Cat4GtL: Sistema inovador para aplicações Gás-para-Líquidos

Em declarações ao COMPETE 2020, José Carlos Lopes, Diretor Tecnológico do CoLAB Net4CO2 e responsável técnico pelo projeto faz um ponto de situação do projeto e dos resultados já alcançados.
 
 
O projeto Cat4GtL é cofinanciado pelo COMPETE 2020 e visa desenvolver soluções inovadoras e mais eficientes para a criação de combustíveis sintéticos com um impacto ambiental menor que as alternativas fósseis.
 
 
1. Ponto de Situação do Projeto | José Carlos Lopes, Diretor Tecnológico do CoLAB Net4CO2 e responsável técnico pelo projeto
 
José Lopes | Diretor Tecnológico do CoLAB Net4CO2
 
“Está atualmente em fase de construção o primeiro reator protótipo NetMIX que será utilizado para a produção contínua de combustíveis sintéticos de alta qualidade através da reação de Fischer-Tropsch.
De forma a aumentar a produtividade deste reator por um fator de 10x, e assim avaliar de uma forma mais correta o seu respetivo potencial de industrialização, está já em fase de conceção e dimensionamento uma unidade dedicada, capaz de lidar com o aumento necessário quer da alimentação de gases à entrada do reator quer da correspondente separação dos produtos à saída, um dos principais objetivos deste projeto. Dada a natureza modular desta tecnologia, o aumento de escala será alcançado através de um aumento do número de placas que irão constituir o reator NetMIX.
A interação entre todos os co-promotores (Net4CO2, GALP E&P, INL, FEUP e FCT-NOVA) tem sido crítica para o desenvolvimento do projeto Cat4GtL perante uma conjuntura societal tão desafiante.”
 
 
2. Apoio do COMPETE 2020 
 
Apoiado pelo COMPETE 2020 no âmbito do Sistema de Incentivos à I&DT, na vertente programas mobilizadores, o projeto Cat4GtL envolveu um investimento elegível de cerca de 2.1 milhões de euros, correspondendo a um incentivo FEDER de cerca de 1.3 milhões de euros.
 
3. Links
 

13/01/2022 , Por Cátia Silva Pinto
Portugal 2020
COMPETE 2020
União Europeia