aWaRe: Aiming for Water and Waste Reduction, Reuse and Recycling

Pedro Magalhães, Diretor de Inovação da Tintex faz um ponto de situação deste projeto que visa I&D de produtos têxteis inovadores no âmbito da economia circular, através do desenvolvimento de malhas recicladas e bioenobrecidas com água reciclada, recorrendo à reciclagem mecânica das fibras de base celulósica, por desfibrilação e desmalhagem.
 
 
1. Síntese
 
O projeto aWaRe visa o I&D de produtos têxteis inovadores no âmbito da economia circular, através do desenvolvimento de malhas recicladas e bioenobrecidas com água reciclada, recorrendo à reciclagem mecânica das fibras de base celulósica, por desfibrilação e desmalhagem, à fiação e tricotagem, a tratamentos de superfície enzimáticos, coloração com extratos naturais, bioacabamento e tecnologia de membranas para a reciclagem da água residual. As atividades incidirão no desenvolvimento de substratos têxteis circulares produzidos com fios têxteis reciclados, de base celulósica, com ciclos fechados de utilização de resíduos têxteis e água. Os desenvolvimentos serão efetuados utilizando metodologias de economia circular de produtos e processos, introduzindo princípios de design para a circularidade. Para tal serão definidos requisitos associados à seleção da matérias-primas, processos e soluções. O desenvolvimento desta solução inovadora, bioenobrecida e circular, com incorporação de material têxtil e água reciclada, permitirá reforçar a posição da TINTEX em termos de sustentabilidade, em geral, e da economia circular, em particular, e, deste modo, aumentar o seu leque de clientes e mercados.
 
O aWaRe apresenta um caráter radicalmente inovador face às soluções disponíveis no mercado uma vez que prevê o desenvolvimento de processos de reciclagem de resíduos têxteis para títulos de fios reciclados mais finos, e de base celulósica. Também, ao nível dos processos de reciclagem dos substratos têxteis e de água residual, serão efetuados avanços técnicos que permitam a obtenção de novas fibras naturais recicladas com as características técnicas necessárias à produção de fios mais finos e a reutilização de água residual em ciclo fechado. Para garantir o sucesso do projeto, a TINTEX identificou o CITEVE como parceiro do SCTN, que terá um papel fundamental nas atividades de IDT e na aplicação dos conceitos da economia circular.
 
 
2. Testemunho de Pedro Magalhães, Diretor de Inovação da Tintex
 
Pedro Magalhães | Diretor de Inovação da Tintex
 
O projeto aWaRe tem permitido desenvolver investigação e desenvolvimento de produtos têxteis inovadores no âmbito do conceito de economia circular. Os trabalhos de I&D focam o desenvolvimento de malhas recicladas, recorrendo à reciclagem mecânica das fibras de base celulósica (algodão e liocel), por desfibrilação e desmalhagem. Estas malhas recicladas são bioenobrecidas com recurso à utilização de água reciclada tanto nos tratamentos de superfície enzimáticos como na coloração com extratos naturais. A água reciclada utilizada é obtida por tratamento da água normalmente utilizada nos processos da Tintex, através da utilização de tecnologia de membranas - ultrafiltração e osmose inversa.
 
 
A especificidade e fator de inovação dos objetivos preconizados faz com que o apoio atribuído pelo COMPETE 2020 seja fundamental para a sua obtenção, garantindo mais valias financeiras que permitem a afetação de recursos humanos especializados e a aquisição de equipamento e matérias primais sem as quais o trabalho não poderia ser desenvolvido.
 
 
3. Apoio do COMPETE 2020 
 
Cofinanciado pelo COMPETE 2020 no âmbito do Sistema de Incentivos à I&DT, este projeto envolveu um investimento elegível de cerca de 757 mil euros e um incentivo FEDER de 503 mil euros.
 
 
4. Links
 
TINTEX

10/02/2022 , Por Cátia Silva Pinto
Portugal 2020
COMPETE 2020
União Europeia