Altran revoluciona experiência de televisão com projeto “2nd Vision“

1. Síntese

O projeto “2nd Vision“, com início em Novembro de 2013, foi cofinanciado pelo COMPETE no âmbito do Sistema de Incentivos à I&DT.

Tem como objetivo o desenvolvimento de uma solução capaz de disponibilizar, através de uma aplicação móvel, serviços interativos e complementares relacionados com a emissão do ecrã principal (TV) de forma automática e em tempo real, isto tanto para emissões em direto, gravações automáticas ou em time-shift.

Apoiado pelo COMPETE – Programa Operacional Fatores de Competitividade no âmbito do Sistema de Incentivos à Investigação e Desenvolvimento Tecnológico (SI I&DT), o projeto “2nd Vision” envolveu um investimento elegível de € 1.105.977,87 correspondendo a um incentivo FEDER de € 641.709,45.

Conforme refere Bruno Casadinho, da Altran, "na estratégia de projetos Altran, a actividade de I&D é um dos pilares essenciais na constituição da nossa oferta de soluções para o mercado nacional e internacional. Nos últimos 5 anos temos conseguido apresentar candidaturas no âmbito dos projectos QREN que têm sido considerados elegíveis no contexto do COMPETE. Estes financiamentos são um forte apoio na nossa estratégia e temos conseguido em conjunto desenvolver soluções de sucesso que nos permitem aumentar o posicionamento da Altran num sector fortemente competitivo. É nosso objectivo continuar a recorrer a estes programas do COMPETE de forma a sustentar o nosso crescimento planeado para os próximos 5 anos".

 

2. Âmbito

A Altran como lider de inovação do mercado europeu de Connected TV e Media procura desenvolver novas soluções tecnológicas geradoras de inovação na forma de consumir contéudos de televisão.

Neste sentido a Altran identificou uma oportunidade de inovação em 3 vertentes:

1- Novas formas de apresentação de informação aos consumidores de televisão;

2- Melhorar a qualidade de informação apresentada;

3- Criar uma nova experiência de ver televisão, seja TV por cabo ou de sinal aberto.

Para a concretização deste projecto, a Altran juntou-se à Universidade de Aveiro e à Outsoft para desenvolver a solução 2ND VISION que vem revolucionar a experiência de televisão através de conteúdo complementar e automático relacionado com o que estamos a assistir, isto de uma forma interactiva através de funcionalidades de Gamification. A solução 2ND VISION vem também simplificar o acesso ao conteúdo presente e passado da TV, sendo possível pesquisar dentro do próprio conteúdo televisivo.

Para os clientes da Altran (ex: Tv Broadcaster e Pay Tv Service Providers, a solução 2ND VISION vem criar novos canais de Retorno sobre o Investimento (ROI), através de Product Placement ou Advertisement, e fornecer dados (analystics) sobre o tipo de consumo que é feito pelo utilizador final com o conteúdo da TV.

 

3. Objectivos

Os objectivos que moldaram e definem a solução 2NDVISION são:

-Fornecer uma experiência de TV diferenciadora;

-Facilitar o acesso ao conteúdo da TV, pois as interfaces atuais são muito limitativas;

-Versatilidade para ser integrada em ambientes on-premises e SaaS;

-Modular para se adaptar aos vários contextos de instalação.

-Funcionar com conteúdos Live, Catch-up TV e VOD;

-Aumentar vendas cruzadas de canais temáticos e de nicho;

-Aumento de consumo de conteúdos do Vídeo Clube;

-Criar novos modelos de negócio, como Revenue Sharing;

-Aumento de receitas das plataformas de e-commerce.

 

4. Actividades

1-Estado da arte e análise de:

  • User Experience;
  • Usabilidade (User Experience);
  • Conteúdo em tempo-real;
  • Comunicação em tempo real;
  • Técnicas de NLP e speech-to-text;
  • Técnicas de sincronização;
  • Reconhecimento de marcas, pessoas e contextos;

2 - Definição, desenho e desenvolvimento de :

Bus de comunicação;

  • Módulo de processamento de imagem e áudio;
  • Módulo de armazenamento de referencias visuais e áudio;
  • Motor de consolidação e correlação da informação das várias fontes, dos vários clientes e contextos de aplicação.
  • Motor de recomendações automáticas
  • Módulo de gestão de eventos assíncronos;
  • Módulo de sincronismo visual e áudio com o conteúdo da televisão.
  • Módulo de gestão de campanhas e publicidade
  • Módulo de backoffice para configuração e gestão da plataforma
  • Módulo de recolha, construção e exploração de métricas de comportamento de utilizador
  • Aplicação móvel com integração de todos os módulos enumerados anteriormente.

3 - Testes de Quality Assurance, segurança, performance aos:

  • Sistemas end-to-end em ambiente live.
  • Sistemas end-to-end em ambiente VOD.
  • Módulos unitários em ambiente live.
  • Módulos unitários em ambiente VOD.
  • Aplicação

4 - Elaboração de Piloto, validação e análise das conclusões da fase de piloto.

5 - Aceitação final.

6 - Disseminação.

7 - Desenvolver novos modelos de negócios para on-premises, SaaS, e revenue sharing.

8 - Material de Vendas.

9 - Plano Go-to-Market.

10 - Plano de valorização da solução a médio/longo prazo

 

4. Ponto de situação

Após o final do desenvolvimento da solução, foram definidos três modelos de comercialização da solução “2nd Vision” (On Premisses, as a Service, Revenue Sharing) e o respectivo plano estratégico/comercial de abordagem ao mercado.

Estão a ser finalizados os materiais de comunicação interna e externa, de forma a iniciar a promoção da solução a nível mundial com foco especial na Europa.

Ainda não há resultados consideráveis, em termos de facturação, uma vez que a fase de promoção e comercialização só está prevista para o início de 2016.

Contudo, o plano de negócio considera um volume de negócio cerca de 3 milhões de euros no prazo de 3 anos.

 

5. Links

 

 

12/01/2016 , Por Cátia Silva Pinto
COMPETE
União Europeia