InnovThermoforming: Nova tecnologia de termoformação

O projeto InnovThermoforming, liderado pela Stokvis em consórcio com o CENTI e a FARMI, visa a realização de atividades de I&D com vista à criação de novos produtos com aplicação na indústria automóvel, através de um novo processo produtivo com a junção de duas tecnologias: eletrónica impressa e termoformação, explica Sandrine Cruz, Financial Controller.
 
1. Síntese
 
O projeto InnovThermoforming visa a realização de atividades de investigação e desenvolvimento experimentais, com vista à criação de novos produtos com aplicação na indústria automóvel, de espumas termoformadas, com eletrónica integrada. 
 
 
Este projeto tem como objetivos gerais o desenvolvimento de um novo processo produtivo com a junção de duas tecnologias produtivas e inovadoras: eletrónica impressa e termoformação, para tornar os veículos mais inteligentes, bem como o desenvolvimento de peças termoformadas com sensorização para atuar em medidas preventivas e melhorar a segurança do utilizador. Os produtos destinam-se aos automóveis elétricos, híbridos e inteligentes, traduzindo-se em valor acrescentado no que respeita à adição de novas funcionalidades.
 
 
2. Testemunho de Sandrine Cruz, Financial Controller da Stokvis Portugal
 
Sandrine Cruz
- Financial Controller da Stokvis Portugal
 
A utilização de espumas termoformadas ecossustentáveis nos carros permite uma redução do ruído e o peso das peças. O que consequentemente reduzirá o peso total do veículo, provocando uma diminuição no consumo energético e emissões de CO2, bem como o desgaste de travões e pneus. No decorrer do projeto estão a ser desenvolvidas soluções tecnológicas, nomeadamente o desenvolvimento de sensores impressos de temperatura, pressão, estiramento e capacitivos, assim como a compatibilidade dos mesmos com o processo de termoformação com eletrónica de controlo associada. Os sensores desenvolvidos serão integrados, de forma individual ou em conjunto em peças termorformadas.
 
Neste sentido, e com o apoio do COMPETE 2020 será possível tornar as peças inteligentes no contexto de monitorização de vários parâmetros, assim como contribuir para a vertente de redução de peso dos componentes, que se reflete um fator importante para responder à indústria inovadora automóvel.
 
Figura 1. Representação conceptual do conceito InnovThermoforming.
 
 
Copromotores:
 
Stokvis Celix Portugal, Unipessoal Lda. (Empresa do grupo STOKVIS)
Farmi – Reparações, Lda. (Empresa)
CeNTItvc – Centro de Nanotecnologia e Materiais Técnicos, Funcionais e Inteligentes; (entidade do sistema científico-tecnológico)
 
 
3. Apoio do COMPETE 2020 
 
O projeto InnovThermoforming conta com o cofinanciamento do COMPETE 2020, no âmbito do Sistema de Incentivos à Investigação e Desenvolvimento Tecnológico, na vertente em co-promoção, envolvendo um investimento elegível de 901 mil euros, a que corresponde um incentivo FEDER de cerca de 623 mil euros.
 
 
4. Links
 

30/08/2022 , Por Cátia Silva Pinto
Portugal 2020
COMPETE 2020
União Europeia