IWAN: Redes de drenagem com controlo em tempo real

Cofinanciado pelo COMPETE 2020, o projeto IWAN visa desenvolver e melhorar um sistema inteligente de gestão de águas nos sistemas de drenagem urbana, com base na tecnologia inovadora, desenvolvida no projeto H2020 CENTAUR, explica Luís Girão, Engenheiro Civil no Setor de Planeamento e Avaliação de Ativos da Águas de Coimbra.
 
Luís Girão | Eng.º Civil no Setor de Planeamento e Avaliação de Ativos - Águas de Coimbra
 
1. Enquadramento
 
O crescimento da população, bem como a sua deslocalização para os grandes aglomerados implicam alterações urbanísticas relevantes e um aumento das áreas impermeáveis, a que se tem acrescido o aumento da ocorrência de eventos extremos de precipitação devido às alterações climáticas. Este contexto origina uma sobrecarga dos sistemas de drenagem de águas, que se manifesta frequentemente sob a forma de inundações locais, bem como, descargas para o meio ambiente e a ocorrência de picos de caudal nas estações elevatórias e de tratamento. Os danos e prejuízos destes eventos manifestam-se não só nos incómodos individuais/sociais, mas também económicos, bem como na eventual perda de vidas humanas. Nesse sentido, é essencial a existência de um sistema de drenagem de águas residuais eficiente, por forma a salvaguardar a segurança e o bem-estar da população.
 
 
2. O projeto IWAN
 
O projeto IWAN - Intelligent Wastewater Networks - é um projeto de I&D Industrial à Escala Europeia que resulta da colaboração entre quatro entidades: AC, Águas de Coimbra, E.M., Universidade de Coimbra, Environmental Monitoring Solutions Ltd (EMS) (RU) e Universidade de Sheffield (RU). O projeto iniciou no ano 2020 e apresenta uma duração de três anos.
 
O projeto tem como objetivo desenvolver um sistema de baixo custo para aproveitar o espaço livre nas redes e minimizar problemas relacionados com a falta de capacidade hidráulica em redes de drenagem de águas e demonstrar a sua eficácia enquanto tecnologia de valorização de ativos - através da qual se pretende extrair todo o potencial operacional dos ativos existentes.
 
 
O sistema IWAN integra sensores e atuadores de baixo custo, ligados a um dispositivo de controlo de caudal inteligente e autónomo, cujo funcionamento tem por base uma estratégia de controlo local orientada pela informação dos níveis de água nos coletores, recolhida em tempo real. A tecnologia a desenvolver foi iniciada com o projeto CENTAUR (Programa Horizon 2020 Research and Innovation da União Europeia - Grant agreement n.º 641931) e resulta de uma conjugação entre Inteligência Artificial (IA), Internet das coisas (IoT) e Tecnologias de Informação de baixa potência, o que representa avanços significativos no estado da arte relativo a esta temática. Tal permite que o sistema de drenagem tenha um comportamento dinâmico que se adapta perante as diferentes condições observadas, o que resulta num melhor aproveitamento da capacidade de armazenamento existente.
 
Perspetiva-se que este sistema permita expandir a capacidade operacional das redes de drenagem de águas residuais recorrendo a uma solução autónoma, resiliente, de custo significativamente mais baixo do que as atualmente existentes e com forte potencial de aplicação no setor. 
 
Nesse sentido, neste projeto propõe-se o desenvolvimento e a instalação de sistemas IWAN, em redes de demonstração localizadas em Portugal e no Reino Unido, aproveitando a capacidade da infraestrutura existente e evitando soluções de engenharia civil tradicionais, dispendiosas e de execução tipicamente demorada.
 
Esta solução enquadra-se num vasto conjunto de medidas de índole diversa e extremamente significativas na mitigação dos custos da operação e gestão dos sistemas urbanos de drenagem. Estas medidas traduzem-se num melhor funcionamento da rede, nomeadamente nos aspetos da segurança sanitária, eficiência energética e qualidade ambiental.
 
3. Relevância do COMPETE 2020
 
A Empresa AC, Águas de Coimbra, E.M., apresenta como Missão “Assegurar o abastecimento de água e a drenagem de águas residuais, bem como a prestação de serviços associados”, recorrendo às melhores práticas de gestão para garantir um desenvolvimento sustentável, nas suas vertentes social, ambiental e económica.
 
Neste contexto, a Empresa tem privilegiado a procura por soluções inovadoras que permitam responder às crescentes necessidades do setor, reconhecendo que a participação em projetos de I&D se reveste de elevada importância, segundo uma perspetiva de sustentabilidade, eficiência e melhoria contínua.
 
Neste contexto, o apoio do COMPETE 2020, veio reforçar a capacidade da Empresa para o desenvolvimento de atividades de I&D, o que permite uma maior interação e articulação com entidades do Sistema Científico e Tecnológico e do tecido empresarial na produção e transferência de conhecimento e de tecnologia, revelando-se como fundamental para a implementação do presente projeto.
 
4. Apoio do COMPETE 2020
 
Apoiado pelo COMPETE 2020 no âmbito do Sistema de Incentivos à I&DT, na vertente em co-promoção, este projeto envolveu um investimento elegível de 289 mil euros e um incentivo FEDER de 164 mil euros.
 
 
5. Links
 

04/02/2022 , Por Cátia Silva Pinto
Portugal 2020
COMPETE 2020
União Europeia