iPATH: Centro de rede inteligente para patologia digital

A BMD Software, em consórcio com o Centro de Computação Gráfica e a Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra, desenvolvem tecnologias e sistemas de informação que permitam a digitalização distribuída de amostras e posterior envio pela Web para um centro de arquivo onde um grupo de especialistas revê casos remotamente.

 

1. Testemunho de Luís Bastião Silva, Chief Technology Officer na BMD Software 

 

Luís Bastião Silva | Chief Technology Officer na BMD Software 

O projeto iPATH tem como objetivo criar uma plataforma de serviços na Cloud para o arquivo, partilha, visualização e análise inteligente de estudos de imagem de Anatomia Patológica, uma especialidade médica que se dedica ao diagnóstico de patologias com base na análise microscópica de células e de tecidos.

A investigação e desenvolvimento da plataforma iPATH é liderada pela BMD Software, uma empresa Portuguesa com experiência no mercado internacional de imagem médica, incluindo programas nacionais de rastreio e repositórios nacionais centralizados. A parceria com o Instituto de Anatomia Patológica e Patologia Molecular da Faculdade Medicina da Universidade de Coimbra, copromotor do projeto, permite desenvolver casos de uso da plataforma, implementar um piloto em condições reais de produção e validar a solução final em contexto clínico. O Centro de Computação Gráfica, terceiro parceiro do consórcio, é responsável pelo desenvolvimento de módulos avançados de suporte à decisão, baseados em inteligência artificial.

O consórcio, com o apoio do COMPETE 2020, promove assim a partilha de experiências e conhecimentos de diferentes áreas, com foco na criação de soluções altamente inovadoras, encontrando-se numa fase de desenvolvimento, e perspetivando-se um elevado potencial de internacionalização dos produtos desenvolvidos no âmbito deste projeto.

 

2. Sobre o projeto  iPATH - An Intelligent Network Center for Digital Pathology

2.1 Enquadramento

O uso da imagem digital em patologia ainda está a dar os seus primeiros passos, por isso é urgente e oportuno desenvolver soluções telemáticas que auxiliem no diagnóstico inteligente e na revisão distribuída de casos. 

As soluções digitais existentes são proprietárias, suportando o processo de digitalização das lâminas e com grandes limitações em termos de integração com outros sistemas clínicos. A falta de plataformas web deve-se ao facto da tecnologia só agora começar a amadurecer o suficiente para responder aos grandes desafios deste setor, em termos de armazenamento de dados e desempenho. Outro elemento limitador é a escassez de visualizadores Web que suportem eficientemente imagem de patologia com resolução Gigapixel..

Em termos de mercado global, a patologia enfrenta uma crise resultante da combinação de dois fatores: 1) o reduzido número de patologistas per capita e 2) o aumento das solicitações de serviços clínicos.

 

2.2 Âmbito

Para mitigar este problema é fundamental desenvolver soluções que permitam a digitalização distribuída de amostras e posterior envio pela Web para um centro de arquivo, onde um grupo de especialistas revê casos remotamente, utilizando ferramentas de apoio à decisão que otimizem o processo de diagnóstico e relatório. 

A BMD Software tem vindo a investigar a viabilidade técnica de um arquivo DICOM e um visualizador para telepatologia, baseado em tecnologia Web. Um primeiro protótipo foi desenvolvido e divulgado, suscitando interesse por parte da indústria.

 

2.3 Resultados Esperados

O projeto iPATH surge neste contexto de oportunidade, entre um mercado que está a dar os primeiros passos, mas em franca expansão, e uma prova de conceito que demonstra o potencial da tecnologia para responder às lacunas atuais. A BMD, FMUC e CCG estabeleceram uma parceria com o objetivo de desenvolver, validar e disseminar em contexto clínico, uma solução inteligente de telepatologia digital.

A exploração deste projeto está assegurada por uma rede nacional e internacional de centros de diagnóstico, associada ao consórcio.

 

2.4 Apoio do COMPETE 2020 

O projeto iPATH foi cofinanciado pelo COMPETE 2020 no âmbito do Sistema de Incentivos à Investigação e Desenvolvimento Tecnológico, na vertente em copromoção, envolvendo um investimento elegível de 508 mil euros, o que resultou num incentivo FEDER de cerca de 347 mil euros.

 

2.5 Links

> BMD Software, Lda

Website | Facebook | Twitter | Linkedin 

> Centro de Computação Gráfica 

Website | Facebook | Twitter | Linkedin 

> Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra

Website | Facebook | Twitter 

25/02/2021 , Por Cátia Silva Pinto
Portugal 2020
COMPETE 2020
União Europeia