investigação científica é crucial para o processo de inovar estreitamente ligado à competitividade, o COMPETE 2020, disponibiliza instrumentos específicos para apoiar projetos e entidades que atuam na esfera da ciência e da tecnologia. Apresentamos-lhe alguns destes dando voz aos investigadores, atores fundamentais neste processo de criação de conhecimento e valor.

12/09/2016
Investigação portuguesa dá novo rumo a resíduos agroalimentares da indústria da vinha e do vinho

A conceção de produtos alimentares com valor acrescentado e a criação de um plano alternativo de gestão para estes resíduos são os dois principais objetivos do projeto “Vine & Wine Residues”, apoiado pelo COMPETE 2020.

12/09/2016
Três grupos de investigação portuguesa - UTAD, IST e UCP - unem esforços e conhecimento para produzir vinhos feitos à medida

Apoiado pelo COMPETE 2020, o projeto Smartwine estuda as interações que estão na base da fermentação do vinho de forma a desenvolver novas culturas-mistas que permitam produzir vinhos em consonância com as preferências dos consumidores.

11/09/2016
Moda Portuguesa agita Madrid

Até 11 de setembro realiza-se mais uma edição da feira madrilena, Momad Metrópolis, que conta com 10 representantes das cores lusas, uma ação apoiada pela Associação Selectiva Moda e pela ATP, que visa promover a internacionalização das empresas portuguesas da área da moda, no âmbito do projeto de internacionalização do From Portugal 2015-2016, cofinanciado pelo COMPETE 2020.

10/09/2016
Bolsas de Investigação | CITEVE

O CITEVE tem a decorrer 2 concursos para atribuição de Bolsas de Investigação, para Licenciados e para Mestres, no âmbito de projetos apoiados pelo COMPETE 2020. As candidaturas encontram-se abertas no período de 26 setembro a 7 outubro de 2016

10/09/2016
Internacionalização do setor automóvel português na Automechanika em Frankfurt

A NERLEI - Associação Empresarial da Região de Leiria promove, pela primeira vez, a participação de empresas nacionais na "Automechanika", que vai ter lugar em Frankfurt, de 13 a 17 de setembro.

09/09/2016
Katty Xiomara e Miguel Vieira marcam o regresso do Portugal Fashion à New York Fashion Week

Inserido numa estratégia de diversificação dos mercados , o roteiro internacional de desfiles do Portugal Fashion ganha um novo reforço. O projeto de moda luso está de volta à New York Fashion Week (NYFW) após mais de uma década de interregno.

09/09/2016
iBook o vértice da inovação tecnológica e dos materiais inteligentes

Um projeto que pretende aumentar a interação do utilizador ao folhear um livro expandido a um dispositivo digital, criando um cenário rico em estímulos sensoriais, onde a imaginação, a curiosidade e a criatividade estão escondidas atrás de um virar de página.

08/09/2016
Horizonte 2020 atribui 8,2 milhões de euros a 6 investigadores portugueses

O Conselho Europeu de Investigação anuncia a atribuição de 325 bolsas para investigadores em início de carreira, representando um financiamento total de 485 milhões de euros. Foram contemplados seis investigadores portugueses com bolsas individuais, perfazendo um total superior a 8,2 milhões.

08/09/2016
Têxteis lar portugueses desfilam em Madrid

O Parque Ferial Juan Carlos I será o palco da segunda edição anual do certame Intergift, que se realiza de 7 a 11 de setembro. De Portugal estará presente uma comitiva composta por 8 empresas, 7 das quais viajam até Madrid com o apoio da Associação Selectiva Moda, no âmbito do projeto de internacionalização From Portugal, cofinanciado pelo COMPETE 2020.

07/09/2016
CBRE marca presença no maior evento imobiliário do mundo

No âmbito do projeto “Living in Portugal Now”, cofinanciado pelo COMPETE 2020, a CBRE leva à capital dos Emirados Árabes Unidos quatro promotores imobiliários portugueses para participarem no maior e mais influente evento do setor imobiliário a nível mundial, o Cityscape Global 2016.

06/09/2016
AIDA realiza Missão Empresarial a Silicon Valley (EUA)

A AIDA realiza uma Missão Empresarial a San Francisco/Silicon Valley, a 7ª Edição do “Global Strategic Innovation – International Executive Programa, acção inserida no âmbito do projecto INOV_MARKET, aprovado ao abrigo do programa PORTUGAL 2020 e COMPETE 2020, Programa Operacional Competitividade e Internacionalização

06/09/2016
Douro Azul diversifica oferta no segmento dos cruzeiros fluviais no Rio Douro

Empresa pretende atrair um segmento de mercado mais jovem, por via da conjugação de elementos inovadores da embarcação com atividades de animação turística diferenciadoras.

05/09/2016
APTECE promove rota do peixe em Londres

Este evento insere-se na estratégia de comunicação e divulgação do projeto cofinanciado pelo COMPETE 2020, a “Rota do Peixe Português”, uma rota de turismo gastronómico de pescado, que realça os melhores peixes em cada região do pais, as formas de confeção e onde usufruir deles, contemplando um conjunto de atividades de que qualquer pessoa pode beneficiar e que realçam a ligação do destino ao mar, ao rio e à oferta complementar de qualidade.

05/09/2016
Tecidos portugueses estão na moda

A cidade da moda recebe, em setembro, a 23ª edição da feira Milano Unica. O certame mais priveligiado de Itália conta com a presença de 10 empresas portuguesas, 4 das quais apoiadas pela Associação Selectiva Moda, no âmbito do projeto de internacionalização From Portugal, cofinanciado pelo COMPETE 2020.

04/09/2016
Indústria portuguesa de calçado criou mais de 340 marcas

A indústria portuguesa de calçado conta com mais de 340 marcas, uma estratégia setorial de valorização das coleções, dos produtos e do '"made in" Portugal

02/09/2016
COMPETE 2020 já aprovou 110 milhões de euros de investimento para projetos no setor do Turismo

Portugal está na moda e o Turismo em Portugal vive momentos de prosperidade. Num momento em que está em discussão pública a Estratégia para o Turismo 2027, damos a conhecer projetos apoiados pelo COMPETE 2020 que consubstanciam modelos de negócio capazes de gerar valor e diferenciação.

01/09/2016
2018 o Ano Europeu do Património Cultural, uma proposta da CE

A Comissão Europeia pretende chamar a atenção para o papel do Património Cultural da Europa, como testemunho de identidade relevante na história da humanidade, promovendo a sua partilha às gerações futuras, e eleger o ano de 2018 como o Ano Europeu do Património Cultural, conforme proposta apresentada ao Parlamento Europeu e ao Conselho, a 30 de agosto.

31/08/2016
AlgaeCoat | Revestimentos comestíveis baseados em extratos de macroalgas para produtos hortofrutícolas frescos

A Campotec IN e o IPLeiria, encontraram uma alga que garante a conservação de maçãs fatiadas por alguns dias.

30/08/2016
Monumental Palace Hotel um emblemático hotel de luxo na cidade do Porto

O emblemático palacete construído em meados do Séc. XX, outrora a Pensão Monumental, fica situado na Avenida dos Aliados no Porto e vai ser alvo de um ambicioso projeto de requalificação hoteleira. Com abertura prevista para o mês de março de 2017, o atual proprietário, reitera o desejo de transformar o Monumental Palace hotel no mais emblemático hotel de luxo da cidade do Porto.

30/08/2016
EXPORT RIBATEJO 2020

O projeto EXPORT RIBATEJO 2020 é promovido pela NERSANT. o projeto reúne um conjunto de atividades relacionadas a prospeção de mercados, com o objetivo de melhorar o posicionamento das empresas participantes no mercado global, permitindo que estas iniciem exportações ou reforcem o seu potencial exportador.

30/08/2016
Revista BOW – Portugal Business on the Way | AEP

Nasceu a Revista BOW – Portugal Business On the Way, com o tema de capa Competitividade Global, Desafios e Oportunidades. Este é o resultado do trabalho desenvolvido pela AEP – Associação Empresarial de Portugal, no âmbito do apoio à internacionalização das empresas.

30/08/2016
Terras Altas de Portugal | Novos Horizontes

Cinco distritos do interior de Portugal vão apostar forte na promoção dos seus produtos tradicionais no estrangeiro através do projeto ‘Terras Altas de Portugal – Novos Horizontes’

29/08/2016
Munich Fabric Start A/W 16-17 | Tecidos Portugueses no Mundo

A participação das 8 empresas portuguesas em mais uma edição da Munich Fabric Start A/W 16-17 é uma ação do From Portugal 2015-2016, uma iniciativa promovida pela Associação Selectiva Moda e pela ATP - Associação Têxtil e Vestuário de Portugal, que visa promover a internacionalização das empresas portuguesas da área da moda.

26/08/2016
FeelViana Hotel vocacionado para o Turismo Ativo no Cabedelo

Já arrancou a construção do primeiro "hotel desportivo" em Portugal, situado na belíssima região do Minho, Viana do Castelo, junto à praia do Cabedelo.

22/08/2016
PROINTER+ | Encontros empresariais na Colômbia

O PROINTER+ é um projeto que tem como objetivo principal aumentar o reconhecimento da imagem de Portugal, na Colômbia e no Equador. No âmbito deste projeto a Câmara de Comércio e Indústria Luso Colombiana leva empresários à Expo Camacol, onde Portugal é o país convidado da maior feira do sector da construção da América Latina.

19/08/2016
Bolsas de Investigação | CIIMAR

O Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental – CIIMAR tem a decorrer concursos para atribuição de Bolsas de Investigação no âmbito de projetos apoiados pelo COMPETE 2020.

19/08/2016
QI – Qualidade e Inovação

O programa “QI – Qualidade e Inovação” promovido pela AIP, no âmbito do Compete 2020, tem como objetivo optimizar o desempenho das empresas, de forma a garantir e incrementar a sua competitividade nos mercados em que atuam. Este projeto destina-se a PME das regiões do Norte, Centro e Alentejo e permite implementar Sistemas de Gestão da Qualidade e de Gestão de Investigação, Desenvolvimento e Inovação.

18/08/2016
IPO de Lisboa aposta nas novas tecnologias

O IPO de Lisboa está a iniciar a execução de três projetos de investimento em Tecnologias de Informação e Comunicação que permitirão modernizar os serviços e infraestruturas tecnológicas, desmaterializar processos clínicos e administrativos e implementar mecanismos de segurança da informação.

16/08/2016
Bolsas de Investigação

Estão abertos concursos para atribuição de Bolsas de Investigação no âmbito de projetos apoiados pelo COMPETE 2020 em co‐promoção nos quais o ITeCons é co‐promotor.

12/08/2016
Portugal é país convidado da maior feira do setor da construção da América Latina

Portugal, representado pela Câmara de Comércio e Industria Luso-Colombiana, é o país convidado da Expo Camacol, uma das mais importantes feiras do sector da construção da América Latina, que se realiza de 24 a 27 de Agosto em Medellín.

12/08/2016
O que se descobre no balanço de 26 anos de trabalho da AEP?

A Associação Empresarial de Portugal apoiou a internacionalização de 3000 PME. Já o futuro passa por trazer cada vez mais os potenciais clientes ao país.

12/08/2016
Calçado investe mais de €30 milhões

Empresas do sector apresentam 54 projetos ao Portugal 2020.

11/08/2016
Horizonte 2020 atribui 160 mil euros a empresa portuguesa

O programa Horizonte 2020 acaba de financiar em cerca de 32 milhões de euros projetos que introduzam ideias inovadoras no mercado, ao abrigo da quinta ronda do projeto-piloto «Processo Acelerado para a Inovação». Dos 15 beneficiários, encontra-se uma empresa portuguesa, Symington SV, que como parceiro irá beneficiar de um financiamento europeu superior a 160 mil euros.

11/08/2016
Moda portuguesa em Las Vegas

De 15 a 17 de agosto, sete marcas portuguesas de vestuário marcam presença na segunda edição anual daquele que é o maior e mais influente evento de moda dos E.U.A. – Magic, Market Week Las Vegas. Esta é uma iniciativa levada a cabo pela Associação Selectiva Moda, no âmbito do projeto de internacionalização From Portugal, que desde 2004 coordena a participação de empresas portuguesas neste mercado.

11/08/2016
Fashion From Portugal à conquista do mercado americano

O projeto Fashion From Portugal lançado pela ATP – Associação Têxtil e Vestuário de Portugal, irá realizar a sua segunda ação deste ano na mega feira de moda norte-americana, Magic, Market Week Las Vegas, de 15 a 17 de agosto.

10/08/2016
IAPMEI revela boas práticas para candidatura a incentivos

O manual é lançado no âmbito dos Sistemas de Incentivos e foca-se nas boas práticas para a apresentação de candidaturas nas áreas da Inovação e Empreendedorismo Qualificado e Criativo.

10/08/2016
Bruxelas lança portal para ajudar projetos a atrair investimento

A Comissão Europeia lançou um novo portal on-line para ajudar a promover os projectos na área da energia levados a cabo na sua alçada. O Portal Europeu de Projectos de Investimentos (PEPI) pretende também ser uma plataforma para a angariação de possíveis investidores de todo o mundo.

05/08/2016
Portugal lidera candidaturas apresentadas aos Prémios Europeus de Promoção Empresarial 2016

Ao longo destes 10 anos Portugal demonstrou um dinamismo de candidaturas que lhe tem permitido posicionar-se como um país onde a inovação e o empreendedorismo merecem particular destaque. Em 2016, Portugal está, de novo, no topo dos países que apresentam maior número de candidaturas, no conjunto dos 31 países integrantes da iniciativa, contribuindo com cerca de 15% para o total das candidaturas apresentadas à fase nacional.

05/08/2016
Projetos de Execução Rápida | Concurso Aberto

Publicado hoje o Concurso para projetos de execução rápida. Estes projetos têm como objetivo estimular a tipologia de Investimento designada por “Inovação Empresarial” que possam ser executados num período de 12 meses, prorrogável por mais 6 meses, concorrendo assim, não só para o incentivo à realização de mais e melhor investimento, mas também para investimento mais rápido, antecipando os resultados a ele associados.

04/08/2016
Eurobarómetro – primavera de 2016

Os dados disponibilizados dizem respeito à qualidade de vida na UE, cidadania europeia e relação com os objetivos do Horizonte 2020. Poder-se-á concluir uma maior confiança dos portugueses no projeto europeu, através das instituições, medidas implementadas e projetos futuros.

04/08/2016
APICCAPS apresenta World Footwear Yearbook

Portugal renova estatuto de referência, nomeadamente no segmento de couro.

04/08/2016
Portugal já exporta mais calçado do que produz

Segundo os dados relativos a 2015, Portugal coloca-se em 18.º na lista de maiores produtores mundiais, em termos de quantidade, e em 13.º no que diz respeito ao valor das exportações, caindo uma posição em ambas as listas quando comparado com os números de 2014.

03/08/2016
Projeto Apreender 3.0: Antecipa-te e submete já a tua ideia de negócio

O projeto visa a promoção do espírito empresarial no empreendedorismo qualificado e criativo tendo em vista a criação de novas empresas de base tecnológica e conhecimento intensivo, ou incluídas em atividades das indústrias culturais e criativas, com elevado potencial competitivo e de internacionalização.

03/08/2016
Relatório Final do projeto “Portugal Exclusivo-Comida com Histórias”

Terminou, no passado dia 31 de julho, o projeto “Portugal Exclusivo – Comida com Histórias”, financiado pelo COMPETE - Programa Operacional Factores de Competitividade, no âmbito do SIAC - Sistema de Apoio a Ações Coletivas.

02/08/2016
APCOR abre mundo da cortiça a turistas internacionais

A Associação Portuguesa da Cortiça (APCOR) acaba de lançar o Cork Experience Tour (CET), uma iniciativa que pretende atrair uma fatia muito significativa dos turistas internacionais que visitam Portugal.

02/08/2016
Portugal produz sabrinas mais caras do mundo

Uma arquiteta e uma gestora decidiram mudar de vida em termos profissionais e criaram uma marca de sabrinas de qualidade, com bons materiais e com objetivo do conforto e do estilo. Chamam-se As Josefinas e contaram com investimento de capital de risco com Fundos FEDER.

02/08/2016
Revisão do Código dos Contratos Públicos

Até 23 de setembro encontra-se em discussão pública o anteprojeto de revisão do Código dos Contratos Públicos (CCP). Este anteprojeto visa a simplificação, a desburocratização e a flexibilização dos procedimentos de formação dos contratos públicos, com vista ao aumento da eficiência e da qualidade da despesa pública.

02/08/2016
Portugal Ventures abre a 16ª Call for Entrepreneuship

Estão abertas as candidaturas à 16ª Call For Entrepreneurship.

01/08/2016
COMPETE 2020 disponibiliza 65 milhões de Fundos da União Europeia para apoiar I&I, Qualificação e Internacionalização das PME

Foram publicados a 29 de julho de 2016, quatro Avisos no âmbito dos Sistemas de Incentivos do Portugal 2020 e um Aviso do COMPETE 2020 ao Sistema de Apoio de Ações Coletivas. Um total de cerca de 160 milhões de euros de Fundos da União Europeia, dos quais 65 milhões do COMPETE 2020, para apoiar projetos que contribuam para a competitividade nacional.

01/08/2016
Autodiagnóstico Financeiro

O IAPMEI criou e tem disponível uma ferramenta de autodiagnóstico que permite às empresas acederem, de forma, simples, gratuita, segura e confidencial a informação qualitativa sobre a respetiva situação económica e financeira.

