E-Forest: Inovação no âmbito da gestão florestal a nível internacional

Cofinanciado pelo COMPETE 2020, o projeto E-Forest visa o desenvolvimento de um veículo elétrico, autónomo e todo-o-terreno, com incorporação de inteligência artificial e ferramentas modulares, para a realização de tarefas no âmbito da gestão florestal e combate a incêndio, bem como do respetivo sistema de baterias e plataforma de carregamento fotovoltaica.
 
Jacinto Oliveira | Diretor Geral da Jacinto
 
“Porque existe um mundo a proteger de uma forma autónoma” Com este slogan em mente, a empresa Jacinto associou-se à empresa Bold Robotics, ADAI e Universidade de Coimbra, para fundir conhecimento na construção de robots autónomos de limpeza e ordenamento florestal e combate a incêndios. Para que este projeto de Investigação & Desenvolvimento seja possível, o COMPETE 2020 é um sistema de incentivos vital para que estes projetos possam ser desenvolvidos de uma forma sustentável. 
 
Testemunho de Jacinto Oliveira, Diretor Geral da Jacinto Marques Oliveira
 
Projeto E-Forest: Framework multi-agente de plataformas robóticas autónomas de propulsão elétrica para a gestão da floresta
 
1. Síntese
 
O projeto E-Forest visa o desenvolvimento de uma solução disruptiva no âmbito da gestão florestal a nível internacional, com o objetivo de promover a diminuição das catástrofes e incêndios florestais a que se tem assistido um pouco por todo o mundo.
 
Especificamente, pretende-se o desenvolvimento de um veículo todo-o-terreno, autónomo e 100% elétrico, incorporado com inteligência artificial, sensores tecnologicamente avançados e uma estrutura modular, possibilitando a agregação de diferentes módulos/ferramentas para a realização de múltiplos trabalhos florestais, tal como gestão da biomassa, combate a incêndios, vigilância e limpeza de terrenos, transporte de ferramentas, operações de resgate e salvamento ou ainda operações de pesquisa e investigação. Paralelamente, pretende-se o desenvolvimento de uma plataforma de armazenamento de energia solar, para alimentar automaticamente o veículo no local de intervenção, através da troca de baterias.
 
 
2. Sobre o projeto
 
O presente projeto, promovido em cooperação entre a Jacinto, enquanto promotora líder, a Bold Robotics e a Universidade de Coimbra, pretende dar resposta às oportunidades de mercado decorrentes das lacunas detetadas ao nível das soluções de gestão florestal atualmente disponíveis no mercado, através do desenvolvimento de um veículo todo-o-terreno, autónomo e totalmente elétrico, incorporado com inteligência artificial, sensores tecnologicamente avançados e uma estrutura modelar, possibilitando a agregação de diferentes módulos/ferramentas para a realização de múltiplos trabalhos florestais. 
 
Complementarmente, pretende-se desenvolver uma plataforma de produção e armazenamento de eletricidade, recorrendo à energia solar, que seja capaz de carregar automaticamente o veículo no local de intervenção, através da troca de baterias. 
 
O consórcio do projeto E-Forest espera que a solução a desenvolver promova a diminuição das catástrofes e incêndios florestais a que se tem assistido um pouco por todo o mundo, sendo este o principal motivador do presente projeto. 
 
 
3. Apoio do COMPETE 2020 
 
Apoiado pelo COMPETE 2020 no âmbito do Sistema de Incentivos à I&DT, na vertente em co-promoção, este projeto envolveu um investimento elegível de cerca de 1,3 milhões de euros, e um incentivo FEDER de cerca de 838 mil euros.
 

19/01/2022 , Por Cátia Silva Pinto
Portugal 2020
COMPETE 2020
União Europeia