REV@CONSTRUCTION: A Revolução Digital na Arquitetura, Engenharia e Construção

 
Promovido pela Teixeira Duarte com o cofinancimento do COMPETE 2020, este projeto foca-se na transição digital de forma a promover o aumento da produtividade, competitividade e crescimento sustentável do setor da Arquitetura, Engenharia e Construção, desde as fases da conceção e construção até à fase da exploração, e assim criar as bases para a inovação, atrair novas empresas e fazer emergir novos modelos de negócio.
 
Leia o testemunho de Rita Moura, Diretora de Inovação na Teixeira Duarte.
 
1. Enquadramento
 
O projeto “Digital Construction Revolution – REV@CONSTRUCTION” tem como princípio base a concretização da Transformação Digital das empresas do setor Arquitetura, Engenharia e Construção (AEC), com o objetivo de promover a sua competitividade e crescimento sustentável, assim como um alinhamento estratégico com o setor a nível europeu.
 
A transformação digital da indústria do setor da construção é cada vez mais necessária, para fazer face aos desafios de competitividade e produtividade a nível internacional. Atualmente, o setor AEC é altamente segmentado e apresenta lacunas ao nível do desenvolvimento tecnológico que dificultam a sua eficiência face aos mercados europeus.
 
Por isso, o REV@CONSTRUCTION definiu objetivos centrados na preocupação do aumento da produtividade, competitividade e crescimento sustentável.
 
 
2. Âmbito
 
Promovido pela Teixeira Duarte com o cofinancimento do COMPETE 2020, a estratégia do projeto mobilizador REV@CONSTRUCTION centra-se na Digitalização do setor AEC (Arquitetura, Engenharia e Construção), com o objetivo de aumentar a sua competitividade internacional.
 
Para isso vai desenvolver e fornecer soluções digitais às empresas do setor, desde arquitetos e projetistas, a empresas de gestão de empreendimentos e empresas de construção. A solução para atingir os objetivos descritos passa pela criação de novos Produtos, Processos ou Serviços – PPS.
 
3. PPS - Produtos, Processos ou Serviços 
 
Este Projeto está organizado em 5 PPS:
 
  • O primeiro dedicado à criação das bases de suporte à digitalização do setor AEC;
  • O segundo com o objetivo de desenvolver aplicações (apps) que visam a digitalização dos processos desde o projeto à construção;
  • O terceiro criará apps que permitirão otimizar a gestão de ativos no seu ciclo de vida;
  • O quarto prevê a integração e demonstração em ambiente real (living lab) das diversas soluções inovadoras desenvolvidas;
  • O quinto está dedicado à gestão e comunicação de todo o projeto.
 
4. Testemunho | Rita Moura, Diretora de Inovação 
 
Rita Moura | Diretora de Inovação 
 
«O projeto REV@CONSTRUCTION é uma iniciativa inovadora que procura revolucionar a indústria da construção em Portugal através da aplicação de tecnologias avançadas. O contributo fundamental do COMPETE 2020, entidade financiadora do projeto, revelou-se essencial para alcançarmos os objetivos ambiciosos que definimos. 
Graças ao seu apoio financeiro e suporte estratégico, conseguimos desenvolver e implementar soluções tecnológicas de ponta, com a criação de ferramentas de manutenção preditiva e Digital Twins, aplicados a diferentes tipos de obras, que têm o potencial de aumentar significativamente a eficiência e a sustentabilidade do setor da construção. 
Como resultado, o projeto REV@CONSTRUCTION tem sido capaz de impulsionar a transformação digital e a inovação no setor, abrindo caminho para uma construção mais inteligente, ágil e ecologicamente consciente.»
 
 
 
5. Apoio do COMPETE 2020 
 
Cofinanciado pelo COMPETE 2020 no âmbito do Sistema de Incentivos à I&DT, na vertente em co-promoção, o projeto REV@CONSTRUCTION envolveu um investimento elegível de cerca de 8,1 milhões de euros, correspondendo a um incentivo FEDER de 4,8 milhões de euros.
 
6. Links úteis
 

19/05/2023 , Por Cátia Silva Pinto
Portugal 2020
COMPETE 2020
União Europeia