01/08/2016
From Portugal de regresso a Salt Lake City

De 3 a 6 de agosto, a cidade norte americana de Salt Lake City recebe mais uma edição do certame Outdoor Retailer. De Portugal viajam três empresas - Artefita - Faria da Costa - Nordstark - integradas na comitiva portuguesa liderada pela Associação Selectiva Moda, no âmbito do projecto From Portugal, cofinanciado pelo COMPETE 2020.

01/08/2016
A Comissão Europeia já publicou os concursos do Horizonte 2020 para o próximo ano

Já pode consultar a informação sobre os concursos abertos e os concursos a abrir brevemente por forma a planear a sua participação.

29/07/2016
Comissão Europeia lança Consulta Pública sobre o Portal Digital Único

A Comissão Europeia lançou, dia 26 de julho, uma Consulta Pública sobre o Portal Digital Único, um instrumento que permite um acesso fácil a informação, procedimentos eletrónicos e serviços de aconselhamento em toda a Europa.

29/07/2016
Pão de Açúcar importou mais de 100 mil garrafas de vinho português

Dezanove produtores, de sete regiões vitivinícolas, exportam para o Brasil anuncia a AEP, no âmbito do projeto "Business on The Way", cofinanciado pelo COMPETE 2020.

29/07/2016
"Portugal Sou Eu" reforça posição com a entrada da CCP, Confagri, Aped, Ahresp, Aicep e Turismo de Portugal

O Modelo de Governação da Fase II do “Portugal Sou Eu” alarga o perímetro de influência e o âmbito de intervenção do programa com a entrada de seis novas entidades: CCP, CONFAGRI, APED, AHRESP, AICEP e Turismo de Portugal.

28/07/2016
Sistema de Incentivos do Portugal 2020: janela de financiamento para o Empreendedorismo Qualificado fecha em Setembro

Criar condições para aumentar o volume e os índices de qualidade e competitividade de projetos qualificados e criativos no ecossistema empreendedor nacional é o principal objetivo do concurso de incentivos aberto no âmbito da competitividade.

27/07/2016
Universo infantil português de regresso à Big Apple

A feira Childrens Club, é o maior e mais prestigiado certame dedicado exclusivamente ao mundo infantil que se realiza no mercado americano e onde irão participar 4 empresas portuguesas. Trata-se de uma iniciativa promovida pela Associação Selectiva Moda e pela ATP - Associação Têxtil e Vestuário de Portugal, no âmbito do projeto From Portugal, cofinanciado pelo COMPETE 2020.

26/07/2016
Aposta na Colômbia soma e segue

A 27ª edição do certame Colombiamoda terá como mote “Ser para Hacer”. De 26 a 28 de julho, na Plaza Mayor, em Medellín, 650 expositores irão mostrar as suas coleções, entre os quais se destaca a comitiva portuguesa, composta por oito empresas nacionais, que partem rumo à América Latina no âmbito do projeto de internacionalização From Portugal.

26/07/2016
Guia Azul de 2016 sobre a Aplicação das Regras da UE em matéria de Produtos

O Guia destina-se a contribuir para uma melhor compreensão da legislação da UE em matéria de produtos e para a sua aplicação mais uniforme e coerente em diferentes setores e em todo o mercado único. O Guia destina-se aos Estados-Membros e a outras partes interessadas que tenham necessidade de conhecer as disposições destinadas a assegurar a livre circulação de produtos, bem como um elevado nível de proteção em toda a União.

26/07/2016
Horizonte 2020: atualização para o setor da Investigação e Inovação em 2017

A Comissão Europeia (CE) apresentou uma atualização do programa de trabalho para 2017 do Horizonte 2020, o maior Programa de Investigação e Inovação da União Europeia, que irá investir 8,5 mil milhões de euros neste domínio no próximo ano.

25/07/2016
Informação sobre os Fundos da UE disponível numa plataforma de dados aberta

Para saber mais sobre o financiamento e as realizações atingidas pelos FEEI - Fundos Europeus Estruturais e de Investimento, durante o período 2014-2020, visite a Plataforma de Dados aberta dos FEEI.

25/07/2016
Empresa portuguesa fabricante de meias desportivas lança produto inovador

As novas meias de aquecimento ativo WYFeet - Warm Your Feet foram desenvolvidas pela Faria da Costa em parceria com o Centro de Tecnologia Têxtil CITEVE, com o apoio do COMPETE, e permitem programar até três níveis de temperatura diferentes e mantê-los entre 8 e 16 horas.

21/07/2016
Amy´s Kitchen, a empresa americana vegan líder no seu setor escolheu Santa Maria da Feira para construir a sua primeira fábrica

Atrair investimento estrangeiro estruturante é fundamental para a competitividade nacional. A primeira etapa do investimento da Amy's Kitchen foi formalizado no dia 22 de julho de 2016, em Santa Maria da Feira envolvendo um investimento de 37 milhões de euros, com um financiamento de Fundos da União Europeia, através do COMPETE 2020, no valor de 11,6 milhões de euros.

21/07/2016
Envolvente Empresarial – Análise de Conjuntura – 2º trimestre 2016

Já está disponível a publicação trimestral de análise de conjuntura Envolvente Empresarial – Análise de Conjuntura, referente ao trimestre terminado em junho de 2016, uma iniciativa conjunta AEP, AIP e CIP.

21/07/2016
União dos Mercados de Capitais: novas regras para apoiar o investimento em capital de risco e empresas sociais

A Comissão Europeia propôs alterações aos Regulamentos relativos aos fundos europeus de capital de risco (EuVECA) e aos fundos europeus de empreendedorismo social (EuSEF), o que constitui um nova etapa no sentido da criação da União dos Mercados de Capitais.

20/07/2016
O mercado não inibe o potencial da ideia científica

Foram apresentados, a 12 de julho no Porto, os catorze projetos de base tecnológica e vocação global, da edição de 2016 do Programa COHiTEC, perante uma plateia que incluiu investidores, investigadores e empreendedores.

20/07/2016
Bio-Ware- Programa de Sensibilização para a Bioeconomia

O bio-ware é um projeto da Nersant - Associação Empresarial da Região de Santarém e do Agrocluster Ribatejo que pretende potenciar a criação de projectos inovadores no âmbito da bioeconomia.

20/07/2016
A aposta dos Fundos da União Europeia no I&I empresarial resulta em soluções inovadoras premiadas internacionalmente

A Critical Software vai realizar uma demonstração ao vivo do Oversee, sistema de informação de suporte a operações marítimas, premiado internacionalmente, no International Search Rescue Conference & Exhibition. Este sistema resultou do projeto em consórcio “Blue Eye”, apoiado no âmbito do COMPETE e que envolveu, em encerramento, um investimento de 1.451 mil euros e financiamento FEDER de 815 mil euros.

19/07/2016
Tudo o que precisa de saber para financiar um negócio

Tem interesse em começar uma empresa própria? A plataforma de simulação gratuita de produtos financeiros ComparaJá.pt expõe características, vantagens e desvantagens de algumas soluções financeiras para alavancar uma ideia de negócio. Fundos estatais, crowdfunding, venture capital e crédito pessoal são algumas das alternativas em destaque.

19/07/2016
Lançada a 16ª Call for Entrepreneurship

Portugal Ventures já abriu o pré-registo para a 16ª Call for Entrepreneurship. O período de candidaturas decorre entre 1 de agosto e 8 de setembro. Esta iniciativa tem por objetivo possibilitar o acesso a investimento de capital de risco por parte de projetos de base científica e tecnológica nas fases de Seed e Startup.

19/07/2016
Continental Mabor quer produzir pneus agrícolas radiais

Com o apoio do COMPETE 2020, investe em tecnologia inovadora e num plano de formação para se tornar o único fabricante em Portugal apto para a produção deste novo tipo de pneus de acordo com os mais elevados padrões internacionais.

18/07/2016
Cores portuguesas iluminam a Pure London

"A Life Less Ordinary" é o tema que inspira a edição da Pure London, que decorre de 24 a 26 de julho, onde as cores e os padrões oriundos da América do Sul ocupam um papel determinante. De Portugal viajam três empresas apoiadas pela Associação Selectiva Moda, no âmbito do projeto de internacionalização From Portugal, cofinanciado pelo COMPETE 2020.

18/07/2016
Comissão Europeia nomeia novo Chefe da Representação em Lisboa

A Comissão Europeia nomeou Sofia Colares Alves como novo Chefe da sua Representação em Portugal. Sofia Colares Alves, que deverá entrar em funções em 16 de julho, tem uma experiência de mais de vinte anos no domínio dos assuntos europeus e internacionais.

15/07/2016
APICCAPS quer empresas de calçado a utilizar apoios do COMPETE 2020

"São já mais de 40 as empresas que recorreram aos apoios existentes em matéria de reforço e promoção da marca própria, no âmbito do projeto Valorização da oferta, que conta com o apoio do Programa COMPETE 2020", revelou à "Vida Económica" a Associação Portuguesa dos Industriais de Calçado, Componentes, Artigos de Pele e seus Sucedâneos (APICCAPS).

15/07/2016
Moda portuguesa em destaque no País Basco

A 3ª edição da San Sebastian Showroom volta a reunir marcas nacionais e internacionais, numa plataforma de vendas profissional e exclusiva, onde o cliente possui um atendimento personalizado. Em destaque estarão seis marcas portuguesas, integradas no programa de internacionalização “From Portugal”, apoiado pelo COMPETE 2020, onde irão apresentar as principais novidades para a Primavera/Verão 2017.

15/07/2016
Novas medidas para acelerar o investimento das empresas no âmbito do Portugal 2020

No âmbito da iniciativa do dia 6 de julho em Aveiro – Acelerador de Investimento – foram ontem apresentadas em Braga duas medidas específicas para as empresas e que se aplicam apenas no SI Inovação: Projetos execução rápida correspondendo a Novo Aviso do SI Inovação a abrir até ao final do mês e a metodologia de majoração do incentivo no caso de antecipação de investimento

15/07/2016
SCIENCE4YOU cresce 120% e ultrapassa barreira dos 3 milhões de euros de faturação

Financiada pelo COMPETE via instrumentos de engenharia financeira, a Science4you, startup instalada no Centro de Incubação Portugal Global que se dedica à produção e à comercialização de brinquedos educativos e científicos, cresceu 120% no primeiro semestre face ao mesmo período do ano transato. A diversificação de produtos da startup e a intensa atividade exportadora são os dois principais motivos apontados para a evolução positiva do negócio.

15/07/2016
STARTUPS da Indústria 4.0 já têm uma linha de financiamento

Acelerar a modernização e aumentar o nível competitivo da indústria nacional são os principais objetivos da Call Indústria 4.0. O novo instrumento de financiamento lançado pela Portugal Ventures procura digitalizar os processos de criação, gestão e produção nas indústrias e fecha as candidaturas a 18 de agosto.

15/07/2016
XVIII Fórum da Indústria Têxtil

O Fórum da Indústria Têxtil completa, nesta sua 18ª. edição, duas décadas de existência, tendo-se consolidado como a maior e mais importante conferência sectorial, inclusivamente com escala e reconhecimento europeu.

15/07/2016
A Europa na minha Região – competição fotográfica

A competição fotográfica "A Europa na Minha Região" decorre até ao dia 28 de agosto, pretendendo envolver os participantes no reconhecimento de projetos apoiados pelos fundos da União Europeia na sua região e país, através da fotografia, mostrando como os fundos da União Europeia estão a ser utilizados.

14/07/2016
Financiamento para empresas recentes e para promotores de projetos de desenvolvimento urbano

Comissão lançou dois novos instrumentos financeiros para fomentar os investimentos em empresas em fase de arranque e no desenvolvimento urbano sustentável

14/07/2016
Estratégia de Portugal para o Empreendedorismo – Candidaturas abertas

Lançada em março deste ano, a Estratégia Nacional para o Empreendedorismo – Startup Portugal é uma das prioridades do Governo para fomentar a competitividade e atrair investimento nacional e estrangeiro.

14/07/2016
Balcão 2020 vai ser alvo de maior simplificação

Balcão 2020 constitui o ponto de acesso aos PO financiados pelos FEEI para todas as entidades que pretendam candidatar a financiamento os seus projetos, onde é possível encontrar informação sobre os financiamentos disponíveis no período 2014-2020 e sobre a apresentação da candidatura e o acompanhamento do projeto nas suas diversas fases.

14/07/2016
Painel Europeu da Inovação

A Comissão publicou os resultados de 2016 do Painel Europeu da Inovação, do Painel de Avaliação da Inovação Regional e do Inobarómetro. Entre as principais conclusões, destacam-se o facto de o nível de inovação da UE se aproximar cada vez mais dos níveis de inovação do Japão e dos EUA, de a Suécia ser outra vez líder da inovação e de a Letónia se ter tornado o país em que a inovação regista o crescimento mais rápido.

13/07/2016
Overbooking em Londres

Tecidos, malhas e acessórios para confecção made in Portugal, estarão em destaque na próxima edição da The London Textile Fair. Entre os 400 expositores que irão apresentar as principais novidades das suas colecções, destaque para as 15 empresas portuguesas que viajam até à capital britânica com o apoio da Associação Selectiva Moda, no âmbito do projeto de internacionalização From Portugal, apoiado pelo COMPETE 2020.

13/07/2016
Knowledge4Foot: Plataforma de conhecimento para a transferência de inovação no setor do calçado

Para se manterem competitivas no mercado global, as empresas europeias de calçado têm que apostar na valorização do produto. Para as apoiar nesta tarefa surge o projeto "Knowledge4Foot - Erasmus +", que visa contribuir para o aumento do valor acrescentado das empresas de calçado, melhorando as competências dos colaboradores do setor, estimulado áreas como a Investigação e desenvolvimento, de forma a impulsionar a inovação no sector europeu de calçado.

13/07/2016
Estimular as PME dos setores culturais e criativos: a Comissão Europeia e o FEI lançam um novo regime de garantia

A Comissão Europeia e o Fundo Europeu de Investimento (FEI), lançaram uma iniciativa de garantia no valor de 121 milhões de euros destinada apoiar as PME dos setores culturais e criativos através de instituições financeiras. Espera-se que este regime permita a concessão de mais de 600 milhões de euros de empréstimos bancários ao longo dos próximos seis anos.

13/07/2016
Acelerador de Investimento Portugal 2020

O governo apresentou a 6 de julho um conjunto de medidas destinadas a acelerar o investimento no âmbito do Portugal 2020. Dias 14 e 19 de julho, apresentam-se, em Braga e Leiria, as medidas direccionadas para as empresas no contexto dos sistemas de incentivos.

08/07/2016
Câmara Agrícola Lusófona percorre o país com roadshow “Oportunidades de negócios nos mercados lusófonos”

A Câmara Agrícola Lusófona entre os dias passará por seis cidades de Portugal, em parceria com diversas associações empresariais, a fim de promover a criação de parcerias comerciais nos mercados lusófonos.

08/07/2016
Sistemas de Incentivos QREN | Validação no pós-projeto do mérito do projeto

Disponível a Orientação de Gestão nº 15.REV01/2016 que altera a Orientação de Gestão nº.15/2014 relativamente à validação no Pós-Projeto do Mérito do Projeto.

07/07/2016
+Agro - Qualificação organizacional, energética e de segurança e saúde no trabalho da indústria agroalimentar

A Universidade da Beira Interior (UBI) vai liderar um consórcio que se destina a criar soluções que melhorem a eficiência energética, Segurança e Saúde no Trabalho (SST) e gestão da produção das Pequenas e Médias Empresas (PME’s) do sector agroalimentar nacional.

07/07/2016
Setor de mobiliário e colchoaria exportou mais 15% nos primeros 4 meses de 2016

França, Espanha e Alemanha lideram ranking de exportações do setor que, de janeiro a abril, registou um volume de vendas para os mercados externos na ordem dos €582M.

01/07/2016
Vale Incubação | Aberto processo de acreditação para as Incubadoras

Decorre até dia 16 de setembro o processo de pedido de acreditação para as incubadoras. Um passo crucial para concretizar o vale incubação e desta forma acelerar e fomentar a capacidade empreendedora de novas.

01/07/2016
Pavimentos da Corticeira Amorim distinguidos

A Wicanders, marca premium da Corticeira Amorim, foi destacada a nível nacional e internacional com a gama de pavimentos Authentica e Hydrocork.

29/06/2016
Panorama 57: Pomorskie opta pela via inteligente

A edição do verão de 2016 da revista Panorama está agora disponível.

29/06/2016
Estreia: As novas viagens philosophicas

COMPETE aposta na ciência através de documentário único e nunca feito em Portugal. “As Novas Viagens Philosophicas” são o resultado de 5 anos de viagens por 12 países e 4 continentes de uma equipa de dois câmaras, um sonoplasta, uma jornalista e vários biólogos portugueses.

29/06/2016
ABIMOTA quer Portugal como “cluster” do sector

O projecto Portugal Bike Value, que foi apresentado sexta-feira em Águeda, revela o potencial que o país tem para ser líder no sector das bicicletas.

28/06/2016
Castelbel aposta no mercado global

Com o apoio do COMPETE 2020, esta média empresa portuguesa dedicada ao fabrico e comercialização de produtos perfumados para a casa e para o corpo, investe cerca de 261 mil euros no reforço da sua presença internacional e notoriedade de marcas próprias.

27/06/2016
PROINTER+: Seminário de Apresentação

A Câmara de Comércio e Indústria Luso-Colombiana realizou no passado dia 17 de Junho, com o apoio da Cape Verde Global Business, no Centro de Congressos e Negócios da Exponor - Feira Internacional do Porto, o Seminário de Apresentação do Projecto PROINTER+.

27/06/2016
Road 2 Web Summit tem 65 entradas para startups

Concurso destinado às startups portuguesas que se queiram apresentar na Web Summit. As candidaturas estão abertas até 31 de julho.

