ClinicalWoundSupport: Wound Analysis to Support Clinical Decision

Projeto ClinicalWoundSupport.: Wound Analysis to Support Clinical Decision
 
 
1. Síntese
 
O projeto ClinicalWoundSupport visa a investigação, desenvolvimento e validação de uma solução de apoio à gestão e de suporte à decisão/ação clínica para a monitorização e tratamento de feridas.
 
A solução final, baseada em software, trata-se, por um lado de uma aplicação móvel capaz de captar a imagem da ferida, integrar informação clínica diferenciada acerca da mesma que permite aumentar a eficácia da monitorização de feridas e melhorar a fiabilidade da sua caracterização, bem como apoiar na seleção da intervenção terapêutica adequada; e por outro lado, uma plataforma Web para gestores de unidades de saúde, responsável por integrar os dados adquiridos em termos da evolução das feridas de acordo com as intervenções terapêuticas implementadas, para possibilitar a identificação das opções mais promissoras em termos de eficácia e custos de gestão.
 
2. Testemunho
 
Patrícia Reis | Gestora de Inovação da F3M
 
Cofinanciado pelo COMPETE 2020, o projeto ClinicalWoundSupport pretende criar um sistema com a capacidade de fornecer elementos essenciais para uma melhor e mais rigorosa tomada de decisão em relação à avaliação, tratamento e monitorização das feridas permitindo uma interação completa entre os profissionais de saúde e os diferentes interlocutores.
 
Dados recentes indicam que a prevalência de feridas em pacientes seja de 3-4/1000 pessoas na União Europeia, o que equivale a cerca de 2 milhões de pessoas. Na Europa estima-se que o custo económico com o tratamento de feridas represente cerca de 2 a 4% do orçamento total para a saúde. A elevada prevalência de feridas no contexto atual dos cuidados de saúde e as suas consequências para a qualidade de vida das pessoas torna a temática do tratamento de feridas um foco de atenção relevante não só para os clínicos, mas também para gestores. A taxa de cicatrização e a taxa de melhoria da condição da ferida são indicadores da qualidade dos cuidados de saúde em todo o mundo, sendo a correta caracterização da ferida e da pele circundante e respetiva monitorização essenciais para a sua avaliação. No entanto este é um procedimento contínuo e moroso e, muitas vezes, limitado pelos instrumentos disponíveis no mercado. É neste sentido que nasce o projeto ClinicalWoundSupport, com o objetivo de investigar, desenvolver e validar uma solução de apoio à gestão e de suporte à decisão/ação clínica para a monitorização e tratamento de feridas. 
 
A solução final, baseada em software, destina-se a dois tipos de utilizadores: 
por um lado, uma aplicação móvel para prestadores de cuidados de saúde no âmbito das feridas, capaz de captar a imagem da ferida, integrar informação clínica diferenciada acerca da mesma permitindo aumentar a eficácia da monitorização de feridas e melhorar a fiabilidade da sua caracterização, bem como apoiar na seleção da intervenção terapêutica adequada; 
e, por outro, uma plataforma Web para gestores de unidades de saúde, capaz de integrar os dados adquiridos em termos da evolução das feridas de acordo com as intervenções terapêuticas implementadas, para possibilitar a identificação das opções mais promissoras em termos de eficácia e custos de gestão.
 
Este projeto em consórcio, liderado pela F3M Information Systems S.A e constituído pela Fraunhofer AICOS e a Universidade Católica Portuguesa pretende combinar o conhecimento entre as diferentes valências técnicas, científicas e clínicas de forma a desenvolver uma solução inovadora, robusta e versátil, capaz de dar resposta às necessidades identificadas na prática clínica atual.
 
 
 
 
3. Apoio do COMPETE 2020 
 
O projeto ClinicalWoundSupport é cofinanciado pelo COMPETE 2020, no âmbito do Sistema de Incentivos à I&DT, na vertente em copromoção e envolve um investimento elegível de cerca de 648 mil euros, correspondendo a um incentivo FEDER de cerca de 426 mil euros.
 

17/05/2022 , Por Cátia Silva Pinto
Portugal 2020
COMPETE 2020
União Europeia