Inteligência urbana: NOS lidera projeto cofinanciado pelo COMPETE 2020

Cofinanciado pelo COMPETE 2020, o projeto de investigação e desenvolvimento tecnológico liderado pela NOS e desenvolvido no âmbito do MIT Portugal, que assume o piloto na cidade de Lisboa, visa desenvolver e validar, à escala piloto, uma plataforma digital de smart cities para modelação e planeamento urbano.
 
 
Projeto C-Tech: Climate Driven Technologies for Low Carbon Cities
 
1. Síntese
 
O projeto C-Tech visa investigar, desenvolver e validar à escala-piloto uma plataforma digital de smart cities para modelação e planeamento urbano. Tendo por base uma representação tridimensional da cidade e a sua combinação com vários dados de diferentes fontes (como o clima, o consumo de energia e água, a mobilidade e, acima de tudo, o comportamento de grupos de utilizadores, determinado pelo uso do telemóvel), esta plataforma permitirá simular diferentes cenários de eficiência energética dos edifícios, criação de estruturas verdes e eficiência energética da mobilidade urbana, capacitando as autoridades locais para a identificação e a abordagem efetiva a questões ambientais específicas, no sentido de promover a diminuição da sua pegada carbónica.
 
Testemunho | Pedro Machado – Head of B2B New Business 
Pedro Machado | Head of B2B New Business 

“Os fundos estruturais envolvidos no financiamento deste projeto, por via do COMPETE 2020 e Lisboa 2020 foram fundamentais para que o mesmo se tornasse possível, para além da cooperação de longo-prazo que o Estado tem mantido com instituições de investigação de classe mundial como o MIT.

Somente este conjunto de políticas públicas de gestão e promoção de ciência e tecnologia tornou capaz a integração desta rede de conhecimento e competências suscetíveis de gerar um projeto com esta ambição”.

 
2. Sobre o projeto C-Tech
 
O projeto C-Tech resulta do trabalho de I&D desenvolvido conjuntamente entre cinco entidades complementares, empresariais e científicas, designadamente, o Instituto Superior Técnico (IST), o CEiiA - Centro de Engenharia e Desenvolvimento, a Universidade Nova de Lisboa (NOVA IMS), a Lisboa E-Nova - Agência de Energia e Ambiente de Lisboa e o Massachusetts Institute of Technology (MIT), do qual resultou o enquadramento tecnológico para a representação da cidade, no sentido de complementá-lo e expandi-lo por forma a disponibilizar ao mercado um conjunto de simuladores fiáveis que capacitarão as autoridades locais na definição de novas políticas e medidas para fazer face às alterações climáticas e promover a sustentabilidade ambiental. 
 
 
A concretização destes objetivos assenta na execução de um plano de trabalhos estruturado em nove atividades complementares, abrangendo todas as etapas do ciclo de desenvolvimento do produto. A metodologia de investigação adotada relaciona a investigação industrial com o desenvolvimento experimental, garantindo a contínua validação e a integração de feedback.
 
 
3. Apoio do COMPETE 2020 
 
Apoiado pelo COMPETE 2020 no âmbito do Sistema de Incentivos à I&DT, na vertente em co-promoção – parcerias internacionais, o projeto C-Tech envolveu um investimento elegível de cerca de 2,9 milhoes de euros, correspondendo a um incentivo FEDER de 1,5 milhões de euros.
 
 
4. Links
 

09/07/2021 , Por Cátia Silva Pinto
Portugal 2020
COMPETE 2020
União Europeia