27/06/2016
Universidades portuguesas inovam nos Sistemas de Informação

Consultar os horários das aulas, verificar o estado da matrícula, reservar refeições nas cantinas, ou saber o estado das filas de espera nos serviços sem ter que se deslocar ao local. Para os estudantes de várias universidades portuguesas, estas tarefas estão hoje acessíveis à distância de alguns “cliques” graças ao projeto IES+Perto, cofinanciado pelo COMPETE.

24/06/2016
O COMPETE 2020 já fez chegar às empresas 127 milhões de euros e cumpre mais uma etapa para aumentar este valor

O COMPETE 2020 viu o seu processo de Designação aprovado pelo Ministro das Finanças, depois de aceite pela Inspeção Geral de Finanças. Será enviado para a Comissão Europeia garantindo o fluxo regular de reembolsos financeiros.

22/06/2016
Fundos Europeus Estruturais e de Investimento (FEEI) são o principal instrumento da política de investimento da UE

Saiba quais os montantes atribuídos e prioridades de investimento por país e conheça os projetos de sucesso entre 2007 e 2013!

22/06/2016
COMPETE 2020 alavanca investimento da Embraer Portugal com apoio de 34,6 milhões de fundos comunitários

Presidente da Comissão Directiva do COMPETE 2020 visitou ontem, dia 21 de junho, as instalações das duas unidades da Embraer Portugal localizadas em Évora.

21/06/2016
CCDR-N premiada nos Estados Unidos com filme “norte de Portugal - uma região única”

A CCDR-N volta a subir ao pódio, desta vez do US International Film & Video Festival, para arrecadar um honroso terceiro lugar com o vídeo “Norte de Portugal - Uma Região Única”.

20/06/2016
Análise setorial da indústria dos têxteis e vestuário 2010-2015

O Banco de Portugal atualizou o Estudo da Central de Balanços | 9 – Análise Setorial da Indústria dos Têxteis e Vestuário com informação sobre a situação económica e financeira das empresas da indústria dos têxteis e vestuário entre 2010 e 2015.

20/06/2016
Portugal: Duplica procura de investimento na inovação

A procura de financiamento comunitário na área da Inovação duplicou no 1º trimestre, apesar da quebra de 3 lugares de Portugal no ranking mundial da competitividade.

20/06/2016
A Política de Coesão posta em prática: avaliação do período 2007-2013 em curso

Corina Creţu, Comissária Europeia para a Política Regional, esteve esteve mês, na Bulgária, para participar na 7.ª Conferência de Avaliação Europeia onde foram debatidas as primeiras conclusões da avaliação da Política de Coesão para o período 2007-2013.

20/06/2016
COMPETE 2020 alavanca investimento da Faurecia com um incentivo FEDER de 14 milhões

Um dos maiores fabricantes mundiais de equipamento automóvel inaugurou, este mês, a segunda fábrica em Bragança, que representa um investimento de 41,5 milhões de euros e a criação de 400 novos postos de trabalho até 2018.

20/06/2016
Woodone investe na construção de nova fábrica e aposta em tecnologia de ponta

Com o apoio do COMPETE 2020, esta empresa de mobiliário de escritório, geriátrico, hospitalar, escolar e de hotelaria prepara-se para crescer: seja pela aposta em novos segmentos de mercado como o hoteleiro e mobiliário de escritório metálico; seja pela conquista de novos mercados, nomeadamente o Kuwait, Qatar, Argélia e Chile.

17/06/2016
Melhorar a eficácia e a regularidade dos contratos públicos: 17 projetos selecionados para participar na fase-piloto dos Pactos

Dezassete projetos financiados pela UE participarão na fase-piloto da iniciativa «Pactos de Integridade — Mecanismo de controlo civil para salvaguardar os fundos da UE», um instrumento inovador destinado a garantir uma maior transparência, responsabilização e eficácia nos contratos públicos cofinanciados pelos Fundos Europeus Estruturais e de Investimento na UE.

15/06/2016
10 ações para melhorar as competências dos cidadãos europeus

A Nova Agenda de Competências para a Europa convida os Estados-Membros e as partes interessadas a melhorar a qualidade das competências e a sua relevância para o mercado de trabalho.

15/06/2016
Redução dos custos e das formalidades burocráticas para os cidadãos

O Parlamento Europeu aprovou o regulamento, proposto pela Comissão, que prevê a redução dos custos e das formalidades burocráticas para os cidadãos que precisam de apresentar documentos públicos noutro país da UE.

14/06/2016
Concurso Fashion People abre inscrições

O Concurso Fotográfico, integrado na Porto Fashion Week, lança o desafio “Fashion People — Tendências na Cidade” aos fotógrafos portugueses ou residentes em Portugal e a todos os amantes de fotografia. Inscrições abertas até 6 de setembro.

14/06/2016
StartUP Portugal: Estratégia nacional para o empreendedorismo

Mais do que fomentar o espírito empreendedor, a StartUP Portugal destina-se a apoiar quem já é empreendedor, a assegurar a longevidade das empresas criadas e aumentar o seu impacto na criação de emprego e de valor económico. Pensada a quatro anos, foca-se em três áreas de atuação: Ecossistema; Financiamento e Internacionalização.

14/06/2016
Calçado reforça aposta nos mercados extracomunitários e rubrica protocolo com a Emirates

A indústria portuguesa de calçado exporta mais de 95% da sua produção para 152 países nos cinco continentes e está fortemente empenhada em reforçar a aposta em mercados extracomunitários. Com esse objetivo, acaba de ser firmado entre a APICCAPS e a Emirates Airlines um acordo de “tarifas cluster”.

14/06/2016
Turismo de Portugal e Portugal Ventures lançam Programa “+Património +Turismo”: candidaturas a partir de 16 de junho

O Turismo de Portugal apoia a Portugal Ventures no lançamento do programa “+Património +Turismo” que pretende estimular o aparecimento de startups e de novos negócios, nomeadamente de base local ou regional, associados ao turismo e à valorização do património cultural e natural do país.

14/06/2016
Innovation Union

A Innovation Union é uma das sete iniciativas bandeira da estratégia 'Europa 2020' da Comissão Europeia, para uma economia inteligente, sustentável e inclusiva.

09/06/2016
COMPETE 2020 ao lado de quem cria valor | Os Fundos Europeus orientados para mais e melhor investimento.

Dia 7 de junho, no Centro de Reuniões da FIL, analisaram-se estratégias para mais exportações, riqueza e emprego, na Conferência “COMPETE 2020 ao lado de quem cria Valor”, que reuniu cerca de 400 pessoas. O evento contou com a presença do Ministro da Economia, Manuel Caldeira Cabral e do Secretário de Estado do Desenvolvimento Regional, Nelson de Souza.

09/06/2016
AIP recolhe informação sobre a evolução e perspetivas da atividade das empresas

O Inquérito à Atividade Empresarial é um dos estudos mais fiáveis sobre intenções de investimento, previsões de volume de vendas, exportações, situação financeira e I&D, tendo em conta que o relatório final tem contado, todos os anos, com o contributo de cerca de 1000 empresas.

09/06/2016
Projeto Invasoras.pt: "Prevenir e combater está ao alcance de todos"

Criado em 2011, o Invasoras.pt tem como objetivo alertar para o problema das invasões biológicas, dar a conhecer as plantas invasoras a nível nacional e estimular a participação ativa do público quer no mapeamento destas espécies quer em atividades de controlo e divulgação.

09/06/2016
Comissão Europeia lança consulta pública para melhorar start-ups

Sustentada na Estratégia para o Mercado Único, a Comissão Europeia está empenhada na criação de uma iniciativa para as empresas em fase de arranque na Europa e por isso lançou uma consulta pública para identificar as necessidades que permitam conceber novas políticas e medidas de apoio. Participe até dia 31 de julho de 2016.

08/06/2016
O homem forte da simplificação

A Panorama apresenta uma entrevista exclusiva com o antigo Vice-Presidente da Comissão Siim Kallas, presidente do grupo de alto nível para a simplificação.

08/06/2016
Panorama 56: Esforços coordenados para assegurar o financiamento

A edição da primavera de 2016 da revista Panorama já está disponível em linha e apresenta vários artigos que abordam em detalhe os vários tipos de apoio que a Comissão Europeia disponibiliza para ajudar os Estados-Membros a tirar o máximo partido do financiamento a título da política de coesão e a abordar os problemas relacionados com a execução.

08/06/2016
Portugal 2020 vai ter vales de incubação para empresas

Depois de vários meses suspenso por excesso de candidaturas, o sistema de vales de apoio simplificado vão ser relançados este mês, com uma novidade: a criação do vale incubação.

07/06/2016
COMPETE 2020 lança concurso no âmbito do Sistema de Apoio à Modernização e Capacitação da Administração Pública

O COMPETE 2020 lançou concurso para apoiar operações que contribuam para a modernização da Administração Pública através da melhoria do acesso às TIC, bem como a sua utilização e a sua qualidade. O prazo para apresentação de candidaturas - Aviso N.º 02/SAMA2020/2016 - através do Balcão 2020, termina a 29 de julho.

07/06/2016
3i Buildings - Intelligent, Interactive, Immersive Buildings

Apoiado pelo COMPETE, o projeto 3i Buildings visou o desenvolvimento de um sistema inovador de gestão de edifícios, dedicado a infraestruturas complexas, contemplando para esse efeito as mais recentes tendências e avanços tecnológicos.

06/06/2016
Aviso N.º 10/SI/2016

Foi lançado o primeiro concurso para Programas Mobilizadores, previsto no contexto do sistema de incentivos à Investigação e Desenvolvimento Tecnológico (I&DT;). Os promotores têm até 30 de setembro para submeter candidaturas através do Balcão 2020.

06/06/2016
Plano de Investimento para a Europa

O Fundo Europeu para Investimentos Estratégicos irá ser prorrogado após o primeiro ano de execução coroado de êxito. Um ano após o Fundo Europeu para Investimentos Estratégicos (FEIE) ter entrado em vigor, a Comissão debruça-se sobre o que funcionou bem neste plano de investimento, o que pode ser melhorado e como prosseguir.

02/06/2016
Sedacor lança o primeiro pavimento de cortiça em rolo: Divina Corkoleum

Numa nova prova da capacidade de inovação, a Sedacor anuncia o lançamento do primeiro pavimento de cortiça em rolo.

02/06/2016
PME conhecem soluções para financiamento complementar dos projetos candidatos ao COMPETE 2020

Negociar com a banca opções de financiamento suplementar para completar os projetos submetidos ao COMPETE 2020 pode ser a forma de viabilizar e concretizar uma ideia de negócio. O “Fórum Empresarial - Portugal 2020” serviu para explicar os instrumentos de apoio às empresas e deu a conhecer dois casos de sucesso no Portugal 2020 – a Biosurfit e a UOY Têxtil Designers.

01/06/2016
Marcas portuguesas estão de regresso ao Japão

3DCORK, B.Sousa Dias, Bi Silque, Burel Factory, Carvalho, Ditto, Mèzë Mediterraneum, M O S Portugal, Maria Portugal Terracota, Smartlunch, Giestal Home Textiles, Castelbel, Costa Nova e Lasa Home são as 14 empresas que voam até à capital japonesa para expor os seus produtos na Interior Lifestyle Tokyo.

31/05/2016
Conferência | COMPETE 2020 ao lado de quem cria valor

No dia 7 de junho , no Centro de Reuniões da FIL contamos consigo num evento que tem por objetivos aproximar o programa de todos os agentes económicos e envolver os mesmos na concretização do objetivo estratégico do COMPETE 2020, e apresentar publicamente os resultados do maior programa de apoio às empresas , concretizando-se como o evento anual do mesmo.

31/05/2016
Como pode Portugal exportar 50% do PIB

Sete empresários e o presidente do COMPETE 2020 indicam à revista EXAME o caminho para a economia portuguesa atingir esta ambição.

31/05/2016
Experiências Integradas de Consumo e Diversificação de Mercados

O peso crescente dos fatores intangíveis na criação de valor e na fidelização dos clientes às marcas são a única vantagem competitiva estrutural que forçosamente todas as empresas portuguesas, que queiram atuar em mercados globais, têm que alcançar.

30/05/2016
Importância das Marcas na Estratégia da Competitividade

A importância da criação de marcas como uma vantagem competitiva global serão abordados neste painel com empresários reconhecidos pela relevância que nas suas empresas dão a esta temática.

27/05/2016
Empresas portuguesas apostam nos interiores automóveis

Em estreia na Alemanha, são seis as empresas portuguesas que viajam até Estugarda para expor no Automotive Interiors Expo, um certame especializado em componentes e sistemas de interiores automóveis. Esta iniciativa é promovida pela Associação Selectiva Moda e cofinanciada pelos Fundos Europeus Estruturais e de Investimentos (FEEI) através do COMPETE 2020.

25/05/2016
Empresas portuguesas apostam no mercado francês

6Dias, João António Lima - Malhas, Lda, One Way Tex, Quick Code e Sanmartin. São estas as 5 empresas que vão até ao Lille com o apoio da Associação Selectiva Moda, expor na Tissu Premier, entre os dias 25 e 26 de Maio.

25/05/2016
COMPETE apoia quem cria valor

“COMPETE 2020 ao lado de quem cria valor” é o nome da conferência que o COMPETE organiza no próximo dia 7 de junho no Centro de Reuniões da FIL, no Parque das Nações, num programa que reúne grandes atores da indústria têxtil e vestuário como a Riopele, Flor da Moda, Petratex, e Calvelex.

25/05/2016
Primeiro-ministro na Bienal de Veneza, onde decorre a apresentação do projeto apoiado pelo COMPETE 2020

O projeto Primeira Pedra vai ser apresentado durante a 15ª Exposição Internacional de Arquitectura da Bienal de Veneza, que decorrerá na ilha da Giudecca em Veneza.

24/05/2016
O COMPETE 2020 já aprovou 2 mil milhões de euros de investimento para a economia nacional.

O COMPETE 2020 (Programa Operacional Competitividade e Internacionalização) já aprovou 1.2 mil milhões de Euros de fundos da União Europeia, correspondendo a um total de 2 mil milhões de investimento para incentivar a competitividade nacional. O balanço é de 30 de abril e foi ontem apresentado ao Comité de Acompanhamento do COMPETE 2020.

23/05/2016
Benchmarking: Melhores práticas de gestão empresarial

É este o título de um dos painéis da Conferência “COMPETE 2020 ao lado de quem cria valor”, onde empresas como a Cork Supply Portugal, a Gran Cruz Porto e a Mendes Gonçalves analisam o papel do Benchmarking como instrumento de apoio à melhoria do seu desempenho.

23/05/2016
Conferência COMPETE 2020 ao lado de quem cria valor

No dia 7 de junho , no Centro de Reuniões da FIL contamos consigo num evento que tem por objetivos aproximar o programa de todos os agentes económicos e envolver os mesmos na concretização do objetivo estratégico do COMPETE 2020, e apresentar publicamente os resultados do maior programa de apoio às empresas , concretizando-se como o evento anual do mesmo.

23/05/2016
Vantagens Competitivas Sustentadas na Economia Global

Venha conhecer a opinião e a visão de importantes agentes económicos em torno de questões fundamentais para a competitividade nacional numa iniciativa que tem por objetivo aproximar o COMPETE 2020 às empresas.

18/05/2016
Primeira Pedra vai reunir arquitetos de todo o mundo na Bienal de Veneza

Álvaro Siza (Portugal), Amanda Levete (Reino Unido), Bijoy Jain (Índia), Elemental (Chile) e Mia Hagg (Suécia): a arquitetura do globo reúne-se no dia 25 de maio, às 17 horas, em Veneza, no Instituto Veneziano per la Storia della Resistenza e della Società Contemporanea, para a apresentação do projeto Primeira Pedra, a três dias do arranque da conceituadíssima bienal da cidade italiana.

17/05/2016
Portuguesa vence Prémio Mulheres Inovadoras da UE 2016

Susana Sargento, cofundadora da empresa Veniam em Portugal, venceu o 1.º lugar do Prémio Mulheres Inovadoras da UE 2016, que distingue mulheres com ideias de vanguarda. A ideia desta empreendedora transforma os veículos em pontos de acesso Wi-fi e cria redes móveis à escala das cidades que recolhem terabytes de dados urbanos.

17/05/2016
Guia Prático do Empreendedor

No ano em que Lisboa acolhe pela primeira vez a Web Summit, o IAPMEI atualiza o seu Guia Prático do Empreendedor.

17/05/2016
Saucealth: desenvolvimento de novos e inovadores molhos mais saudáveis e seguros

Conheça o projeto Saucealth, promovido pela Mendes Gonçalves e apoiado pelo COMPETE – Programa Operacional Fatores de Competitividade no âmbito do Sistema de Incentivos à I&DT;.

16/05/2016
Linha de Financiamento a Entidades Veículo de Business Angels e de Fundos de Capital de Risco

A IFD - Instituição Financeira de Desenvolvimento, S.A. abriu concursos para cofinanciamento de Entidades Veículo de Business Angels e de Fundos de Capital de Risco com vista ao investimento em PME nas fases iniciais de ciclo de vida (seed, startup e second rounds).

12/05/2016
Estudados meios para travar doença Machado-Joseph

Investigação da Universidade de Coimbra: ligeira redução de calorias ou administração de resveratrol podem atenuar efeitos da doença.

10/05/2016
Plano de candidaturas para 2016

Já se encontra disponível o calendário de concursos para 2016. No Plano, agora publicado, estão previstos um total de 154 concursos ao abrigo do Portugal 2020.

09/05/2016
Primeira Pedra

O Projeto, promovido pela ASSIMAGRA empreende uma estratégia de comunicação e posicionamento do cluster da Pedra Portuguesa em novos e reconhecidos certames internacionais de design e que conta com a EXPERIMENTADESIGN como parceira.

