Cat4GtL: Sistema inovador para aplicações Gás-para-Líquidos

O projeto Cat4GtL é cofinanciado pelo COMPETE 2020 e visa desenvolver soluções inovadoras e mais eficientes para a criação de combustíveis sintéticos com um impacto ambiental menor que as alternativas fósseis.

 

1. Síntese do projeto

O projeto Cat4GtL tem como objetivo investigar e desenvolver um conceito catalítico inovador para aplicações Gás-para-Líquidos (Gas-to-Liquids, GtL), associando o desenvolvimento de catalisadores ao projeto e construção de protótipos de micro-reatores baseados na tecnologia NetMIX, uma rede de câmaras de mistura estáticas interconectadas por canais de transporte, de forma a avaliar o seu potencial de industrialização.

Cofinanciado pelo COMPETE 2020, este projeto propõe soluções inovadoras e mais eficientes para a criação de combustíveis sintéticos com um impacto ambiental menor que as alternativas fósseis, contribuindo para atingir os objetivos delineados no Acordo de Paris.

 

2. Entrevista a Bruno Machado 

Bruno Machado | Investigador Sénior no CoLAB Net4CO2

 

2.1. Quais foram os principais desafios com que se deparam no desenvolvimento do projeto?

O principal desafio está sem dúvida relacionado com o contexto atual de saúde pública e a forma como a pandemia de COVID-19 não só transformou a forma como comunicamos diariamente, como afetou também a forma como nos relacionamos com colaboradores externos e fornecedores.

 

2.2. Os objetivos definidos para o projeto foram alcançados?

Apesar de um ligeiro atraso, estamos em curso para atingir os principais objetivos e demonstrar as excelentes propriedades do reator NetMIX para a síntese de combustíveis verdes.

 

2.3. De entre os resultados alcançados, há algum que gostariam de destacar?

Acabamos de completar o primeiro ano do projeto e, apesar de várias limitações logísticas que foram surgindo, iremos em breve testar o primeiro protótipo do reator NetMIX catalítico que propusemos contruir no âmbito deste projeto.

 

2.4. Qual o contributo do COMPETE 2020 para o percurso da Vossa empresa?

O contributo do COMPETE 2020 tem sido fundamental para o desenrolar deste projeto. Para além de auxiliar a transferência e valorização de conhecimento, este permitiu a antecipação de um projeto que se pode revelar critico para o desenvolvimento de novas tecnologias globais de origem nacional, para promover a evolução do mix energético do futuro num ambiente global sustentável.

 

3. Apoio do COMPETE 2020

Apoiado pelo COMPETE 2020 no âmbito do Sistema de Incentivos à I&DT, na vertente programas mobilizadores, o projeto Cat4GtL envolveu um investimento total elegível de cerca de 2.1 milhões de euros, correspondendo a um incentivo FEDER de cerca de 1.3 milhões de euros.

 

4. Links

Website 

16/11/2021 , Por Cátia Silva Pinto
Portugal 2020
COMPETE 2020
União Europeia