Product In Touch: Explorar o tacto

Em entrevista ao COMPETE 2020, Gabriel Ribeiro, Engenheiro I&D e responsável pelos projetos de I&D disse que “a procura da quantificação das sensações, algo subjetivo em algo quantificável, base da avaliação de um produto pelo cliente, foi o grande desafio” deste projeto com vista a melhorar o design no interior do automóvel.
 
 
1. Síntese
 
O projeto Product in Touch resulta da iniciativa da empresa Edilásio Carreira da Silva, em conjunto com os copromotores INL - International Iberian Nanotechnology Laboratory e CCG - Centro de Computação Gráfica e visa o desenvolvimento de um sistema virtual de haptics num ambiente de realidade virtual cujo cenário é o interior de um automóvel, onde o utilizador pode tocar e sentir os produtos compósitos sem que estes sejam reais. 
 
Cofinanciado pelo COMPETE 2020, o objetivo do Product In Touch é explorar a sensação táctil para melhorar o design de componentes plásticos integrados no interior do automóvel, em função da perceção de satisfação do cliente.
 
 
2. Entrevista
 
Gabriel Ribeiro - Responsável do Projeto Product In Touch
 
2.1 Quais foram os principais desafios que se depararam no desenvolvimento do projeto? 
 Os fabricantes automóveis e terceiros envolvidos no ciclo de desenvolvimento de produtos estão cada vez mais interessados na exploração das sensações tácteis relacionadas com as preferências dos clientes face ao produto, no que respeita à perceção de segurança, funcionalidade e qualidade.
A procura da quantificação das sensações, algo subjetivo em algo quantificável, base da avaliação de um produto pelo cliente, foi o grande desafio de todo este projeto. A ciência complexa e subjetiva que age na base deste processo foi sem dúvida a nossa maior dificuldade, mas também a grande motivação de todo este trabalho. 
 
2.2 De entre os resultados alcançados, há algum que gostaria de destacar? 
 
 A possibilidade da aplicação da quantificação das sensações táteis nos nossos produtos levando a que estes tenham um valor acrescentado cada vez maior, elevando-os a um patamar capazes de competir com o que melhor se faz na nossa concorrência para o nosso mercado alvo.
 
2.3 Qual a mais valia do apoio do COMPETE 2020? 
 
A iniciativa e as condições que o COMPETE 2020 permite, faz com que a empresas e as instituições que lhes estão associadas, no nosso caso o LABORATÓRIO IBÉRICO INTERNACIONAL DE NANOTECNOLOGIA (INL) e o Centro de Computação Gráfica (CCG), tragam algo inovador e disruptivo, que de outra forma seria sem dúvida muito difícil e moroso, se não praticamente difícil sem este apoio.
 
3. Apoio do COMPETE 2020
 
Cofinanciado pelo COMPETE 2020 no âmbito do Sistema de Incentivos à I&DT, na vertente em co-promoção, o projeto “Product in Touch” envolveu um investimento elegível de 1,2 milhões de euros, correspondendo a um incentivo FEDER de 818 mil euros.
 
4. Links
 
Edilásio Carreira da Silva | Website 
 
INL - International Iberian Nanotechnology Laboratory
 
Centro de Computação Gráfica 

18/11/2020 , Por Cátia Silva Pinto
Portugal 2020
COMPETE 2020
FEEI