06/05/2016
Comissão Europeia escolhe Instituto Pedro Nunes como caso de sucesso de incubação na área do Espaço

O Instituto Pedro Nunes foi convidado, pela Comissão Europeia, a apresentar as suas boas práticas na coordenação do Centro de Incubação de Empresas da Agência Espacial Europeia em Portugal (ESA BIC Portugal). Lançado em finais de 2014, o ESA BIC Portugal é um dos 13 atuais centros de incubação da ESA a nível europeu.

06/05/2016
Novo portal europeu divulga oportunidades a investidores

A Comissão Europeia disponibiliza um novo portal na Internet dirigido aos promotores de projetos que procuram investidores para os concretizar.

06/05/2016
Publicitação | Guia do beneficiário

Já se encontra disponível o Guia de Publicitação para o beneficiário do COMPETE 2020. Esta publicação tem como finalidade apoiar o cumprimento de regras no que respeita às medidas de informação e comunicação, dos projetos (operações) cofinanciados e dos seus resultados.

04/05/2016
A Europa na minha Região 2016

A campanha 'A Europa na minha Região 2016' decorre ao longo do mês de maio, no âmbito da celebração do Dia da Europa. Escolha o projeto apoiado por fundos da União Europeia que pretende visitar.

03/05/2016
Novas regras da UE para uma União Aduaneira mais simples, mais rápida e mais segura

A entrada em vigor de novas regras Aduaneiras na UE, vão tornar mais fácil a vida das empresas que efetuam operações comerciais na Europa e vão proteger melhor os consumidores contra as mercadorias ilegais e de contrafação.

02/05/2016
Comissão Europeia premeia ideias de negócio

No início deste ano, a Representação da Comissão Europeia em Portugal lançou aos empreendedores o desafio de apresentarem as suas ideias de negócio. Conheça algumas das ideias que estão agora na reta final do concurso «Elevator Pitch – Ideias Que Marcam».

02/05/2016
"People and Performance" é o novo projeto da AIP

"People and Performance" é o novo projeto da AIP, cofinanciado pelo COMPETE 2020, destinado a apoiar as PME na sua (re)Formulação Estratégica, na implementação de um modelo avançado de Controlo de Gestão e Avaliação de Desempenho.

02/05/2016
GlassLux Mould - Moldes Inovadores de Alto Desempenho para Garrafas de Vidro de Luxo

O projeto GlassLux Mould alargou assim a oferta de moldes da INTERMOLDE para o segmento das garrafas para bebidas espirituosas de luxo, permitindo uma melhor adequação às necessidades dos clientes e consequente exploração de um nicho de mercado de elevado valor acrescentado.

02/05/2016
Olivais do Sul: uma empresa inovadora, que procura sempre o que é novo e os métodos mais avançados

Situada no Alentejo, zona de excelência para a produção de azeite, a Olivais do Sul foi uma das empresas incluídas na visita, em março do corrente ano, ao roteiro agroalimentar no âmbito da iniciativa “COMPETE 2020: ao lado de quem cria valor”.

02/05/2016
Aproximar os cidadãos da UE: a Comissão lança a primeira campanha «Europe in My Region»

A Comissão Europeia lançou no dia 29 de abril de 2016 a primeira campanha «Europe in My Region» para incentivar os cidadãos a descobrirem e aprenderem mais sobre os projetos financiados pela União Europeia (UE) em toda a Europa.

29/04/2016
Gelpeixe: muito mais que peixe

Trata-se de uma conceituada marca de alimentos ultracongelados que atua no mercado nacional há 21 anos e que foi incluída no roteiro agroalimentar no âmbito da iniciativa COMPETE 2020: ao lado de quem cria valor.

28/04/2016
APCOR investe 7,8 milhões na promoção da cortiça portuguesa

A Associação Portuguesa da Cortiça acaba de lançar o InterCork III, uma campanha de promoção internacional da cortiça cofinanciada pelo FEDER através do COMPETE 2020, que representa um investimento de 7,8 milhões de euros.

26/04/2016
Conferência | COMPETE 2020 ao lado de quem cria valor

A Autoridade de Gestão do COMPETE 2020 organiza no dia 7 de junho, no Centro de Reuniões da FIL (Parque das Nações) uma conferência onde irá apresentar as conclusões da iniciativa "COMPETE 2020 ao lado de quem cria valor", dinamizada pelo Programa desde outubro de 2015. Inscreva-se já!

19/04/2016
Oportunidade para as PME

Maria José Caçador, Gestora do Eixo III do COMPETE 2020, Fátima Matias, Coordenadora do Departamento de Formação do Instituto Pedro Nunes, Paula Silvestre, Coordenadora do Programa Formação PME da AEP e Ulrika Botelho, Técnica de Acompanhamento do Eixo III do COMPETE 2020, apresentaram, na segunda-feira passada, no IPN, a medida Formação-Ação dirigida às PME.

14/04/2016
Informação e Publicitação: Cumprimento das regras

Já se encontra disponível a FAQ que clarifica qual o momento em que o beneficiário se encontra obrigado a cumprir as regras de informação e comunicação.

13/04/2016
Portuguese Jewellery Newborn: Jovens designers esboçam o futuro de um setor de grande tradição em Portugal

A AORP – Associação de Ourivesaria e Relojoaria de Portugal, no âmbito de um projeto apoiado pelo COMPETE 2020, criou a nova marca “Portuguese Jewellery Newborn, para promover os novos talentos da joalharia nacional.

11/04/2016
Aviso n.º 09/SI/2016: Candidaturas abertas para os Núcleos de I&D em copromoção

No âmbito do Sistema de Incentivos à Investigação e Desenvolvimento Tecnológico, está aberto o concurso para Apresentação de Candidaturas aos Núcleos de I&D em copromoção. Ao abrigo deste concurso, o prazo para a apresentação de candidaturas decorre entre o dia 8 de abril e o dia 30 de junho de 2016 (até às 19 horas).

08/04/2016
Sedacor: aliados à natureza

Uma empresa que aposta numa estratégia de integração vertical e diversificação de produtos em cortiça que acrescentam valor e tem apresentado ao mundo soluções inovadoras, diversificadoras e sustentáveis nos setores vinícola, construção, decoração, mobiliário, transportes e têxteis.

07/04/2016
Estudo Económico de Desenvolvimento da Fileira da Castanha

Este estudo visa dinamizar a fileira e aumentar o seu valor económico e enquadra-se na estratégia do Fórum Florestal de valorização da floresta.

07/04/2016
Panorama 56: Esforços coordenados para assegurar o financiamento

A edição da primavera de 2016 da revista Panorama já está disponível em linha e apresenta vários artigos que abordam em detalhe os vários tipos de apoio que a Comissão Europeia disponibiliza para ajudar os Estados-Membros a tirar o máximo partido do financiamento a título da política de coesão e a abordar os problemas relacionados com a execução.

07/04/2016
“Projetos Mobilizadores: Passado, Presente e Futuro”

Decorreu, no passado mês de março, a iniciativa de encerramento das atividades dos projetos AAL4ALL, TICE.Healthy e Do IT. Representantes do setor empresarial e do sistema científico tiveram a oportunidade de debater sobre os desafios que a área da saúde enfrenta.

06/04/2016
Doutorando foi distinguido na Índia com “Young Scientist Award”

Nova espuma “verde” criada na Universidade de Aveiro, com o cofinanciamento do COMPETE 2020, mostra ser isolante e resistir ao fogo.

04/04/2016
Internacionalização no sector da cortiça

No âmbito da comemoração do 60º Aniversário, a Associação Portuguesa da Cortiça (Apcor) organizou o seminário “Os factores competitivos da internacionalização. O Caso da Indústria da Cortiça”, que se realizou no dia 31 Março, no Europarque, em Santa Maria da Feira.

31/03/2016
Prorrogação das datas limites dos Avisos 01/SI/2016 e 02/SI/2016

Prolongamento da data limite de submissão das candidaturas até ao dia 7 de abril de 2016 | 19 horas

29/03/2016
Abertos concursos no âmbito da Formação Ação | 42 milhões de euros para apostar na formação dos empresários e gestores

Foram hoje publicados três Avisos para apresentação de Candidaturas ao Sistema de Incentivos de Qualificação de PME na tipologia de Projetos Conjuntos no âmbito da Formação Ação. Estes concursos visam o desenvolvimento de um programa de formação estruturado de intervenção que apresentem soluções comuns e coerentes face a problemas ou oportunidades a explorar no quadro das empresas.

28/03/2016
DAPHabitat passa a ser reconhecido internacionalmente

Atualmente, os materiais, produtos e sistemas da fileira da construção nacionais podem fazer o registo das suas Declarações Ambientais de Produto (DAP) com reconhecimento internacional através do DAPHabitat. O sistema nacional foi aprovado pela ECOPlatform, associação que reúne vários programas de registo DAP a nível europeu.

24/03/2016
José Avillez | Uma história de muito trabalho, empreendedorismo e inovação num contexto de consumo exigente

O COMPETE 2020 recebeu o chefe José Avillez, numa imersão do que são as exigências de um consumidor que procura experiências memoráveis.

23/03/2016
RAR Açúcar “ocupa um lugar de destaque no mercado da refinação e comercialização de açúcar em Portugal”

Palavras do presidente do COMPETE 2020 no passado dia 17 de março, aquando da visita ao setor agroalimentar no âmbito da iniciativa “COMPETE 2020: ao lado de quem cria valor”. Esta empresa é um bom exemplo da “busca constante de eficiências produtivas decorrentes da utilização do estado da arte da tecnologia na produção de uma commodity de difícil diferenciação.”

22/03/2016
Cerealis: uma empresa moderna

A Cerealis, um dos maiores grupos portugueses vocacionados para a atividade industrial e comercial do setor agroalimentar, é, na opinião do presidente do COMPETE 2020, uma empresa que procura “formas de diferenciação relevante para a sua oferta”, materializado “numa estratégia de diversificação de produto e de mercado e num híbrido de marcas da distribuição mescladas com marcas do produtor que tenta desenvolver e acarinhar de forma continuada e consequente.”

22/03/2016
Primor: “um excelente exemplo de competitividade”

Palavras do presidente do COMPETE 2020 aquando da visita à Primor que “procura de forma consistente manter uma presença firme no mercado doméstico onde detém quotas de mercado significativas mas também no mercado internacional onde procura diversificar o seu portfólio de produtos e de geografias de cobertura com propostas atraentes”.

22/03/2016
Sogrape Vinhos aposta na gestão de marcas de elevada notoriedade

No âmbito da iniciativa “COMPETE 2020: ao lado de quem cria valor”, o presidente do COMPETE 2020, Rui Vinhas da Silva, visitou, a 17 de março de 2016, a Sogrape Vinhos, “uma empresa gerida de forma extremamente profissional e isso reflete-se no seu desempenho financeiro e de mercado apresentando uma solidez e crescimentos sustentados em mercados voláteis em tempos difíceis.“

21/03/2016
Frulact aposta na I&D e em processos e produtos sofisticados e inovadores

“Esta é uma empresa servida por gente que não tem medo de tentar e esta filosofia é materializada no desenvolvimento constante de novos produtos que são testados e lançados no mercado, procurando dessa forma responder a requisitos específicos de consumidores exigentes em mercados de elevado rendimento disponível”, palavras do presidente do COMPETE 2020 no âmbito da iniciativa “COMPETE 2020: ao lado de quem cria valor”.

21/03/2016
Imperial: a inovar na arte de fazer chocolate desde 1932

Para o presidente do COMPETE 2020, Rui Vinhas da Silva, a Imperial é "um excelente exemplo de orientação de marketing ancorada em eficiência logística e de processos e procura constante do estado da arte da tecnologia e do conhecimento dos ditames de mercado."

18/03/2016
Portal Europeu de Projetos de Investimento (PEPI)

A Comissão Europeia lançou um novo portal on-line para ajudar a promover os projectos na área da energia. O Portal Europeu de Projectos de Investimentos (PEPI) pretende também ser uma plataforma para a angariação de possíveis investidores de todo o mundo.

18/03/2016
NUTRE: uma empresa fortemente inovadora

No âmbito da iniciativa “COMPETE 2020: ao lado de quem cria valor”, o presidente do COMPETE 2020, Rui Vinhas da Silva, visitou, em março de 2016, a Nutre que " com uma clara orientação de mercado constitui um exemplo da combinação entre inovação e marketing ancorada num programa de investigação e desenvolvimento consistente.”

17/03/2016
Tété: um bom exemplo de empreendedorismo e de sucessão familiar bem conseguida

A Tété, empresa que atua no sector da produção e comercialização de produtos lácteos, é, na opinião do presidente do COMPETE 2020, “uma pequena empresa familiar cujos destinos são conduzidos por uma nova geração de empresários dinâmicos que apostam na inovação e na qualidade de processos e produtos para de forma consistente apresentarem produtos apetecidos em mercados fortemente concorrenciados.”

17/03/2016
Olivais do Sul: uma empresa inovadora, que procura sempre o que é novo e os métodos mais avançados

Situada no Alentejo, zona de excelência para a produção de azeite, a Olivais do Sul é, na opinião do presidente do COMPETE 2020, “o exemplo de um projeto que aproveita as condições específicas de um terroir propício à produção de um azeite de excelente qualidade para comercialização no mercado doméstico mas também nos exigentes mercados internacionais.”

17/03/2016
Audácia, empenho, perseverança e paixão pelo trabalho são os lemas da Conserveira do Sul

No âmbito da iniciativa COMPETE 2020: ao lado de quem cria valor, o presidente do COMPETE 2020 visitou, no passado dia 14 de março, a unidade fabril. Sobre a Conserveira do Sul – uma empresa de cariz familiar que se dedica há várias décadas à produção de patés e conservas de peixe – Rui Vinhas da Silva comentou tratar-se de um exemplo “com uma clara orientação de mercado num segmento muito competitivo e difícil”.

16/03/2016
Ernesto Morgado: a mais antiga indústria de arroz em Portugal

“Uma empresa excelente onde a eficiência produtiva e sofisticação de processos ancorados no estado da arte da tecnologia convivem com uma forte orientação de mercado e dos determinantes críticos de competitividade no mercado global”, palavras do presidente do COMPETE 2020 no âmbito da iniciativa “COMPETE 2020: ao lado de quem cria valor”.

16/03/2016
Gelpeixe: muito mais que peixe

A Gelpeixe, conforme testemunha o presidente do COMPETE 2020 “é uma empresa moderna equipada com o estado da arte da tecnologia de transformação e congelamento de produtos alimentares nomeadamente de peixe. Uma empresa moderna e orientada para o mercado e para a satisfação dos seus requisitos.”

16/03/2016
Mendes Gonçalves: se é impossível é para nós

É esta a motivação que orienta a empresa nascida na Golegã, em 1982. Na opinião do presidente do COMPETE 2020, “a Mendes Gonçalves constitui um excelente exemplo de uma empresa com uma noção perfeita da importância da criação de marcas como determinante crítico de competitividade na economia global.”

15/03/2016
“Sumol Compal procura a consecução de vantagens competitivas sustentadas no mercado global”

Palavras do presidente do COMPETE 2020, Rui Vinhas da Silva, aquando da visita hoje, 15 de março, à unidade fabril, em Almeirim no âmbito da iniciativa “COMPETE 2020: ao lado de quem cria valor”.

15/03/2016
Bivalvia: uma referência na aquacultura

No âmbito da iniciativa "COMPETE 2020: ao lado de quem cria valor", o presidente do COMPETE 2020, começou, no dia 14 de março, a sua visita ao setor agroalimentar na Bivalvia, uma empresa criada em 2010 e que é “um excelente exemplo de empreendedorismo e capacidade de fazer bem”.

15/03/2016
Portugal bate recorde de nomeações para “óscares” do turismo europeu

World Travel Awards, celebrizados como os “óscares” do turismo. Nunca Portugal teve tantas nomeações. Votação decorre online até 17 de julho em: www.worldtravelawards.com/vote.

15/03/2016
Portugal é o primeiro país a ter os Relatórios sobre os Fundos Europeus aprovados

A Comissão Europeia aprovou os relatórios e pareceres anuais da Inspeção-Geral de Finanças sobre os fundos europeus, anunciou o Gabinete do Ministro das finanças, em comunicado. Portugal é o primeiro Estado-membro a ter todos os seus relatórios e pareceres anuais aprovados.

14/03/2016
O presidente do COMPETE 2020 visita um setor estratégico para Portugal : o agroalimentar

Começou hoje, dia 14 de março, em Olhão, mais uma etapa da iniciativa " COMPETE 2020, ao lado de quem cria valor", com uma visita a cerca de 19 empresas de um setor estratégico para o país : a indústria agro-alimentar . O sector agroalimentar apresenta uma grande dispersão e pulverização empresarial, mas tem apresentado uma capacidade de inovar e de incorporar valor nos seus produtos que se reflete no peso das suas exportações e no fôlego de novas ideias e novas empresas.

14/03/2016
Unicor: há mais de duas décadas a trabalhar a cortiça

No âmbito da iniciativa “COMPETE 2020: ao lado de quem cria valor”, o presidente do COMPETE 2020 descreve a UNICOR como um “bom exemplo de uma empresa que consegue agregar valor a um produto aparentemente indiferenciado, o aglomerado de cortiça que no entanto oferece uma miríade de possibilidades concretizadas em produtos apelativos para consumidores de forte rendimento disponível em mercados sofisticados.”

