2021 é o Ano Europeu do Transporte Ferroviário

Assinalou-se, a 1 de janeiro de 2021, o início do Ano Europeu do Transporte Ferroviário. A iniciativa da Comissão Europeia irá salientar os benefícios do transporte ferroviário enquanto meio de transporte sustentável, inteligente e seguro.

Várias atividades colocarão o setor ferroviário em destaque ao longo de 2021 em todo o continente, a fim de incentivar a utilização do transporte ferroviário pelos cidadãos e pelas empresas e de contribuir para a consecução do objetivo do Pacto Ecológico da UE de neutralidade climática até 2050.

De acordo com a Comissão Europeia, na União Europeia (UE) o transporte ferroviário é responsável por menos de 0,5 por cento das emissões de gases com efeito de estufa relacionadas com os transportes, o que faz dele uma das formas mais sustentáveis de transporte de passageiros e de mercadorias. Entre outros benefícios, o transporte ferroviário é ainda “excecionalmente seguro”, interligando as pessoas e as empresas em toda a UE através da rede transeuropeia de transportes (RTE-T).

O Ano Europeu do Transporte Ferroviário tem como objetivo criar uma dinâmica para promover a parte que o transporte ferroviário representa no transporte de passageiros e de mercadorias, o que poderá reduzir significativamente as emissões de gases com efeito de estufa e a poluição provenientes dos transportes da UE, dando um contributo importante para os esforços envidados pela UE no âmbito do Pacto Ecológico Europeu.

Enquanto ano inaugural da plena aplicação do quarto pacote ferroviário, 2021 conferirá um forte impulso no sentido de um espaço ferroviário europeu único: uma rede ferroviária europeia mais eficiente e uma mobilidade transfronteiras sem descontinuidades.

A agenda legislativa da Comissão irá refletir o Ano Europeu do Transporte Ferroviário com propostas relativas a uma nova parceria industrial ferroviária, a melhores ligações para o transporte ferroviário com outros modos de transporte e ao objetivo de tornar o transporte de mercadorias globalmente mais sustentável, tal como sublinhado na Estratégia de Mobilidade Sustentável e Inteligente, recentemente adotada pela Comissão.

 

11/06/2021 , Por Cátia Silva Pinto
Comissão Europeia