“Montanhas Mágicas”: a magia das serras de Montemuro, Arada e Gralheira

Apoiado pelo COMPETE 2020, o projeto de internacionalização desta marca turística, bem como das empresas que nela atuam, está a ter repercussões positivas num território desconhecido de muitos até há pouco tempo.

 

1. Síntese

As Montanhas Mágicas® são uma marca turística territorial que abrange um vasto território montanhoso localizado no centro/norte de Portugal, entre os rios Douro e Vouga, constituído pelos maciços montanhosos da Gralheira e Montemuro (serras da Freita, Arada, Arestal e Montemuro) e a área administrativa dos municípios de Arouca, Castelo de Paiva, Castro Daire, Cinfães, São Pedro do Sul, Sever do Vouga e Vale de Cambra. 

Apesar de cada um dos sete municípios do território já trabalharem o turismo de, forma individual, a criação da marca Montanhas Mágicas® veio, por um lado, reforçar a identidade territorial, dar dimensão e aumentar a massa crítica do setor, e por outro, dar um novo impulso e aumentar o estímulo ao surgimento de iniciativas privadas e públicas com vista à dinamização do turismo no território.

O projeto visou internacionalizar a marca/território Montanhas Mágicas®, bem como as empresas que nele atuam, direta ou indiretamente ligadas ao setor turístico, com o objetivo de dinamizar a economia desse território e de a tornar mais competitiva.

Sucintamente, este projeto tem promovido as potencialidades e riquezas do território Montanhas Mágicas, apostado nas novas tecnologias digitais para melhorar a oferta turística (nomeadamente de experiências e conteúdos) e apoiado os empreendedores locais a ultrapassar obstáculos para abordar novos mercados. 

 

2. Apoio do COMPETE 2020

O projeto de internacionalização das Montanhas Mágicas foi cofinanciado pelo COMPETE 2020 no âmbito do Sistema de Apoio a Acções Coletivas (SIAC) e envolveu um investimento elegível de cerca de 391 mil euros, correspondendo a um incentivo FEDER de 332 mil euros.

Para João Carlos Pinho, coordenador da ADRIMAG, “a internacionalização é uma das principais respostas aos desafios da globalização. O apoio do COMPETE 2020 será a alavanca para internacionalizar a marca/território Montanhas Mágicas® e as empresas que nele atuam, dinamizando assim a sua economia. Importa igualmente referir que o apoio do COMPETE 2020 será o reforço necessário para aumentar visibilidade, enfatizar os fatores de diferenciação e competitividade e explorar novos mercados para os produtos e serviços turísticos que o território Montanhas Mágicas®  oferece”.

 

3. Descrição do projeto

3.1 A importância de uma marca

A marca Montanhas Mágicas®, a par de outros fatores naturais, geográficos, sociais e culturais, tem contribuído para o reforço da identidade do território e para a afirmação do mesmo como destino turístico sustentável, tendo por base o desenvolvimento do “Turismo de Natureza”, nas vertentes do geoturismo, do ecoturismo e do turismo ativo, complementado pelos produtos “Gastronomia e Vinhos”, “Touring Cultural e Paisagístico” e “Saúde e Bem-estar”. 

A participação e integração da marca Montanhas Mágicas® e/ou de um dos seus municípios (como é o caso da Arouca) em redes europeias - nomeadamente de territórios ou de geoparques da UNESCO – é uma grande mais-valia a visibilidade, a notoriedade, as oportunidades de estabelecimento de parcerias e a partilha de boas práticas, com mais de 360 membros, em mais de 36 países europeus. 

A marca Montanhas Mágicas possui todos os “ingredientes” necessários para se estabelecer como um destino de Turismo de Natureza com capacidade de atração de mercados internacionais. Para além disto, encontra-se rodeado por territórios com fortes potencialidades turísticas e que, no seu conjunto, poderão funcionar com laços de complementaridade de oferta turística, como é o caso do Porto e do Douro Vinhateiro. 

O Arouca Geopark, os passadiços do Paiva, a rota da Agua e da Pedra, o festival serranias, o festival de águas bravas e a rota dos geosítios são exemplos de locais e atividades que têm atraído amantes da natureza de todo o mundo. 

3.2 Objetivos

1.    Organização, Promoção e Venda da Oferta Turística Local  2.    Internacionalização das Montanhas Mágicas® por via do Marketing Digital e das TICE  3.    Participação em Redes internacionais  4.    Reforço da Identidade Territorial e Consolidação da Marca Montanhas Mágicas®

3.3 Atividades

> Criação, promoção de pacotes turísticos do território Montanhas Mágicas. 

> Participação em feiras especializadas e exploração do mercado internacional.

> Realização de press e fam trips às Montanhas Mágicas com os órgãos de comunicação social e operadores turísticos.

> Promoção em revistas especializadas de projeção internacional.

> Otimização e dinamização do website e das redes sociais.

> Dinamização da Rota da Água e da Pedra das Montanhas Mágicas com vista à internacionalização deste produto.

> Inclusão das Montanhas Mágicas na Rede EUROPARC Federarion (Carta Europeia de Turismo Sustentável) e na Rede Europeia e Global de Geoparques da UNESCO. 

> Organização da conferência Anual de EUROPARC no território Montanhas Mágicas.

> Ações de informação e sensibilização para a internacionalização, dirigidas aos agentes económicos e institucionais do território.  

> Produção de material promocional e merchandising.

> Criação de um jogo interativo com componente didático-científica.

3.4 Breve resumo sobre a entidade promotora

A ADRIMAG é membro da Federação EUROPARC desde 2011. Em janeiro de 2013, em representação do território Montanhas Mágicas®, apresentou candidatura à Carta Europeia de Turismo Sustentável em áreas protegidas e classificadas e, em novembro do mesmo ano, o território foi reconhecido como destino turístico sustentável ao abrigo daquele diploma de âmbito europeu.

A ADRIMAG é a entidade organizadora da próxima Conferência Anual Europarc 2017, nas Montanhas Mágicas!

 

27/12/2016 , Por Cátia Silva Pinto
Portugal 2020
COMPETE 2020