Miss Tata: A embaixadora da batata portuguesa lá fora

Cofinanciado pelo COMPETE 2020, o projeto visa a criação de uma marca própria coletiva para a Batata de Portugal - que destaque a qualidade e diferenciação deste produto, aproximando-o da origem – e a promoção nacional nos mercados externos, contribuindo para a sua notoriedade, conhecimento, valorização e diferenciação, incrementando as exportações, competitividade e visibilidade internacional deste sector agroalimentar em Portugal.
 
 
Promoção da Batata de Portugal em Mercados Externos
 
1. Síntese
 
Criada pela Porbatata – Associação da Batata de Portugal para promover a batata portuguesa, a Miss Tata personaliza as características deste produto de destaque na gastronomia portuguesa. Fresca, nova, acabada de colher e aliada de uma alimentação saudável, a batata portuguesa distingue-se por ser das primeiras na Europa a chegar ao mercado.
 
Numa altura em que a colheita de batata nova decorre um pouco por todo o país, os produtores associados da Porbatata estão a utilizar nas suas embalagens a marca Miss Tata ajudando, assim, os consumidores a identificar mais facilmente a origem do produto. Esta é a primeira vez que a marca colectiva criada pela Porbatata vai estar visível nas embalagens à venda no retalho nacional, incluindo híper e supermercados aderentes da campanha nacional.
 
A Miss Tata também está a ser promovida em folhetos e outros materiais de comunicação nos pontos de venda.
 
A Porbatata lançou uma campanha nacional para promover a batata portuguesa, em parceria com a APED, Associação Portuguesa das Empresas de Distribuição e o Crédito Agrícola, com o apoio do Ministério da Agricultura.
 
França, Alemanha, Espanha, Holanda, Emirados Árabes Unidos, Eslovénia e Angola são os territórios eleitos como prioritários para a internacionalização da batata nacional até 2022.
 
Entre as iniciativas previstas – além da marca própria coletiva para a Batata de Portugal – destaque para a presença em eventos internacionais, a realização de ações de prospeção de mercado, a organização de um concurso internacional em França e o desenvolvimento de um estudo estratégico para a internacionalização do setor em novos mercados: Emirados Árabes Unidos, Polónia e Angola.
 
Veja o vídeo alusivo à Campanha de Promoção da Batata Portuguesa 2021 em: https://youtu.be/9-iKuO0lKFI
 
 
2. Testemunho | Sandra Pereira, Secretária Geral da Porbatata
 
Sandra Pereira | Secretária Geral da Porbatata
 
Para a Porbatata a concretização deste projecto é fundamental para a concretização dos objectivos para os quais foi constituída. A Porbatata tem desenvolvido as suas acções de promoção exclusivamente com o apoio das quotas de sócios, pelo que o apoio financeiro do projecto é muito importante por forma a unir o sector e a potenciar a promoção da batata portuguesa.
A batata é um produto que ainda é indiferenciado na perceção dos consumidores nacionais e internacionais, daí a importância da sua promoção. Ao apostar em ações que contribuam para a sua internacionalização de forma valorizada, recorrendo a técnicas inovadoras ao nível técnico, comercial e organizacional, como é a criação da marca colectiva de batata portuguesa – Miss Tata, possível de ser usada por todos os sócios da Porbatata, nos vários tipos de embalagens e a granel, nas suas diversas vertentes seja em fresco ou transformadas, pretendendo acima de tudo dar nome e acrescentar valor à Batata Portuguesa, Miss Tata Batata Portuguesa, com certeza!
 
3. Descrição do projeto
 
O projeto tem como visão a Promoção da Batata de Portugal nos Mercados Externos, com destaque para a batata nova - batata que Portugal consegue produzir de uma forma antecipada/precoce face aos principais países produtores concorrentes ou seja existe uma janela de oportunidade nos meses de abril a julho. O objetivo estratégico central é promover a visibilidade internacional nos mercados externos, de forma valorizada, diferenciada e global, contribuindo assim para a consolidação de uma imagem distinta e diferenciadora junto do consumidor e para o incremento das exportações. 
 
Criar uma comunicação eficiente e competitiva, que aproxime o produto da sua origem, evidenciando as suas características organoléticas únicas, da textura da polpa e da qualidade da epiderme da batata portuguesa, dando assim razões consistentes para incentivar o seu consumo. 
 