14/03/2016
José Pereira de Sousa exporta rolhas de cortiça natural e aglomeradas

No âmbito da iniciativa “COMPETE 2020: ao lado de quem cria valor”, o presidente do COMPETE 2020, Rui Vinhas da Silva, visitou a empresa supra e destaca a: “aposta na inovação e no entendimento cabal de requisitos de mercado como elementos cruciais para um sucesso continuado, alicerçado numa perspetiva verticalizada do negócio.”

14/03/2016
Contribuição de Argamassas Térmicas Ativas para a Eficiência Energética dos Edifícios

Desenvolver sistemas construtivos energeticamente mais eficientes de forma a reduzir as variações de temperatura interior, contribuindo para o aumento do nível de conforto dos edifícios.

14/03/2016
Socori: nascida em 1988 começou pela distribuição de rolhas de cortiça

“A Socori é um excelente exemplo de uma empresa que começa por comprar rolhas de cortiça e só depois avança para a sua produção, aproveitando dessa forma um conjunto de competências de mercado adquiridas entretanto e que viriam a provar como sendo de crucial importância para o sucesso da empresa no competitivo mercado global”, palavras do presidente do COMPETE 2020 aquando da iniciativa “COMPETE 2020: ao lado de quem cria valor”.

14/03/2016
M.A.Silva – Cortiças corporiza uma forte dinâmica de empreendedorismo

Ao apostar numa diversificação geográfica com a criação de empresas nos EUA, França, Brasil, Austrália e Chile, procurando cimentar uma estratégia de internacionalização ancorada numa forte dinâmica financeira e na presença em mercados vinícolas de extrema importância, esta empresa é, na opinião do presidente do COMPETE 2020 “um bom exemplo de cosmopolitismo no entendimento do ambiente de negócios em diferentes contextos geográficos e de mercado.”

14/03/2016
Lafitte Cork Portugal: uma excelente empresa com mais de 50 anos de história

Esta empresa “é o braço produtivo da empresa-mãe situada no Sudoeste de França para a produção de rolhas de cortiça e sua comercialização no mercado global”, conta Rui Vinhas da Silva, presidente do COMPETE 2020. “A Lafitte Cork busca constantemente soluções tecnológicas melhoradas, procurando dessa forma satisfazer os requisitos de clientes exigentes em mercados sofisticados.”

11/03/2016
Corticeira Viking aposta na criatividade e na inovação

“A Corticeira Viking é um bom exemplo de uma empresa que entende a importância da diversificação de produto e de mercado como elementos diferenciadores num mercado extremamente competitivo”, palavras do presidente do COMPETE 2020, Rui Vinhas da Silva no âmbito da iniciativa COMPETE 2020: ao lado de quem cria valor.

11/03/2016
Sá & Irmão, S.A.: um bom exemplo de dinamismo empreendedor

Sendo uma empresa familiar, a Sá & Irmão, S.A. adota, na opinião do presidente do COMPETE 2020, “uma filosofia de negócios que privilegia a integração vertical de processos desde o montado até à comercialização de rolhas de cortiça no mercado internacional.“

11/03/2016
António Almeida Cortiças: uma empresa do sector corticeiro cujo enfoque é o segmento das rolhas de cortiça

No âmbito da iniciativa COMPETE 2020: ao lado de quem cria valor, o presidente do COMPETE 2020 destaca que esta empresa, especialista na produção de rolhas técnicas 1+1 e de rolhas de aglomerado, “tem ao longo dos anos demonstrado uma evidente orientação de mercado”.

10/03/2016
3DCORK: design inovador e ecológico "made in Portugal"

Para o presidente do COMPETE 2020, a 3DCORK caracteriza-se por um “enfoque na produção e comercialização de produtos em cortiça e outras matérias-primas naturais com aplicações em diversas áreas de produto, incluindo decoração, homewear, office, calçado, desporto, bem como, peças de elevado rigor técnico.”

10/03/2016
Sedacor: tradição & experiência no setor da cortiça

“Procurando estar sempre na vanguarda da tecnologia, a Sedacor é uma empresa inovadora, sustentada num forte programa de I&D, assente num modelo de negócios verticalizado e com uma preocupação constante com a sofisticação de processos produtivos”, palavras do presidente do COMPETE 2020, Rui Vinhas da Silva.

09/03/2016
Kyaia ou Fortunato Frederico , a história inspiradora de quem acredita que a sorte protege os audazes.

No âmbito da iniciativa “COMPETE 2020: ao lado de quem cria valor”, Fortunato Frederico, fundador do Grupo Kyaia , a maior empresa de calçado da Península Ibérica, partilhou com a Autoridade de Gestão do COMPETE 2020 a sua história que começou num sonho : ter uma marca de calçado chamada Kyaia.

09/03/2016
Corkart exporta 100% do que produz

Trata-se de uma empresa cosmopolita, que entende os determinantes de competitividade global no segmento de isolamentos de cortiça e de pavimentos do mesmo material.

08/03/2016
O peixe português transforma Portugal em figura de proa

APTECE lança o projeto “Portugal Figura de Proa” com o objetivo de elevar o posicionamento do peixe e da gastronomia portuguesa.

08/03/2016
“Com um forte enfoque na I&D, o grupo Polopique acompanha e antecipa tendências de mercado”

Palavras de Rui Vinhas da Silva, presidente do COMPETE 2020 aquando da visita ao grupo Polopique, em 2015, no âmbito da iniciativa COMPETE 2020: ao lado de quem cria valor.

08/03/2016
P&R Têxteis: uma empresa moderna e cosmopolita que serve o mercado global

No âmbito da iniciativa “COMPETE 2020: ao lado de quem cria valor”, o presidente do COMPETE 2020, Rui Vinhas da Silva, visitou, em 2015, a P&R Têxteis S.A. que descreve como uma “empresa que aposta na inovação e numa forte orientação de mercado para conseguir diferenciais competitivos sustentáveis num mercado extremamente competitivo.”

08/03/2016
Calvelex: "uma empresa moderna que aposta fortemente na inovação tendente a melhores processos e produtos"

Na opinião de Rui Vinhas da Silva, presidente do COMPETE 2020, “a Calvelex alcançou um grau de eficácia invejável na produção de roupa de senhora de alta qualidade que exporta sob private label ou marca-própria para o mercado internacional onde os seus produtos se destacam.“

08/03/2016
Fiorima: “uma muito boa empresa gerida com rigor e know how acumulado ao longo de décadas”

Palavras de Rui Vinhas da Silva, presidente do COMPETE 2020 para descrever a Fiorima como “um caso de uma empresa cujo modelo de negócios assenta numa estratégia de mono-produto na produção e comercialização de peúgas e similares de malha.”

08/03/2016
Sonix produz artigos de vestuário em malha

“A Sonix aposta numa estratégia de private label na confeção de coleções para reputados retalhistas internacionais”, palavras do presidente do COMPETE 2020, Rui Vinhas da Silva, para descrever esta empresa que teve a oportunidade de visitar no âmbito da iniciativa COMPETE 2020: ao lado de quem cria valor.

08/03/2016
Petratex

“Sabem que o fato que catapultou Michael Phelps para inúmeras medalhas de ouro nos Jogos Olímpicos foi concebido e executado numa empresa portuguesa? Essa empresa é a PETRATEX”, palavras do presidente do COMPETE 2020, Rui Vinhas da Silva no âmbito da iniciativa "COMPETE 2020: ao lado de quem cria valor".

07/03/2016
Platafoma "Portugal Agora" debate Startups e Competitividade

A plataforma Portugal Agora, em parceria com o L-Creation – Centro de Empreendedorismo e Inovação do ISEG, vai realizar a Conferência “Startups e Competitividade” no próximo dia 16 de março, pelas 15h, em Lisboa (Auditório do ISEG).

04/03/2016
Granorte: a primeira empresa do mundo a desenvolver uma linha de banho em cortiça

Esta empresa familiar, que exporta 95% da sua produção e que aposta na diversificação de produto e de geografia na consecução de vantagens competitivas sustentadas num mercado fortemente concorrido, esteve dia 3 de março de 2016, com todos os colaboradores do COMPETE 2020.

04/03/2016
Comissão Europeia divulga programa de trabalho do COSME 2016

A Comissão Europeia deu a conhecer o plano de trabalho para 2016 do COSME, programa para o qual o IAPMEI é Delegado Nacional e no qual se intergam as atividades da Enterprise Europe Network.

04/03/2016
“Portugal tem a melhor cadeia de distribuição no setor do vestuário e somos bons”

Palavras inspiradoras de César Aráujo, CEO da Calvelex, empresa que fundou em 1985, aquando da visita à Autoridade de Gestão no âmbito da iniciativa COMPETE 2020: ao lado de quem cria valor.

04/03/2016
COMPETE 2020 promove ciclo de visitas de empresas à Autoridade de Gestão

No âmbito da iniciativa “COMPETE 2020: ao lado de quem cria valor”, Rui Vinhas da Silva, presidente do COMPETE 2020 recebeu, a 16 de dezembro de 2015, Alberto Figueiredo, CEO da Impetus Portugal Têxteis S.A. para partilhar o seu percurso empresarial.

02/03/2016
Impetus: “um bom exemplo de uma excelente empresa”

É desta forma que Rui Vinhas da Silva, presidente do COMPETE 2020, descreve esta empresa que “tem como enfoque de produto o underwear para homem e senhora alicerçado numa forte aposta em tecnologia que lhe permite estar sempre no cutting-edge tecnológico.”

01/03/2016
Cork Supply Portugal visita Autoridade de Gestão do COMPETE 2020

No passado dia 26 de fevereiro de 2016, Rui Vinhas da Silva, presidente do COMPETE 2020 recebeu, na Autoridade de Gestão, Isabel Allegro, CEO e Paulo Couto, Administrador da Cork Supply no âmbito da iniciativa COMPETE 2020: ao lado de quem cria valor.

01/03/2016
Granorte: delivering nature

É esta a assinatura da empresa especializada no fabrico de granulados, aglomerados e revestimentos de cortiça, fundada por iniciativa de um grupo de industriais produtores de rolhas de cortiça que o presidente do COMPETE 2020, Rui Vinhas da Silva, teve oportunidade de conhecer no âmbito da iniciativa COMPETE 2020: ao lado de quem cria valor.

01/03/2016
Rolha natural: 100% renovável, reciclável e biodegradável é ideal para todos os estilos de vinho

No âmbito da iniciativa “COMPETE 2020: ao lado de quem cria valor”, o presidente do COMPETE 2020, Rui Vinhas da Silva, visitou, em janeiro de 2016, a Waldemar Fernandes da Silva que se caracteriza por "uma gestão rigorosa e um sentido de mercado apurado".

29/02/2016
Riopele, uma empresa com uma forte tradição no setor

Esta perenidade, na opinião de Rui Vinhas da Silva, presidente do COMPETE 2020, “deve muito à resiliência, capacidade de gestão e liderança forte de quem conduz os seus destinos.”

29/02/2016
TMG Automotive: uma referência nacional na área dos têxteis técnicos

“Apercebendo-se desde muito cedo que o caminho passava pela construção de vantagens competitivas que a singularizassem num setor têxtil genérico, fortemente concorrenciado e indiferenciado, a TMG Automotive desenvolveu competências únicas no setor dos têxteis técnicos”, palavras de Rui Vinhas da Silva, presidente do COMPETE 2020, para descrever o percurso da TMG Automotive, no âmbito da iniciativa COMPETE 2020: ao lado de quem cria valor.

25/02/2016
Damel produz roupa de moda de alta gama e vestuário técnico e desportivo para grandes marcas mundiais

“A Damel é uma empresa à imagem do seu líder, irrequieta, dinâmica e inovadora. A empresa procura otimizar soluções para o que deteta serem insuficiências ou soluções ineficientes no segmento dos têxteis e vestuário técnico, com um enfoque em respostas técnicas complexas que acrescentam de forma óbvia ao estado da arte das soluções contemporâneas de mercado”, palavras do presidente do COMPETE 2020, Rui Vinhas da Silva no âmbito da iniciativa COMPETE 2020: ao lado de quem cria valor.

24/02/2016
Estudo Económico de Desenvolvimento da Fileira do Medronho

Trabalho que procurou estudar a melhor maneira de dinamizar a fileira do medronho e simultaneamente compreender a sua rentabilidade.

24/02/2016
Bolsa de Investigação no âmbito do European Travel Commission Sustainability Framework Study

Decorrem até 2 de março as candidaturas para uma bolsa de investigação para obtenção do Grau de Mestre no âmbito do European Travel Commission Sustainability Framework Study.

23/02/2016
Bairrada | Uma região, uma casta única, a aposta na inovação, a história contada pela Adega Cooperativa de Cantanhede

No âmbito da iniciativa “COMPETE 2020: ao lado de quem cria valor”, a Autoridade de Gestão do COMPETE 2020 recebeu hoje , dia 23 de fevereiro, a Adega Cooperativa de Cantanhede e a investigadora Ana Catarina Gomes do Biocant. Uma relação frutuosa entre o conhecimento e o mercado.

23/02/2016
Projeto apoiado pelo COMPETE estuda microbioma natural presente na videira

​Investigadores da Biocant publicam primeiro estudo que caracteriza o microbioma natural presente na videira e, dada a sua importância, permite analisar pormenorizadamente as interações entre os microrganismos e planta, bem como o equilíbrio do micro ecossistema, constituindo uma forte contribuição para o melhoramento das estratégias de gestão da vinha.

22/02/2016
Cork Supply Portugal recebe visita do presidente do COMPETE 2020

No âmbito da iniciativa COMPETE 2020: ao lado de quem cria valor, Rui Vinhas da Silva visita empresa que faz do fornecimento de rolhas de cortiça a sua principal atividade, tendo procurado, ao longo dos anos, fomentar a diversificação da atividade na indústria vinícola e a inovação dos seus produtos.

22/02/2016
O Plano de Investimento para a Europa

Em parceria como Banco Europeu de Investimento (BEI), a Comissão explica qual a melhor forma para a combinação dos Fundos Europeus Estruturais e de Investimento (FEEI) com o Fundo Europeu para Investimentos Estratégicos (FEIE).

22/02/2016
Em Março abrem novos concursos no âmbito da Formação-Ação com novos Organismos Intermédios.

Para dar continuidade à prossecução do Programa de Formação-Ação, no âmbito dos projetos conjuntos do sistema de incentivos à qualificação de PME, a Autoridade de Gestão do COMPETE 2020 vai lançar, em março, novos Avisos para apresentação de candidaturas, em parceria com mais três Organismos Intermédios: CEC/CCIC - Conselho Empresarial do Centro - Câmara de Comércio e Indústria do Centro; AEP-CCI - Associação Empresarial de Portugal - Câmara de Comércio e Indústria e AIP-CCI - Associação Industrial Portuguesa - Câmara de Comércio e Indústria.

22/02/2016
Flor da Moda: a empresa que detém a marca Ana Sousa

No âmbito da iniciativa COMPETE 2020: ao lado de quem cria valor, conheça o percurso desta empresa que, segundo as palavras do presidente do COMPETE 2020, Rui Vinhas da Silva, “progrediu a jusante na cadeia de valor e criou a sua marca-própria de retalho, com personalidade distinta e valiosa aos olhos de consumidores exigentes em mercados complexos”.

19/02/2016
Luís Onofre: a marca que (também) calça princesas e primeiras damas

Segundo o Presidente do COMPETE 2020, Rui Vinhas da Silva, a empresa Luís Onofre “é rara por várias razões, sendo a principal a de constituir um contraponto claro a tudo o que a rodeia, contrastando através de uma filosofia clara de agregação de valor a produtos que são concebidos, produzidos e comunicados ao mercado como algo que encerra muito mais do que conteúdo funcional.”

18/02/2016
Grupo Kyaia assenta o seu sucesso numa liderança forte e num dinamismo incomum

É desta forma que o presidente do COMPETE 2020, Rui Vinhas da Silva descreve esta empresa, salientando que a sua direção “aporta à organização um conhecimento profundo do setor, uma determinação férrea e anos de luta para tornar a Kyaia a empresa que é hoje.”

18/02/2016
Laranjinha: uma marca de prestígio desde 1981

Segundo o presidente do COMPETE 2020, Rui Vinhas da Silva, a Laranjinha “é uma empresa com um enfoque específico na confeção e comercialização de roupa para bébé. Com larga tradição e “expertise” neste segmento de mercado, a Laranjinha procurou progredir para jusante na cadeia de valor e dessa forma criou a sua marca-própria com a qual conseguiu através de “baby-steps” mas de forma segura assegurar notoriedade nacional.”

18/02/2016
Carlos Santos: um nome com 70 anos de história

A Carlos Santos, conforme testemunha o presidente do COMPETE 2020, Rui Vinhas da Silva “é uma empresa moderna, cujo sucesso assenta numa filosofia de rigor na gestão de toda a cadeia de valor, com um enfoque na produção de calçado de elevada qualidade que permite acréscimos de preço em mercados sofisticados com rendimento disponível.”

17/02/2016
Grupo Amorim, muito mais que cortiça

“O Grupo Amorim aposta na inovação constante traduzida no estado da arte de processos produtivos e na diversificação de produtos, embora sempre com enfoque na noção básica de que 70% do valor gerado continua a ser derivado de 20% da produção de cortiça, ancorado num produto fundamental, rolhas de cortiça”, palavras do presidente do COMPETE 2020, Rui Vinhas da Silva no âmbito da iniciativa COMPETE 2020: ao lado de quem cria valor.

17/02/2016
Acordo de pré-adesão no âmbito das candidaturas de Formação-Ação

Aceda à minuta relativa à celebração do acordo de pré-adesão entre as empresas participantes e as entidades promotoras nos projetos conjuntos de formação-ação agora a decorrer.

