Já ouviu falar do projeto NANOCLEANLEATHER?

Cofinanciado pelo COMPETE 2020, tem como objetivo a investigação e desenvolvimento de pele natural com propriedades de limpeza melhorada - anti-soiling e self-cleaning - destinada ao interior automóvel, com recurso a aditivos nanoestruturados.

 

1. Síntese 

O projeto NANOCLEANLEATHER pretende, por um lado, responder à necessidade premente da indústria dos curtumes, no que respeita à obtenção de pele com propriedades de limpeza melhorada, com elevado desempenho, durabilidade e manutenção do seu aspeto natural. Por outro lado, e dada a ambição do promotor do projeto, a Couro Azul, este projeto visa apostar no fornecimento para os setores ferroviário e aeronáutico, onde estas propriedades assumem ainda uma maior importância - dada a frequência superior dos procedimentos de limpeza, e os “timings” reduzidos - do que a que já é veiculada no setor automóvel.

Assim, o projeto NANOCLEANLEATHER visa o desenvolvimento de pele com propriedades anti-soiling (capacidade de um material repelir sujidade e ser facilmente limpo ) e self-cleaning (capacidade de um material efetuar a degradação de contaminantes presentes na sua superfície por ação fotocatalítica), destinada ao setor automóvel (especificamente ao revestimento de assentos, volantes, painéis de instrumentos e de porta) com base em aditivos nanoestruturados.

 

2. Apoio do COMPETE 2020

O projeto NANOCLEANLEATHER foi cofinanciado pelo COMPETE 2020 no âmbito do Sistema de Incentivos à Investigação e Desenvolvimento Tecnológico, na vertente de co-promoção, com um investimento elegível de 459 mil euros, correspondendo a um incentivo FEDER de cerca de 330 mil euros.

 

3. Descrição do projeto NANOCLEANLEATHER

3.1 Enquadramento

A pele natural é largamente utilizada como material de revestimento em assentos automóveis, em função da sua elevada durabilidade, e consequentemente menor custo do ciclo de vida, além dos aspetos estéticos e de conforto que lhe estão inequivocamente associados. E é crescente o interesse e a exigência de propriedades de limpeza melhorada em pele natural destinada à indústria dos transportes, designadamente ao interior automóvel. 

De facto, cada vez mais se torna imperativo desenvolver substratos multifuncionais nas mais diversas áreas, sendo que a indústria dos curtumes é também pressionada a desenvolver materiais com características adicionais às já reconhecidas e valorizadas na pele natural. E o conceito de materiais com propriedades de limpeza melhorada é provavelmente o mais requerido e perseguido pelas mais diversas áreas. 

3.2 Âmbito 

O projeto NANOCLEANLEATHER tem como objetivo a investigação e desenvolvimento de pele natural com propriedades de limpeza melhorada - anti-soiling ou self-cleaning - destinada ao interior automóvel, com recurso a aditivos nanoestruturados. Adicionalmente, pretende-se que as melhorias em termos das propriedades de limpeza permitam explorar a utilização pioneira de nubuck e camurça - produtos tradicionais da indústria dos curtumes - na indústria dos transportes. 

Num contexto em que o anti-soiling – capacidade de um material repelir sujidade e ser facilmente limpo – é um conceito cada vez mais exigido pelos fabricantes da indústria automóvel e de outros meios de transporte, como o ferroviário e o aeronáutico, e que o couro se tem assumido como material de eleição no revestimento de assentos, é importante que os atores industriais encontrem soluções tecnologicamente avançadas que vão de encontro a esta ambição. Já no que se refere às propriedades self-cleaning - capacidade de um material efetuar a degradação de contaminantes presentes na sua superfície por ação fotocatalítica - trata-se de uma conceção inexistente na indústria dos curtumes, revestindo-se por isso de um caráter altamente inovador. 

É conhecido o potencial que existe na aplicação de nanomateriais para providenciar um abrangente espetro de funcionalidades a materiais diversos, com mais-valias ao nível do desempenho e da manutenção das propriedades intrínsecas dos materiais. No entanto, existem desafios na investigação quer ao nível da síntese de aditivos nanoestruturados para anti-soiling e self-cleaning, quer ao nível da sua compatibilidade com o couro. Assim, o consórcio, e em especial o promotor Couro Azul, pretende apostar fortemente numa estratégia de investigação que conduza à introdução de aditivos nanoestruturados no processamento da pele natural, inexplorada até ao momento, para obtenção de propriedades de limpeza melhorada, com mais-valias em termos do desempenho e da manutenção das características estéticas e de conforto da pele natural. 

A força diretriz do projeto NANOCLEANLEATHER é assim a investigação e desenvolvimento de pele natural com propriedades de limpeza melhorada - anti-soiling ou self-cleaning – destinada ao interior automóvel (e a outros meios de transporte, como o ferroviário e o aeronáutico) que assegure uma higienização superior, e a consequente minimização dos procedimentos de limpeza (particularmente relevante nos transportes aeronáutico e ferroviário). Tais propriedades garantirão a diminuição do impacto ambiental e económico referente aos procedimentos de limpeza de materiais de pele natural com aplicação na indústria dos transportes, com um elevado potencial de exploração por outras áreas, como na indústria do mobiliário.

3.3 Objetivos

  1. Síntetizar aditivos nanoestruturados para propriedades anti-soiling em pele natural, designadamente nanopartículas de sílica funcionalizadas com flúor, que assegurem simultaneamente uma elevada rugosidade e uma reduzida energia superficial. 
  2. Síntetizar aditivos nanoestruturados para propriedades self-cleaning em pele natural, designadamente nanocompósitos de sílica e dióxido de titânio, que assegurem a degradação de contaminantes superficiais (incluindo microrganismos), por ação fotocatalítica.
  3. Investigar processos para incorporação de aditivos nanoestruturados em pele natural, designadamente processos de acabamento, para obtenção de propriedades anti-soiling ou self-cleaning, que potenciem um elevado desempenho (e uma durabilidade satisfatória) das funcionalidades, bem como a manutenção do aspeto natural do couro. 

Efetivamente, as formulações existentes no mercado para conferir propriedades anti-soiling à pele natural apresentam ainda limitações ao nível do desempenho, durabilidade e alteração do aspeto natural do couro. Os aditivos nanoestruturados sintetizados, bem como os respetivos processos de incorporação na pele natural, deverão ser selecionados de modo a garantir a melhoria necessária em termos da limpeza, bem como assegurar a manutenção das credenciais de estética e conforto características da pele natural. 

3.4 Consórcio

O consórcio do projeto foi definido de modo a englobar o conjunto de competências e conhecimentos necessários e adequados ao desenvolvimento das soluções previstas no âmbito do NANOCLEANLEATHER. É constituído por três entidades, a empresa Couro Azul, e duas entidades do SI&I (Sistema Nacional de Investigação e Inovação): CTIC e CeNTI.

> Couro Azul - Indústria e Comércio de Couros, SA CTIC - Centro Tecnológico das Indústrias do Couro CENTITVC – Centro de Nanotecnologia e Materiais Técnicos Funcionais e Inteligentes

 

4. Links

Website da Couro Azul 

Website do CTIC - Centro Tecnológico das Indústrias do Couro 

Website do CENTITVC – Centro de Nanotecnologia e Materiais Técnicos Funcionais e Inteligentes 

31/01/2017 , Por Cátia Silva Pinto
Portugal 2020
COMPETE 2020
FEEI