Universidade de Coimbra cria sistema gerador de energia nos pavimentos

PAVENERGY - Pavement Energy Harvesting Solutions
 
Entrevistámos Adelino Ferreira, coordenador do projeto PAVENERGY, promovido pela Universidade de Coimbra e cofinanciado pelo COMPETE 2020 e que visou desenvolver e implementar um sistema gerador de energia nos pavimentos.

 

 
1. Entrevista 
1.1. Considera que foram alcançados os objetivos definidos para o projeto?
O objetivo geral deste projeto, referido na candidatura, era o desenvolvimento e a implementação de um sistema eletromecânico ou piezoelétrico inserido no pavimento para a produção de energia elétrica através do movimento dos veículos. Esta energia seria utilizada não só para o carregamento das baterias dos veículos elétricos, mas também para utilização geral por injeção na rede da energia elétrica produzida ou então por utilização direta por equipamentos elétricos, tais como semáforos, aparelhos de iluminação pública, painéis publicitários, etc. Um sistema de produção de energia elétrica através do movimento do enorme número de veículos que circula sobre os pavimentos permitiria produzir uma quantidade significativa de energia, reduzir o consumo de combustíveis fósseis e, assim, melhorar a qualidade ambiental do planeta Terra.
 
Considero que os objetivos definidos na candidatura do projeto foram largamente ultrapassados já que, além de outros produtos, foi desenvolvido um protótipo de geração de energia nos pavimentos (Figura 1), que foi inserido no pavimento de uma estrada (Figura 2) e que permitiu avaliar a energia gerada pelo movimento dos veículos motorizados, permitindo concluir que este tipo de sistemas tem viabilidade económica. Entretanto, após o fim do projeto, um dos investigadores pertencente à equipa de investigação do projeto (Francisco Duarte) constituiu uma startup designada por PAVNEXT que tem feito implementações deste tipo de sistemas em alguns municípios portugueses. 
 
Em termos científicos, este projeto originou 1 patente internacional, 10 artigos publicados em revistas internacionais pertencentes à Web of Science, 19 artigos apresentados em congressos internacionais, 1 artigo apresentado num congresso nacional, 1 tese de Doutoramento concluída, 3 relatórios de progresso e 1 relatório final. 
 
Os protótipos e os modelos de demonstração desenvolvidos ao longo do projeto receberam vários prémios de inovação e empreendedorismo: Prémio Inovação Segurança Rodoviária 2016 (1.º); BIG Smart Cities Coimbra 2017 (1.º); BIG Smart Cities Portugal 2017 (1.º); Climate LaunchPad Urban Transitions 2017 (1.º); World Smart Cities Innovative Ideas 2017 (3.º); Horizon 2020 SME Instrument 2017; Inov.Ação Valorpneu 2018 (1.º); Prio Jump Start Accelerator 2018 (1.º); Cleantech Camp 2019 (3º); Portugal Air Summit 2019 (2º); Portugal Mobi Summit 2019 (2º).

 

1.2 Quais foram os principais desafios com que se deparam no desenvolvimento do projeto?
 
Os principais desafios foram os seguintes: 
 
a) Não havia um software disponível no mercado que fosse possível de utilizar para simular a interação entre veículos motorizados e o sistema de geração de energia elétrica porque este último tem pequenos deslocamentos verticais da sua superfície superior. Deste modo, foi necessário desenvolver uma ferramenta informática para este efeito, o que demorou cerca de um ano.
 
b) Este projeto é multidisciplinar, envolvendo a área de Engenharia Civil, na especialidade de Transportes, a área de Engenharia Eletromecânica e a área de Engenharia Informática. Por este motivo, não foi fácil colocar todas estas áreas do conhecimento ao serviço dos objetivos do projeto. Para dar resposta a muitos dos desafios atuais é necessário constituir equipas de investigação multidisciplinares para que a produção de conhecimento seja mais criativa, consistente e disruptiva.
1.3 De entre os resultados alcançados, há algum que gostaria de destacar?
 
De todos os resultados, gostaria de destacar a PAVNEXT, startup criada por Francisco Duarte que frequentou o Programa Doutoral em Sistemas de Transportes do Departamento de Engenharia Civil da Universidade de Coimbra e obteve o seu doutoramento com uma tese intitulada Pavement Energy Harvesting System to Convert Vehicles Kinetic Energy into Electricity  no âmbito da sua participação neste projeto. Deste modo, o conhecimento adquirido ao longo do projeto é aproveitado pelo sector empresarial para produzir e introduzir no mercado produtos de geração de energia nos pavimentos.

1.4 Qual foi o contributo do COMPETE 2020 para o desenvolvimento deste projeto?

 

O Projeto PAVENERGY foi financiado em 185.000,00€ pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (PTDC/ECM-TRA/3423/2014), no âmbito do Projeto 3599 – Promover a Produção Científica e Desenvolvimento Tecnológico e a Constituição de Redes Temáticas (3599-PPCDT) e comparticipado pelo Fundo Comunitário Europeu FEDER.

 
A minha experiência tem demonstrado que para um projeto de investigação ter muito sucesso têm, pelo menos, que se verificar três condições principais:
(1) estarem associados ao projeto alunos de doutoramento e investigadores excelentes;
(2) o projeto ter o financiamento necessário para o desenvolvimento de todas as tarefas;
(3) o coordenador do projeto estar muito motivado e muito dedicado ao projeto.
 
O financiamento foi absolutamente essencial para o sucesso deste projeto, sem o qual, por exemplo, não seria possível construir o protótipo nem fazer a instalação piloto e, na sequência, a criação da startup PAVNEXT. 
2. Apoio do COMPETE 2020 
 
O projeto é promovido pela Universidade de Coimbra e cofinanciado pelo COMPETE 2020 no âmbito do Sistema de Apoio à Investigação Científica e Tecnológica (SAICT), envolvendo um investimento elegível de 185 mil euros, o que resultou num incentivo FEDER de 157 mil euros.
3. Links
 
PAVENERGY - Soluções de Geração de Energia nos Pavimentos | Website
 
Universidade de Coimbra | Website 
 

 

17/09/2021 , Por Cátia Silva Pinto
Portugal 2020
COMPETE 2020
União Europeia