17/02/2016
Resolução de litígios relativos a compras online: Nova plataforma para consumidores e comerciantes

A Comissão Europeia lançou uma nova plataforma para ajudar os consumidores e os comerciantes a resolverem litígios relativos a transações efetuadas online, tanto a nível interno como além-fronteiras.

17/02/2016
Descubra alguns projetos apoiados pelos Fundos da União Europeia!

Nos últimos meses têm vindo a ser elaboradas pequenas peças videográficas sobre projetos apoiados no âmbito do QREN no período de programação de 2007 a 2013. O objetivo destes vídeos prende-se com a divulgação do impacto que os Fundos da União Europeia tiveram, neste quadro, na vida dos portugueses.

15/02/2016
Adega Cooperativa de Cantanhede recebe visita do COMPETE 2020

No âmbito da iniciativa “COMPETE 2020: ao lado de quem cria valor”, Rui Vinhas da Silva, presidente do COMPETE 2020 iniciou, a 25 de janeiro de 2016, uma visita de uma semana a 16 empresas do setor dos vinhos, procurando abranger todo o território do continente.

15/02/2016
Murganheira, uma história de talento e tempo

“A Murganheira aposta na qualidade dos seus produtos e em constante inovação de processos para produzir vinhos que conseguem prémios de preço na ordem dos 25 a 30% quando comparados com produtos concorrentes nos mesmos mercados”, palavras do presidente do COMPETE 2020, Rui Vinhas da Silva, para descrever esta empresa aquando da iniciativa COMPETE 2020: ao lado de quem cria valor.

15/02/2016
Made In Portugal de “fio a pavio”

A feira de fios, tecidos, acessórios, confeção, couro e design de Paris, Première Vision Paris, abre as suas portas de 16 a 18 de fevereiro. A representar as cores nacionais estará uma comitiva portuguesa, composta por 24 empresas apoiadas pela Associação Selectiva Moda, o que reflete a “boa saúde” da indústria têxtil portuguesa e justifica o bom ritmo das exportações.

11/02/2016
Comissão Vitivinícola Regional do Tejo define posicionamento para os vinhos da região

“A CVR Tejo procura, através de projetos estratégicos bem definidos, entender quais as plataformas de projeção das suas marcas no mundo complexo e extremamente competitivo que constitui o mercado global”, palavras de Rui Vinhas da Silva, presidente do COMPETE 2020, para caracterizar esta Comissão, no âmbito da iniciativa “COMPETE 2020: ao lado de quem cria valor”.

11/02/2016
Dão Sul aposta na qualidade dos seus vinhos e na especificidade do seu terroir

No âmbito da iniciativa “COMPETE 2020: ao lado de quem cria valor”, Rui Vinhas da Silva, presidente do COMPETE 2020 visitou a Dão Sul e destaca a sua “filosofia de negócios que assenta no rigor da gestão e numa orientação de mercado que lhe permite uma presença nos mercados internacionais com vinhos distintos que procuram notoriedade no mercado global.”

11/02/2016
Taylor´s: a aposta constante na inovação, qualidade e orientação de mercado

Esta filosofia de gestão permite-lhe, segundo o presidente do COMPETE 2020, Rui Vinhas da Silva,“um enfoque em experiências de consumo integrado em que o vinho é elemento central e âncora de projetos de grande amplitude, incluindo a hotelaria, o enoturismo, um museu do vinho e da cortiça num polo turístico que certamente transformará o “waterfront” de Gaia”.

11/02/2016
Symington: produtores de vinho do Porto há cinco gerações

Trata-se de “uma empresa moderna que demonstra uma clara orientação de marketing e de mercado enquanto procura constantemente inovar em processos e produtos sofisticados para consumidores exigentes que os procuram em mercados internacionais”, palavras do presidente do COMPETE 2020, Rui Vinhas da Silva, para caracterizar o grupo Symington.

11/02/2016
Caves Transmontanas: especialista em espumantes ‘premium’

“Apresentam um modelo de negócios assente na diferenciação de produto, qualidade e inovação que já lhe valeram distinções internacionais de enorme prestígio, procurando dessa forma um posicionamento claro e valioso na mente de consumidores externos exigentes em mercados sofisticados e de elevado poder aquisitivo.” É desta forma que o presidente do COMPETE 2020, Rui Vinhas da Silva, descreve as Caves Transmontanas, na sequência da visita no âmbito da iniciativa “COMPETE 2020: ao lado de quem cria valor”.

10/02/2016
Prorrogação do Prazo de Candidatura nos Projetos Conjuntos Formação-Ação

O prazo para a apresentação de candidaturas aos Projetos Conjuntos Formação-Ação decorre até 4 de março de 2016.

08/02/2016
Fundação Eugénio de Almeida promove o desenvolvimento da região de Évora nos domínios cultural e educativo, social, e espiritual

No âmbito da iniciativa “COMPETE 2020: ao lado de quem cria valor”, Rui Vinhas da Silva, presidente do COMPETE 2020 visitou, no passado dia 28 de janeiro, a Fundação supra que, “assente numa gestão rigorosa, desenvolve o seu projeto estratégico ancorando-o numa filosofia de qualidade, apostando em segmentos de mercado de maior poder aquisitivo e indo ao encontro de necessidades diferenciadas de consumidores exigentes.”

08/02/2016
Gran Cruz aposta numa filosofia de inovação constante

Conforme testemunhou aquando da visita ao setor vitivinícola no passado mês de janeiro, Rui Vinhas da Silva, presidente do COMPETE 2020, reconhece que “a Gran Cruz aposta seriamente na diversificação dos seus vinhos, direcionando-os para o exigente mercado internacional através de uma estratégia assente em infraestruturas e tecnologia de excelência e numa filosofia de inovação constante, que lhe confere vantagens distintas/valiosas num mercado global competitivo e em constante mudança.”

08/02/2016
Salsa | Life is better in denim

Se a história do denim começa em França no século XVII, é uma empresa portuguesa que faz história na inovação do denim hoje . Chama-se Salsa e nos últimos 12 anos, as suas vendas para fora de Portugal passaram de zero para mais de 123 milhões, o equivalente a 65% do total das receitas. E é de denim que a Salsa vai vestir a Missão Portuguesa nos Jogos Olímpicos Rio 2016.

08/02/2016
Douro Boys: um exemplo do imperativo de agregação de empresas necessária à imposição dos vinhos portugueses nos mercados interna

No âmbito da iniciativa “COMPETE 2020: ao lado de quem cria valor”, Rui Vinhas da Silva, presidente do COMPETE 2020 conheceu, no dia 25 de janeiro, os empreendedores do projeto Douro Boys que “através de uma estratégia comum de comunicação de marca conseguem reconciliar a individualidade dos seus produtos e a heterogeneidade das suas propostas de valor com a comunhão de estratégias de marketing e abordagem de mercados globais diferenciados”.

06/02/2016
Lançamento dos Prémios RegioStars 2016

Sendo da responsabilidade da Direcção-Geral da Comissão Europeia para a Política Urbana e Regional, o objectivo dos Prémios RegioStars é o de identificar boas práticas no desenvolvimento regional e destacar projetos originais e inovadores que possam servir de inspiração para outras regiões.

05/02/2016
O The Yeatman e a Adega Mayor premiados nos Wine Tourism Wards

O The Yeatman e a Adega Mayor foram distinguidos no Wine Tourism Awards 2016. O hotel venceu nas categorias de “Melhor Alojamento” e “Evento Altamente Recomendado”, e a produtora de vinhos foi premiada na área de “Melhor Iniciativa de Redes Sociais e Digital”.

04/02/2016
Quinta da Aveleda: a dedicação, tradição e inovação na produção de vinhos

No âmbito da iniciativa “COMPETE 2020: ao lado de quem cria valor” o presidente do COMPETE 2020, Rui Vinhas da Silva, visitou, no dia 26 de janeiro, a Quinta da Aveleda, que “a partir de uma forte tradição familiar na produção de vinhos verdes, combina a solidez de valores identitários de tradição e história com a modernidade expressa em inovação constante e uma abordagem sofisticada de mercados exigentes.”

02/02/2016
Quinta dos Termos | A riqueza da Beira Interior nas castas e métodos tradicionais aliam-se à inovação

A Quinta dos Termos, situada nas encostas da serra da estrela, referência nos vinhos da Beira Interior, recebeu dia 27 de janeiro a visita de Rui Vinhas da Silva, presidente do COMPETE 2020, no âmbito da iniciativa “COMPETE 2020: ao lado de quem cria valor”.

02/02/2016
Adega de Borba – O equilíbrio da Modernidade e Tradição

No âmbito da iniciativa “COMPETE 2020: ao lado de quem cria valor”, a Adega de Borba, referência nos vinhos do Alentejo, agora com um enfoque especial na gama de vinhos Super Premium, recebeu dia 29 de janeiro a visita de Rui Vinhas da Silva, presidente do COMPETE 2020 e encerrou o itinerário dedicado ao setor vitivinícola.

02/02/2016
Adega Mayor: uma Adega que desenha a paisagem e o destino de uma vinha no coração do Alentejo

​“A Adega Mayor é um bom exemplo de empreendedorismo, cujo enfoque é a produção de vinhos de elevada qualidade ancorados em marcas que vão progressivamente adquirindo notoriedade, expressa em prestigiados prémios obtidos em renomados concursos internacionais.” Foi assim que o presidente do COMPETE 2020, Rui Vinhas da Silva, caracterizou esta Adega após uma visita no âmbito da iniciativa "COMPETE 2020: ao lado de quem cria valor".

02/02/2016
Herdade da Malhadinha Nova – Um dia, um sonho: Fazer da vida uma festa

E ao lado de quem cria valor o presidente do COMPETE 2020, Rui Vinhas da Silva visitou, dia 29 de janeiro, a Herdade da Malhadinha Nova, onde o sucesso se encontra em cada detalhe pensado ao pormenor: seja a vinha cuidadosamente tratada, o requinte prático da adega ou o luxo cativante da unidade de turismo rural.

02/02/2016
A Comissão Europeia lançou o Guia dos Contratos Públicos

Interessado em melhorar a eficiência e a qualidade dos contratos públicos e em garantir a rentabilidade dos seus contratos? Procura sugestões sobre como planear, publicar e adjudicar, evitando os erros mais comuns? O Guia responderá às suas perguntas.

02/02/2016
Curador do Beneficiário emite Recomendação

Já conhece a última recomendação do Curador do Beneficiário sobre os prazos a observar pelas autoridades de gestão para a disponibilização e validação dos termos de aceitação e para a submissão de pedidos de pagamento no âmbito dos sistemas de incentivos às empresas?

01/02/2016
COMPETE 2020 ao lado de quem cria valor | Roteiro do Vinho

Terminou em Borba a 29 de janeiro a semana dedicada à fileira vitivinícola no âmbito da iniciativa "COMPETE 2020, ao lado de quem cria valor". Iniciada em Alijó esta visita permitiu conhecer 16 percursos empresariais de inovação, empreendedorismo e muita vontade de fazer melhor.

29/01/2016
A União Europeia publicou uma nova versão do PRAG

A União Europeia (UE) publicou uma nova versão do PRAG - Practical Guide to contract procedures for European Union external actions. Esta versão apresenta as várias revisões à anteriormente em vigor, incluindo alteração a formulários e a critérios de referência.

29/01/2016
Universo infantil reúne em londres

Na sua primeira edição anual, a Bubble London, que decorre de 31 de janeiro a 1 de fevereiro, conta com a participação de cinco marcas portuguesas – Chua – DOT – Dr.Kid – Knot – Vandoma – que partem para Londres com o apoio da Associação Selectiva Moda, no âmbito do projeto de internacionalização From Portugal.

29/01/2016
Quinta do Casal Branco: uma tradição agrícola e vitivinícola que ascende a 200 anos

No âmbito da iniciativa “COMPETE 2020: ao lado de quem cria valor” a Quinta do Casal Branco, pioneira em inovação tecnológica no Ribatejo, recebeu na quinta-feira passada, a visita de Rui Vinhas da Silva, presidente do COMPETE 2020.

28/01/2016
Adega Cooperativa de Cantanhede recebe visita do COMPETE 2020

No contexto da iniciativa “COMPETE 2020 ao lado de quem cria valor”, o presidente do COMPETE 2020, Rui Vinhas da Silva iniciou no dia 25 de janeiro uma visita de uma semana a 16 empresas do setor dos vinhos, procurando abranger todo o território do continente. A diversidade do setor e a sua representatividade regional permitiram uma seleção de percursos empresariais que se pretendem conhecer e analisar.

28/01/2016
Cultura portuguesa em Nova Iorque

​Em estreia absoluta, seis empresas portuguesas viajam até à Big Apple, para participar na edição de inverno do certame NY Now, uma iniciativa organizada pela Associação Selectiva Moda, no âmbito do projeto de internacionalização From Portugal. O centro de convenções Javits, será o palco desta edição, que decorre de 30 de janeiro a 3 de fevereiro.

27/01/2016
Start-ups, cidades e investidores rumam a Coimbra

O mês de Fevereiro começa com uma grande oportunidade para as start-ups europeias e, em especial, para as portuguesas. Nos dias 2 e 3 do próximo mês, o acelerador de start-ups SOUL-FI (Startups Optimising Urban Life with Future Internet) vai apresentar 57 ideias empreendedoras a potenciais investidores e cidades de Portugal e Espanha.

27/01/2016
As fraldas made in Portugal que querem conquistar os bebés do mundo inteiro

A Nunex é uma das 20 empresas que já ganharam fundos europeus. O administrador Nuno Ribeiro aposta no crescimento desta empresa de Viana do Castelo como fornecedor global.

26/01/2016
Simplificar os FEEI: o acesso das PME ao financiamento da UE e o acesso aos instrumentos financeiros

A terceira reunião do grupo de alto nível de peritos independentes sobre o acompanhamento da simplificação para os beneficiários dos FEEI terá lugar na terça-feira, 2 de fevereiro de 2016, e incidirá sobre o acesso das PME ao financiamento da UE e o acesso aos instrumentos financeiros.

26/01/2016
Corticeira Amorim comercializa piso inovador de cortiça

A Corticeira Amorim desenvolveu o Hydrocork, da Wicanders, um pavimento flutuante que, pela combinação de reduzida espessura, resistência à água e incorporação de cortiça, posiciona-se como uma solução diferenciada e de elevado valor acrescentado.

25/01/2016
Murganheira , uma história de talento e tempo

Fundada há mais de 50 anos o percurso da Murganheira faz-se de natureza, sabedoria secular e muita vontade de inovar.

25/01/2016
E no Douro recomeça a viagem ao lado de quem cria Valor

Começou em Alijó, na Adega da Gran Cruz, no dia 25 de janeiro a visita do presidente do COMPETE 2020, Rui Vinhas da Silva, à fileira vitivinícola, que terminará no dia 29 de janeiro na Adega Cooperativa de Borba. Vários percursos em torno de um objetivo: estar perto de quem cria valor.

25/01/2016
Abertas candidaturas ao programa da Comissão Europeia para apoiar empreendedores

​As candidaturas para o “Elevator Pitch – Ideias Que Marcam”, desenvolvido pela Representação da Comissão Europeia em Lisboa, começaram no dia 25 de janeiro e prolongam-se até 21 de Fevereiro. Projectos seleccionados recebem formação para desenvolverem ideias.

25/01/2016
O Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge vai Investir em tecnologias de informação e comunicação

Projeto de 1,2 ME, apoiado pelo COMPETE 2020, visa a modernização operacional da gestão laboratorial e interna do INSA.

25/01/2016
Programa de Formação-Acção “Melhor Turismo 2020”

Já se encontra online o sítio do Programa de Formação-Ação Melhor Turismo 2020, da CTP - Confederação do Turismo Português onde encontra toda a informação sobre o Programa Melhor Turismo 2020.

22/01/2016
Novo recorde luso na Ispo

A feira dedicada ao universo do desporto, que decorre de 24 a 27 de janeiro, conta nesta edição com 40 expositores portugueses, prontos a mostrar ao mundo as suas propostas de têxteis, acessórios, vestuário e diversos tipos de equipamentos para a prática de atividade física.

22/01/2016
FROM PORTUGAL soma e segue na ISPO Munich

A edição de janeiro da ISPO MUNICH ultrapassa todos os recordes, quer a nível do número de expositores, como de espaço de exposição ocupado. São 25, o número de empresas que integram a Sport Textile Village From Portugal, juntamente com o Citeve e a Associação Selectiva Moda, organizadora desta iniciativa no âmbito do projeto de internacionalização From Portugal.

19/01/2016
Produtos portugueses no mercado dos têxteis técnicos

Criatividade, design e inovação são a imagem de marca dos têxteis nacionais, nomeadamente os têxteis técnicos.

19/01/2016
Portugal Ventures - 14ª Call For Entrepreneurship

Tem um projeto inovador e global? O Programa de Ignição da Portugal Ventures, com a colaboração da sua rede de parceiros, abre as portas ao mundo e desafia o talento e a ambição dos empreendedores.

19/01/2016
Cortiça: um setor dinâmico e fortemente empreendedor

“O sector da cortiça é um sector dinâmico, fortemente empreendedor e sempre na busca de soluções com forte conteúdo de valor agregado.” Foi assim que o presidente do Programa Operacional Competitividade e Internacionalização - COMPETE 2020, Rui Vinhas da Silva, caracterizou o sector da cortiça após uma visita de quatro dias a várias empresas espalhadas por todo o país.

18/01/2016
Aberto Aviso para projetos de Inovação Produtiva.

Publicado a 15 de janeiro este aviso têm um orçamento disponível de 371 milhões de euros de financiamento comunitário para apoiar projetos no âmbito da tipologia de investimento “Inovação Produtiva”. Está aberto até 31 de março.

