Farm to Fork New Business

Promovido pela Nersant e cofinanciado pelo COMPETE 2020, o projeto Farm to Fork New Business  visa estimular o empreendedorismo qualificado e inovador no setor agroalimentar no âmbito da estratégia europeia para a sustentabilidade dos sistemas alimentares, sensibilizando e capacitando os jovens/empreendedores que pretendam criar um negócio associado a esta temática.
 
 
1. Síntese
 
O projeto Farm to Fork New Business é um programa dinamizado pela NERSANT, que visa estimular o empreendedorismo qualificado e inovador no setor agro-alimentar no âmbito da estratégia europeia para a sustentabilidade dos sistemas alimentares, sensibilizando e capacitando os jovens/empreendedores que pretendam criar um negócio associado a esta temática.
 
Alinhando-se com as prioridades do Pacto Ecológico Europeu da Comissão Europeia e com a estratégia Farm to Fork, este projeto inscreve-se na estratégia de apoio ao empreendedorismo qualificado que a NERSANT tem vindo a desenvolver com escopo na construção de uma indústria agoalimentar mais competitiva, com base no contributo que os novos projetos podem despoletar nas dinâmicas de maior sustentabilidade e inovação empresarial em resposta aos desafios societais contemporâneos.
 
 
2. Testemunho | António Campos, Presidente da Comissão Executiva da NERSANT
 
António Campos
-  Presidente da Comissão Executiva da NERSANT
 
O fornecimento sustentável de alimentos para uma população mundial em rápido crescimento, bem como o impacto da produção de alimentos nas alterações climáticas, escassez de água, degradação dos solos e na destruição da biodiversidade é um desafio a que todos devemos estar atentos.
A NERSANT – Associação Empresarial da Região de Santarém, enquanto entidade que promove o desenvolvimento regional, está a dinamizar, com o apoio do COMPETE 2020, o projeto Farm to Fork New Business, que visa estimular o empreendedorismo qualificado e inovador no setor agroalimentar, sensibilizando e capacitando os jovens / empreendedores que pretendam criar um novo negócio, para os desafios e as oportunidades associados à temática da sustentabilidade. Alinhando-se com as prioridades do Pacto Ecológico Europeu da Comissão Europeia e com a estratégia europeia Farm to Fork, este projeto visa, desta forma, a construção de uma indústria agroalimentar mais competitiva, com base no contributo que os novos projetos podem empresariais – alinhados com os conceitos da sustentabilidade e inovação – podem aportar ao mercado.
 
Com vista ao cumprimento destes objetivos, a NERSANT vindo a realizar diversas iniciativas ao abrigo do projeto Farm to Fork, que visam, por um lado, responder ao desafio da sustentabilidade e, por outro, à necessidade que a região do Ribatejo sente em criar empregos qualificados. A título de exemplo, a associação dinamizou, no primeiro semestre deste ano, cinco seminários online de participação gratuita que incitam à criação de negócios sustentáveis e inovadores. “Como criar Ideias de Negócio baseadas em Sistemas Alimentares Sustentáveis”, “Oportunidades de negócio na minimização do desperdício alimentar”, “A Transparência na Cadeia Alimentar e a implementação da Blockchain”, “Impactos no setor agroalimentar no atual contexto de evolução das economias” e “Novas práticas e soluções inovadoras para a agricultura sustentável”, foram os webinares realizados, que contaram com um total de 316 participantes.
Neste momento, a NERSANT tem inscrições abertas, no âmbito do projeto, quatro “Farm to Fork Innovation Labs”, oficinas de apoio ao empreendedorismo de participação gratuita dedicadas à temática da alimentação sustentável e que pretendem potenciar a geração e validação de ideias de negócio viáveis e competitivas nesta região. O primeiro laboratório de inovação inicia já a 18 de outubro, sobre “Produção de Alimentos Sustentáveis”.
 
O apoio do COMPETE 2020 tem sido essencial para a implementação do projeto. Centenas de jovens empreendedores estão agora, a custo zero, mais capacitados para criar o seu negócio de forma mais sustentável, saudável e ecológica, com a utilização de tecnologia e inovação. Outros tantos se seguirão, com as iniciativas vindouras.  
 
 
3. Atividades
 
Produção de informação para o empreendedorismo nos sistemas alimentares sustentáveis:
Programa de Capacitação/sensibilização dirigido a jovens/empreendedores;
Farm to Fork Innovation Labs;
Concurso de Ideias "Farm to Fork";
Cimeira Internacional "Farm to Fork - New Way For Business".
 
4. Resultados esperados
 
Sensibilizar jovens estudantes universitários, finalistas e potenciais empreendedores, em geral, para a criação do próprio emprego ou criação de empresas;
Despertar os potenciais empreendedores para o interesse estratégico de promover negócios orientados para o modelo de crescimento e competitividade preconizado pelo Pacto Ecológico Europeu e pela estratégia "FARM TO FORK";
Capacitar e munir os potenciais empreendedores de informação de conhecimento e informação de mercado, no sentido de estimular a geração de ideias inovadoras que potenciem o lançamento de novas iniciativas empresariais de elevado valor acrescentados;
Promover a apropriação desse conhecimento e a abrangência dos resultados e dos impactos gerados junto de um número amplo de potenciais destinatários;
Veicular a importância da transição para modelos de gestão alinhados com novos parâmetros de sustentabilidade ambiental e social por parte de todos os atores que compõem a cadeia de valor alimentar;
Estimular uma matriz de pensamento e ação mais favorável e propensa ao pensamento empreendedor, ao nível das mentalidades, atitude e coragem para assumir os riscos da tomada de risco e aceitação do fracasso como parte do processo de aprendizagem;
Valorizar e estimular a cooperação e as parcerias entre os vários players que compõem o ecossistema de inovação e empreendedorismo em Portugal.
 
5. Apoio do COMPETE 2020
 
O projeto Farm to Fork New Business é cofinanciado pelo COMPETE 2020 no âmbito do Sistema de Apoio às Ações Coletivas (SIAC) e envolve um investimento elegível de cerca de 355 mil euros, o que resultou num incentivo FEDER de 301 mil euros.
 
6. Links
 

13/10/2022 , Por Cátia Silva Pinto
Portugal 2020
COMPETE 2020
União Europeia