WinBio: Promoção dos territórios do interior

Promovido pela BLC3 com o cofinanciamento do COMPETE 2020, o projeto WinBio- Waste&Interior&Bioeconomy visa promover as regiões do interior e as suas empresas e produtos, demonstrando a qualidade dos seus produtos por via das entidades do sistema científico nacional, explica João Nunes, Presidente e CEO da Associação.
 
 
1. Síntese
 
Promovido pela BLC3 com o cofinanciamento do COMPETE 2020, o projeto WinBio visa potenciar a valorização económica dos resultados de I&D e reforçar a transferência de conhecimento científico e tecnológico para o sector empresarial dos territórios do interior no âmbito da Bioeconomia Circular e Sustentável.
 
Tem como grande objetivo disseminar e implementar o conceito de Bioeconomia junto do setor empresarial de territórios do interior caracterizado pela sua dispersão e baixa densidade, reduzindo o nível de investimento e criando simultaneamente uma rede de competências que potenciará o desenvolvimento de soluções inovadoras que permitam alavancar o desenvolvimento de indústrias de cariz bioeconómico circular sustentável, de alto valor tecnológico e que atraia recursos humanos altamente qualificados.
 
Este projeto foca-se na valorização económica de projetos e iniciativas em curso no seio das entidades consorciadas em 4 grandes áreas tecnológicas no âmbito da Bioeconomia: os recursos biológicos endógenos e as fileiras agroalimentar, florestal e aquática.
 
 
2. Testemunho | João Nunes, Presidente e CEO da BLC3
 
João Nunes | Presidente e CEO da BLC3
 
WinBio é um projeto coordenado pela BLC3 em co-promoção com outros parceiros (CATAA, CEBAL, CECOLAB, Colab F4S e TagusValley) que desenvolvem atividades de investigação e inovação com impacto na região interior, em particular na área da Bioeconomia. É uma rede e aliança com um foco bem definido em termos territoriais e direcionada para os problemas, oportunidades e biorrecursos do território interior.
 
O interior tem muitas oportunidades e precisa de oportunidades para poder cooperar mais entre si. É preciso vencer algumas entropias e inercias características quer da própria evolução demográfica da sociedade como das indústrias, como das próprias dinâmicas e cultura do interior. O apoio do COMPETE 2020 para o desenvolvimento e implementação do projeto WinBio foi estratégico para ajudar o início de um processo onde é preciso "vencer" as entropias e inercias do interior, através da valorização do seu principal ativo: a valorização dos biorrecursos e aumento da competitividade da bioeconomia com base em inovação, conhecimento, partilha e cooperação.
.
 
3. Apoio do COMPETE 2020 
 
O projeto WinBio é cofinanciado pelo COMPETE 2020 no âmbito do SIAC - Sistema de Apoio Ações Coletivas, envolvendo um investimento elegível de 762 mil euros, o que resultou num incentivo FEDER de cerca de 648 mil euros.
 
 
4. Links úteis
 

02/03/2023 , Por Cátia Silva Pinto
Portugal 2020
COMPETE 2020
União Europeia