15/01/2016
ALGO.NATUR – Processo ecológico Inovador de Coloração de Substratos têxteis usando Enzimas

Com este projeto a Tintex pretendeu obter têxteis coloridos através de um processo ecológico, económico e saudável para o utilizador, e com um elevado desempenho em termos da solidez da cor e de outras caraterísticas têxteis exigidas pelo mercado.

14/01/2016
Prémio Nacional de Reabilitação Urbana

Decorrem até 22 de fevereiro de 2016, as pré-candidaturas para o Prémio Nacional de Reabilitação Urbana – IV Edição. Podem candidatar-se intervenções urbanas terminadas entre 1 de Janeiro de 2014 e 31 de Dezembro de 2015 e que não se tenham candidatado em Edições anteriores.

13/01/2016
AMEX: Ambiente e Exportação

Conheça os resultados do projeto que teve como objetivo o reforço da competitividade no exterior do sector português das Tecnologias Ambientais, nomeadamente através de atividades dirigidas para a dinamização da exportação.

13/01/2016
Cortiça recebe visita do COMPETE 2020

O roteiro tem por objetivo dar a conhecer a realidade da fileira da cortiça nos seus diferentes domínios.

12/01/2016
Lotação esgotada em Londres

​Com lotação esgotada, a 14ª edição da feira The London Textile Fair, que decorre de 13 a 14 de janeiro, afigura-se muito positiva e repleta de oportunidades de negócio. As 15 empresas portuguesas presentes partem para Londres imbuídas de um espírito pleno de optimismo e dinamismo, com metas definidas e prontas para serem alcançadas, com vista a reforçarem as suas posições no mercado e contatos de negócio durante estes dois dias.

12/01/2016
Prémio Europeu de Energia Sustentável: candidaturas abertas até Fevereiro

Estão abertas as inscrições (até 22 de Fevereiro) para o Prémio Europeu de Energia Sustentável 2016, no âmbito da Semana Europeia de Energia Sustentável (EUSEW). A iniciativa é promovida pela Comissão Europeia e pretende distinguir projectos inovadores nas áreas das energias renováveis e da eficiência energética.

12/01/2016
Projeto INDUCER cria loiça para aquecer alimentos em sistemas de indução

Apoiado pelo COMPETE, o projeto tem como objetivo o desenvolvimento de louça de cozinha em cerâmica, compatível com o sistema de cozedura/aquecimento de alimentos por indução. O desenvolvimento de um material em cerâmica compatível com a indução irá revolucionar o mercado da loiça utilitária, pois é expectável que esta inovação reduza o peso e custos de produção quando comparado com os normalmente usados.

12/01/2016
Altran revoluciona experiência de televisão com projeto “2nd Vision“

Contando com a participação da Universidade de Aveiro e da Outsoft foi inovada a forma de consumir conteúdos de televisão em 3 vertentes: novas formas de apresentação de informação aos consumidores; melhorar a qualidade de informação apresentada e criar uma nova experiência de ver televisão, seja TV por cabo ou de sinal aberto.

12/01/2016
Inspiração floral enche de cor a HEIMTEXTIL

​A edição de 2016 do fórum de tendências “The Portuguese Home Tex’Style” apresenta-se sob o mote “Dream Garden”. Durante quatro dias, de 12 a 15 de janeiro, 25 marcas portuguesas irão expor as principais tendências para “vestir” a casa. O Fórum de Tendências “The Portuguese Home Tex’Style” é uma iniciativa promovida pela Associação Selectiva Moda no âmbito do projeto de internacionalização From Portugal.

11/01/2016
O Presidente do COMPETE 2020 visita a fileira da cortiça

No âmbito da iniciativa “ COMPETE 2020 ao lado de quem cria Valor” que começou em outubro de 2015, o Presidente do COMPETE 2020 inicia amanhã uma visita de 4 dias envolvendo 20 empresas e cobrindo toda a fileira.

11/01/2016
Dez Prioridades para a Europa

Já está disponível a nova publicação da Comissão Europeia sobre “Um novo começo para a Europa: a agenda da União Europeia para o emprego, o crescimento, a equidade e a mudança democrática”.

11/01/2016
Exportações da ITV continuam a crescer acima das exportações nacionais

​Ministro da Economia visita Heimtextil com Têxteis-Lar em destaque na dinâmica das exportações.

07/01/2016
Maximizar o contributo dos Fundos Europeus Estruturais e de Investimento para as prioridades da Comissão

A Comissão adotou a Comunicação sobre o contributo dos Fundos Europeus Estruturais e de Investimento (FEEI) para a estratégia de crescimento da UE, o Plano de Investimento e as Prioridades da Comissão para a década.

05/01/2016
PLUNGETEC - Processos Avançados de Revestimento e Acabamento de Punções para Industria Vidreira

Desenvolver, implementar e validar a aplicação de técnicas de revestimentos para componentes de moldes para a indústria vidreira. Este projeto disseminou o trabalho realizado na área de desenvolvimento de soluções para materiais de trabalho a quente utilizados na indústria vidreira.

04/01/2016
"O meu sonho é fazer a melhor fábrica do mundo"!

É este o sentimento e a visão de Vitor Paiva, CEO da Damel, aquando da sua visita à Autoridade de Gestão do COMPETE 2020, no passado dia 14 de dezembro de 2015.

04/01/2016
Investigação nacional dá origem a tratamento inovador de feridas crónicas em diabéticos

Com o apoio do COMPETE, o projeto de investigação Exocord visava avaliar o efeito terapêutico de fatores de crescimento libertados pelas células estaminais do sangue do cordão umbilical na cicatrização de feridas crónicas em modelo animal de diabetes.

04/01/2016
Investigação nacional dá origem a tratamento inovador de feridas crónicas em diabéticos

Com o apoio do COMPETE, o projeto de investigação Exocord visava avaliar o efeito terapêutico de fatores de crescimento libertados pelas células estaminais do sangue do cordão umbilical na cicatrização de feridas crónicas em modelo animal de diabetes.

30/12/2015
Descubra alguns projetos apoiados pelos Fundos da União Europeia!

Nos últimos meses têm vindo a ser elaboradas pequenas peças videográficas sobre projetos apoiados no âmbito do QREN no período de programação de 2007 a 2013. O objetivo destes vídeos prende-se com a divulgação do impacto que os Fundos da União Europeia tiveram, neste quadro, na vida dos portugueses.

29/12/2015
COMPETE 2020, ao lado de quem cria valor e promove o bem-estar coletivo

O Presidente do COMPETE 2020 marcou presença no concerto solidário a favor do IPO do Porto, organizado pela ANIVEC e a APICCAPS.

29/12/2015
Um sistema de vigilância cardiovascular vestível?

Sim, é possível graças ao projeto apoiado pelo COMPETE – SIVIC – que concebeu um dispositivo de vigilância coronária e cardíaca totalmente inovador.

28/12/2015
COMPETE 2020 participa em Sessão de Informação sobre as regras de publicidade

A temática da informação e publicitação é de extrema importância no atual quadro comunitário, por essa razão o COMPETE 2020, a convite da CTP, participou numa Sessão de Informação sobre as regras de publicidade e contratação pública nos FEEI.

28/12/2015
Portugal Ventures anuncia novos investimentos

​Petable, VideObserver e Musikki são as novas start-ups portuguesas selecionadas para investimento pela Portugal Ventures em resultado da candidatura à Call For Entrepreneurship. Os projetos para a 14.ª Call podem ser apresentados entre 1 de fevereiro a 3 de março de 2016.

28/12/2015
Parque dos Monges nomeado para prémio internacional de turismo

O Parque dos Monges, foi apoiado pelo COMPETE e é um dos 3 nomeados para os Vakantiebeurs Awards 2016, na Holanda, competindo na categoria “Família e Crianças”. As votações decorrem até ao dia 11 de Janeiro, de 2016.

23/12/2015
Panorama 55: Aplicação da política de investimento da UE

A edição de inverno 2015 do Panorama já está disponível online e o artigo central apresenta detalhes sobre a contribuição da Política Regional para as prioridades principais da UE para o período 2014-2020.

23/12/2015
Panorama 55: Aplicação da política de investimento da UE

A edição de inverno 2015 do Panorama já está disponível online e o artigo central apresenta detalhes sobre a contribuição da Política Regional para as prioridades principais da UE para o período 2014-2020.

22/12/2015
Newalk: apresentação de resultados

Muitos dos resultados do projeto, nomeadamente ao nível dos materiais, componente e tecnologia para calçado estão já a ser comercializados pelas empresas que fizeram parte do consórcio.

22/12/2015
VINCI Startup Tour

VINCI Startup Tour tem 40 mil euros para disponibilizar a projetos inovadores no segmento digital.

21/12/2015
Aposição de carimbo nos comprovantes de despesa

Já se encontram disponíveis para download no site do COMPETE 2020 os modelos de carimbo que devem ser apostos nos comprovantes de despesa relativos aos projetos co-financiados.

21/12/2015
PLANO 100 - Acelerar o investimento empresarial através dos Fundos Estruturais

O Plano 100 visa acelerar o investimento empresarial, com a injeção de 100 milhões de euros na economia nos primeiros 100 dias do XXI Governo Constitucional, com o apoio do Portugal 2020.

21/12/2015
Suporte ao Portugal 2020

Está a ser alterado o método de envio e receção dos pedidos de informação e de apoio, quer no Portal Portugal 2020, quer no Balcao 2020. Encontra disponível um novo formulário que permite o acompanhamento integral dos pedidos efetuados bem como a possibilidade de escolher o tipo de categoria dentro do âmbito do seu projeto.

18/12/2015
Flexibilização marca a nova Norma de Pagamentos

Já foi publicada a alteração ao regulamento que define os procedimentos relativos a pagamentos aos beneficiários do Sistema de Incentivos no domínio da Competitividade e Internacionalização . A Norma, agora em vigor, apresenta mudanças que asseguram a simplificação e a celeridade do processo relativo ao pagamento aos beneficiários.

16/12/2015
6.ª Edição do Programa +Inovação +Indústria

Candidaturas a partir do dia 4 de Janeiro 2016! O Programa +Inovação +Indústria da Portugal ventures tem como destinatários os setores tradicionais da economia portuguesa, promovendo a criação de novas realidades empresariais e abrangendo várias formas de inovação.

15/12/2015
QTest - Desenvolvimento de kits de Diagnóstico Rápido para Deteção de Microrganismos Patogénicos

A segurança alimentar assume cada vez maior importância nos países desenvolvidos o que leva ao uso de métodos de diagnóstico mais rápidos e com maior sensibilidade.

15/12/2015
Projeto aDVANCe aposta no desenvolvimento de terapias para tratamento de cancro

Apoiado pelo COMPETE, o projeto aDVANCe foi desenhado com o intuito de desenvolver uma imunoterapia anti cancro mais eficaz.

14/12/2015
O contributo dos Fundos Europeus Estruturais e de Investimento

A Comissão adotou a Comunicação sobre o contributo dos FEEI para a estratégia de crescimento da UE, o Plano de Investimento e as Prioridades da Comissão para a década.

14/12/2015
Parecer #1CB2015 do Curador do Beneficiário

Curador do Beneficiário emite parecer relativo à necessidade de favorecer a previsibilidade do Plano de abertura de candidaturas.

14/12/2015
Faça ouvir a sua voz - adira à comunidade «Simplify ESIF»!

Partilhe as suas experiências, apresente as suas ideias e ajude-nos a garantir uma gestão mais efetiva e eficaz dos Fundos Europeus Estruturais e de Investimento.

10/12/2015
Aprender a gerir a propriedade intelectual pode impulsionar uma empresa - business planet

O Business Planet foi até Barcelona para saber como é que as PME podem proteger a autoria de uma ideia inovadora.

10/12/2015
COTEC vai premiar melhor Tese de Inovação e Empreendedorismo

COTEC Portugal e EVERIS juntam-se na atribuição de um prémio que distingue a melhor tese de mestrado em inovação e empreendedorismo.

10/12/2015
Campanha Portuguese Shoes 2016

Em 2016, a primeira ativação estratégica de promoção do setor de calçado português no mundo será o envio, para mais de 150 países, de um calendário de prestígio (edição XL em formato de colecionador) que reconhece o calçado nacional como um objeto contemporâneo de desejo.

09/12/2015
OATVITA: ingrediente funcional à base de aveia

A 5enseinfood concebeu o OATVITA, um ingrediente à base de aveia que vai ser lançado breve-mente no mercado e tem numerosas aplicações na indústria alimentar e de bebidas, nomea-damente para o segmento de Saude&Bem;-Estar.

07/12/2015
Projeto Invasoras.pt distinguido com Prémio Europeu de Ciência

O projeto Invasoras.pt, apoiado pelo COMPETE, venceu o 2015 “Science TV and New Media Award”, na categoria de Melhor Produção Interativa em Novos Media.

07/12/2015
Petratex: o melhor lugar para trabalhar produto têxtil e moda

É este o posicionamento que Sérgio Neto, CEO da empresa ambiciona e partilhou na visita à Autoridade de Gestão do COMPETE 2020.

04/12/2015
RECER é Superbrand Born in Portugal

A RECER foi distinguida, pelos consumidores e por especialistas em branding, como marca de excelência no âmbito da primeira edição do ranking Superbrands Born in Portugal.

04/12/2015
Como aceder aos fundos e internacionalizar com sucesso

Concursos públicos e apoios financeiros foram temas centrais do encontro de ontem em Sever do Vouga. Os fundos europeus do Portugal 2020, 25 mil milhões de euros, estão acessíveis

04/12/2015
Boletim Informativo dos Fundos da União Europeia - QREN e Portugal 2020

A AD&C – Agência para o Desenvolvimento e Coesão, lançou o segundo número do Boletim Informativo dos Fundos da União Europeia - QREN e Portugal 2020, o sucessor do Boletim Informativo do QREN - Quadro de Referência Estratégico Nacional 2007-2013, que reafirma a linha editorial instituída para esta nova série de reportes sobre os Fundos Europeus.

03/12/2015
Guia de Leitura para o Regulamento (UE) Geral dos FEEI – Fundos Europeus Estruturais e de Investimento

Está disponível o documento que se destina a auxiliar a leitura das disposições do Regulamento Geral, na vertente do FEDER e do Fundo de Coesão, articulando-a de forma direta com as disposições dos Regulamentos de Execução e Delegados.

02/12/2015
COMPETE 2020 ao lado de quem cria valor

É este o mote da iniciativa que arranca hoje no COMPETE 2020. Pretende-se promover o contacto com diferentes realidades empresariais, sendo o primeiro testemunho dado por Sérgio Neto, CEO da Petratex.

01/12/2015
Análise de alimentos através de língua eletrónica

O mecanismo de funcionamento da invenção permite que, em cinco ou dez minutos, compostos orgânicos e inorgânicos, como os metais de transição, possam, a baixo custo, ser detetados nos alimentos sem recurso a laboratórios e técnicos especializados.

01/12/2015
Conheça o projeto “FrutaMais”

Apoiado pelo COMPETE, o “FrutaMais” incide sobre a preservação de características funcionais, nutricionais e organoléticas de frutas e alimentos derivados.

30/11/2015
Portugal é o país da Europa que mais aposta nas PME

Um quinto dos fundos do Portugal 2020 vai diretamente para as micro, pequenas e médias empresas. Há €4,6 mil milhões só para as tornar mais competitivas.

30/11/2015
Metade dos emigrantes qualificados não tenciona regressar

Um estudo realizado pelo projeto ‘Brain Drain and Academic Mobility from Portugal to Europe’, concluiu que metade dos portugueses qualificados que estão emigrados em países europeus, quando inquiridos pelo estudo, consideraram pouco ou nada provável um regresso a Portugal.

27/11/2015
Certifica +

A sustentabilidade das indústrias de base florestal em Portugal necessita que o aproveitamento dos recursos naturais possa ser assegurada através da implementação de sistemas de certificação de gestão florestal sustentável que incidem em todos os elos da cadeia, desde a floresta até ao consumidor.

25/11/2015
Emitida recomendação relativa aos riscos de apresentação de candidaturas no final do prazo

O Curador do Beneficiário emitiu uma recomendação para que as Autoridades de Gestão e a Agência para o Desenvolvimento e Coesão, I.P. recomendem aos beneficiários que seja evitada a submissão tardia de candidaturas, nomeadamente no último ou nos últimos dias do prazo.

24/11/2015
THE GOOD MOVE FROM PORTUGAL

É sob o mote “The Good Move” que a segunda edição anual do certame Tissu Premier Première Vision se apresenta. O Halls de la Filature, em Saint André-lez-Lille, abre as suas portas nos dias 25 e 26 de novembro, e conta nesta edição com a presença de quatro empresas portuguesas – ANTT – Celostecelagem – Quick-Code – Sanmartin – apoiadas pela Associação Selectiva Moda, no âmbito do projeto de internacionalização From Portugal.

24/11/2015
AROUND: Novos Instrumentos de Avaliação Operacional e Ambiental de Rotundas

Investigadores da Universidade de Coimbra, de Aveiro e do Instituto Politécnico de Viseu desenvolvem ferramentas para projeto rodoviário focado nas rotundas.

23/11/2015
O setor da cortiça quer atingir os mil milhões de euros de exportações e aposta em campanhas em mercados estratégicos

Dia 20 de novembro, a Associação Portuguesa da Cortiça (Apcor), apresentou no Grande Auditório do Centro Multimeios de Espinho, os resultados do programa InterCork II – Promoção Internacional da Cortiça. O InterCork é uma das maiores campanhas de promoção dos bens portugueses no mundo e permitiu chegar a mercados como os EUA, a Alemanha, a Espanha e a China.

