ValorMar: Projeto nacional pela preservação e exploração sustentável dos recursos marinhos

Leia a entrevista de Marlos Silva, Diretor I&D e Incentivos na Sonae MC onde é dado a conhecer o projeto ValorMar, cofinanciado pelo COMPETE 2020, os seus objetivos e impacto, que inclui a valorização dos recursos do mar de forma sustentável e o desenvolvimento de novos produtos, obrigatoriamente saudáveis, para toda a população.
 
 
1. Síntese do projeto
 
Valorizar os recursos marinhos, através da investigação, desenvolvimento e demonstração de novos produtos e da melhoria de processos produtivos através do desenvolvimento de novas tecnologias, eis o principal objetivo do projeto ValorMar. Cofinanciado pelo COMPETE 2020, este projeto propõe soluções inovadoras para a criação de novos produtos alimentares saudáveis, recorrendo a tecnologias sustentáveis e eficientes.
 
Sob o lema “Inovação na cadeia de valor agroalimentar: a importância da colaboração”, o projeto ValorMar destaca a importância da cooperação entre diferentes entidades na busca de produtos, processos ou serviços que, valorizando os recursos marinhos, combinem sustentabilidade, inovação e a capacitação de entidades nacionais.
 
 
2. Entrevista a Marlos Silva, Diretor I&D e Incentivos
 
Marlos Silva | Diretor I&D e Incentivos
 
Quais foram os principais desafios com que se deparam no desenvolvimento do projeto?
 
A transferência de tecnologia, embora já enraizada como objetivo pelos atores com papel relevante na inovação empresarial (empresas e entidades do sistema científico e tecnológico), ainda apresenta grandes desafios, nomeadamente ao avanço no TRL (Technology Readiness Level) das tecnologias de forma a acelerar a sua utilização e lançamento no mercado enquanto componente, produto, processo, serviço…o que não foi diferente no Valormar que abrangeu domínios científicos tão distintos como a biotecnologia, a química alimentar ou as tecnologias de informação, entre outros.
 
 
Os objetivos definidos para o projeto foram alcançados? 
 
Sim, foram alcançados de forma inequívoca no desenvolvimento com sucesso de um conjunto de produtos, processos e serviços, bem como a sua demonstração em contextos laboratorial e real.
 
 
De entre os resultados alcançados, há algum que gostariam de destacar?
 
Todos os resultados foram relevantes mas posso destacar o conjunto de produtos alimentares desenvolvidos, fruto de uma grande colaboração dos parceiros envolvidos neste PPS, e que endereçam grandes necessidades da nossa sociedade, quer na componente da nutrição saudável, quer na componente da sustentabilidade das respetivas cadeias produtivas.
 
 
Qual o contributo do COMPETE 2020 para o percurso da Vossa empresa?
 
É inerente o risco associado à atividade de inovação e que pretende valorizar os resultados da ciência e da Investigação & Desenvolvimento. O incentivo atribuído é, assim um grande catalisador para uma maior ambição por todos os copromotores envolvidos no projeto, e sua propensão para propor soluções cada vez mais disruptivas. Ser um financiamento competitivo e com acompanhamento técnico da execução também aumenta a necessidade de uma gestão de projeto eficaz, com planos e milestones bem definidos, que favorecem a capacidade do projeto entregar resultados tangíveis.

 

3. Apoio do COMPETE 2020
 
Apoiado pelo COMPETE 2020 no âmbito do Sistema de Incentivos à I&DT, na vertente programas mobilizadores, o projeto ValorMar envolveu um investimento elegível de cerca de 8 milhões de euros, correspondendo a um incentivo FEDER de cerca de 5,4 milhões de euros.
 
 
4. Links
 
 

12/11/2021 , Por Cátia Silva Pinto
Portugal 2020
COMPETE 2020
União Europeia