 
O projeto prevê desenvolver ações de promoção coletivas, visando o reforço da capacitação da atividade económica da fileira de produção, transformação e comercialização da Batata de Portugal, através da definição de uma estratégia de internacionalização que visa o reforço da respetiva capacidade competitiva e progressão na cadeia de valor, bem como o reforço da visibilidade internacional da oferta de batata Portuguesa, que envolve:
 
  • A criação de uma estratégia global de promoção com especial atenção à unicidade e especificidade que à batata nacional se pretende associar – produto com origem em Portugal, com uma qualidade superior e com um excelente valor nutritivo – criando um conceito de marca coletiva: Batata de Portugal e respetivas ferramentas de comunicação.
  • O reforço da identidade territorial através do aumento do reconhecimento internacional coletivo sobre a Batata de Portugal, como um produto de qualidade e que se afirma associado à prática de uma alimentação saudável, aportando uma expectável progressão na respetiva cadeia de valor.
  • A potenciação, ainda que indiretamente, do sucesso de internacionalização das PME da fileira da Batata de Portugal.
  • O aumento do conhecimento sobre os mercados-alvo identificados como estratégicos França, Alemanha, Espanha e Holanda - mercados a consolidar; e, Emirados Árabes Unidos (EAU); Polonia (inicialmente foi proposto Eslovénia, mas por uma questão de estratégia comercial a Polonia terá mais impacto) e Angola - estratégia de penetração em novos mercados, através do desenvolvimento de estudos e ações de prospeção que contribuam para uma maior eficácia das ações previstas.
  • O aumento das iniciativas coletivas e sinérgicas, dinamizando o setor como um todo, ao nível nacional e internacional – onde se destaca a organização do Congresso Internacional da Batata; a participação em inúmeros eventos de referência, no contexto dos vários mercados, em alguns dos casos desenvolvendo parcerias estratégias, como será o caso da Portugal Fresh, na participação da Fruit Attraction, Madrid e Fruit Logistica, Berlim; assim como a organização de um concurso internacional a desenvolver em França, em parceria com um projeto da AHRESP – “Restaurantes Portugueses no Mundo”.
Pretende-se assim, desenvolver e implementar um plano de internacionalização que reforce perceções valorativas da Batata de Portugal junto da perceção dos operadores da fileira, bem como junto dos consumidores finais, desenvolvendo ações impactantes e intimamente interligadas, que contribuam para uma maior sustentabilidade do próprio plano, não dispersando assim por múltiplas ações e mercados, procurando ao invés, a consolidação e a convergência. 
 
De salientar que a pandemia obrigou a que fossem necessárias alterações à proposta inicial e a algumas das acções programadas, em especial as feiras e eventos internacionais, que foram canceladas. Em sua substituição apostou-se na comunicação digital e online, nas redes sociais, na imprensa escrita e outras activações de marca, formas alternativas de comunicar com um maior número de consumidores e operadores mas à distancia.
 
 
4. Cofinanciamento
 
O projeto “Promoção da Batata de Portugal em Mercados Externos” foi cofinanciado pelo COMPETE 2020, no âmbito do Sistema de Apoio às Ações Coletivas (SIAC). Promovido pela Porbatata – Associação da Batata de Portugal, o projeto envolveu um investimento elegível de cerca de 353 mil euros, dos quais 300 mil euros são provenientes do FEDER - Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.
 
 
5. Sobre a Porbatata
 
Fundada a 28 de Setembro de 2016, a Porbatata – Associação da Batata de Portugal é uma organização sem fins lucrativos que tem como objectivo promover a batata portuguesa como um alimento saudável e diferenciado, destacando as suas características únicas.
 
Com sede na zona Oeste, na Lourinhã, representa os interesses de toda a fileira em Portugal e é uma voz única e activa do sector, unindo a batata semente, a produção, a comercialização e a indústria. Representa mais de metade dos produtores de batata em Portugal e conta com mais de meia centena de associados.
 
A 30 de Junho de 2021, no âmbito do AGRO IN, a Porbatata recebeu o prémio Organização de Produtores, por mérito e arrojo, pelo trabalho desenvolvido com um produto tão indiferenciado como é a batata e em prol do sector Associativo. Para a atribuição deste prémio muito contribuiu a marca colectiva criada pela Porbatata: Miss Tata batata portuguesa, com certeza!
 
 
6. Links
 
Porbatata - Associação da Batata de Portugal 
 
Vídeo promocional alusivo à Campanha de Promoção da Batata Portuguesa 2021, com a presença da Miss Tata

13/08/2021 , Por Cátia Silva Pinto
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