MAnAGER: O sistema automatizado de gestão de energia nos sectores PME e residencial

Em declarações ao COMPETE 2020, Carlos Henggeler Antunes e Marta Lopes, do INESC Coimbra e responsáveis do projeto, sintetizaram o âmbito, os objetivos e a importância do apoio dos Fundos Europeus.

MAnAGER: Modelos e algoritmos para sistemas automatizados de gestão de energia para otimizar a resposta dinâmica da procura nos sectores PME e residencial  

1. Síntese

A gestão do lado da procura de energia elétrica num contexto residencial e de PME oferece um vasto potencial para a otimização integrada dos recursos energéticos, combinando a flexibilidade em relação à operação de cargas, tarifas dinâmicas, medidas de alteração dos comportamentos e a transformação dos consumidores em prosumers. A gestão do lado da procura permite a utilização mais eficiente dos ativos (capacidade de geração, em particular de natureza renovável, e infraestruturas de rede) e a capacidade de oferecer novos serviços de energia gerando novas oportunidades de negócio, com benefícios técnicos, económicos e ambientais.  

Carlos Henggeler Antunes

O projeto MAnAGER tem desenvolvido modelos, algoritmos e soluções inovadoras para sistemas de gestão de energia (SGE) automáticos (autónomos e agregados), com potencial de implementação nos sectores residencial  e de PME para a otimização integrada de recursos energéticos no contexto das redes inteligentes.

 

Marta Lopes

 Estas soluções podem ser utilizadas por consumidores, comercializadores e agregadores para tirar partido da flexibilidade dos padrões de consumo de eletricidade para providenciar serviços à rede, contribuindo para aumentar a penetração da geração baseada em fontes renováveis, a sustentabilidade e a fiabilidade dos sistemas elétricos do futuro e melhorar a operação dos mercados de energia.

 

Os objetivos específicos do projeto MAnAGER são: 

1. Conceção e implementação de modelos e algoritmos para SGE autónomos para a otimização integrada dos recursos energéticos (trocas com a rede, gestão de cargas, geração local, armazenamento em veículos elétricos e baterias estacionárias) incorporando as dimensões de avaliação económica e os requisitos de conforto, tendo em conta as preferências dos consumidores. 

2. Desenvolvimento de esquemas tarifários inovadores num contexto de decisões hierárquicas (comercializadores vs. consumidores que adotem estratégias de resposta dinâmica da procura por meio dos SGE, agregadores da flexibilidade da procura vs. operadores de sistema/mercado) com base em otimização em dois níveis (jogos de Stackelberg). 

3. Mapeamento das dimensões comportamentais e organizacionais na resposta da procura nos setores residencial e de PME, tendo ainda em conta questões de usabilidade, controlo, e privacidade da informação.

O projeto MAnAGER responde de forma direta à Estratégia Nacional de I&I para uma Especialização Inteligente no domínio prioritário Energia - Cidades Inteligentes e ao Plano de Inovação Estratégico Europeu para a Cidades e Comunidades Inteligentes, contribuindo para a regeneração urbana sustentável, a eficiência de recursos e a racionalização de custos.

 

2. Apoio do COMPETE 2020 

O projeto MAnAGER, promovido pelo INESC COIMBRA foi cofinanciado pelo COMPETE 2020 no âmbito do SAICT - Sistema de Apoio à Investigação Científica e Tecnológica, envolvendo um investimento elegível de cerca de 232 mil euros, o que resultou num incentivo FEDER de 197 mil euros. Os responsáveis realçam que “este apoio foi crucial para a constituição de uma equipa de investigação interdisciplinar, a aquisição de equipamento e o apoio à formação avançada de recursos humanos”.

 

 

17/09/2021 , Por Cátia Silva Pinto
Portugal 2020
COMPETE 2020
União Europeia