ID-Traction: Projeto nacional de engenharia e inovação ferroviária

A Nomad Tech e a FEUP (Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto) lançam projeto de engenharia “made in Portugal” na área da tração elétrica que visa criar uma solução de atualização tecnológica de “Plug&Play” do sistema-conversor de tração de comboios de alta velocidade de custo otimizado e melhor rendimento energético.

 

Síntese

A Nomad Tech, em parceria com a Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), lançou uma candidatura ao COMPETE P2020, no âmbito da concretização de um projeto de engenharia “made in Portugal” na área da tração elétrica com elevado índice tecnológico e de nível mundial, enquadrando-se na área temática da competitividade e internacionalização.

O projeto ID-Traction apresenta como principal objetivo investigar e desenvolver uma solução de atualização tecnológica de “Plug&Play” do sistema-conversor de tração de comboios de alta velocidade de custo otimizado/reduzido, recorrendo à construção de novos módulos de potência e respetivos interfaces, mantendo o comando de tração (unidade de controlo de tração). 

Com esta nova solução, o setor ferroviário beneficiará, não apenas em termos de custos de manutenção, como também do aumento da longevidade e do tempo de vida útil da cadeia de tração, da diminuição do número de avarias e de uma poupança energética.

As capacidades e competências detidas pelo consórcio constituído pela Nomad Tech e FEUP permitem, assim, responder às necessidades do projeto, nomeadamente às exigências em termos de áreas científicas e tecnológicas e da metodologia de trabalho estabelecida, apresentando a multidisciplinaridade e complementaridade necessárias à execução do projeto. 

Para o Diretor Geral da Nomad Tech, Eng.º Augusto Costa Franco «o apoio do programa COMPETE 2020 para o projeto ID-Traction é decisivo para a prossecução do seu desenvolvimento e industrialização, sendo igualmente um catalisador para a expansão internacional da Nomad Tech, contribuindo para a sua penetração em novos mercados, contacto com novos clientes e, consequentemente, para o aumento do seu volume de negócios no médio-longo prazo e a sua afirmação como player de referência na área da eletrónica de potência

Este projeto surge na sequência do projeto Lusogate, concluído com sucesso num comboio suburbano da empresa Comboios de Portugal, e que já se encontra em operação na rede ferroviária nacional há mais de um ano e meio. A iniciativa visa o reforço do know-how português na área ferroviária, a redução da dependência tecnológica de Portugal e, por conseguinte, das importações tecnológicas, o aumento da empregabilidade altamente qualificada e a melhoria da sustentabilidade do setor dos transportes em Portugal.

 

Em suma, a solução decorrente do presente projeto está claramente alinhada com aquelas que são as necessidades do mercado uma vez que irá beneficiar o setor dos transportes ferroviários nas seguintes vertentes:

> Redução dos custos de manutenção para cerca de um quarto do preço atual;

> Redução dos custos de aquisição do projeto de modernização (GTO para IGBT) para cerca de um terço do preço atual;

> Aumento da longevidade e tempo de vida útil da cadeia de tração;

> Aumento da fiabilidade do conversor modernizado (redução do número de avarias por milhão de km);

> Poupança de energia fruto da modernização tecnológica.

Pelas características que apresenta, o projeto ID-Traction é um catalisador para a expansão internacional da Nomad Tech, contribuindo para a penetração em novos mercados, conquista de novos clientes e, consequentemente, para o aumento do seu volume de negócios no médio-prazo.

 

Execução do projeto

O projeto desenvolve-se ao longo de 30 meses (com inicio a 1 de Julho de 2016) e está a ser desenvolvido com vista ao alcance dos objetivos do projeto com elevada eficiência e eficácia para se atingirem resultados de excelência. 

Tal como planeado, nos primeiros 8 meses de projeto foram levadas a cabo todas as tarefas necessárias à execução dos “Estudos Preliminares” e “Análise de Requisitos Técnicos” assim como “Especificações Técnicas”, mais propriamente no que diz respeito à seleção das tecnologias a integrar. Até agora o projeto tem vindo a ser desenvolvido de acordo com o definido em sede de candidatura. 

 

Apoio do COMPETE 2020 

Cofinanciado pelo COMPETE 2020 (Programa Operacional Competitividade e Internacionalização) no âmbito do Sistema de Incentivos à Investigação e Desenvolvimento Tecnológico, na vertente de co-promoção, o projeto ID-Traction teve um investimento elegível de 765 mil euros, correspondendo a um incentivo FEDER de 426 mil euros.

 

Links

Website da Nomad Tech 

Website da Universidade do Porto

24/03/2017 , Por Cátia Silva Pinto
Portugal 2020
COMPETE 2020
FEEI