Entrevistámos Jorge Landeck, CTO da VPS - Virtual Power Solutions

Entrevistámos Jorge Landeck, CTO da VPS - Virtual Power Solutions  e falámos do sistema inovador para o mercado das soluções de eficiência energética, o Assistente Virtual Adaptativo e Inteligente, que nasceu de um projeto cofinanciado pelo COMPETE 2020 e que serve como interface entre o utilizador e a estrutura de gestão e controlo do sistema de consumos energéticos.
 
 
 
1. Enquadramento
 
A crescente preocupação com o binómio energia-economia tem resultado no desenvolvimento de soluções para a monitorização energética em edifícios. No entanto, estas apresentam ainda sérias limitações ao nível do seu desempenho e eficiência pois apenas informam dos consumos realizados e, quando muito, permitem fazer algumas previsões. Não permitem tomar decisões baseadas na análise dos dados recolhidos, em cenários simulados. 
 
O projeto AVIGAE visou o desenvolvimento de um sistema capaz de simular diferentes cenários de utilização e, com base nos resultados obtidos, desencadear as ações de controlo adequadas.
 
Trata-se de um sistema inteligente e inovador, incluindo um elemento disruptivo para o mercado de soluções de eficiência energética, sendo este o Assistente Virtual Inteligente e Adaptativo, servindo como interface entre o utilizador e toda a estrutura do sistema de gestão e controlo de consumos de energia.
 
 
2. Entrevista
 
 
Jorge Landeck - CTO da VPS
 
Entrevistámos Jorge Landeck, CTO da VPS sobre o projeto AVIGAE: Assistente Virtual Inteligente, cofinanciado pelo COMPETE 2020 que visou o desenvolvimento tecnológico de uma solução que permite desencadear ações de gestão ativa de consumos de energia, com vista a um aumento da eficiência energética e a uma melhor gestão de energia em edifícios.
 
 
2.1 Qual o ponto de situação do projeto?
 
O projeto foi concluído tendo os seus resultados contribuído para fazer evoluir os produtos e serviços da empresa. O interface desenvolvido está agora disponível para a maioria dos nossos clientes do setor comercial e industrial, tendo sido já incorporadas as necessárias adaptações em função das necessidades das suas clientes comerciais. Está atualmente prestes a ser lançada uma nova versão da plataforma residencial com integração com o assistente virtual da Google.
 
2.2 De entre os resultados alcançados, há algum que gostaria de destacar?
 
Destaca-se a criação de um sistema de apoio à decisão com recurso a técnicas avançadas de simulação e previsão de consumo e geração de energia, que tem vindo a ser aplicado na plataforma de gestão de energia que suporta os principais produtos e serviços da empresa com impacto na qualidade e eficiência do serviço.
 
2.3 Qual a mais valia do apoio do COMPETE 2020?
 
O apoio do COMPETE 2020 foi determinante para conseguir acelerar o desenvolvimento da solução, permitindo maior rapidez na sua disponibilização ao mercado, bem como para promover a realização de trabalho com um grupo de investigação, o GECAD do ISEP, permitindo desta forma uma maior incorporação de valor na tecnologia.
 
3. Apoio do COMPETE 2020
 
O projeto AVIGAE: Assistente Virtual Inteligente para a Gestão Ativa da Energia em Edifícios foi cofinanciado pelo COMPETE 2020 no âmbito do Sistema de Incentivos à Investigação e Desenvolvimento Tecnológico, na vertente em co-promoção, envolvendo um investimento elegível de 709 mil euros, o que resultou num incentivo FEDER de 491 mil euros.
 
O projeto é liderado pela VPS – Virtual Power Solutions contando com o Instituto Superior de Engenharia do Instituto Politécnico do Porto como parceiro.

22/01/2021 , Por Cátia Silva Pinto
Portugal 2020
COMPETE 2020
União Europeia