LEIMSA: Lightweight Electronics by Injection Moulding in Seamless Architecture

Falámos com Sandra Melo, responsável do projeto LEIMSA - cofinanciado pelo COMPETE 2020 no âmbito da iniciativa Clube de Fornecedores (Volkswagen Autoeuropa) - e que visa desenvolver componentes disruptivos para o interior automóvel, através do uso integrado de tecnologias emergentes no molde.
 
Sandra Melo | Responsável do Projeto LEIMSA
 
1. Enquadramento
 
No âmbito do clube de fornecedores da Volkswagen Autoeuropa, a Simoldes Plásticos S.A., a Celoplás, Plásticos para a Indústria S.A., a Bosch Car Multimedia Portugal SA, o CEiiA, a UMinho e o DTx - Digital Transformation CoLab, constituem o consórcio que se encontra a desenvolver o projeto LEIMSA “Lightweight Electronics by Injection Moulding in Seamless Architecture”. O projeto iniciou em agosto 2020 e terminará em Junho 2023, tendo a duração de 35 meses.
 
 
 
2. Âmbito
 
O projeto LEIMSA visa o desenvolvimento de componentes disruptivos para o interior automóvel, tendo por desígnio acompanhar as tendências evolutivas de mercado na indústria automóvel e antecipar a materialização das oportunidades que essas tendências geram ao nível do habitáculo do automóvel.
 
Os protótipos em desenvolvimento no âmbito do projeto integram elementos decorativos e funcionalidades distintivas com o mínimo de operações de fabrico possível, através do uso integrado de tecnologias emergentes no molde (in-mould operations) e lightweight, como o In-Mould Decoration (IMD), o In-Mould Labeling (IML), o High Pressure Forming (HPF) e o In-Mould Electronics (IME), para desenvolvimento de superfícies inteligentes e hápticas, com design 3D seamless atrativo e uma interface Humano-Máquina (HMI) imersiva e intuitiva, centrada na experiência do utilizador.
 
3. Objetivos 
 
O projeto LEIMSA tem um conjunto de objetivos específicos centrados no desenvolvimento de I&D aplicada e na transferência de conhecimento em torno das áreas:
o Da eletrónica flexível, impressa e embebida no produto;
o Do design e conceito de produto lightweight;
o De sistemas de feedback háptico, iluminação e sensorização;
o De interfaces humano-máquina (HMI, UX, UI);
o De processos de fabrico de otimização e integração das tecnologias utilizadas no processo de fabrico para produção de componentes para o interior automóvel;
o De métodos de avaliação de qualidade e funcionalidade do produto nas várias etapas do processo.
 
4. Resultados Esperados
 
De forma a alcançar estes objetivos, pretende-se no âmbito do projeto LEIMSA o desenvolvimento:
o De um interior automóvel disruptivo, com flexibilidade no design;
o Deconceitos de HMI centrados no utilizador, integrando num demonstrador 3D, em sistemas únicos, a atuação por gestos, displays touch e feedback háptico;
o De soluções de integração seamless e lightweight da eletrónica impressa e híbrida no produto, por IME;
o De um painel de controlo/consola central que integre decoração e funcionalização com o menor número de operações no processo de produção/ montagem.
 
 
Tem existido ao longo dos anos uma aposta veemente e constante no desenvolvimento de funções inovadoras no interior do automóvel, procurando exceder as expectativas dos clientes, proporcionando-lhes experiências diferenciadoras, capazes de influenciar a tomada de decisão entre marcas.
 
A procura constante da evolução em direção à personalização destes componentes tem sido um fator muito importante para a adoção de tecnologias capazes de proporcionar produtos diferenciados, user-friendly, intuitivos e seamless. Os esforços para agregar tecnologia, design, funcionalidade e conectividade criam as bases para experiências distintivas dos condutores e passageiros, gerando notoriedade das marcas e fidelização às mesmas, sendo fatores preditores do word of mouth.
 
A centralização do sistema de controlo e de monitorização e a sua articulação com os utilizadores constituem, assim, um desafio central na indústria automóvel, dados os limites que estão inerentes ao seu uso (recurso mínimo da atenção do utilizador, comunicação por gestos/toque ou aproximação, garantia de tempos de resposta mínimos, limitações físicas). É neste contexto que o projeto LEIMSA pretende atuar, designadamente através do desenvolvimento de soluções que respondam adequadamente aos desafios e constrangimentos que lhe estão subjacentes.
 
 
Para a execução do projeto LEIMSA, o cofinanciamento pelo COMPETE 2020 é fundamental, permitindo reforçar de forma consolidada a competitividade das entidades copromotoras ao desenvolver o conhecimento necessário para este efeito, respondendo às novas tendências de mercado e às dificuldades técnicas que estão a limitar a inovação produtiva nesta área.
 
O sucesso deste projeto proporcionará ao consórcio e à indústria automóvel nacional uma oportunidade única para se reposicionar na cadeia de valor global automóvel. Tal decorrerá da geração de inovações com caráter disruptivo, sobretudo ao nível dos processos produtivos e de teste, que permitirão a posterior industrialização das tecnologias IMD, IML e IME e a sua colocação ao serviço do interior do automóvel, resultando, portanto, também numa inovação de produto.
 
 
5. Apoio do COMPETE 2020 

O projeto foi cofinanciado pelo COMPETE 2020, no âmbito do Sistemas de Incentivos à Investigação e Desenvolvimento Empresarial, na vertente em co-promoção, envolvendo um investimento elegível de 4,8 milhões de euros, o que resultou num incentivo FEDER de 3 milhões de euros.

 

09/04/2021 , Por Cátia Silva Pinto
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