SmartGlow: Inovação num sistema de produção de energia solar fotovoltaica

O projeto SmartGlow visa desenvolver uma solução flexível para o abastecimento de energia elétrica em situações onde a rede interligada não é solução, nomeadamente em zonas remotas, explorando o conceito de micro-redes híbridas para o setor industrial.
 
 
SmartGlow: Smart Green Energy for Low Frequency Aperture Arrays
 
1. Enquadramento
 
Portugal apresenta fatores únicos para a implementação de sistemas de geração fotovoltaica, devido ao elevado número de horas de sol anuais, que permitem uma geração de energia relevante, assim como uma temperatura amena, garantindo que a eficiência do painel é próxima do máximo.
 
A procura que se faz sentir neste mercado é influenciada pela necessidade de encontrar alternativas aos comercializadores de energia tradicionais, em função da continuada subida de preços, ao que acresce a sensibilização ambiental crescente da necessidade de resposta a um dos maiores desafios da Humanidade, o combate aos efeitos das Alterações Climáticas. 
 
No âmbito do projeto SmartGlow, pretende-se desenvolver uma solução flexível e integrada para autoconsumo renovável, baseada num sistema de produção de energia solar fotovoltaica, apoiado pela operação coordenada de um sistema de armazenamento e o controlo avançado da carga flexível. 
 
 
2. Síntese
 
O projeto SmartGlow visa desenvolver uma solução flexível para o abastecimento de energia elétrica em situações onde a rede interligada não é solução, nomeadamente em zonas remotas, explorando o conceito de micro-redes híbridas para o setor industrial, que pela natureza sensível de determinadas cargas elétricas (em corrente alternada e corrente contínua), detêm um conjunto significativo de requisitos, que as soluções existentes no mercado ainda não conseguem endereçar adequadamente. Com este projeto, pretende-se desenvolver um sistema de alimentação de energia elétrica de base renovável, escalável, aplicado a diversas áreas, reduzindo os custos operacionais e a sua pegada de carbono.
 
O sistema de gestão de energia elétrica baseado em microredes visa o aumento da capacidade de autoconsumo renovável, através do controlo otimizado de sistemas de armazenamento de energia baseado em baterias, e o controlo inteligente e integrado de cargas elétricas. O produto final considera assim, o desenvolvimento integrado de soluções de elevada eficiência de conversão, e a plataforma de monitorização e gestão de energia integrado com o controlo inteligente das cargas. 

 

3. Testemunho André Marques, CEO da DST Solar 

O projeto SmartGlow - Smart Green Energy for Low Frequency Aperture Arrays - tem como principal objetivo explorar e desenvolver soluções em regime de chave-na-mão, para fornecimento de energia elétrica a micro-redes inteligentes do setor industrial. Estas soluções serão integradas em estações cujo regime de funcionamento é em off-grid e que necessitam de operacionalizar sistemas com cargas sensíveis, de forma autossuficiente no que concerne a produção, armazenamento e consumo de energia, de forma controlada e monitorizada.  

André Marques | CEO da DST Solar
 
Foram definidos critérios e perfis muitos específicos ao nível da qualidade da energia a ser fornecida, como também de autonomia dos equipamentos, com recurso a técnicas avançadas de conversão e isolamento de ruído eletromagnético, com a finalidade de ser construída uma gigantesca rede de sensores a nível global, que irão caraterizar o maior radiotelescópio do mundo.

Vemos este segmento de mercado com um enorme potencial em virtude das inúmeras aplicabilidades face à crescente necessidade de abastecimento de energia em locais inóspitos com elevada sensibilidade ambiental.

No contexto deste projeto, o apoio do COMPETE 2020 é essencial para alavancar a inovação tecnológica, nomeadamente em projetos desta envergadura onde capacita empresas como a dstsolar para potenciar a área de I&D, de modo a catapultar  os resultados de investigação científica / académica para os mercados alvo, com novos produtos / tecnologia de elevado valor acrescentado. 

 

4. Apoio do COMPETE 2020 

O SmartGlow é promovido pela DST Solar, em conjunto com os copromotores DSTelecom, Innovation Point, INESC TEC, IP Beja, e Instituto de Telecomunicações. 
 
Apoiado no âmbito do Sistema de Incentivos à I&DT, na vertente em co-promoção, este projeto envolveu um investimento elegível de cerca de 1,8 milhões de euros, correspondendo a um incentivo FEDER de cerca de 1,2 mil euros.
 
 
5. Links
 

27/05/2022 , Por Cátia Silva Pinto
Portugal 2020
COMPETE 2020
União Europeia