23/11/2015
AIP divulgou Projecto QI - Qualidade e Inovação em Leiria, Aveiro e Porto

PME beneficiam de incentivo a fundo perdido de 50% para investirem na qualidade, investigação, desenvolvimento e inovação

23/11/2015
CRITICAL Software desenvolve plataforma de vigilância de doenças epidemiológicas

Apoiado pelo COMPETE, o projeto promove os cuidados de saúde em países em desenvolvimento possibilitando, através da plataforma supra, auferir dos resultados de monitorização e controlo da saúde das suas populações.

23/11/2015
Portugal vence nos Prémios Europeus de Promoção Empresarial 2015

O projeto Lisboa Empreende, promovido pela Câmara Municipal de Lisboa, venceu na categoria de topo “Grande Júri” da edição de 2015 dos Prémios Europeus de Promoção Empresarial, atribuídos pela Comissão Europeia, a 19 de novembro no Luxemburgo, no contexto da Semana Europeia das PME.

23/11/2015
ECO-ERT: Revestimentos Multicamada Interativos com Base em Soluções Sustentáveis

Investigação e de produtos multicamada interativos com base em soluções sustentáveis para aplicação em nichos de mercado da construção civil, arquitetura de interiores e transportes.

19/11/2015
Preview Campanha Portuguese Shoes 2016: Vitória Guerra é a Musa da Indústria Mais Sexy da Europa

Vitória Guerra, a atriz de talento singular mais internacional da atualidade, foi a musa escolhida pela Indústria Mais Sexy da Europa para protagonizar em 2016, em conjunto com o manequim Bruno Rosendo, a campanha que apresenta o calçado português ao mundo.

18/11/2015
O COMPETE 2020 e a agregação de valor na exportação de vestuário, confecção e moda

O Presidente do COMPETE 2020, Rui Vinhas da Silva, iniciou a 18 de novembro uma visita de 2 dias a empresas do setor do vestuário, confecção e moda. Do programa da visita fazem parte um conjunto de empresas do setor com diferentes posicionamentos mostrando a riqueza do mesmo e a forte dinâmica que as empresas nacionais têm assumido nos últimos anos: Salsa, Calvelex, Laranjinha, Petratex, Fiorima, Damel, P&R Têxteis, Grupo Polopique.

17/11/2015
Presidente do COMPETE 2020 visita empresas do setor do calçado

No périplo pela indústria mais sexy da Europa visitou três empresas de referência - o grupo Kyaia em Guimarães e Paredes de Coura, Carlos Santos em S. João da Madeira e Luís Onofre em Oliveira de Azeméis. A visita envolveu também o Centro Tecnológico do Calçado de Portugal, parceiro fundamental numa indústria que aposta fortemente na inovação e na transferência de tecnologia.

17/11/2015
BIIPP – Biorrefinaria Integrada na Industria de Pasta e Papel

Este projeto contribui para o desenvolvimento do conceito de biorrefinaria em Portugal, desenvolvendo processos de produção de biocombustíveis e bioprodutos integrados na indústria de pasta e papel, que permitam aumentar o portfólio de produtos deste sector, aumentando a sua competitividade, minimizando o seu impacto ambiental e dinamizando a economia nacional associada a combustíveis e produtos de origem renovável.

17/11/2015
“InTooling”: projeto dinamizado pela CEFAMOL e Associação Pool-net

Enquadrado na estratégia de atuação do Cluster Engineering & Tooling, o projeto “InTooling” visa o aumento de conhecimento da envolvente socioeconómica dos mercados onde as empresas nacionais atuam, pelo reforço de competências e de competitividade no acesso a mercados de elevado potencial e de alto valor acrescentado.

16/11/2015
“Primeiros investimentos vão criar mais de 4000 empregos” - Entrevista a Rui Vinhas da Silva

Na primeira pessoa para o jornal Expresso, o presidente do COMPETE 2020, que gere o programa com mais fundos europeus para as empresas no Portugal 2020 revela quantos milhares de empregos prometem criar os primeiro projetos empresariais já aprovados e que grandes investimentos estão a ser negociados.

16/11/2015
Curador do Beneficiário emite recomendação relativa a Formulários de Candidatura

O Plano de Avisos de Candidaturas deve ser articulado com a disponibilização dos Formulários de Candidatura.

12/11/2015
CITEVE e DAMEL entregam ao Exército protótipos do PERMAC

No quadro da colaboração para desenvolvimento de projetos de I&D mantida com o Exército Português, o CITEVE e a empresa DAMEL - Confecção de Vestuário, Lda. formalizam a 12 de novembro, a entrega ao Exército de protótipos desenvolvidos como resultado do projeto PERMAC.

10/11/2015
Düsseldorf acolhe inovação têxtil portuguesa

O certame internacional Medica Düsseldorf, dedicado à saúde e cuidados médicos, abre as suas portas de 16 a 19 de novembro. As cores portuguesas estarão representadas por 3 empresas nacionais: Barcelcom Têxteis –Collove – Fiorima – apoiadas pela Associação Selectiva Moda, no âmbito do projeto de internacionalização From Portugal.

10/11/2015
Stakeholder Partnership Event: 'Innovating Cities with Nature and Culture'

Já estão disponíveis as apresentações e as ideias para potenciais colaborações em projetos do H2020 que foram discutidas durante o evento Stakeholder Partnership Event: 'Innovating Cities with Nature and Culture'.

10/11/2015
CaetanoBus desenvolve autocarro urbano 100% elétrico

O projeto denomina-se “UEB - Urban Electric Bus” e permitiu alterar o paradigma tecnológico ao nível dos veículos pesados de passageiros para ambiente urbano, com motorização 100% elétrica.

09/11/2015
Dinamização de Rede Empresarial

Aproximar as empresas Nacionais das empresas externas, com especial destaque para os PALOP’s, através da criação de uma Rede de Cooperação interempresas e interempresarial que promovam a troca de experiências sobre os mercados e que desta forma indiciem caminhos de acesso a tais mercados de forma mais facilitada.

05/11/2015
"Calçado Português: O caminho faz-se andando"

Veja o 3º documentário temático "Calçado Português: O caminho faz-se andando", produzido pelo INESC TEC, no âmbito dos 30 anos. O documentário retrata a contribuição da investigação no INESC TEC para a indústria do calçado, identificando os projetos apoiados pelo COMPETE e parcerias de sucesso.

05/11/2015
Sector Estratégico da Economia com uma campanha internacional agendada que conta com o apoio do COMPETE 2020

A Associação de Têxteis de Portugal prepara-se para pôr em marcha uma campanha internacional destinada a promover a imagem do sector. Esta campanha apoiada pelo COMPETE 2020 inclui 81 ações divididas por 4 continentes.

04/11/2015
Projetos apoiados pelo COMPETE reconhecidos no INOVATÊXTIL.

Conheça os vencedores do prémio INOVATÊXTIL 2015 nas seguintes categorias de 'Tecidos Técnicos e Inovadores', 'Produtos Inovadores' e 'Projetos I&DI;'.

03/11/2015
Consulta pública ao Enquadramento regulamentar aplicável às plataformas, aos dados e à computação e à economia colaborativa

Até 30 de dezembro de 2015 a Comissão Europeia promove uma consulta pública dirigida aos intervenientes públicos e privados dos mais variados setores económicos europeus a fim de recolher contributos para uma melhor análise sobre os espaços on-line, o papel dos fornecedores de conteúdo e os utilizadores dos serviços e produtos vendidos, bem como das mais variadas plataformas online de distribuição de conteúdo.

03/11/2015
MCLAVA: Máquina de Corte Laser 3D Assistida por Visão Artificial

O projeto apoiado pelo COMPETE consistiu no desenvolvimento de um equipamento com 5 eixos para corte laser 3D utilizando tecnologia de fibra ótica e assistido por um sistema integrado de visão artificial. O objetivo final do projeto era conseguir maior eficiência, flexibilidade e elevados ganhos de produtividade no processo de corte de protótipos em chapa.

03/11/2015
CLICURB: Qualidade da atmosfera urbana, alterações climáticas e resiliência

Apoiado pelo COMPETE, o projeto pretende colmatar o fosso entre as tendências de alteração do clima a nível global e o desenvolvimento urbano, considerando a inclusão de estratégias de adaptação no planeamento e processo de decisão.

02/11/2015
IFD vai abrir concurso para operadores de mercado - 'business angels'

A IFD – Instituição Financeira de Desenvolvimento, vai abrir esta semana o primeiro concurso para operadores de mercado de modo a que estes possam co investir em Instrumentos Financeiros e assim as verbas cheguem às Empresas.

02/11/2015
Prémio "Science Technology Transfer"

Prémio atribuído à investigadora do Centro para a Ecologia Industrial (CIE) da Universidade de Coimbra, Diana Rosa, no âmbito do projeto 'EDIL - EcoDesign and Impact Labelling' apoiado pelo COMPETE.

30/10/2015
Empresas estrangeiras procuram fornecedores e joint-ventures em Portugal

São muitas as propostas de negócio e cooperação oferecidas por empresas estrangeiras oriundas de vários países e de diversos sectores de actividade. Através da Enterprise Europe Network, a AIP divulga todos os meses as novas oportunidades.

29/10/2015
ColorLens - Desenvolvimento de lentes oftálmicas fotocrómicas

A Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) e a empresa POLO, estão a desenvolver lentes oftálmicas fotocrómicas capazes de escurecer quando expostas ao sol e voltar ao estado incolor em locais não iluminados diretamente pelo sol, de forma rápida e confortável.

29/10/2015
PEEP - Promoção da Etiquetagem Energética de Produtos

Foi lançada a fase experimental dos simuladores de desempenho energético. Os simuladores pretendem dar a conhecer aos fabricantes o processo de etiquetagem energética, assim como permitir o teste dos seus produtos de forma a conhecer a respetiva classificação energética.

29/10/2015
Como os fundos europeus mudaram a sua vida

O atual ciclo do Portugal 2020 é o quinto capítulo de três décadas de fundos europeus no país. A EXAME explica como é que a Comissão Europeia e as autoridades nacionais estão a mudar a forma de comunicar os fundos europeus à população e relembra alguns projetos que mudaram a vida dos portugueses.

29/10/2015
Um Mercado Único aprofundado e mais justo: Comissão promove oportunidades para cidadãos e empresas

A Comissão Europeia prepara novas medidas de apoio a PME's e empresas em fase de arranque.

28/10/2015
InterCork vence dois prémios

O programa de comunicação da cortiça, apoiado pelo COMPETE, representou um investimento acima de sete milhões de euros.

27/10/2015
Inovação made in Portugal

​A cidade alemã de Düsseldorf recebe a 30.ª edição do certame A+A Dusseldorf, que decorre de 27 a 30 de outubro, e que conta com a presença de sete empresas portuguesas que viajam até à cidade alemã integradas na delegação portuguesa liderada pela Associação Selectiva Moda, no âmbito do projeto de internacionalização From Portugal, apoiado pelo COMPETE.

27/10/2015
Cork-a-Tex: substratos têxteis com incorporação de cortiça

Pretende-se desenvolver produtos inovadores e de elevada performance, entre as empresas do consórcio, que incorporem, em simultâneo, as propriedades dos substratos têxteis ao nível do conforto, toque e aspeto e as mais-valias funcionais da cortiça.

27/10/2015
FIRE-ENGINE

Designado por FIRE-ENGINE - Flexible Design of Forest Fire Management Systems, o projeto tem como objetivo desenvolver métodos de desenho de soluções de proteção florestal (prevenção/combate) gerando contributos importantes para a melhoria dos sistemas de gestão de incêndios florestais, nos domínios das políticas públicas, da gestão e da engenharia.

27/10/2015
AUTOMATIN - Automação e Integração de Processos no Fabrico de Moldes

O projeto minimizou problemas de natureza tecnológica e científica, otimizou a capacidade produtiva, aumentou a qualidade do produto, reduziu os custos de operação por unidade produzida, no geral melhorou o desempenho da INTERMOLDE, reforçando o seu posicionamento no mercado global.

23/10/2015
Inquérito Comunitário à Inovação

Divulgados os sumários estatísticos do Inquérito Comunitário à Inovação (CIS 2012), no respeitante às atividades de inovação realizadas pelas empresas no período de 2010 a 2012 em Portugal.

23/10/2015
Inova-Ria lança Projeto ACTOR 3

Apoiado pelo COMPETE 2020, o projeto ACTOR 3 – Apostar na Certificação das Empresas Organizadas em Rede representa uma oportunidade interessante e um instrumento valioso para o reforço da competitividade das próprias PME.

21/10/2015
BikeEmotion chega à América

Apoiado pelo COMPETE, BikeEmotion é uma solução tecnológica revolucionária de bikesharing desenvolvida no âmbito do projeto TICE.Mobilidade coordenado pelo Instituto Pedro Nunes.

21/10/2015
AIP apoia 120 empresas na internacionalização

A AIP vai apoiar cerca de 120 empresas oriundas de várias regiões do país e sectores de atividade no âmbito de um novo projeto para a internacionalização, o “From Portugal”.

21/10/2015
Duas startups portuguesas na competição principal da Web Summit

Na edição de 2015, entre as 100 finalistas para o Beta Award, há mais duas startups portuguesas que vão tentar a sua sorte, a Cuckuu e a B-Guest. Na fase de pré-seleção, estavam a concurso 1700 startups de todo o mundo.

20/10/2015
Tradição versus Qualidade: Estratégias de biocontrolo aplicadas à produção de enchidos e fumados

No âmbito do projeto “Biofumados”, a empresa Minhofumeiro tem incrementado a sua capacidade de inovação na produção de enchidos e fumados tradicionais portugueses “seguros”.

20/10/2015
BioCeC - Desenvolvimento de novas ceras e cristalizadores com baixo impacto ambiental

Desenvolvimento de novas ceras e cristalizadores sem toxicidade para o ambiente e para o ser humano.

19/10/2015
Manual de Aprendizagem Baseada em Problemas Organizacionais destaca vantagens da formação "on the job"

As PME têm, a partir deste mês, mais uma ferramenta ao seu dispor para as apoiar na formação dos seus colaboradores no local de trabalho, desenvolvida no âmbito do projecto Archimedes no qual a AIP participa.

14/10/2015
A Comissão investe 16 mil milhões de EUR em financiamento à investigação e inovação ao longo dos próximos dois anos

​EUR em investigação e inovação nos próximos dois anos, no âmbito do Programa-Quadro Horizonte 2020, o programa da UE para o financiamento da investigação e inovação.

13/10/2015
Portugal Ventures - 13ª Call For Entrepreneurship

Tem um projeto inovador e global? O Programa de Ignição da Portugal Ventures, com a colaboração da sua rede de parceiros, abre as portas ao mundo e desafia o talento e a ambição dos empreendedores.

13/10/2015
PGlobal

O projeto PGlobal teve como objetivo principal o desenvolvimento de uma infraestrutura/plataforma de recolha automática e seleção de conteúdos de jornais participantes de vários países.

13/10/2015
IsTPO: moldes de injeção sobre TPO para aplicações soft-touch

Apoiado pelo COMPETE, o projeto IsTPO concilia uma tecnologia de processamento inovadora com uma ferramenta produtiva com características especiais, possibilitando a produção de um painel de porta de um automóvel com características estruturais e estéticas.

13/10/2015
Flaserpro: a nova máquina de processamento de materiais

Com o apoio do COMPETE, ADIRA concebe máquina para processamento de materiais recorrendo à tecnologia de laser de fibra óptica com plena integração de práticas de ecodesign.

13/10/2015
Auzz: o sistema de construção modular com componentes standardizados

No âmbito do projeto Auzz foi criado um núcleo de IDT. Este teve o mérito de sistematizar o processo criativo, com a introdução do estímulo à produção de ideias, avaliação do estado da arte e avaliação regular do processo com metas quantificáveis.

12/10/2015
Novo Selo de Excelência para mais qualidade no financiamento da investigação regional

A Comissão está atualmente a lançar uma nova iniciativa destinada a garantir que o dinheiro dos contribuintes é gasto de forma eficaz através de melhores sinergias entre o financiamento da UE para a política regional e para a investigação.

12/10/2015
Vigilância tecnológica

​3ª WASTES e 9ªs Jornadas Técnicas Internacionais de Resíduos.

12/10/2015
Estudo de Mercados Internacionais Prioritários

O AGROCLUSTER realizou três estudos considerados prioritários para a fileira agroindustrial.

12/10/2015
Painel de Avaliação do Mercado Único – Portugal

A 6 de outubro foi publicada a 5ª edição em linha do Painel de Avaliação do Mercado Único. Este relatório procura fornecer uma perspetiva abrangente dos vários instrumentos de governação do mercado único.

08/10/2015
AgroCluster Ribatejo é case study em seminário sobre clusters

O AgroCluster Ribatejo vai ser um dos casos de estudo apresentados nos Açores, numa conferência sobre "Os clusters na região Autónoma dos Açores - Do conceito à operacionalização", que vai decorrer no auditório Tesarac, no Parque de Ciência e Tecnologia de S. Miguel, no dia 16 de outubro.

08/10/2015
Gerar ideias com o que é português vai acontecer no Alentejo, Norte e Centro

A temática do empreendedorismo tem vindo a ser amplamente desenvolvida nas Escolas Básicas (1º Ciclo) através do projeto Ateliers Empreender Criança, concebido e implementado pela Associação Industrial Portuguesa - Câmara de Comércio e Indústria.

07/10/2015
Como podem as empresas portuguesas obter financiamento da UE com taxas de juro reduzidas

Sendo o acesso ao financiamento essencial tanto para iniciar como para expandir a atividade empresarial, é muito relevante o conhecimento da informação disponível no portal www.access2finance.eu, ferramenta útil para start-ups, empresas e empresários interessados numa candidatura aos fundos comunitários.