SMART-HEALTH-4-ALL

Cofinanciado pelo COMPETE 2020, o projeto SMART-HEALTH-4-ALL é constituído por um consórcio liderado pelo Health Cluster Portugal e pela Siemens Healthineers com o potencial de inovar o setor da saúde em Portugal; não só ao mitigar as necessidades devido ao envelhecimento progressivo da população, como tornar a medicina preventiva, personalizada e participativa, comenta Carlos Parente, Gestor do projeto.
 
 
1. Síntese
 
O projeto SMART-HEALTH-4-ALL é constituído por um consórcio - liderado pelo Health Cluster Portugal e pela Siemens Healthineers - de 11 empresas e 13 organizações de I&D do mercado português da saúde, que visa a dinamização de um ecossistema dedicado à investigação e desenvolvimento, produção, comercialização e disseminação de tecnologias médicas de Smart Health em Portugal. 
 
Com início em novembro de 2020, prevê-se que do projeto resultarão 10 produtos com o potencial de inovar o setor da saúde em Portugal; não só ao mitigar as necessidades levantadas pelo envelhecimento progressivo da população como também tornar a medicina em Portugal preventiva, personalizada e participativa.
 
 
2. Testemunho | Carlos Parente 
Gestor do Projeto SH4A - Consultoria e desenvolvimento de negócio na Siemens Healthineers Portugal 

"O projeto mobilizador SMART HEALTH FOR ALL, agrega 24 entidades nacionais e visa promover o desenvolvimento de tecnologias para a saúde.

Inclui uma componente tecnológica intensiva, com foco na translação, made in Portugal, cuja ambição é trazer soluções inovadoras para alguns dos maiores desafios mundias em saúde.

É nossa ambição contribuir para melhores cuidados de saúde e capacitação das pessoas, com base em soluções tecnologicas inovadoras."

 

3. Síntese

O projeto SH4ALL|SMARTHEALTH4ALL é um programa mobilizador promovido pela ANI - Agência Nacional de Inovação. Os Programas Mobilizadores são projetos estratégicos de I&D que visam a criação de novos produtos, processos ou serviços (PPS) com elevado conteúdo tecnológico e de inovação, que contribuam para a cadeia de valor dos mesmos e se configurem como focos dinamizadores de capacidades e competências científicas e tecnológicas, induzindo impactes significativos a nível multissectorial, nomeadamente permitindo a endogeneização e exploração das tecnologias desenvolvidas.

Pela sua transversalidade e abrangência das competências envolvidas, os projetos Mobilizadores devem ser desagregados em subprojectos que em conjunto contribuam para a realização de um objetivo global.

Estes subprojectos deverão aglutinar diversas capacidades complementares e estar estruturados em torno de objetivos concretos, coerentes e complementares, que visam criar novos produtos, processos ou serviços (PPS), ou introduzir melhorias significativas em PPS existentes. O SH4ALL visa a dinamização em Portugal de um ecossistema dedicado à investigação e desenvolvimento (incluindo investigação clínica e de translação), produção, comercialização e disseminação de tecnologias médicas de SmartHealth (incluindo dispositivos médicos e soluções de saúde digital), com base em tecnologias de informação, comunicação e eletrónica (TICE), e em tecnologias futuras e emergentes (FET).

A área de smarthealth abrange diversos tipos de tecnologias, inteligentes e/ou conectadas em rede, e orientadas para a melhoria da prestação de cuidados e serviços de saúde. Atualmente é reconhecida como uma das respostas mais válidas e viáveis ao desafio global do crescimento da despesa em saúde, em grande parte associado ao envelhecimento populacional e ao aumento da prevalência de doenças crónicas.

Neste contexto, as soluções de smarthealth apresentam um enorme potencial de mercado, impulsionadas também pelos desenvolvimentos contínuos verificados, por exemplo, nas TICE, nas FET e na conectividade de dados em banda larga, assim como, a nível europeu, pelo Mercado Único Digital.

O SH4ALL cruza áreas de conhecimento distintas, como as ciências médicas e da saúde e as engenharias, assim como cruza setores high-tech (e.g., TICE, nanotecnologias) com outros ditos tradicionais (têxtil, calçado, plásticos e mobiliário), quer produtivos, quer dos serviços. O projeto estende -se desde a produção de conhecimento à disseminação generalizada das soluções desenvolvidas, aplicáveis quer no contexto de prestação formal de cuidados de saúde, quer no dia-a-dia de um vasto universo de utilizadores/pacientes, com especial enfoque em áreas social e economicamente impactantes no contexto do mercado global da Saúde.

Do ponto de vista médico/clínico, o enfoque incide na prevenção, diagnóstico, monitorização e tratamento/reabilitação de doenças e outras condições médicas, sobretudo de natureza crónica e/ou ligadas ao envelhecimento – incluindo doenças neurológicas, cérebro-cardiovasculares, cardiorrespiratórias, osteoarticulares e diabetes.

 

4. Apoio do COMPETE 2020 

O projeto conta com o apoio do COMPETE 2020 no âmbito do Sistemas de Incentivos à Investigação e Desenvolvimento Tecnológico (Programas Mobilizadores), envolvendo um investimento elegível de 6,1 milhões de euros o que resultou num incentivo FEDER de cerca de 4,1 milhões de euros.
 
 

5. Links

Website | Projeto SMART-HEALTH-4-ALL  

 

19/01/2023 , Por Cátia Silva Pinto
Portugal 2020
COMPETE 2020
União Europeia